SóProvas


ID
1378741
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

É como se a floresta se dissolvesse: o sul do Amazonas perdeu cerca de 2 milhões de hectares de floresta por ano nesta década. O Ibama, que deveria conter a devastação, olha tudo de longe. Monitora imagens de satélites em Manaus, a cerca de 500 quilômetros. Na região onde motosserras e o fogo dizimam a floresta, os fiscais só aparecem uma vez por ano e ficam por um mês. Nessa época, os madeireiros tiram suas férias. “Quan- do a gente entra nas serrarias, vê dezenas de caminhões parados”, revelou o analista ambiental Geraldo Motta.

O madeireiro Vítor José de Souza, dono de uma serraria em Santo Antônio do Matupi, diz que a ausência do Estado favorece a devastação: “Um plano de manejo florestal leva 18 meses para sair porque tem de vir alguém de Manaus para fazer a vistoria”. Nesse meio tempo, os madeireiros clandestinos agem. O manejo florestal, garante Souza, gera mais dinheiro que o boi ou a agricultura: “Um lote de 100 hectares produz madeira suficiente para o cara viver sem fazer mais nada. Por que ele iria querer só desmatar?” Migrante do Paraná, Souza detém seis planos de manejo para abastecer a serraria.


(Adaptado de: “Ibama fiscaliza o sul do Amazonas por satélite” Grandes Reportagens: Amazônia. São Paulo, nov.-dez./2007. p. 48)

Depreende-se corretamente do texto:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    e) na região amazônica, há pelo menos dois modos de exploração da madeira: um, marcado pela ilegalidade; outro, caracterizado pela sustentabilidade.
    1 - Devastação clandestina
    2 - Manejo florestal.


    OBS:
    Na letra D, o erro está em dizer que a ausência do Estado deixa caminho livre ao manejo de terras pelas madeireiras. O fato é que com a ausência do Estado deixa o caminho livre para a devastação clandestina, sem fiscalização.

  • Manejo Florestal é sinônimo de sustentabilidade? a não ser que " o manejo florestal referido no texto, viesse explicitado a palavra sustentável' fato que não ocorre:

    Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais. Em hipóte alguma há a palavra sustentabilidade relacionada à exploração das madeiras, que ao meu ver, trata-se de uma exploração mercantil sem nenhum critério de sustentação e preservação.
     

  • Pessoalmente, considerei a D correta porque o fazendeiro que tenta fazer o manejo, em contraponto à ilegalidade de algumas madereira, demora 18 meses pra conseguir uma lincença. Isto é, há uma ausência do estado pra quem pretende realizar o manejo correto. No mais, há no texto: "diz que a ausência do Estado favorece a devastação". Realmente, não consegui entender o gabarito.