SóProvas


ID
1376395
Banca
ESAF
Órgão
SMF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito dos objetivos da auditoria interna e da auditoria independente, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A auditoria interna não cuida apenas dos aspectos financeiros da entidade.
    Alternativa E está incorreta, pois o responsável primário pela prevenção e detecção de erros, falhas e fraudes é a própria administração e não a auditoria interna. Dessa forma, seu objetivo não é emitir um relatório apontando as falhas e deficiências e sim emitir um relatório avaliando os processos administrativos e operacionais da empresa, que podem ou não apresentar erros.

  • Gabarito A

    Auditoria Interna

    É empregado da empresa, mas pode ser terceirizado;

    Exame dos controle operacionais (internos), finalidade de melhorar a eficiência

    É independente em relação às pessoas cujos trabalhos são examinados, porém subordinado à alta direção

    É contínuo

    Auxilia a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos

    Apresenta subsídios para o aperfeiçoamento da gestão e dos controles internos;

    Assessora a empresa na prevenção de fraudes e erros;

    Emite recomendações à empresa auditada;

    Realiza maior número de testes sobre os trabalhos de auditoria operacional e contábil

    Tem responsabilidade trabalhista

    Auditoria Independente (externa)

    Profissional independente

    Exame das demonstrações contábeis

    Emite parecer/opinião

    É independente

    continuidade periódica

    tem responsabilidade profissional, civil e criminal

  • A - Correto

    B - Auditor interno se preocupa em avaliar os controles internos (é contábil, mas muito mais operacional) / Auditor externo não revisa lançamentos (dia a dia), e sim trabalha a partir dos dados e amostragem

    C - A atuação da auditoria interna avalia os controles internos e busca assistir a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos enquanto a auditoria externa buscar dar credibilidade das demonstrações contábeis aos seus usuários

    D - auditoria interna não busca verificar aspectos financeiros, e sim relativos à gestão. Os aspectos financeiros seriam apenas uma parte, e não o foco da avaliação.

    D - objetivo da auditoria interna é assistir à administração e nem sempre haverá erros e falhas nos processos auditados.

  • RESOLUÇÃO: Questão importante para diferenciação entre auditoria interna e externa. Vamos lembrar os objetivos de cada uma.

    Segundo a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna:

    “A auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados, para avaliação da integridade, adequação, eficiência, eficácia e economicidade dos processos, dos sistemas de informações, e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.”

    Já Segundo a NBC TA 200 – Objetivos gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com as Normas de Auditoria - descreve o objetivo da

    Auditoria das Demonstrações Contábeis (Auditoria Externa) da seguinte forma:

    “Aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.”

    O item B está incorreto pois a Auditoria Independente não revisa os lançamentos, apenas emite uma opinião sobre as demonstrações contábeis.

    O item C está incorreto pois ambas possuem objetivos bem distintos e não se confundem.

    O item D está incorreto pois a Auditoria Interna não verifica apenas os aspectos financeiros da entidade.

    O item E está incorreto pois objetivo não é emitir um relatório apontando as falhas e deficiências, e sim emitir um relatório avaliando os processos administrativos e operacionais da empresa, que podem ou não apresentar erros. Lembrem-se que o responsável por detectar fraudes e erros é a própria administração.