SóProvas


ID
1376770
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Transportes e Trânsito
Assuntos

Com relação aos principais controles semafóricos em tempo real, analise as alternativas a seguir:

I. No sistema SCOOT, os laços detectores monitoram todas as vias que concorrem aos semáforos controlados.

II. No sistema SCATS, os tempos semafóricos são controlados em função da demanda de tráfego e da capacidade do sistema.

III. O sistema ITACA é semelhante ao sistema SCOOT, porém, no sistema ITACA, o processo de identificação do congestionamento é feito através de um padrão de ocupação do detector.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • "O sistema inglês SCOOT (Split, cycle and Offset Optimization Techinque) é o mais utilizado no mundo. As entidades que estruturam o SCOOT são área, região, nó, link e detector. Os laços detectores são instalados para monitorar todas as vias que concorrem aos semáforos controlados. Os dados são coletados a cada 250 milisegundos (1/4 segundo), processados e armazenados. As informações coletadas subsidiam as decisões para uma melhor coordenação, bem como para recalcular os respectivos tempos dos estágios. O sistema projeta o perfil de demanda para um curto período de tempo no futuro, para estimar o perfil de demanda no próximo ciclo. Assim, o programa determina os pontos de ótimo dos parâmetros: tempo de ciclo, de fases e de defasagem.


    (...)


    O sistema australiano SCATS (Sydney Co-ordinated Adaptive Traffic System) ajusta os tempos semafóricos do sistema em resposta à demanda de tráfego e à capacidade do sistema. Tal sistema foi desenvolvido sob uma configuração modular para ser adaptável desde cidades pequenas até grandes centros. A filosofia de controle do SCATS é baseada na fase, no entanto, é possível a implementação do controle baseado em grupos semafóricos.


    (...)


    O sistema espanhol ITACA tem seus principais conceitos semelhantes ao SCOOT. Ambos buscam otimização dos tempos semafóricos através de pequenas e freqüentes alterações nos tempos de verde, de ciclo e nas defasagens em função do padrão de trânsito reconhecido através dos detectores de tráfego. O que difere o ITACA é o processo de identificação de congestionamento, que é feito através de um padrão de ocupação do detector, enquanto que o SCOOT utiliza a informação de ocupação do link."


    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAjQ0AA/engenharia-trafego-ii?part=7