-
CERTO.
O item se baseia no artigo “Os Paradigmas da Administração Pública no Brasil (1990 – 92)”, de Tania Margarete Mezzomo Keinert.
A autora apresenta três fases para a administração pública burocrática no Brasil, dado o longo período que esse modelo vigorou no país. Segundo a autora, a primeira fase refere-se ao Estado Administrativo, do período de 1930 a 1945; a segunda fase corresponde ao período de 1946 a 1964, chamado de administração para o desenvolvimento; e, por fim, a terceira fase, chamada de intervencionismo estatal (1965 a 1979).
É esse último período que a questão aborda. A autora do artigo enfatiza o seguinte:
Nesta época, o Estado começa a gerir grandes organizações, ocorrendo um crescimento da máquina governamental com vistas a aumentar sua capacidade de intervenção, centralização e controle.
O Decreto-Lei 200, de 1967, estatuto básico da reforma administrativa do governo militar, reafirmou a importância do planejamento (entendido sob uma ótica tecnicista), garantiu a expansão das empresas estatais e centralizou o controle na Secretaria de Planejamento (SEPLAN).
https://concurseiro24horas.com.br/artigo/544/comentarios-prova-agente-de-policia-federal-disciplina-de-administracao.html
-
Exato pela ordem tecnista, de análise.
-
Tecnicista - O método usado é na transmissão do conhecimento taylorista, no qual as tarefas são divididas entre os técnicos de ensino incumbidos do planejamento racional e do trabalho educacional e cabe ao professor a execução dos objetivos pré-estabelecidos.
Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/tecnicista/
-
Tecnicismo: refere-se ao abuso da tecnicidade, ou seja, o uso excessivo ou a supervalorização dos aspectos técnicos de algo, muitas vezes em detrimento do conjunto dos outros aspectos que possam caracterizá-lo.
-
"De fato o DL 200/67 foi editado durante o governo militar, e representou seu principal avanço em termos de reforma administrativa. Além
disso, um dos seus princípios era o planejamento, a ser conduzido de forma tecnicamente viável."
GABARITO: Certo."
Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos.
-
o problema é que associamos tecnicismo com burocracia...e o cespe sabendo disso vem com um artigo q só Moisés sabe de onde veio e joga a palavrinha do capeta pra confundir o candidato...
moral da história
errei gostoooso
kkkkkkkk
-
"reafirmou a importância do planejamento entendido sob uma ótica tecnicista."
Reafirmou a importância do Planejamento de forma técnica! Não confundir com o medelo de gestão que prioriza a ótica Tecnicista (Burocrático).
Viva o Carcará do Sertão!!!
-
Sob a ótica tecnicista, pois caberia aos agentes públicos. Qnd se tem uma ótica tb política, busca-se a introdução da sociedade nesse processo.
-
Resposta comentada pelo professor Rodrigo Renno:
A questão é um pouco complexa, mas a frase está correta. O planejamento é sim um dos princípios da reforma de 1967 e está no decreto.
E o que seria essa visão "tecnicista" do planejamento? Seria um planejamento feito "dentro do Estado", sem uma discussão de suas diretrizes com a população, com a sociedade civil. Seria a ideia de um planejamento construído pelo corpo burocrático, pelos técnicos do governo, mais focada em métodos e ferramentas. Daí seu nome "tecnicista". O gabarito é questão certa.
At.te, CW.
-
Algumas passagens no DL 200/67 que confirmam que o planejamento era executado sob uma ótima tecnicista:
TITULO XI
DAS DISPOSIÇÕES REFERENTES AO PESSOAL CIVIL
CAPÍTULO I
DAS NORMAS GERAIS
Art . 97. Os Ministros de Estado, mediante prévia e específica autorização do Presidente da República, poderão contratar os serviços de consultores técnicos e especialistas por determinado período, nos têrmos da legislação trabalhista.
TITULO XIII
DA REFORMA ADMINISTRATIVA
Art. 153. Para implantação da Reforma Administrativa poderão ser ajustados estudos e trabalhos técnicos a serem realizados por pessoas físicas ou jurídicas, nos têrmos das normas que se estabelecerem em decreto.
-
Meu ponto de vista é o seguinte:
Concordo mais com o nosso amigo Diego Henrique do que com o Rodrigo Renno (que por sinal acho muito fraco).
Acredito que o Cespe levou e consideração a caracteristica marcante do decreto 200/67 que foi a Descentralização da Máquina Adm.
Como nós sabemos, a descentralização de serviços publicos tem como base o Princípio da Especialização.
Logo, sem mais delongas, é claro que o decreto reafirmou, em um momento de descrença na capacidade do Estado conceguir gerenciar todo aparelho administrativo de forma centralizada, o planejamento Técnico.
Como?
Descentralizando o a Adm Direta com base em serviços públicos especializados e técnicos.
-
Correta. O Decreto-lei 200/67 buscou elucidar alguns princípios de gestão, entre eles o entendimento do planejamento como o processo de definir objetivos e delinear planos de ação.
Em que pese, não tenha apresentado um novo modelo de gestão colaborou para o PDRAE que seria apresentado na década de 90.
-
Gabarito: CERTO.
- O DL 200/67 foi editado durante o governo militar, e representou seu principal avanço em termos de reforma administrativa.
- Um dos seus princípios era o planejamento.
- O decreto é notadamente tecnicista, ou seja, leva-se a cabo as análises técnicas para rearranjo da administração pública.
PONTO DOS CONCURSOS.
-
-
Credo que Diabo é isso tecnista? Acertei mais sei lá o que é essea ótica tecnista.
-
Essa você coloca na certa e fecha o olho kkkkk
-
- O DL 200/67 foi editado durante o governo militar, e representou seu principal avanço em termos de reforma administrativa.
- Um dos seus princípios era o planejamento.
- O decreto é notadamente tecnicista, ou seja, leva-se a cabo as análises técnicas para rearranjo da administração pública.
-
O Decreto-lei n.º 200/1967, estatuto básico da reforma administrativa do governo militar, reafirmou a importância do
planejamento entendido sob uma ótica tecnicista.
Certo
Ótica tecnicista= uso excessivo da força ou exagero nas atitudes.
Características do Governo Militar, haja vista que a sociedade não participava das decisões da administração.
-
REAFIRMOU????? Como assim, se não existia, ela implementou...
-
Nem pesquisando na internet conseguir o significado dessa palavra kkk
-
E quanto à palavra 'reafirmou'? No caso de estar correta a questão, onde antes foi afirmado o princípio do planejamento sob a ótica tecnicista?
-
Um dos principais fundamentos da Administração, de uma forma geral, é o de PLANEJAMENTO, em conjunto com os processos de organização, direção e controle. Desta forma, pode-se interpretar que, o decreto-lei 200 vem REAFIRMAR tal fundamento da "Administração Geral" em seu texto. No que concerne o conceito de ÓTICA TECNICISTA, esta está relacionada ao caráter extremamente técnico a ser aplicado no serviço público.
-
►O Decreto-lei n.º 200/1967, estatuto básico da reforma administrativa do governo militar, reafirmou a importância do planejamento entendido sob uma ótica tecnicista.
Visão “tecnicista” do planejamento seria um planejamento feito “dentro do ESTADO”, sem uma discussão de suas diretrizes com a população, com aval desta. Seria a ideia de um planejamento construído pela alta cúpula do governo.
Fonte: Qconcursos.