SóProvas



Questões de Auditoria Interna e Externa: Funções e Diferenças


ID
594616
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Uma das diferenças entre o auditor independente e o auditor interno é que o primeiro

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) Ambos precisam de CRC. Pela resolução 560/83 que ainda se mantém em vigor o trabalho de auditor interno é privativo de contador registrado no conselho regional de contabilidade. Tem uma questão sobre esse assunto que outro professor explica essa dúvida.

    B) Ambos podem sugerir mudanças nos controles internos, sendo o primeiro uma faculdade, e o segundo uma obrigação do cargo

    C) Não necessariamente, conhecimento em TI só será preciso se existir na empresa tal processamento
    NBC TI 01 12.2.5.2 – O uso de técnicas de Auditoria Interna, que demandem o emprego de recursos tecnológicos de processamento de informações, requer que exista na equipe da Auditoria Interna profissional com conhecimento suficiente de forma a implementar os próprios procedimentos ou, se for o caso, orientar, supervisionar e revisar os trabalhos de especialistas

    D) Errado, o auditor independente não se subordinado a pessoas da empresa, já o auditor interno se subordna À chefia, para ter autonomia nos demais setores da empresa.

    E) CERTO:  Auditor independe emite parecer sobre as demonstrações contábeis da entidade e o auditor interno, recomendações

    bons estudos

  • E se for apenas um trabalho de consultoria do auditor independente?

     

  • A alternativa A está incorreta, pois, para exercer as atividades de auditoria interna, independente e perícia, entre outras, o contador deve ser bacharel em ciências contábeis, registrado no CRC, conforme determina o § 1º da Resolução CFC nº 560/83. Cuidado com esse item! Embora haja essa exigência normativa, pode haver outros profissionais trabalhando na auditoria interna, assim como na auditoria independente. Eles só não poderão assinar os relatórios que tenham como objeto a área contábil.

    A letra B está incorreta, pois, apesar de não ser o foco principal do Auditor Independente, ele também faz recomendações de modificações nos controles internos da entidade. Ele o faz por meio de um documento chamado carta-comentário, relatório de controles internos, relatório-comentário ou carta de recomendação. Essa alternativa exigiu um conhecimento um pouco mais profundo da matéria.

    A alternativa C está incorreta, pois tanto o Auditor Interno quanto o Independente precisam ter conhecimentos sobre tecnologia da informação, para o melhor desempenho de suas funções.

    A letra D está incorreta, pois ambos não podem ficar subordinados a pessoas que possam ter seus trabalhos por eles examinados. Mesmo o Auditor Interno, que faz parte da organização, deve estar numa posição independente das áreas a serem auditadas.

    A alternativa E está correta, e foi o gabarito da banca, pois a emissão de parecer (atualmente relatório) sobre as demonstrações contábeis da entidade é atribuição exclusiva do Auditor Independente. 

    Fonte: prof. Claudenir Brito - Estratégia Concursos

  • Letra A: Falso. A questão da exigência de CRC para auditor interno é questão sempre polêmica. Há quem entenda que a depender da área de atuação não seria necessário ser um contador devidamente registrado. Entretanto seguiremos a res. a 560/83 que prevê:

     

    Resolução 560/83

    Art. 3o São atribuições privativas dos profissionais da contabilidade:

    (...)

    33) auditoria interna e operacional;

    34) auditoria externa independente;

     

    Letra B: Falso. A missão da auditoria interna é agregar valor à administração avaliando e recomendando nos mais variados aspectos da entidade relacionados aos controles, riscos, contabilidade etc. Isso é ponto pacífico.

     

    A dúvida é: a auditoria independente deve comunicar aos responsáveis pela governança questões referentes ao controle interno?

     A resposta é sim. Mas cuidado! São comunicadas as deficiências significativas. Veja trecho da NBC TA 265:

     

    NBC TA 265, 5

    O objetivo do auditor é comunicar apropriadamente, aos responsáveis pela governança e à administração, as deficiências de controle interno que o auditor identificou durante a auditoria e que, no seu julgamento profissional, são de importância suficiente para merecer a atenção deles.

     

    Letra C: Falso. Para atuar em ambiente de TI será necessário obter o entendimento de como se iniciam, se processam e se armazenam os dados, bem como funcionam os controles gerais e de aplicativos. Sem o conhecimento do ambiente de TI não há condições para executar um trabalho. Não importa se é um trabalho de auditoria interna ou externa.

    Letra D: não deve haver subordinação entre o auditor e o auditado. Caso contrário o auditor externo deixaria de ser independente e o auditor interno perderia sua autonomia.

    Ressalte-se que o auditor interno, para que goze de autonomia, normalmente está vinculado aos mais altos níveis da estrutura hierárquica da entidade. Ao comitê de auditoria, por exemplo.

    Letra E: verdadeiro. Ressaltamos apenas que o auditor interno também emite relatório de auditoria, entretanto este relatório pode versar sobre os mais variados assuntos e não se confunde com o relatório do auditor externo sobre as demonstrações contábeis, que tem como objetivo aumentar a confiança dos usuários nestas demonstrações.

     


ID
606241
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Uma das principais características que diferencia o auditor interno do auditor externo é que o auditor interno

Alternativas
Comentários
  • Resposta (D)

     

    (NBC TI 01), a auditoria interna tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio de recomendação de soluções para as não-conformidades.

  • Item A: errado. O auditor interno não emite parecer sobre as demonstrações contábeis, isso é função do auditor independente. A auditoria interna tem por objetivo a elaboração de um relatório que comunique os trabalhos realizados, as conclusões obtidas e as recomendações e providências a serem tomadas.
    Item B: errado. É o contrário, a auditoria interna realizada uma grande quantidade de testes, pois seu principal objetivo é garantir o atendimento de seus objetivos institucionais, por meio da avaliação contínua de seus procedimentos e controles internos.
    Item C: errado. É justamente o contrário, a auditoria interna em relação à auditoria independente tem um menor grau de independência.
    Item D: correto. A auditoria interna tem o objetivo de garantir o atendimento de objetivos institucionais, por meio da avaliação contínua de seus procedimentos e controles internos.
    Item E: errado. A auditoria interna também executa auditoria contábil.
    Gabarito: D

    Fonte: Ponto dos Concursos. Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff

  • Normas internas neste caso deveria ser associado ao sistema de controle interno, como de fato é uma das principais funções do auditor interno: realizar testes sobre o controle interno vigente da empresa, com vistas à caso se encontre irregularidades nos controles internos, que venha ser informado a administração da Empresa.[


ID
753289
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação aos Auditores Interno e Externo, coloque F(falso) ou V(verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção correta.
( ) O objetivo principal do auditor externo é detectar todas as irregularidades da empresa.
( ) O auditor externo, na fase preliminar do serviço de auditoria, emite sua opinião ou parecer sobre as demonstrações contábeis.
( ) O auditor interno normalmente testa um maior volume de transações do que o auditor externo.
( ) o auditor externo, para dar sua opinião ou parecer, tem de examinar todos os lançamentos contábeis da empresa.
( ) o auditor externo é o profissional que examina as demonstrações contábeis da empresa e emite sua opinião.

Alternativas
Comentários
  • (F) O principal objetivo do auditor externo é emitir sua opinião sobre as demonstrações contábeis.

    (F) Na fase preliminar, o auditor externo faz uma revisão analítica das contas.

    (V) 

    (F) O auditor examina as áreas prioritárias apontadas na revisão analítica.

    (V)

     


ID
838081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito de conceitos básicos de
auditoria e asseguração.

A auditoria interna se distingue da auditoria externa, entre outros aspectos, por ser responsável pelo exame dos processos operacionais, contábeis e sistêmicos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Segundo Rodrigo Fontenelle,

     

    a Auditoria Interna quem tem ação e objetivo nos processos operacionais e contábeis,

    enquanto a Auditoria Externa tem foco nas demonstrações financeiras..

  • Auditoria Interna

    É empregado da empresa, mas pode ser terceirizado;

    Exame dos controle operacionais (internos), finalidade de melhorar a eficiência

    É independente em relação às pessoas cujos trabalhos são examinados, porém subordinado à alta direção

    É contínuo

    Auxilia a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos

    Apresenta subsídios para o aperfeiçoamento da gestão e dos controles internos;

    Assessora a empresa na prevenção de fraudes e erros;

    Emite recomendações à empresa auditada;

    Realiza maior número de testes sobre os trabalhos de auditoria operacional e contábil

    Tem responsabilidade trabalhista


    Auditoria Independente (externa)

    Profissional independente

    Exame das demonstrações contábeis

    Emite parecer/opinião

    É independente

    continuidade periódica

    tem responsabilidade profissional, civil e criminal



  • Já a auditoria externa está mais voltada para o exame de aspectos contábeis.

    Resposta: C.

  • O auditor interno atua em amplo espectro dentro de uma organização, que varia do contábil ao desempenho, e conformidade com leis etc. Seu objetivo é assessorar à administração quanto ao alcance dos objetivos da organização. Para agregar valor à administração , o auditor avalia e recomenda melhorias.

  • Exame dos processos operacionais, contábeis e sistêmicos significa exame do controle interno (processos operacionais, contábeis e sistêmicos). É o auditor interno, funcionário da própria organização, que analisa isso.

    Resposta: certo.

  • Sendo uma das responsabilidades do AUDITOR INDEPENDENTE a avaliação dos controles internos da entidade não vejo como isto seria um ponto de distinção entre as duas auditorias. Ao contrário, entendo ser um ponto em comum entre as duas.

  • Se alguém puder compartilhar aqui qual a doutrina que defende que a auditoria externa não é responsável pelo exame de aspectos contábeis, agradeço.

  • Gabarito: CERTO.

    O OBJETO da Auditoria Interna é de Maior Extensão: exame sistemático, operacional e contábil.

    O OBJETO da Auditoria Externa é de Menor Extensão - exame de Demonstrações Contábeis.

    Professora ELLEN VERRI - Gran Cursos.


ID
1003990
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
TCM-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

1 – Auditoria Interna

2 – Auditoria Externa


(    ) A – revisar internamente os controles efetuados pela Entidade.

(    ) B – a função primordial é avaliar o Controle da Organização e fornecer informação de interesse da organização.

(    ) C – as áreas da Entidade são continuadamente revisadas.

(    ) D – o profissional que realiza o trabalho de auditoria não possui qualquer vínculo empregatício com a organização.

(   ) E - o Parecer expedido sobre a adequação das demonstrações contábeis.

Relacione a primeira coluna com a segunda e, posteriormente, assinale qual a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
1117738
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a atternativa incorreta quanto à distinção entre auditoria interna e auditoria externa.

Alternativas
Comentários
  • O Auditor Interno não tem total independência, ja que, de certa forma, se subordina à Administração da empresa.

    Gaba E

  • E: o auditor interno deve ter autonomia, mas, como funcionário da empresa, é inviável falar em independência
  • GABARITO: E

    O auditor interno é um funcionário da empresa ele tem sua independência, mas não é integral devido ser subordinado à administração da empresa.

  • Erro da E: Total...

    Tem razoável independência


ID
1120513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação à auditoria interna e externa, julgue os itens que se seguem.

Os auditores internos de determinada entidade desobrigam-se de prestar ajuda ou assessoramento a equipe de auditoria independente contratada para examinar as demonstrações contábeis da referida entidade.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBC PI 01, “o auditor interno, quando previamente estabelecido com a administração da entidade em que atua, e no âmbito de planejamento conjunto do trabalho a realizar, deve apresentar os seus papéis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cópias, quando este entender necessário”.

    Dessa forma, caso a administração da entidade entenda que ele deve prestar ajuda, seja no fornecimento dos seus papéis de trabalho, seja de alguma outra forma, o auditor interno não estará desobrigado a esse assessoramento. Portanto, entendemos que cabe recurso.

    Fonte - http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/bacen-area-5-prova-de-auditoria-comentada/

  • Até mesmo pela lógica; Sendo os Auditores Internos subordinados à direção da entidade, os mesmos estão sujeitos às decisões desta! E se a direção contrata os serviços de Auditoria Independente, seus subordinados estão na OBRIGAÇÃO de colaborarem.

  • Questão extremamente equivocada. Cabe recurso sem dúvida!

  • Eu entendo também que a questão esta errada, até porque a NBC PI 01 diz exatamento sobre a cooperação com o auditor independente:

    NBC PI 01 – NORMAS PROFISSIONAIS DO AUDITOR INTERNO

    3.6 – COOPERAÇÃO COM O AUDITOR INDEPENDENTE
    3.6.1
    – O auditor interno, quando previamente estabelecido com a administração da entidade em que atua, e no âmbito de planejamento conjunto do trabalho a realizar, deve apresentar os seus papéis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cópias, quando este
    entender necessário.

  • Questão escorregadia e polêmica.

     

    Achei essa justificativa, que me pareceu convincente: "O x da questão é que eles realmente não estão obrigados a prestar essa ajuda, pois a administração da entidade pode não autorizar, e também porque a auditoria independente não tem que obrigatoriamente requerer a ajuda da auditoria interna".

  • Na questão "desobrigam-se" ou seja, não são obrigados, ou seja, fica à critério.
    Na NBC PI 01 "o auditor interno [...] quando este entender necessário, ou seja, fica à critério.

    Questão correta, é mais uma questão de interpretação de texto!!!!!!!!!

  • gabarito: certo

     

    O auditor interno, quando previamente estabelecido com a administração da entidade em que atua, e no âmbito de planejamento conjunto do trabalho a realizar, deve apresentar os seus papéis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cópias, quando este entender necessário.

    NBC PI 01

     

    Esta outra questão pode ajudar no entendimento:

     

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: MTE

    Prova: Auditor Fiscal do Trabalho

     

    A entrega dos papéis de trabalho elaborados pelos auditores internos por solicitação dos auditores independentes está condicionada ao que for estabelecido com a administração da entidade e se insere no âmbito de um planejamento conjunto do trabalho a ser realizado em cooperação entre as duas auditorias.

     

    gabarito: certo 

     

     


  • Essa questão não está certa, concordo a resposta dada pelo Capitão nascimento, ou seja, a resposta da pelo Estratégia.

  • Gabarito Correto.

     

     

    Segundo a NBC PI 01, vigente à época, “o auditor interno, quando previamente estabelecido com a administração da entidade em que atua, e no âmbito de planejamento conjunto do trabalho a realizar, deve apresentar os seus papéis de trabalho ao auditor independente e entregarlhe cópias, quando este entender necessário”. Dessa forma, apenas se a administração da entidade entender que ele deve prestar ajuda, seja no fornecimento dos seus papéis de trabalho, seja de alguma outra forma, o auditor interno estará obrigado a esse assessoramento. Portanto, de maneira geral, ele não é obrigado a prestar ajuda.

     

    Prof. Rodrigo Fontenelle, Estratégia Concursos.

  • GABARITO CERTO.

     

    Gente , a auditoria INTERNA NÃO tem nenhum tipo de obrigação com a auditoria EXTERNA!!!

     

    Elas PODEM cooperar...mas não há vinculo OBRIGATÓRIO...ajuda se quiser....

     

     

    O que a NBTC evidencia é a POSSIBILIDADE  de cooperação entre esses profissionais....

     

     

    Se liguem...é pegadinha....é mais questão de interpretar a NBTC do que criticar a banca....prestem atenção na normativa!!!

  • Questão maliciosa!

  • kaio escorregou em identificar o referente do "este"

    questão polêmica do tipo que a banca pode escolher se é certo ou errado.

    mas toda prova tem uma dessa, cabe sabedoria na hora de pesar se responde ou deixa em branco

  • É necessário que esteja previamente estabelecido com a administração da entidade. O auditor interno não pode entregar seus papéis de trabalho ao auditor independente sem autorização da entidade.

    CERTO

  • o problema está na palavra desobriga. Se for lida como "não é obrigada" fica mais fácil entender a questão
  • Os auditores internos de determinada entidade desobrigam-se de prestar ajuda ou assessoramento a equipe de auditoria independente contratada para examinar as demonstrações contábeis da referida entidade. Certo

     A auditoria INTERNA NÃO obrigação com a auditoria EXTERNA!

    Bendito serás!!


ID
1121176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação aos conceitos gerais sobre auditoria, julgue os itens subsequentes.

A função precípua da auditoria é a detecção de fraudes com base nos registros contábeis e na documentação existente na entidade. A obtenção de informações de terceiros e o caráter preventivo das ações realizadas pela auditoria são o efeito residual e aleatório de sua atuação.

Alternativas
Comentários
  • Auditor é o profissional que examina cuidadosamente com o objetivo de averiguar se as atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se estas foram implementadas com eficácia e se estão adequadas à consecução dos objetivos. O auditor pode ser externo ou interno. Atualmente, o auditor interno tem a função de fiscalizar os processos da organização, analisando os procedimentos para determinar quais são mais produtivos e adequados às áreas. Já o auditor externo tem como tarefa principal analisar e validar as contas e saldos de balanço. Além disso, distribui-se em várias ramificações: auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil, etc.


    Fonte: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/academicas/administracao-e-negocios/auditor#.U2-2PvldXIU
  •  O objetivo principal do auditor não é detectar fraude, mas sim atestar conformidade.

  • Efeito residual = Detecção de fraude

    Função Precípua = Obtenção de informações de terceiros e o caráter preventivo das ações realizadas pela auditoria
  • Errado.

     

    Comentários:

     

    A detecção de fraudes e erros não é atividade precípua da auditoria, ao contrário do que afirma a questão. O principal

    responsável pela detecção de fraudes e erros nos registros contábeis da entidade é da própria administração da entidade,

    conforme disposto no item 4 da NBC TA 240 (vigente) estabelece que "a principal responsabilidade pela prevenção e

    detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração฀”฀.

     

     

    Gabarito: E

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • A detecção de fraudes e erros não é atividade precípua da auditoria, ao contrário do que afirma a questão. O principal responsável pela detecção de fraudes e erros nos registros contábeis da entidade é da própria administração da entidade, conforme disposto no item 4 da NBC TA 240 (vigente) estabelece que “a principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude ́ dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração”.


    Gabarito: E
     

    Prof. Claudenir Brito

     

  • A prevenção (detecção, identificação, etc.) de fraudes e erros é responsabilidade da administração da entidade (e não do auditor)

  • Errado.

    A primeira parte do item apresenta erro, pois a função precípua da auditoria não é a detecção de fraudes. A segunda parte também apresenta erro ao afirmar que a obtenção de informações de terceiros e o caráter preventivo das ações realizadas pela auditoria são o efeito residual e aleatório de sua atuação. Como visto, a auditoria baseia-se em informações obtidas fora da empresa, tais como as relativas à confirmação de contas de terceiros e de saldos bancários. As confirmações

    obtidas de fontes externas geralmente oferecem melhores características de credibilidade do que aquelas obtidas dentro da própria entidade auditada. Sobre esse objeto, a auditoria exerce sua ação preventiva, saneadora e moralizadora, para confirmar a veracidade dos registros e a confiabilidade dos comprovantes, com o fim de opinar sobre a adequação das situações e informações contidas nas demonstrações contábeis.

    Fonte: Prof. Marcelo Aragão

    Acrescentaria que a função precípua da auditoria é na verdade aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, sendo a detecção de fraudes potencial consequência.

  • Não é objetivo primário da auditoria identificar erros e fraudes, mas da administração da entidade. Seu objetivo é o de emitir uma opinião sobre as demonstrações contábeis. O fato de uma empresa ser auditada poderá ter outras consequências benéficas para a empresa, além daquela para a qual a auditoria tem como missão (emitir opinião sobre as DC). Por exemplo: são consequências naturais ou “psicológicas” a redução de fraudes, pois os fraudadores poderão temer uma auditoria; o contador terá mais zelo ao fazer o controle do patrimônio, pois algo negativo poderá ser evidenciado a partir da auditoria; a administração tenderá a ser mais diligente etc. A auditoria pode causar uma espécie de “temor referencial”, mas não é esse seu objetivo.

    Resposta errado

  • A função de detecção de fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração.

  • A função precípua da auditoria é a detecção de fraudes (errada - ajuda a detectar fraudes mas não é função precípua. A auditoria visa principalmente os trabalhos de asseguração.) com base nos registros contábeis e na documentação existente na entidade. A obtenção de informações de terceiros e o caráter preventivo das ações realizadas pela auditoria são o efeito residual e aleatório de sua atuação (errada - prevenção e obtenção de informações são de caráter principal e não residual e aleatório da atuação da auditoria).

    Bons estudos!

  • (ERRADO)

    Questão clássica das clássicas .... das clássicas. rsrs

    Quer mais? Toma!!

    Ano: 2016 | Banca: CESPE | Órgão: PC-PE 

    A responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é primordialmente do auditor. (ERRADO)

  • Complementando a resposta dos nobres colegas, a função precípua da auditoria (seja de regularidade ou operacional) é diminuir a assimetria informacional e a incerteza diante de conflitos de agência. Em última análise, seu objetivo principal, no âmbito da auditoria governamental, é garantir a accountability no setor público.

  • pegadinha classica em auditoria

    a funcao principal da auditoria nao é a deteccao de fraudes

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,

    A  função,  ou  simplesmente,  objetivo  precípuo  da  auditoria  (EXTERNA  OU INDEPENDENTE) é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, segundo a NBC TA 200 (R1). Veja:  

    • 3. O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte  dos  usuários.  Isso  é  alcançado  mediante  a  expressão  de  uma  opinião  pelo  auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável

    Em relação à auditoria interna, a sua função (objetivo) precípua é assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos, segundo a NBC TI 01. Veja:  

    • 12.1.1.4 – A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios


ID
1272430
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os trabalhos de auditoria interna, que podem ser utilizados pelo auditor independente, estão listados a seguir, à exceção de um.
Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • NBC TI 01 - Da Auditoria Interna


    12.2.3 – Procedimentos da Auditoria Interna

    12.2.3.1 – Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos (Letra B correta), que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.


    12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento( Letra A correta), inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:


    a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;


    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução ( LETRA C correta); e


    c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.


    12.2.3.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade (Letra E Correta).



    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Não é o caso de usar a NBC TI 01, porque a pergunta pede sobre o que o  Auditor independente pode aproveitar do que o controle interno já levantou. A norma então é a NBC TA 610 - UTILIZAÇÃO DO TRABALHO DE AUDITORIA INTERNA:

    A16.  Os exemplos de trabalho da auditoria interna que podem ser utilizados pelo auditor independente incluem:

    ·  testes da eficácia operacional dos controles;

    ·  procedimentos substantivos envolvendo menor grau de julgamento;

    ·  observação das contagens do estoque;

    ·  rastreamento de transações pelo sistema de informações aplicável para as demonstrações contábeis;

    ·  testes sobre a observância dos requisitos de regulamentação; e

    ·  emalgumas circunstâncias, as auditorias ou revisões das informações financeiras das controladas que não sejam componentes significativos para o grupo (onde isso não conflita com os requisitos da NBC TA600).


  • Tudo que envolver subjetividade, avaliação profissional do auditor interno, não pode ser usada como fundamentação para o auditor externo. Na assertiva D, fala-se em testes objetivos operações subjetivas em que a avaliação é feita pelo auditor interno, tornando inutilizável pelo auditor independe.

    Força, foco, FE!

  • Apareceu a palavra "subjetividade" é eliminada para auditoria. Nada pode ser subjetivo!

     

    Fica a dica   :p

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: D

  • Auditores independentes ODEIAM subjetividades

  • GABARITO D

     

    Também marquei pq era a que falava em subjetividade.

  • NBC TA 610.

    A16. Os exemplos de trabalho da auditoria interna que podem ser utilizados pelo auditor independente incluem:

     testes da eficácia operacional dos controles;

     procedimentos substantivos envolvendo menor grau de julgamento;

     observação das contagens do estoque;

     rastreamento de transações pelo sistema de informações aplicável para as demonstrações contábeis;

     testes sobre a observância dos requisitos de regulamentação; e

     em algumas circunstâncias, as auditorias ou revisões das informações financeiras das controladas que não sejam componentes significativos para o grupo (onde isso não conflita com os requisitos da NBC TA 600).

  • O auditor independente deve determinar se os exames da auditoria interna são relevantes para a auditoria. Para tanto, no mínimo, devem ser estruturados em boa técnica, objetividade e conformidade com as normas de auditoria. 

    NBC TA 610, A16

    Os exemplos de trabalho da auditoria interna que podem ser utilizados pelo auditor independente incluem:

    testes da eficácia operacional dos controles;

    procedimentos substantivos envolvendo menor grau de julgamento;

    observação das contagens do estoque;

    rastreamento de transações pelo sistema de informações aplicável para as demonstrações contábeis;

    testes sobre a observância dos requisitos de regulamentação; e

    em algumas circunstâncias, as auditorias ou revisões das informações financeiras das controladas que não sejam componentes significativos para o grupo (onde isso não conflita com os requisitos da NBC TA 600).

    Resposta D


ID
1344451
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Vassouras - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a característica da auditoria interna que a difere da auditoria externa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C


    NBC TI 01 – Da Auditoria Interna.

    12.1.1.3  – A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação,  eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. (A GRANDE DIFERENÇA É QUE NA AUDITORIA INTERNA O AUDITOR SEGUE OS OBJETIVOS EXTERNADOS PELA ADM DA EMPRESA).

    12.1.1.4  –  A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.


    Bons estudos!!!

  • Auditoria Interna: Sempre em linha de depedência da direção empresarial.

  • Não entendi a questão...alguem mais poderia explicar?

  • Francisco Alaminos, fazendo um adendo para melhor compreensão

     

    Uma questão da cespe faz o entedimento da diferença:

    (CESPE/TCU/2013) As atribuições dos auditores internos e externos diferem, pois, no primeiro caso, estão fixadas no contrato de trabalho, como empregado da empresa, e, no segundo, no contrato de prestação de serviços com o profissional ou empresa. O auditor interno tem responsabilidade essencialmente trabalhista; o externo, responsabilidade profissional, civil e criminal.[CORRETO]

     

    Perante essa questão, é visível que o auditor interno terá os objetivos da função determinados pelos responsáveis pela governança.

     

    Enquanto  o auditor independente é um terceiro que presta serviço profissional e qualificado para a empresa auditada.

     

    espero ter ajudado,

     

    bons estudos

  • Auditoria Interna

    - Finalidade: agregar valor ao resultado da organização;

    - Responsabilidade essencialmente trabalhista;

    - Emite recomendações de soluções para as não conformidades apontadas nos relatórios;

    - Realiza maior volume de testes sobre os trabalhos de auditoria operacional e contábil;

    - Revisa integralmente os registros contábeis;

    - Seu enfoque passou a incorporar a consultoria, os riscos e a governança corporativa em seu escopo

     

    Auditoria Externa

    - Finalidade: Aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários

    - Responsabilidade profissional, civil e criminal;

    - Surgimento associado à necessidade das empresas de captarem recursos de terceiros;

    - A opinião emitida depende da estrtutura de relatório financeiro e de lei ou regulamengo aplicáveis.


ID
1376395
Banca
ESAF
Órgão
SMF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito dos objetivos da auditoria interna e da auditoria independente, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A auditoria interna não cuida apenas dos aspectos financeiros da entidade.
    Alternativa E está incorreta, pois o responsável primário pela prevenção e detecção de erros, falhas e fraudes é a própria administração e não a auditoria interna. Dessa forma, seu objetivo não é emitir um relatório apontando as falhas e deficiências e sim emitir um relatório avaliando os processos administrativos e operacionais da empresa, que podem ou não apresentar erros.

  • Gabarito A

    Auditoria Interna

    É empregado da empresa, mas pode ser terceirizado;

    Exame dos controle operacionais (internos), finalidade de melhorar a eficiência

    É independente em relação às pessoas cujos trabalhos são examinados, porém subordinado à alta direção

    É contínuo

    Auxilia a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos

    Apresenta subsídios para o aperfeiçoamento da gestão e dos controles internos;

    Assessora a empresa na prevenção de fraudes e erros;

    Emite recomendações à empresa auditada;

    Realiza maior número de testes sobre os trabalhos de auditoria operacional e contábil

    Tem responsabilidade trabalhista

    Auditoria Independente (externa)

    Profissional independente

    Exame das demonstrações contábeis

    Emite parecer/opinião

    É independente

    continuidade periódica

    tem responsabilidade profissional, civil e criminal

  • A - Correto

    B - Auditor interno se preocupa em avaliar os controles internos (é contábil, mas muito mais operacional) / Auditor externo não revisa lançamentos (dia a dia), e sim trabalha a partir dos dados e amostragem

    C - A atuação da auditoria interna avalia os controles internos e busca assistir a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos enquanto a auditoria externa buscar dar credibilidade das demonstrações contábeis aos seus usuários

    D - auditoria interna não busca verificar aspectos financeiros, e sim relativos à gestão. Os aspectos financeiros seriam apenas uma parte, e não o foco da avaliação.

    D - objetivo da auditoria interna é assistir à administração e nem sempre haverá erros e falhas nos processos auditados.

  • RESOLUÇÃO: Questão importante para diferenciação entre auditoria interna e externa. Vamos lembrar os objetivos de cada uma.

    Segundo a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna:

    “A auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados, para avaliação da integridade, adequação, eficiência, eficácia e economicidade dos processos, dos sistemas de informações, e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.”

    Já Segundo a NBC TA 200 – Objetivos gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com as Normas de Auditoria - descreve o objetivo da

    Auditoria das Demonstrações Contábeis (Auditoria Externa) da seguinte forma:

    “Aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.”

    O item B está incorreto pois a Auditoria Independente não revisa os lançamentos, apenas emite uma opinião sobre as demonstrações contábeis.

    O item C está incorreto pois ambas possuem objetivos bem distintos e não se confundem.

    O item D está incorreto pois a Auditoria Interna não verifica apenas os aspectos financeiros da entidade.

    O item E está incorreto pois objetivo não é emitir um relatório apontando as falhas e deficiências, e sim emitir um relatório avaliando os processos administrativos e operacionais da empresa, que podem ou não apresentar erros. Lembrem-se que o responsável por detectar fraudes e erros é a própria administração.


ID
1438474
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito dos objetivos da auditoria interna e da auditoria independente, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : A    (o objetivo da auditoria interna .....) 

  • Auditoria Interna

    É empregado da empresa, mas pode ser terceirizado;

    Exame dos controle operacionais (internos), finalidade de melhorar a eficiência

    É independente em relação às pessoas cujos trabalhos são examinados, porém subordinado à alta direção

    É contínuo

    Auxilia a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos

    Apresenta subsídios para o aperfeiçoamento da gestão e dos controles internos;

    Assessora a empresa na prevenção de fraudes e erros;

    Emite recomendações à empresa auditada;

    Realiza maior número de testes sobre os trabalhos de auditoria operacional e contábil

    Tem responsabilidade trabalhista


    Auditoria Independente (externa)

    Profissional independente

    Exame das demonstrações contábeis

    Emite parecer/opinião

    É independente

    continuidade periódica

    tem responsabilidade profissional, civil e criminal

  • Questão difícil, pois aborda a reflexão sobre alguns pontos distintos entre a auditoria interna e a externa ou (independente). apesar de apresentarem essências similares, a primeira não emite parecer sobre as Demonstrações Contábeis, e seu principal objetivo é a assessorar a entidade na concretização de efeitos positivos em diferentes setores como: gestão da qualidade, das operações , controle interno entre outros , enquanto sua finalidade é agregar valor ou resultado à mesma.

  • A auditoria interna (AI) existe para a Administração: orienta, monitora, agrega valor. Em geral, é um empregado da entidade.

    A auditoria externa (AE) existe para o "mundo": assegura DC confiáveis para usuários externos à entidade, como investidores,credores etc. Isso é feito mediante opinião sobre as DC sobre se estão livres de distorção relevante. O profissional é independente.

    A AI atua em diversos escopos: aspectos operacionais, de desempenho, reputação, conformidade etc. É difícil limitar um ou dois aspectos. O escopo é amplo: eficiência, eficácia, economicidade etc. Tanto no que se refere aos relatórios financeiros quanto às operações.

    A AE foca nas DC. Não se trata de fazer mera conferência, mas assegurar que estão livres de distorção relevantes.

  • Nesta assertiva dá para induzir ao erro, pois, ao afirmar que apóia a ADM em seus objetivos, podemos levar em consideração que, se a ADM, estiver fazendo algo de errado a Aud Int. irá coadunar-se com a mesma.

    Tive este raciocínio, estando errado me corrijam por favor.

    O objetivo da auditoria interna é apoiar a administração da entidade no cumprimento dos seus objetivos, enquanto o da auditoria independente é a elaboração de relatório com respectiva emissão de parecer sobre as demonstrações contábeis.


ID
1449226
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, relacionadas às diferenças entre auditoria externa e interna.
I- A auditoria externa é eventual, enquanto a auditoria interna é periódica.
II- O auditor externo não tem vínculo empregatício com a empresa auditada e dependência hierárquica da administração.
III- O trabalho do auditor interno é direcionado para assegurar que o sistema contábil e o de controle interno funcionam eficientemente.
O correto está em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Todas as assertivas corretas

  • Gabarito C, todas as alternativas estão corretas.

    Fonte - Ponto dos Concursos - Auditoria Interna Versus Auditoria Externa. Conceito, Objetivos, Responsabilidades, Funções, Atribuições.
    Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff.

    I - Na auditoria interna, os trabalhos são desenvolvidos de forma contínua ao longo do tempo, pois isso é inerente às atividades de acompanhamento e avaliação. Enquanto isso, na auditoria independente, os trabalhos são realizados esporadicamente, de acordo com as exigências legais ou outras demandas para esse tipo de auditoria.

    II - A auditoria externa ou independente é aquela executada por profissionais ou empresas que não possuem vínculo e/ou subordinação à empresa auditada, com o objetivo de trazer uma opinião independente sobre a entidade.

    III - Observe que o auditor interno vai além da simples verificação da correta aplicação de normas e procedimentos. Ele atua como um consultor para a empresa, por exemplo, promovendo medidas de incentivo e propondo aperfeiçoamentos no funcionamento organizacional. Dizemos que, além da auditoria contábil, também realiza auditoria operacional. A auditoria interna, por sua vez, é aquela executada pela própria organização, com o objetivo de garantir o atendimento de seus objetivos institucionais, por meio da avaliação contínua de seus procedimentos e controles internos. Os controles internos são o conjunto integrado de métodos e procedimentos adotados pela própria organização para proteção de seu patrimônio e promoção da confiabilidade e tempestividade dos seus registros contábeis.

     

     

  • Segundo o livro de Auditoria Contábil: teoria e prática do Silvio Crepaldi, pagína 77 a continuidade do trabalho da auditoria externa é períodica e interna é continua, o que contraria a afirmativa C.

  • Questão lixosa. É claro que a auditoria externa é periódica. De ano em ano, de balanço em balanço. Algo eventual é aquilo que se faz uma vez na vida, por alguma necessidade extraordinária. Não se preocupem, banca sem tradição nenhuma.

  • Letra C

  • A auditoria externa é executada por um profissional autônomo, independente, que tem como objeto o exame das DFS, com a finalidade de opinar sobre a dfs, para emitir um relatório. Possui um amplo grau de independência, com responsabilidade profissional, civil e criminal, sendo realizada de forma pontual (periódica)

    A auditoria interna e executada por um funcionário da empresa, depende, que tem como objeto o exame dos controles operacionais, com a finalidade de promover melhorias nos controles operacionais, para emitir uma Recomendação. Possui menor grau de independência, com responsabilidade profissional, sendo realizada de forma continua.

    Questão mal elaborada...


ID
1510411
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quanto às diferenças entre auditoria externa e interna, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Se o auditor externo tivesse vinculo comprometeria sua independência.


    obs: referente a assertiva C, as normas de auditoria não exigem que o auditor interno seja contador com CRC, mas o órgão CFC faz essa exigência.

  • Alternativa A

    O auditor externo não pode ter vínculo com a empresa porque compromete a sua independência.

    obs: referente a assertiva C, as normas de auditoria não exigem que o auditor interno seja contador com CRC, mas o órgão CFC faz essa exigência.

  • Gabarito letra A.

    A) A auditoria externa ou independente é aquela executada por profissionais ou empresas que não possuem vínculo e/ou subordinação à empresa auditada, com o objetivo de trazer uma opinião independente sobre a entidade. (Profs. Davi Barreto e Fernando Graeff. Ponto dos Concursos).

    B) NBC T- 12 – DA AUDITORIA INTERNA:  A auditoria interna é de competência exclusiva de Contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade, nesta norma denominado auditor interno.

    C) Auditoria interna e não externa - A auditoria interna, por sua vez, é aquela executada pela própria organização, com o objetivo de garantir o atendimento de seus objetivos institucionais, por meio da avaliação contínua de seus procedimentos e controles internos. (Profs. Davi Barreto e Fernando Graeff. Ponto dos Concursos).

    D) Na auditoria interna, os trabalhos são desenvolvidos de forma contínua ao longo do tempo, pois isso é inerente às atividades de acompanhamento e avaliação. Enquanto isso, na auditoria independente, os trabalhos são realizados esporadicamente, de acordo com as exigências legais ou outras demandas para esse tipo de auditoria. (Profs. Davi Barreto e Fernando Graeff. Ponto dos Concursos).

    E) O auditor interno, geralmente, é um empregado da empresa. Isso não quer dizer que essa atividade não possa ser desenvolvida, de forma terceirizada, por uma firma de auditoria. (Profs. Davi Barreto e Fernando Graeff. Ponto dos Concursos).

  • Só complementando a paula

    A ( GABARITO) : a auditoria externa é de fora da empresa, já a interna tem que ser por uma pessoa de dentro. Se na externa tiver algum vinculo com a empresa auditada pode comprometer a credibilidade dos resultados.

     

    B ( INCORRETA) : foi bem especificado sobre isso, logo devemos seguir a norma do CFC 560 que diz : o auditor independente também deve ser bacharel em contabilidade. 

    AUDITOR EXTERNO: bacharel em contabilidade

    AUDITOR INTERNO ( há divergências ) :  bacharel em contabilidade

     

    C ( INCORRETO) :

    OBJETIVO DA AUDITORIA EXTERNA : dar credibilidade para as demosntrações contabeis da empresa

    OBJETIVO DA AUDITORIA INTERNA : assistir à empresa no cumprimento da empresa ( literalidade da legislaçõa a respeito, isso cai muito )

     

    D ( INCORRETO): Na comparação entre a auditoria interna e externa, é claro que a interna é feita com uma continuidade muito maior do que a externa.

     

    E ( INCORRETO) :  Como a amiga falou, normalmente é um empregado da empresa.

  • Muito bom o comentário do Eliel, apenas gostaria de atentar que na parte onde ele diz "já a interna tem que ser por uma pessoa de dentro", isso não é obrigatório, pode sim ser pessoa terceirizada de fora também, inclusive a assertiva E desta questão reforça isso, ao dizer que este fato é incorreto.

  • É estranho imaginar um auditor interno que não é da empresa. 

  • Não necessariamente um empregado... pode ser por um sócio da empresa.

     

  • O auditor interno, não necessáriamente precisa ser um empregado com carteria assinada, pode ser tercerizado. 

     

  •  a) o auditor externo não pode ter vínculo empregatício com a empresa.

     b) enquanto a auditoria externa deve ser realizada por contador com registro no CRC, o Conselho Federal de Contabilidade não exige o mesmo na auditoria interna.

     c) o objetivo da auditoria externa é assistir à administração no cumprimento dos seus objetivos.

     d) a auditoria externa é desenvolvida continuamente ao longo do tempo.

     e) a auditoria interna é feita, necessariamente, por um empregado da empresa.

  • GABARITO A

     

    Pontos importantes sobre auditoria interna:

     

    ◈ Feito normalmente por funcionário da empresa;

    ◈ Assessora a administração da empresa;

    ◈ O relatório contém recomendações

    ◈ Objetivo operacional e contábil 

    ◈ Desenvolvida de maneira contínua ao longo do tempo.

    ◈ Agregar valor e visa aperfeiçoar processos e controles internos.

    ◈ Possui menor grau de independência se comparado à auditoria externa.

     

    Fonte: anotações das aulas de auditoria (Rodrigo Fontenelle - Curso Silvio Sande)

     

     

  • Letra A

  • GABARITO: A

    A) CORRETA. Em virtude da independência requerida no trabalho de auditoria externa, não pode pode o auditor independente ser funcionário da entidade.

    B) ERRADA, pois a necessidade de registro no CRC se dá tanto para o auditor externo (independente) quanto para o auditor interno. Com relação à auditoria interna, essa exigência de registro no CRC constava na já revogada NBC T 12. No entanto, a doutrina (e bancas de concurso) ainda discorrem sobre essa necessidade.

    C) ERRADA. Esse é o objetivo da auditoria interna.

    D) ERRADA. A auditoria interna que é desenvolvida continuamente ao longo do tempo. A auditoria externa é desenvolvida de forma pontual ou periódica.

    E) ERRADA. A Auditoria interna - via de regra - é efetuada por funcionário da entidade. Isso é amplamente trazido pela doutrina. Ocorre que não há, nas normas de auditoria, tal obrigatoriedade. Por esse motivo, a assertiva estar ERRADA. Não fosse a expressão "necessariamente", a alternativa poderia estar correta.

  • RESOLUÇÃO: Vamos item por item:

    Item A: A auditoria externa ou independente é aquela executada por profissionais ou empresas que não possuem vínculo e/ou subordinação à empresa auditada, com o objetivo de trazer uma opinião independente sobre a entidade. CORRETO

    Item B: NBC T- 12 – DA AUDITORIA INTERNA: A auditoria interna é de competência exclusiva de Contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade, nesta norma denominado auditor interno. ERRADO

    Item C: Auditoria interna e não externa - A auditoria interna, por sua vez, é aquela executada pela própria organização, com o objetivo de garantir o atendimento de seus objetivos institucionais, por meio da avaliação contínua de seus procedimentos e controles internos. ERRADO

    Item D: Na auditoria interna, os trabalhos são desenvolvidos de forma contínua ao longo do tempo, pois isso é inerente às atividades de acompanhamento e avaliação. Enquanto isso, na auditoria independente, os trabalhos são realizados esporadicamente, de acordo com as exigências legais ou outras demandas para esse tipo de auditoria. ERRADO

    Item E: O auditor interno, geralmente, é um empregado da empresa. Isso não quer dizer que essa atividade não possa ser desenvolvida, de forma terceirizada, por uma firma de auditoria. Cuidado com a palavra “necessariamente”, que significa o mesmo que “obrigatoriamente”. Assertivas com essas expressões devem ser analisadas com muito cuidado. ERRADO

  • O "necessariamente", derrubou a a alternativa E.


ID
1630339
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre as características da auditoria, analise as informaçõesa seguir.

I - A auditoria interna não avalia os controles internos, e a auditoria externa os elabora, modifica e implanta na empresa auditada.

II - A auditoria independente deverá ser exercida somente por contador, registrado no Conselho Regional de Contabilidade.

III - A auditoria interna é dependente da empresa, e a auditoria externa deve realizar testes nos controles internos e modificá-los, quando necessário.

IV - A principal característica da auditoria interna é a independência, ou seja, não possui vínculo com a empresa.

Está correto APENAS o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    I - (F) A auditoria interna, por sua vez, é aquela executada pela própria organização, com o objetivo de garantir o atendimento de seus objetivos institucionais, por meio da avaliação contínua de seus procedimentos e controles internos. Os controles internos são o conjunto integrado de métodos e procedimentos adotados pela própria organização para proteção de seu patrimônio e promoção da confiabilidade e tempestividade dos seus registros contábeis.

    II - (V) O auditor independente  deve ser bacharel em ciências contábeis, registrado no CRC.

    III - (F) Apesar de ser subordinado à administração, o auditor interno deve ter certa autonomia, naturalmente, menor que a do auditor independente. Contudo, aquele auditor deve produzir um trabalho livre de interferências internas. O auditor independente deve descrever os principais problemas organizacionais, constatados no curso do seu trabalho, e emitir recomendações sempre que necessário. Contudo, esse não é o seu objetivo principal. A auditoria independente é, primordialmente, contábil, enquanto que a auditoria interna é contábil e operacional.

    IV - (F)A auditoria interna, por sua vez, é aquela executada pela própria organização, com o objetivo de garantir o atendimento de seus objetivos institucionais, por meio da avaliação contínua de seus procedimentos e controles internos. A auditoria externa ou independente é aquela executada por profissionais ou empresas que não possuem vínculo e/ou subordinação à empresa auditada, com o objetivo de trazer uma opinião independente sobre a entidade.
    Fonte: Ponto dos concursos.Auditoria Interna Versus Auditoria Externa. Conceito, Objetivos, Responsabilidades, Funções, Atribuições.
    Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff

  • A auditoria interna realiza o exame dos controles internos e avalia a eficiência e eficácia da gestão, promove melhorias nos controles operacionais e na gestão dos recursos.

    A auditoria externa tem como objetivos comprovar a exatidão das demonstrações contábeis, bem como propor soluções para aperfeiçoar o controle interna e emitir opinião sobre os registro contábeis auditados. 

    Obs1: A auditoria externa não elimina a necessidade da Auditoria Interna, já que suas funções e objetivos são diferentes.

    Obs2: A auditoria externa NÃO é realizada para detectar fraudes, erros ou para interferir na Administração da empresa, ou ainda, reorganizar o processo produtivo. Essas circunstancias geralmente aparecem em meio a auditoria, mas o objetivo é EMITIR UM PARECER (OPINIAO).


ID
1763353
Banca
CAIP-IMES
Órgão
DAE de São Caetano do Sul - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considerando (V) para verdadeiro ou (F) para falso, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.

( ) Os trabalhos executados por auditores internos têm por objetivo principal a emissão de parecer sobre as demonstrações contábeis, opinando se estas estão de acordo com as práticas contábeis.

( ) No Brasil atualmente todas as empresas constituídas sobre a forma de sociedades anônimas, além daquelas reguladas por controles de fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários, Banco Central do Brasil e Superintendência de Seguros Privados, devem ser auditadas por auditores independentes.

( ) A auditoria externa é uma atividade de avaliação independente, dentro de uma organização, para revisar as operações contábeis, financeiras e outras, dentro da finalidade de prestar serviço à administração. É um controle administrativo cuja função é medir e avaliar a eficiência dos outros controles. 

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra B

    (F ) Os trabalhos executados por auditores internos têm por objetivo principal a emissão de parecer sobre as demonstrações contábeis, opinando se estas estão de acordo com as práticas contábeis. 

    É de responsabilidade dos auditores EXTERNOS a emissão de  relatório, no qual expressará a opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. 


    ( F) No Brasil atualmente todas as empresas constituídas sobre a forma de sociedades anônimas, além daquelas reguladas por controles de fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários, Banco Central do Brasil e Superintendência de Seguros Privados, devem ser auditadas por auditores independentes.

     Lembrando que o art. 177, §3º da l. 6.404/76 determina que as cias. abertas devem ter suas demonstrações financeiras obrigatoriamente submetidas a auditoria por auditores independentes. As cias. fechadas poderão optar, exceto se forem sociedades anônimas de grande porte. Ou seja, se for uma sociedade anônima de capital fechado de pequeno porte ela não será obrigada a ser auditada por auditor independente. 

    (F) A auditoria externa é uma atividade de avaliação independente, dentro de uma organização, para revisar as operações contábeis, financeiras e outras, dentro da finalidade de prestar serviço à administração. É um controle administrativo cuja função é medir e avaliar a eficiência dos outros controles. 

    Aqui ele troca os conceitos. Quem tem a finalidade de prestar serviço à administração e tem como função medir e avaliar a eficiência dos outros controles é a auditoria INTERNA e não a externa. 

  • O gabarito correto é a Letra C = F, V, F

  • Resposta correta letra C - F, V, F.

    (F) Os trabalhos executados por auditores internos têm por objetivo principal a emissão de parecer sobre as demonstrações contábeis, opinando se estas estão de acordo com as práticas contábeis.

    Correto: O objetivo da auditoria externa (independente) é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte
    dos usuários. Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constatações do auditor (NBC TA 200).


    (V) No Brasil atualmente todas as empresas constituídas sobre a forma de sociedades anônimas, além daquelas reguladas por controles de fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários, Banco Central do Brasil e Superintendência de Seguros Privados, devem ser auditadas por auditores independentes. Correto.     http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfkmQAB/auditoria-governanca-corporativa-online?part=3

    A lei das sociedades por ações, lei nº. 6404/76 em seu artigo 177, determinou que as demonstrações financeiras ou contábeis das companhias abetas (ações negociadas em bolsa de valores), fossem obrigatoriamente auditadas por auditores independentes registrados na CVM. A lei das sociedades anônimas determinou que as companhias abertas, além de observarem as normas expedidas pela CVM, serão obrigatoriamente auditadas por auditores independentes registrados na mesma comissão.

    ( F) A auditoria externa é uma atividade de avaliação independente, dentro de uma organização, para revisar as operações contábeis, financeiras e outras, dentro da finalidade de prestar serviço à administração. É um controle administrativo cuja função é medir e avaliar a eficiência dos outros controles. 

    Correto: A auditoria interna é uma atividade da avaliação independente dentro de uma organização para revisar as operações contábeis, financeiras e outras, com finalidade de prestar serviços à administração. É um controle administrativo cuja função á medir e avaliar a eficiência dos outros controles. (MAGALHÃES, 2001, p.19).

     

     

     

  • FALSO - auditoria interna analizará a integridade, adequação, eficacia, eficiência e economicidade, além de assistir à adm. no cumprimento dos seus objetivos. Assim, quem tem que emitir uma opinião sobre as demonstrações contabeis é o auditor independente ( externo).

    VERDADEIRO - a auditoria independente vai dar credibilidade para a empresa, assim é meio que uma vitrine para os que podem vir a investir na empresa auditada. 

    FALSO- auditoria interna que é um controle adm. que visa avaliar a eficiencia da empresa.

     

     

    Erros, avise-me.

    GABARITO ''C"

  • A colega Lucy tem razão....

    GABARITO LETRA - B 

    ART 177...

    § 3o As demonstrações financeiras das companhias abertas observarão, ainda, as normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários e serão obrigatoriamente submetidas a auditoria por auditores independentes nela registrados. (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

    § 6o As companhias fechadas poderão optar por observar as normas sobre demonstrações financeiras expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários para as companhias abertas. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)

     

    S/A - ABERTA - OBRIGATÓRIO NORMA CVM E AUDIT INDEPENDENTE.

    S/A - FECHADA - OPTATIVO NORMA CMV E AUDIT INDEPENDENTE

    Logo: Nem todas as S/A's são obrigadas a auditoria independente.

  • Pessoal, indiquem para comentários, pois a questão é realmente estranha.

     

    Também considerei a assertiva B, contudo, o gabarito diverge disso.

     

    INDIQUEM P/ COMENTÁRIO.

  • Bora botar pra comentário. ô questão esquisita medonha. 

  • Art. 3o Aplicam-se às sociedades de grande porte, ainda que não constituídas sob a forma de sociedades por ações, as disposições da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, sobre escrituração e elaboração de demonstrações financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente por auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários.

    Parágrafo único. Considera-se de grande porte, para os fins exclusivos desta Lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 (duzentos e quarenta milhões de reais) ou  anual superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais).


ID
1809025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nas normas brasileiras para o exercício e a execução de trabalho da auditoria interna, julgue o item subsequente.

Enquanto no setor privado a auditoria interna pode se limitar à verificação da economicidade e da eficiência da entidade auditada, no setor público, além dessa verificação, a auditoria interna deve avaliar também informações contábeis.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA.

    De fato a NBC TI 01 não cita que a auditoria interna deva avaliar as demonstrações contábeis, mas também não faz distinção entre setores público e privado; pelo menos eu não achei nas minhas pesquisas sobre o assunto. Questão maliciosa do CESPE a qual acho que o que valida a questão talvez seja o uso do termo "pode se limitar", apesar da palavra "limitar" pudesse  inicialmente, querer confundir. A auditoria interna no setor privado não se limita a verifica a economicidade e a eficiência porque ela verifica, tambem, outros fatores como a eficácia e a integridade dos sistemas de controle, dentre outros, no entanto, como sua função é assistir à administração da entidade no alcance de seus objetivos, se o objetivo da empresa for contemplado apenas com a verificação da economicidade e da eficiência de determinado controle interno, entende-se que a administração estaria limitando o exercicio da auditoria de certa forma. Não concordo com esta questão estar certa porque a própria norma não diferencia a auditoria interna pública da privada. Abcs e vamos pra cima !!!

  • Não sei qual a fonte. Sou servidor público e nem sempre a auditoria interna avalia informação contábil. Às vezes é só contrato, só assuntos de gestão de pessoas etc. 

  • Classificação segundo a CGU (Controladoria- Geral da União): A norma que disciplina as atividades de auditoria no Poder Executivo Federal é a Instrução Normativa SFC/MF nº01, 06/04/0, que define “diretrizes, princípios, conceitos e aprova normas técnicas para a atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal”.

    Esta classificação é muito importante, tendo em vista que costuma ser a base para a Auditoria me diversos órgãos públicos. Segundo a IN 01/016,a auditoria classifica-se me:

    Auditoria contabil: Objetiva obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações contábeis refletem, adequadamente, a situação econômico-financeira do  patrimônio.

    Temos ainda auditoria Avaliação de Gestao, Acompanhamento de Gestao, Operacional e a Especial.

     

  • INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01, DE 06 DE ABRIL DE 2001

    Seção II – Auditoria

    3. Cabe ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, por intermédio da técnica de auditoria, dentre outras atividades:

    I. realizar auditoria sobre a gestão dos recursos públicos federais sob a responsabilidade dos órgãos públicos e privados, inclusive nos projetos de cooperação técnica junto a Organismos Internacionais e multilaterais de crédito;

    II. apurar os atos e fatos inquinados de ilegais ou de irregulares, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos federais e, quando for o caso, comunicar à unidade responsável pela contabilidade para as providências cabíveis;

    III. realizar auditorias nos sistemas contábil, financeiro, de pessoal e demais sistemas administrativos e operacionais;

    IV. examinar a regularidade e avaliar a eficiência e eficácia da gestão administrativa e dos resultados alcançados nas Ações de governo;

    V. realizar auditoria nos processos de Tomada de Contas Especial; e VI. apresentar subsídios para o aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos e gerenciais e dos controles internos administrativos dos órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta Federal.

     

     

  • A função da auditoria interna é verificar se a entidade está atuando de acordo com a sua missão, os seus valores e objetivos, e, observando a legalidade, a economicidade, de eficiência e a eficácia dos atos produzidos por seus gestores. A auditoria interna também tem obrigação de avaliar cada setor para verificar se existem fraudes, erros ou desvios, bem como seu desempenho para que possam haver as devidas correções e apuradas as responsabilidades. É função da auditoria interna apresentar propostas para a melhoria operacional da organização de modo que esta atue sempre de acordo com sua finalidade. É claro que a existência de uma auditoria interna (ou externa) não desobriga os gestores de verificar e controlar de forma permanente de seus respectivos setores e subordinados.


    fonte: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Lq1qWV6Kr8QJ:https://www.passeidireto.com/arquivo/4880762/auditoria-contabil---questoes-descritivas-de-av/2+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=b

  • fica solar que a questão procura confundir o candidato quanto ao levantamento contábil e sua avaliação, e as demonstrações contábeis sendo aquela uma das funções da auditoria interna, já a ultima não.

  • "Enquanto no setor privado a auditoria interna pode se limitar à verificação da economicidade e da eficiência da entidade auditada, no setor público, além dessa verificação, a auditoria interna deve avaliar também informações contábeis".

    Errado, pois a auditoria baseada nos indicadores / aspectos 4E's (economicidade, eficiência, eficácia e efetividade) é chamada auditoria operacional - cabendo ser utilizada, solitariamente, tanto pelo setor privado quanto pelo setor público - sendo desnecessário, portanto, ao Poder Público misturá-la com avaliação de informações contábeis (objeto da auditoria contábil).

    Resposta: errado.

  • Resposta: Certo

    A auditoria interna no setor público é formada por um conjunto de normas e procedimentos, com o objetivo de examinar a adequação, a eficácia e a legalidade dos controles internos, dos atos, fatos e das informações contábeis, financeiras e operacionais das unidades públicas. A necessidade da utilização da auditoria interna no setor público tem aumentado, pois a sociedade brasileira vem exigindo mais transparência quanto à aplicação dos recursos públicos, que é alcançada mais facilmente com o auxilio da auditoria. O controle interno e a contabilidade caminham juntos, contribuindo diretamente com a auditoria, e para esta seja devidamente realizada é importante seguir os métodos estabelecidos pelo responsável do órgão público a ser auditado. 

    Universidade do Vale do Paraíba


ID
2375377
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Analise as cinco afirmativas seguintes, elaboradas a partir do Programa de Aprimoramento Profissional em Auditoria editado pelo Tribunal de Contas da União, referentes ao paradigma atual da auditoria e o novo perfil do auditor.

I. Auditoria interna é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação, não lhe cabendo o papel de consultoria, que é desempenhado pelas entidades especializadas neste serviço.

II. A auditoria interna tem como objetivo adicionar valor e melhorar as operações de uma organização.

III. Nas instituições públicas, a auditoria é protagonista no alcance dos objetivos organizacionais mediante uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de risco, controle e governança corporativa, sendo auxiliada pelos órgãos executivos.

IV. O enfoque da auditoria interna, a partir da revisão de sua definição, passou a incorporar a consultoria, os riscos e a governança corporativa em seu escopo.

V. A auditoria interna encontra-se frente a um novo paradigma, que se baseia na visão dos processos organizacionais com enfoque nos riscos do negócio e numa orientação global, holística e sistemática, e não somente na verificação da conformidade legal e normativa de atos.

Considerando a temática da auditoria e do controle internos, estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes,

    GABARITO: D

  • I) Errado:

    Segundo Crepaldi , auditoria interna é avaliação  sistemática  das  transações, procedimentos,  operações,  rotinas  e  das  demonstrações financeiras  de  uma  entidade.  A  

    A  finalidade  da  emissão  dessa  opinião  é  dar  a  maior  credibilidade  possível às  demonstrações  contábeis  elaboradas  pelo  setor  de  contabilidade  e Assim,  uma  auditoria  independente  envolve  a  aplicação  de  técnicas  e procedimentos  especializados,  em  busca  de  evidências  que  digam respeito  aos  valores  divulgados  nas  demonstrações  contábeis,  incluindo  a avaliação  das  práticas  contábeis  utilizadas  e  da  razoabilidade  das estimativas  apresentadas  pela  administração  (mensuração  de  itens  que não  podem  ser  definidos  com  precisão). 

     

    III) Errada.

    A auditoria não é protagonista. Auditar  é  testar  a  eficiência  e  a  eficácia  do  controle  patrimonial, não  se  limitando  aos  aspectos  contábeis.  Por  ser  uma  atividade  crítica, traduz-se  na  emissão  de  uma  opinião  sobre  as  atividades verificadas. 

  • I. GABARITO: ERRADO

    “uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação
    e de consultoria e tem como objetivo adicionar valor e
    melhorar as operações de uma organização..." 

     

    II. GABARITO: CERTO

    Assim, essa função tem por objetivo adicionar valor e melhorar as
    operações da organização
    , contribuindo efetivamente para o alcance dos
    objetivos.

     

    III. GABARITO: ERRADO

    "A auditoria auxilia a organização a alcançar seus objetivos mediante
    uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação
    e melhoria da efcácia dos processos de gerenciamento de
    risco, controle e governança corporativa."

     

    IV. GABARITO: CERTO

    "O enfoque da auditoria interna, a partir da revisão de sua
    defnição, passou a incorporar a consultoria, os riscos e a
    governança corporativa em seu escopo."

     

    V. GABARITO: CERTO

    "Desse modo, a auditoria interna encontra-se frente a um novo
    paradigma, que se baseia na visão dos processos organizacionais com
    enfoque nos riscos do negócio e numa orientação global, holística
    e sistemática, e não somente na verifcação da conformidade legal e
    normativa de atos."

     

    Fonte: Tribunal de contas da união - Programa de aprimoramento profissional em auditoria - PROAUDI - Auditoria Governamental - 2011

  • GABARITO D

     

    Pontos importantes sobre auditoria interna:

     

    ◈ Feito normalmente por funcionário da empresa;

    ◈ Assessora a administração da empresa;

    ◈ O relatório contém recomendações

    ◈ Objetivo operacional e contábil 

    ◈ Agregar valor e visa aperfeiçoar processos e controles internos.

    ◈ Possui menor grau de independência se comparado à auditoria externa.

     

    Fonte: anotações das aulas de auditoria (Rodrigo Fontenelle - Curso Silvio Sande)

     

     

     

  • A questão em sua assertiva (II) assegura que o objetivo da auditoria interna tem como objetivo agregar valor e melhorar suas operacionalizações, contudo é sabido que agregar valor ou resultado à entidade, se consubstancia na finalidade da atividade de auditoria interna, já que o seu objetivo é assessorar a administração da mesma. logo a questão trocou os conceitos de objetivo e finalidade.

  • Letra D

  • Embora a NBC TI 01 não mencione a palavra consultoria, já é um consenso na doutrina ao definir a auditoria interna:

    "Segundo as normas internacionais de auditoria interna do The Institute of Internal Auditors – IIA (Instituto de Auditores Internos), a auditoria interna é:

    uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação e consultoria e tem como objetivo adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. A auditoria auxilia a organização a alcançar seus objetivos através de uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, de controle e governança corporativa."

    Fonte: Manual de Auditoria Interna - UFMG


ID
2741803
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A atividade que compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos, forma o conceito de auditoria

Alternativas
Comentários
  • A NBC TI 01, a Auditoria Interna compreende “os exames, analises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos”.

     

    Professor Claudenir Brito

  •  

    TIPOS - A auditoria classifica-se nos seguintestipos:

     

    Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados,

     

    Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e  economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

     

    Auditoria Contábil:compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto

     

    Auditoria Operacional:consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade

     

    Auditoria Especial:objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais não inseridos em outras classes de atividades.

    Atenção com a primeira e a quarta, confunde bastante. Ver a diferença pela parte em negrito.

     

  • GABARITO B

     

    Palavras mágicas - auditoria interna:

     

    ◈ Feito normalmente por funcionário da empresa;

    Assessora a administração da empresa;

    ◈ O relatório contém recomendações

    ◈ Desenvolvida de maneira contínua ao longo do tempo.

    ◈ Agregar valor e visa aperfeiçoar processos e controles internos.

    ◈ Possui menor grau de independência se comparado à auditoria externa.

     

    Fonte: anotações das aulas de auditoria (Rodrigo Fontenelle - Curso Silvio Sande)

  • Gabarito: B

      Resolução n. 986/03, o conceito de Auditoria Interna é: 

    A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

  • A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Norma de NBC T 12 para NBC TI 01.

    RESOLUÇÃO CFC Nº 986/03

    NBC TI 01 – DA AUDITORIA INTERNA

    CONCEITUAÇÃO E DISPOSIÇÕES GERAIS

    Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna

    Esta norma trata da atividade e dos procedimentos de Auditoria Interna Contábil, doravante denominada Auditoria Interna.

    A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

    A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

    A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

  • auditoria serve para levantamento de conformidades;

    perícia serve para levantar motivos;

    vistoria serve para levantar fatos

  • Com a finalidade de ajudar a administração : auditoria interna

ID
2887912
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

“Conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, bem como a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada e determinado critério técnico, operacional ou legal. Trata-se de uma importante técnica de controle em busca da melhor alocação de recursos, não só atuando para corrigir os desperdícios, como inibir a improbidade, a negligência e a omissão mas, principalmente, antecipando-se a essas ocorrências, buscando garantir os resultados pretendidos e contribuir para agregar valor ao corpo gerencial”. Esse conceito refere-se a auditoria:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A.

    AUDITORIA INTERNA: um conjunto de procedimentos, tecnicamente normatizados, que funciona por meio de acompanhamento indireto de processos, avaliação de resultados e proposição de ações corretivas para os desvios gerenciais da entidade à qual está vinculada.

    Considera-se que unidade de auditoria interna é aquela pertencente à estrutura organizacional de entidades da Administração Pública Federal Indireta ou aos entes paraestatais de cooperação com o Poder Público que realizam serviços sociais autônomos.

    FONTE: https://www.cp2.g12.br/UAs/audit/legislacao/Auditorias%20Internas.pdf

  • Sistema de Controle Interno do Executivo Federal:

    1. A auditoria é o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal. Trata-se de uma importante técnica de controle do Estado na busca da melhor alocação de seus recursos, não só atuando para corrigir os desperdícios, a improbidade, a negligência e a omissão e, principalmente, antecipando-se a essas ocorrências, buscando garantir os resultados pretendidos, além de destacar os impactos e benefícios sociais advindos.

    http://www.cgu.gov.br/sobre/legislacao/arquivos/instrucoes-normativas/in-01-06042001.pdf

  • Auditoria Operacional:

    avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.

    Tem um viés mais interpretativo e reúne o trabalho das auditorias preventivas e operacionais. O objetivo dessa auditoria é fazer uma análise detalhista de todo o escopo, buscando encontrar gargalos e identificando pontos que podem ser otimizados. Para isso, é necessário que os auditores usem indicadores gerenciais e administrativos.

    é uma forma de inspeção realizada em uma companhia para verificar se existe um controle tributário. O auditor é responsável por analisar se todos os impostos foram pagos em dia, se houve erros no cumprimento da legislação e quais são as possibilidades para corrigir as falhas. Ele também ajuda a identificar se existe alguma vantagem fiscal (de forma legal) que pode ser aproveitada pela organização.


ID
2913637
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No tocante à Norma Brasileira de Contabilidade NBC TI 01, que trata da atividade de auditoria interna, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A auditoria interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.

II. A auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

III. A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, por escrito ou verbalmente, conforme a urgência do fato, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

IV. A atividade da auditoria interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade descobrir fraudes e agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para os órgãos de controle da administração pública.

V. A auditoria interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    III- A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho

    IV- A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

     Norma Brasileira de Contabilidade NBC TI 01

  • Questão mal elaborada.

    V. A auditoria interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

    Pra mim cabe anulação

  • Também não entendi essa assertiva (V) esta correta. Algum comentário a respeito?

  • GABARITO LETRA E.

    De acordo com as NBC TI -

    I - 12.1.2.1. - A auditoria interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.

    II - 12.1.1.3 - A auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

    III - 12.1.3.1 - A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho

    IV - 12.1.1.4 - A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

    V - 12.1.1.2 - A auditoria interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

    Fonte: http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/RES_986.pdf

  • Letra E

  • NBC TI 01 – DA AUDITORIA INTERNA

    I. A auditoria interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.

    (CORRETO CONFORME O ITEM 12.1.2.1 – Papéis de Trabalho)

    II. A auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

    (CORRETO CONFORME O ITEM 12.1.1.3 – Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna)

    III. A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, por escrito ou verbalmente, conforme a urgência do fato, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

    (INCORRETO, O ITEM QUE TRATA É O 12.1.3.1 - A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.)

    IV. A atividade da auditoria interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade descobrir fraudes e agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para os órgãos de controle da administração pública.

    (INCORRETO, O ITEM QUE TRATA É O 12.1.1.4 - A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.)

    V. A auditoria interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado

    (CORRETO CONFORME O ITEM 12.1.1.1 – Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna)

  • Sobre o comentário da Eliane, não entendi a dúvida. O item V reproduz a íntegra do disposto no item 12.1.1.2 da NBC TI 01. Não há controvérsia.

    12.1.1.2 – A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado

  • Quer dizer que pode ocorrer uma auditoria interna na Rep Fed do Brasil? Teria curiosidade em saber como se procederia...
  • Temos erros em III e IV. Vejamos:

    III – A comunicação é escrita. A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

    IV – Não tem por objetivo detectar fraude. A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

    Resposta: E


ID
5044069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca dos conceitos e das características referentes à auditoria contábil, julgue o item subsequente.


Um dos aspectos que distingue a auditoria interna da auditoria externa é o escopo do trabalho: na primeira, ele é determinado pela gerência; na segunda, pelo conselho de administração.

Alternativas
Comentários
  • O escopo da auditoria externa nada tem a ver com a administração da entidade.

    Pense q o trabalho da auditoria externa estaria totalmente comprometido caso a administração da entidade desse algum "palpite".

    A auditoria interna admite "palpite" pq os objetivos dela condizem com os objetivos da entidade: agregar valor a ela (à entidade).

    Já o objetivo da auditoria externa é aumentar o grau de confiança das demonstrações contábeis por parte dos usuários. Basicamente, ver se todas as demonstrações contábeis estão "certinhas"

  • "extensão dos trabalhos: o escopo dos trabalhos feitos pelo auditor interno normalmente é determinado pela gerência, enquanto a extensão do exame do auditor externo é determinada pelas normas usuais reconhecidas no país ou requeridas por legislação específica;"

    (Auditoria Contábil - Teoria e Prática, Crepaldi)

  • O objetivo da auditoria interna é agregar valor a administração, logo, a sua atuação depende diretamente dos interesses da entidade, que poderá ser representada pela sua gerência respectiva ou diretoria conforme o caso. Já a auditoria externa tem como objetivo gerar confiança para a sociedade, logo, não se submete a interesses da entidade, mas aos regramentos específicos: normas de auditoria e legislação contábil em geral.

    Resposta: errado 

  • Gab. E

    Basta lembrar que a auditoria externa é realizada por auditores independentes, que não possuem relação com a empresa auditada, para atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras, tendo como escopo regulamentos e normas, como as NAT.

    Assim, se o escopo da auditoria externa fosse determinado pelo conselho de administração, haveria comprometimento da imparcialidade e independência da auditoria. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Enquanto o escopo da Auditoria Interna é elaborarado pela ADM da empresa, o escopo da Auditoria Externa é determinada pelas normas de Auditorias.

  • Um dos aspectos que distingue a auditoria interna da auditoria externa é o escopo do trabalho: na primeira, ele é determinado pela gerência; na segunda, pelo conselho de administração. errado

    O escopo da Auditoria Externa é determinada pelas normas de Auditorias.

    Bendito serás!!

  • Mas o ato ilícito não é o OBJETO da obrigação de indenizar. O objeto será a indenização em si, não?