SóProvas


ID
1380589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item abaixo, acerca de cultura organizacional.

Os aspectos observáveis da cultura organizacional incluem as histórias, os ritos, os rituais e os símbolos que são compartilhados pelos membros da organização.

Alternativas
Comentários
  • Questão já cobrada em prova anterior da Polícia Federal. Gabarito: CERTO

    EPF/2013

     Q323825   Prova: CESPE - 2013 - Polícia Federal - Escrivão da Polícia Federal

    Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Cultura Organizacional; 



    Elementos como símbolos materiais, rituais, linguagem integram um sistema de valores que são compartilhados pelos membros de uma organização e definem a cultura da instituição.


    Gabarito: CERTO

  • Ou seja a cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de comportamentos, atitudes, hábitos, crenças, superstições de um grupo de pessoas, que são estabelecidos através de normas, valores, e expectativas compartilhados por todos os membros da organização (todos os níveis). Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. 
    fonte: Professora Giovanna Carranza (EuVouPassar)

    GAB CERTO

  • CERTO.

    Conforme Lacombe (2011), os níveis componentes de uma cultura organizacional podem ser classificados e analisados em três camadas ou pilares: artefatos visíveis (símbolos, histórias, heróis, lemas, cerimônias), valores compartilhados ou valores visíveis e conscientes (valores importantes e relevantes que determinam o comportamento dos membros da organização e que justificam suas ações) e pressuposições ou premissas básicas (crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam).



    De forma mais detalhada temos:


    Primeiro nível - artefatos visíveis: comportamentos e criações. Dentro de uma visão ampla, a cultura é vista como os valores e expectativas comuns, da mesma forma que as histórias, lendas, rituais, símbolos e cerimônias. São apenas os sintomas da cultura, seus artefatos visíveis; o que realmente importa são as premissas básicas que estão por trás dessas aparências, isto é, aquilo que justifica os valores e as expectativas.


    Segundo nível - valores compartilhados ou valores visíveis e conscientes: correspondem às prioridades dadas ao desempenho na função, à capacidade de inovação, à lealdade, à hierarquia e às maneiras de resolver os conflitos e problemas entre outros. Esses valores se manifestam também na estrutura organizacional, nas políticas, nas normas e nos mecanismos para o exercício da autoridade.



    Terceiro nível - pressuposições ou premissas básicas: essas premissas dizem respeito ao que se pensa sobre a natureza humana, sobre a existência e as relações sobrenaturais, sobre o relacionamento com o ambiente, sobre a natureza das relações humanas e da intimidade entre as pessoas e da atividade humana, do trabalho e do divertimento, da realidade e da ética, os quais constituem o terceiro nível da cultura.



    LACOMBE, F. J. M.. Recursos humanos: princípios e tendências. 2ª ed.. São Paulo: Saraiva, 2011. 

    https://concurseiro24horas.com.br/artigo/544/comentarios-prova-agente-de-policia-federal-disciplina-de-administracao.html

     

  • Segundo Chiavenato:
    Sobre a aprendizagem da cultura organizacional
    "Os funcionários aprendem a cultura organizacional de várias formas, como histórias, rituais, símbolos materiais e linguagem" 

    Fonte: Gestão de Pessoas, Idalberto Chiavenato, Segunda Edição, pág. 174

  • Artefatos: Fazem parte do primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Tudo aquilo que se vê, ouve e sente qd se depara com uma organização. São compostos por produtos, serviços e padrões de comportamento. Ex: como as pessoas se vestem, as histórias, os lemas, os heróis, as cerimônias anuais.

    Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores que se tornam importantes p/ as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.

    Pressuposições básicas: Constituem o terceiro nível, o mais oculto e profundo. São as crenças inconscientes, as percepções, os sentimentos e as pressuposições dominantes e nas quais os membros da organização acreditam.

    Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato - pág 225

  • os pressupostos básicos e os valores não são diretamente observáveis, já os artefatos são os elementos observáveis, que podem ser representados por elementos tangíveis ou intangíveis, como histórias, ritos, rituais e símbolos e que são compartilhados pelos membros da organização.

  • cespe mencionou  "Observaveis" e não tangíveis, ouse ja, tds acima são observáveis e podem ser passados a diante.

  • tooop

  • As histórias, os ritos, os rituais e os símbolos são ARTEFATOS INTANGÍVEIS, Logo OBSERVÁVEIS como qualquer ARTEFATO, visto que temos os artefatos tangíveis (ex: como as pessoas se vestem, as cerimônias anuais, etc) e os intangíveis, que citei inicialmente.

     

     

    Espero ter contribuido.

  • cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.

    Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais.

    Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

    essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.

    A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.

    Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

    No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.

     

    http://www.coladaweb.com/administracao/cultura-organizacional

  • QUESTÃO CORRETA. Artefatos, como descritos na assertiva (histórias, os ritos, os rituais e os símbolos), são observáveis.

  • Artefatos: São visíveis, superficiais e perceptíveis. Quando eu penso em “artefatos” penso em antiguidades de colecionadores, como vasos antigos, por exemplo, que nada mais são do que artefatos da cultura que os produziu. Assim é certeza de acertar na prova: eles são visíveis.

    Representam o primeiro nível da cultura organizacional. Símbolos, heróis, lemas, eventos da organização são exemplos de artefatos.

     

    Fonte: Apostila Estratégia.

  • Gab: CERTO

    Artefatos são mais SUPERFICIAIS, você consegue VER e PERCEBER. São coisas CONCRETAS. São todos os eventos que podem nos mostrar como é a cultura da organização!

     

    Valores compartilhados é tudo aquilo que se torna RELEVANTE, IMPORTANTE para as pessoas. É totalmente aceito pelos mebros da organizção. São criados pelos FUNDADORES. SÃO INVISÍVEIS.

     

    Presupostos básicos são as CRENÇAS INCONCIENTES e INQUESTIONÁVEIS, que estão no nível mais profundo, SÃO PERCEPTÍVEIS a partir de uma investigação mais profunda da Cultura Organizacional. São os valores, as crenças, percepções, sentimentos compartilhados, etc.

     

    Fonte: Minhas anotações e resumos.

  • Correto. Conforme vimos no modelo de Schein há elementos que são identificáveis na cultura organizacional e através dele que os valores são passados e compartilhados entre os membros.

  • Gab: correto

    A cultura constitui a maneira pela qual cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente. É uma complexa mistura de pressuposição, crença, comportamentos, historias, mitos, metáforas e outras ideias que, consideradas juntas, representam o modo particular de uma organização funcionar e trabalhar.

     

    Chiavenato

  • "histórias" observável? Tá né....

  • Gabarito: CERTO

     

    A questão trata dos níveis da cultura organizacional. A classificação mais utilizada em concursos destes níveis da cultura organizacional é descrita por Schein. De acordo com ele a cultura existe em três níveis: artefatos, valores e pressupostos básicos. Os artefatos são aqueles aspectos visíveis, que temos contato assim que entramos em uma organização. São os aspectos que são mais facilmente alterados. São, portanto, os aspectos observáveis.

     

    Como exemplos, temos: os mitos, tabus e estórias (artefatos verbais); as fastas

     

    Professor: Rodrigo Renó

  • Os valores são compartilhados, mas como são a camada central, ás vezes não se tem facilidade de vê-los, mas são observáveis, de fato.

  • CERTO

     

    De acordo com Schein, a cultura possui 3 níveis: artefatos, valores e pressupostos básicos.

    Por sua vez, os artefatos possuem 3 tipos: verbais (mitos, tabus, heróis, estórias); comportamentais (festas, rituais, cerimônias) e físicos (símbolos e normas).

     

    Administração Geral para concursos -  Rodrigo Renno, 3ª edição.

  • vou ali olhar a história da minha empresa...já volto..........

  • Elementos da cultura organizacional, segundo Schein:

     

    Artefatos visíveis;

    Valores organizacionais;

    Pressupostos básicos.

  • Essa prova de 2014 foi mamão c açúcar hem

  • FOCO NA LEITURA !!!

    A própria introdução nos referencia a resposta evidente

    • Os aspectos "OBSEVÀVEIS"... organização.

    denota experiência que só se trena através da observação ou práticas. Satisfazendo assim os tópicos supramencionados, histórias, ritos, rituais e símbolos.

    Ou seja... CERTO.

    "Filho de peixe, peixinho é".

  • FOCO NA LEITURA !!!

    A própria introdução nos referencia a resposta evidente

    • Os aspectos "OBSEVÀVEIS"... organização.

    denota experiência que só se trena através da observação ou práticas. Satisfazendo assim os tópicos supramencionados, histórias, ritos, rituais e símbolos.

    Ou seja... CERTO.

    "Filho de peixe, peixinho é".

  • História como observáveis ? Caramba kkk
  • Perfeito! Os aspectos observáveis, também chamados de artefatos constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial e, portanto, o mais visível. Os artefatos são as coisas que se pode ver, ouvir e sentir quando se depara com uma organização cuja cultura não é familiar. Os artefatos são os aspectos visíveis quando se percorre os escritórios de uma organização, como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais são as coisas relevantes para elas.

    Lembrando que o enunciado está utilizando a classificação de Schein (mais utilizada).

    O conceito de artefato para Schein ele é mais amplo. Segundo Maximiano, os artefatos seriam aspectos visíveis, enquanto para Schein, além de aspectos visíveis, são artefatos “as coisas que as pessoas conversam”. Assim, considerando que as histórias, os heróis e os mitos são narrativas perpetuadas pela tradição oral, na perspectiva de Schein, esses componentes também são artefatos.

     

    Gabarito: CERTO

  • Meu Deus, aí uma pessoa humilde que só tem acesso a forma da cebola vê isso e chora, todo dia um autor diferente inventa um novo conceito pra cultura Organizacional, daqui uns dias vou inventar uma também