Análise SWOT (diagnóstico)
A análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico estratégico utilizada para analisar o ambiente interno e o ambiente externo à organização. A sigla SWOT significa strengths (pontos fortes), weaknesses (pontos fracos), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Os dois primeiros componentes fazem parte do ambiente interno e são conhecidos como variáveis controláveis; os dois últimos representam o ambiente externo e são as variáveis não controláveis. Vamos esquematizar tudo:
Ambiente interno (variáveis controláveis):
Pontos fortes (strengths) - são competências, fatores ou características internas positivas que a organização possui – Ex.:
funcionários capacitados; e
Pontos fracos (weaknesses) - são deficiências, fatores ou características internas negativas que prejudicam o desempenho e o cumprimento da missão organizacional – Ex.: funcionários não capacitados.
Ambiente externo (variáveis não controláveis):
Oportunidades (opportunities) - as oportunidades são as forças externas à organização que influenciam positivamente no
cumprimento da missão, mas que não temos controle sobre elas – Ex.: mercado internacional em expansão; e
Ameaças (threats) - são aspectos externos à organização que impactam negativamente no desempenho e no cumprimento da
missão – Ex.: governo cria um novo imposto.
Fonter: Hebert Almeida — Estratégia Concursos
questão didática sobre a análise SWOT=Q157029
III. As oportunidades e ameaças são fatores externos de criação ou destruição de valor, que não estão sob influência da empresa, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado, ou de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais.