SóProvas


ID
1376683
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Geraldo é aprovado em concurso público para ocupar o cargo de Analista de Trânsito do Estado W. O órgão competente estadual formula uma consulta sobre como o agente de trânsito deveria proceder no caso de violação à legislação de trânsito, com previsão de multa e se poderia ocorrer a liberação com a promessa de não mais existir a infração.
Geraldo aduz, no seu parecer técnico, que a natureza de tais atos seria

Alternativas
Comentários
  • Em sendo constatada, pelo agente de trânsito competente, a prática de infração, passível de multa, inexiste espaço para juízos de conveniência e oportunidade. Dito de outro modo, não há discricionariedade entre punir ou não punir. O agente tem o dever legal de agir, sob pena de ele mesmo incorrer em ilegalidade, em faceta omissiva. Deverá, portanto, lavrar o auto de infração pertinente, por se tratar de ato administrativo vinculado.

    Gabarito: C

  • letra C - VINCULADA

    Quer dizer que Geraldo é obrigado a multar no caso de infração de trânsito. A lei não lhe confere margem de escolha.

    Todos os poderes da adm. pública são ao mesmo tempo deveres.

    Toda vez que a administração pública pode atuar visando o interesse público, ela DEVERÁ ATUAR.

    Matheus Carvalho - CERS 

  • '' O órgão competente estadual formula uma consulta sobre como o agente de trânsito deveria proceder no caso de violação à legislação de trânsito, com previsão de multa e se poderia ocorrer a liberação com a promessa de não mais existir a infração. '' OU SEJA, O ÓRGÃO DIZ EXATAMENTE COMO O AGENTE PÚBLICO DEVE AGIR, SEM MARGEM DE LIBERDADE PARA ESCOLHA, DE FORMA VINCULADA.


    GABARITO ''C''
  • Poder Vinculado:

    - Fazer o que a lei determina;

    - Não gera poder de escolha, ou seja, está o administrador preso (vinculado) aos ditames da lei.

    - Não conveniência e oportunidade.

  • Questão em tela poderia ser melhor formulada. Quesito formulação: fraco.

  • questão embaracada, como resolver uma questão dessa se vc não entende o enunciado

  • ENUNCIADO BEM B@ST#....Mas com as alternativas apresentadas da pra resolver. Uma vez identificada a infração o agente DEVE aplicar a penalidade(PODER VINCULADO), poderá haver discricionariedade quanto a forma da aplicação da penalidade.

  • Enunciado BOSTA. Entendi nda

  • Em sendo constatada, pelo agente de trânsito competente, a prática de infração, passível de multa, inexiste espaço para juízos de conveniência e oportunidade. Dito de outro modo, não há discricionariedade entre punir ou não punir. O agente tem o dever legal de agir, sob pena de ele mesmo incorrer em ilegalidade, em faceta omissiva. Deverá, portanto, lavrar o auto de infração pertinente, por se tratar de ato administrativo vinculado.

    Gabarito: C

  • Como o enunciado aduz " ...consulta sobre como o agente de trânsito deveria ( ELE DEVE) proceder (ATO VINCULADO) no caso de violação à legislação de trânsito, com previsão de multa..."

     

    GAB  C

  • A gradação da sanção é discricionária!

    A aplicação da multa é ato vinculado.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • A galera complica demais.

    A resposta da questão, em miúdos, é a seguinte: se um camarada desrespeita uma norma de trânsito, o agente de trânsito não pode escolher se vai ou não aplicar a multa. Nesse caso, o ato é vinculado. A lei determina.

    Pronto.

  • Falou em ato vinculado,

    lembre-se que o agente público pratica o ato em conformidade com a lei ( se houve a infração de trânsito, você é obrigado a multar )

    rapa a caneta, cumpra a lei e honra todo tempo que você passou se dedicando aos estudos .

    Gab: C