SóProvas


ID
1374775
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base na Constituição Federal e em relação à nacionalidade, analise as seguintes assertivas:

I. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

II. São brasileiros naturalizados os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

III. Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que tiver cancelada sua naturalização, por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Todas corretas:

    I - Art. 12. I - natos  c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

    II - Art. 12. São brasileiros  II - naturalizados.  b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira

    III - Art. 12 § 4º - Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que
    I - tiver cancelada sua naturalização, por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional

    Bons estudos

  • para ser brasileiro nato nascido no estrangeiro,de pai ou mae brasileiros,nao e necessário estar a serviço do brasil para ser brasileiro nato?


  • É, Claudio Cesar, errei essa por considerar o "transitado em julgado", que nao aparece na questão... Mas na verdade tal condição só aparece no Art. 15, I, e o que a questão coloca é a literalidade do Art. 12, pár. 4o, I - entao a assertiva é válida! Lembrar de não errar por extrapolar a questão, e ter os dispositivos decorados! :P

    Não, Otavio, atenção pq há 2 regras:
    1) será nato o nascido no Brasil, ainda q de pais estrangeiro - exceto se ambos os pais estiverem a serviço de seu país (nesse caso seu filho nascido no Brasil nao será brasileiro nato)
    2) será nato o nascido no estrangeiro de pai ou mãe brasileira, desde que pelo menos um deles esteja a serviço do Brasil


    E ainda a letra c do Art. 12, que é a primeira alternativa acima.
    Acho q isso explica sua dúvida!

  • De qualquer nacionalidade? Existem algumas q não exigem os 15 anos. Ex: os de língua Portuguesa! Errei por isso!

  • Livia, errei pelo mesmo motivo que você, mas você tem razão.. é a literalidade do artigo 12, §4º, I !

  • Mas veja o raciocínio da questão: Os requisitos na questão não são colocados como mínimos, apenas como condicionantes gerais, o que transforma a alternativa em correta. Se estivesse lá a condição "no mínimo" 15 anos, aí poderia ser anulada, pq os de língua portuguesa só precisam residir no país à "pelo menos" um ano.

  • Faltou o "transitado em julgado", na minha opinião. É muita sacanagem da banca fazer isso com os candidatos.

  • MUITO FÁCIL.

  • Errei pois achava que a III por esta incompleta a banca julgaria errada. Safadeza da peste.
  • A questão aborda a temática relacionada aos direitos fundamentais de nacionalidade. Analisemos as assertivas:

    Assertiva I: está correta. Conforme art. 12 - São brasileiros: I - natos: [...] c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

    Assertiva II: está correta. Conforme art. 12 - São brasileiros: II - naturalizados: b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.      

    Assertiva III: está correta. Conforme art. 12, § 4º - “Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que: I - tiver cancelada sua naturalização, por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional”.

    Portanto, estão corretas as assertivas I, II e III.

    Gabarito do professor: letra e.


  • Meu mesmo raciocínio, Fabio Viana:

    "qualquer nacionalidade? Existem algumas q não exigem os 15 anos. Ex: os de língua Portuguesa! Errei por isso!"

    Errei tb.

  • Essa eu quase derrapei...no "Qualquer Nacionalidade", no raciocínio se o estrangeiro (tanto faz o estrangeiro) estiver no Brasil há mais de 15 anos tem direito a nacionalidade.... 

     

    Gabarito E

  • O ítem III não pode estar certo, na medida em que não é qualquer sentença judicial que possibilita o cancelamento da naturalização, somente aqueles em que houver o trânsito em julgado.

  • Tentar achar cabelo em ovo ...cuidado !! Pensar demais às vezes atrapalha !!

  • ta errada a 3......"senteça judicial transitada em julgado..."

    sacanagem da banca

  • c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira,

    desde que

    ---> sejam registrados em repartição brasileira competente

    ou

    --->venham a residir na República Federativa do Brasil

    optem, --->pela nacionalidade brasileira.


    em qualquer tempo, 
    depois de atingida a maioridade,