SóProvas


ID
1375627
Banca
FCC
Órgão
TRE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

De acordo com a Instrução Normativa no 01/2001 da SFCI/MF, a forma de viabilizar a realização de ações de controle em situações onde o objeto alvo da ação se apresenta em grandes quantidades e/ou se distribui de maneira bastante pulverizada, é aplicar

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Método de amostragem: quando o alvo da ação se apresenta em grandes quantidades, busca coletar e avaliar evidências numéricas das auditadas.

  • As alternativas sequer dão margem a dúvida. 


  • Quando houver complexidade, grande volume de transações e informações que circulam dentro da empresa, torna-se inviável para o auditor a aplicação de testes de auditoria sobre o conjunto completo de dados, neste caso, o auditor pode utilizar-se de técnicas de amostragem para a realização do trabalho.

    (http://auditoriaemfoco.blogspot.com.br/2011/05/amostragem-em-auditoria.html)

    Complementando:

    Os testes e procedimentos de auditoria devem se adaptar às circunstâncias próprias de cada caso.

    "A amostragem é um método através do qual se obtêm conclusões sobre as características de um grupo NUMEROSO de partidas, mediante o exame de um grupo parcial delas." (http://www.estig.ipbeja.pt/~ombr/audaulas/AudST3.PDF)


    A amostragem NÃO  PODE ser utilizada nos seguintes casos:

    1- população pequena e amostra grande;

    2- a população tem características de fácil mensuração, mesmo que a população não seja pequena.

    3- quando houver necessidade de alta precisão.


  • Instrução Normativa no 01/2001 da SFCI/MF

     

    CAPÍTULO VI – MÉTODO DA AMOSTRAGEM

     


    Seção I – Amostragem

     


    1. O método de amostragem é aplicado como forma de viabilizar a realização de ações de controle em situações onde o objeto alvo da ação se presenta em grandes quantidades e/ou se distribui de maneira bastante pulverizada. A amostragem é também aplicada em função da necessidade de obtenção de informações em tempo hábil, em casos em que a ação na sua totalidade se torna impraticável.