SóProvas


ID
1374319
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das maneiras de tornar o trabalho mais motivador é planejá-lo prevendo o enriquecimento de tarefas, que se refere à

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C significa aquilo Herzberg preconizara: "aumento da complexidade das funções". 


    RIBAS (2013): ENRIQUECIMENTO DE CARGO

    O enquiquecimento de cargo representa uma forma de elevar a responsabilidade, os objetivos e os desafios das tarefas do cargo, podendo ser vertical (adição de responsabilidades de níveis de complexidade mais elevados) ou horizontal (adição de responsabilidade no mesmo nível de complexidade).

     CUIDADO!

    Alguns autores consideram que enriquecimento de cargo, alargamento de tarefa ou ampliação de cargos representam a mesma coisa. Por meio do enriquecimento de cargo, é possível reorganizar e ampliar o cargo, proporcionando o acréscimo de variedade, autonomia, significado, identidade e retroação e contribuindo para a satisfação do funcionário.

    Segundo Chiavenato (1999), o enriquecimento do cargo pode proporcionar:

    • elevada motivação intrínseca do trabalho;

    • desempenho de alta qualidade;

    • elevada satisfação com o trabalho;

    • redução de rotatividade e absenteísmo.

  • Qual o motivo da letra B estar errada?

  • Greice L, acredito que o motivo da letra B estar errada jaz no fato da questão pedir uma maneira de tornar o trabalho mais motivador. Ao acrescentar responsabilidades ou aumentar a complexidade das tarefas, estamos enriquecendo verticalmente o cargo. Sendo assim, no meu entendimento, há maior probabilidade de motivar o colaborador, visto que este se sentirá mais importante desempenhando atividades e tarefas que exigem mais dele e intrinsecamente devem ser consideradas mais importantes para a organização. Já no âmbito do enriquecimento horizontal, a complexidade das tarefas não é alterada. Elas apenas são substituídas ou ganham o acréscimo de outras de mesmo nível de dificuldade. A importância percebida pelo colaborador com relação ao seu desempenho não é alterada significativamente como no caso do enriquecimento vertical. Segue um trecho sobre o tema, retirado do livro do Chiavenato. Esta parte está contida no tema "Novas Proposições sobre a Motivação Humana".

    "Para proporcionar continuamente motivação no trabalho, Herzberg propõe o "enriquecimento de tarefas" ou "enriquecimento do cargo" (job enrichment): consiste em substituir as tarefas simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas para acompanhar o crescimento individual de cada empregado, oferecendo-lhe condições de desafio e de satisfação profissional no cargo. O enriquecimento de tarefas depende do desenvolvimento de cada indivíduo e deve adequar-se às suas características individuais de mudança. O enriquecimento de tarefas pode ser vertical (eliminação de tarefas mais simples e acréscimo de tarefas mais complexas) ou horizontal (eliminação de tarefas relacionadas com certas atividades e acréscimo de outras tarefas diferentes, mas no mesmo nível de dificuldade). O enriquecimento de cargos adiciona ou desloca para cima ou para os lados, envolvendo atribuições mais elevadas ou laterais e complementares."

    Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração - Idalberto Chiavenato - 7ª Edição - página 335


  • Greice,

    Me parece que apenas agregar mais e mais atividades (expansão horizontal) não tem o poder de motivar. Por outro lado, tornar a atividade mais "nobre" (que requeiram mais capacidade, responsabilidade e autoridade) pode incentivar a pessoa.

  • Questão deveria ser anulada, justificando-se pelo que afirma RIBAS&SALIM e CHIAVENATO, de que o enriquecimento pode ser horizontal ou vertical.

    Assim fica difícil.

  • Questão absurda!

  • Expansão horizontal das funções, ou Job Rotation, é muito usada em processos  trainee, no qual a pessoa passa por diferentes tarefas com níveis de complexidade semelhante.

  • enriquecimento de cargo e tarefa é a mesma coisa?

  • A classificação básica do enriquecimento de tarefas é o entendimento de que ele pode ser vertical ou horizontal.

    Vertical: traz tarefas mais complexas e profundas, de maior responsabilidade.

    Horizontal: aumenta o número de tarefas com o mesmo nível de complexidade.

    (Gestão de Pessoas - Cristiana Duran)

     

  • O SEGREDO DA QUESTÃO ESTÁ EM "TORNAR O TRABALHO MAIS MOTIVADOR".

    DESSA FORMA, SÓ PODE SER O ENRIQUECIMENTO VERTICAL DAS FUNÇÕES ( SÃO RESPOSABILIDADES SUPERIORES AS JÁ EXISTENTES, LOGO O ÍNDIVÍDUO SE SENTIRÁ MOTIVADO A REALIZAR UMA NOVA TAREFA). A EXPANSÃO HORIZONTAL (LETRA B) É APENAS A REALIZAÇÃO DE MAIS TAREFAS, SEMELHANTES AS QUE VC JÁ EXECUTA, VC JÁ SABE DA ROTINA, ASSIM NÃO HÁ NADA DE MOTIVADOR.

  • O enriquecimento de tarefas se refere a expansão vertical das tarefas. Ele aumenta o grau em que otrabalhador controla o planejamento, a execução e a avaliação do seu trabalho. Essa prática organiza as tarefas para permitir que o funcionário execute uma atividade completa, além de aumentar sua liberdade e independência, sua responsabilidade e oferecer feedback para que o indivíduo seja capaz de avaliar e corrigir seu próprio desempenho (Robbins, 2002).

     

    Aline Simionato.

  • Segundo Rennó o bom e velho "enriquecimento do trabalho" mais precisamente: "enriquecimento vertical".

    Letra: C. A nomenclatura muda, mas a ideia é a mesma.

  • Gente, essa eu errei, mas depois eu consegui identificar:

    VEJA:

    JOB ALARGAMENT: Alargamento das tarefas - gera mais motivação, tarefas de mesmo nível hieraquico.
    JOB ENRICHMENT:  Enriquecimento de tarefas - também gera motivação, tarefas de nível hierarquico superior.

    - Em terra de abelha, formiga come sal.