-
Gab. Errado
Insubsistência = Desaparecimento/sumiço
Superveniência = Surgimento
Logo,
Superveniência Ativa = receita
Superveniência Passiva = despesa
Insubsistência do Passivo = receita
insubsistência do Ativo = despesa
-
ERRADO (gab preliminar). Porém o prof. Gabriel Rabelo discorda:
"Basicamente, temos de saber discernir as superveniências ativas e passivas das insubsistências ativas e passivas. As superveniências ativas são fatos inesperados que acontecem e aumentam o patrimônio da entidade, gerando receitas. Os exemplos clássicos são o nascimento de rebanho ou o recebimento de uma herança.
As superveniências passivas representam justamente o contrário. São fatos inesperados que diminuem a situação líquida patrimonial da empresa, como, por exemplo, um julgamento desfavorável em processo judicial ou perante determinado conselho de contribuintes de um fisco.
Por seu turno, temos as insubsistências ativas ou insubsistência do passivo e as insubsistências passivas ou insubsistências do ativo. As insubsistências ativas ou insubsistência do passivo são fatos que deixam de existir, gerando receitas para a empresa. O exemplo clássico aqui é o perdão de uma dívida.
Já as insubsistências passivas ou insubsistências do ativo são fatos que deixam de existir, qualquer que seja o motivo, causando uma diminuição do PL, pela geração de despesas. O exemplo aqui é a morte de um animal da entidade ou o perdão de uma dívida de determinado cliente.
Portanto, o gabarito está correto. As superveniências ativas (nascimento de um bezerro, por exemplo, uma receita) têm efeito contrário ao das insubsistências passivas (morte de um bezerro, por exemplo, uma despesa). Com efeito, solicitamos a troca de gabarito."
-
Insubsistência DO passivo é diferente de Insubsistência PASSIVA.
- Superveniência: Surgimento
* Ativa: Surgimento de receita
* Passiva: Surgimento de despesa
- Insubsistência: Desaparecimento
* Ativa ou Do Passivo: Desaparecimento de Despesa (de um passivo)
* Passiva ou DO Ativo: Desaparecimento de Receita (de um ativo)
--> Portanto: Subsistência Ativa tem resultado patrimonial diverso de Insubsistência Passiva.
A banca se confundiu nos nomes, contrariou a resolução do CFC e deu gabarito como ERRADO. Mas da forma como esta escrito, seria CERTO.
-
Acredito que a banca só considerou errado por um fato ser considerado Desaparecimento e o outro surgimento, embora os dois fatos sejam receitas.
-
Cara, o Cespe errou feio nesta questão . E o pior é que não teve a humildade de reconhecer o erro.
Quantos candidatos bem preparados não saíram prejudicados nesse concurso?
Aff, é de revoltar qualquer um!!!!
-
Superveniência é a condição de algo que vem além, que adiciona ou acresce. Em contabilidade, significa algo que provoca aumento do ativo ou do passivo, aumentando ou diminuindo a situação líquida. Pode ser ativa ou passiva.
Superveniência Ativa ocorre quando um fato surge aumentando o ativo. Tem efeito positivo. Ex. Nascimento de um bezerro.
Superveniência Pasiva ocorre quando um fato surge aumentando o passivo. Tem efeito negativo. Ex. Os juros de mora por atraso no pagamento de uma obrigação.
Insubsistência é a condição de algo que deixa de existir, que desaparece.
Quando passiva, a insubsistência tem efeito negativo. Ex.: A morte de um animal no rebanho. Provoca a diminuição do ativo, e por conseguinte, a diminuição da situação patrimonial. Como se trata de um desaparecimento do ativo, temos uma insubsistência DO ativo ou insubsistência passiva.(efeito negativo)
Quando ativa, a insubsistência tem efeito positivo. Ex.: O perdão de uma dívida. Provoca a diminuição do passivo, e por conseguinte, o aumento na situação patrimonial. Como se trata de um desaparecimento de passivo, temos uma insubsistência DO passivo ou insubsistência ativa (efeito positivo).
A questão fala da oposição entre os EFEITOS PATRIMONIAIS das:
Superveniência Ativa: EFEITO POSITIVO.
Insubsistência Passiva: EFEITO NEGATIVO.
Bizu: Insubsistência Ativa = Insubsistência do Passivo
Insusbistência Passiva = Insubsistência do Ativo
O CESPE, ao meu ver, errou FEIO.
-
O CESPE adotou nessa questão um posicionamento já ultrapassado, apenas isso, onde insubsistência do passivo é diminuição do passivo, logo, aumento do PL.
Esse entendimento contraria o histórico de entendimento da própria banca e também o atual posicionamento da STN sobre insubsistência Passivas e Ativas.
Deveriam ter alterado o gabarito.
-
-
Não consigo aceitar que tenha errado essa quetao em 2014, mas faz parte, segue a vida.
-
´Sou só eu que não gosto deste professor Claudio Alves? Nossa, não consigo entender as explicações deste cara!
-
Cespe e suas arbitrariedades, mas seguem explicações de Ricardo J. Ferreira, por sinal, foram ótimas:
Superveniências e Insubsistências do Ativo e do Passivo - AFRF 2003
Na prova para auditor-fiscal da Receita Federal de 2003, três contas causaram estranheza: Insubsistências Passivas, Insubsistência Ativa e Superveniências Passivas. Vejamos como são classificadas essas contas.
Insubsistência Passiva - "Insubsistência" é a condição de algo que deixa de existir, que desaparece. O vocábulo "passiva" tem o sentido de "negativa" ou "que causa efeito negativo", o que não pode ser confundido com a expressão "do passivo" (das obrigações, do passivo exigível). Desse modo, a insubsistência passiva é relativa àquilo que, ao deixar de existir, provoca efeito negativo sobre o patrimônio. A mercadoria perdida em um incêndio, por exemplo, é uma insubsistência passiva. Não se trata, porém, de uma insubsistência do passivo. Como o que deixou de existir foi um bem, com a perda da mercadoria, houve insubsistência do ativo.
Portanto, a conta Insubsistências Passivas é de despesa (de natureza devedora).
Insubsistência Ativa - Por analogia, "insubsistência ativa" é quando algo que deixa de existir provoca o aumento do patrimônio, vale dizer, significa "o efeito positivo de algo que deixa de existir". Exemplo: a prescrição de uma dívida, que é uma insubsistência do passivo.
A conta Insubsistências Ativas é de receita (de natureza credora).
Superveniência - "Superveniência" é a condição de algo que vem além, que adiciona. Em contabilidade, significa algo que provoca o aumento do ativo ou do passivo, aumentando ou diminuindo a situação líquida. Se a superveniência é passiva, tal aumento tem efeito negativo. Exemplo: os juros de mora por atraso no pagamento de uma obrigação aumentam a dívida, provocando efeito negativo sobre o patrimônio. Assim, tem-se uma superveniência passiva (despesa). Se a superveniência é ativa, ocorre o aumento do patrimônio (receita). Exemplo: o recebimento de doação.
Insubsistência do Passivo - Consiste no desaparecimento de uma dívida. Observe que a insubsistência do passivo é uma insubsistência ativa (tem efeito positivo sobre o patrimônio).
Insubsistência do Ativo - Consiste no desaparecimento de um bem ou direito. A insubsistência do ativo é uma insubsistência passiva (tem efeito negativo sobre o patrimônio).
Insubsistência do Ativo → Redução do Ativo → Insubsistência Passiva → Despesa
Insubsistência do Passivo → Redução do Passivo → Insubsistência Ativa → Receita
Superveniência do Ativo → Aumento do Ativo → Superveniência Ativa → Receita
Superveniência do Passivo → Aumento do Passivo → Superveniência Passiva → Despesa
-
Essa questão faz parte de qual tópico do edital?
Grato.
-
Não sei o que é pior: o CESPE errar desse jeito ou pagar para um professor do qconcursos dar uma resposta ruim e errada como essa
-
Insubsistência Passiva = insubsistência do ATIVO, ou seja, redução do ativo. Ex: morte de um bezerro
Superveniência do Ativo = aumento do ativo. Ex: Nascimento de um bezerro
Insubsistência passiva não é a mesma coisa que insubistência do passivo.
Insubsistência passiva = insubsistência do ativo
Insubsitência ativa = insubsistência do passivo
Portanto o gabarito deveria ser correto, pois possuem sim efeitos opostos (superveniência ativa aumenta o PL) e (insubsistência passiva diminui o PL).
-
É evidente que a assertiva está correta. O examinador não diferenciou corretamente os termos.
Em 2016, na prova de contabilidade da FUNPRESP, mudou o examinador da banca ou, pelo jeito, estudou um pouco mais e usou os termos corretamente como se pode observar na seguinte assertiva:
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: FUNPRESP-JUD Prova: Analista - Contabilidade
Acerca da apuração de resultados, julgue o item subsequente.
Insubsistência ativa e insubsistência do passivo são termos sinônimos e correspondem ao desaparecimento de um passivo, o que implica a geração de uma receita. ITEM CORRETO (Gabarito definitivo)
-
essa questão ta fritando minha cabeça!
-
Justificativa do Cespe: Gabarito mantido. As superveniências ativas registram a geração natural de novos ativos sem a interferência de terceiros, o que resulta no crescimento do patrimônio. Já as insubsistências passivas registram extinção de passivos, sem a correspondente extinção de ativos ou crescimento de outros itens do passivo, o que também resulta no crescimento do patrimônio. Não se trata, portanto, de um efeito patrimonial oposto, como é afirmado no item.
-
Essa eu acertei na prova em 2014.. E ja vi varios professores de contabilidade dar gabarito como correta.
-
Gabarito correto é "C".
Superveniências Ativas = Receitas
Insubsistências Passivas = Despesas
Logo para o gabarito ser "E" deveria ser "Insubsistência do Passivo".
-
Superviniência Ativa = Gera RECEITA
Superveniência Passiva = Gera DESPESA
Insubsistência Ativas ou Insubsistência do Passivo = Uma coisa deixa de existir e gera RECEITA
Insubsistência Passivas ou Insubsistência do Ativo = Uma coisa deixa de existir e gera DESPESA
-
o problema é errar uma questão dessas e ainda perder outra questão.
existe não isso.
-
Gab. Errado!
O efeito oposto de aumentar Receita é diminuir Receita e não aumentar despesa.
Essa seria uma forma de tnterpretar!
-
O item afirma que "há efeito patrimonial oposto". ERRADO!
Superveniência ativa:
Débito dos ativos (aumento dos ativos)
Crédito de receita (é uma variação aumentativa / aumento patrimonial)
Insubsistência passiva:
Débito dos passivos (diminuição dos passivos)
Crédito de receita (é uma variação aumentativa / aumento patrimonial)
-
Gustavo, sua definição de Insubsistência passiva está errada. Vc deu a definição de insubsistência do passivo = insubsistência ativa. Insubsistência passiva é diferente de insubsistência do passivo.
Pulem pra resposta da Sabrina, que dá para entender o que ocorreu em relação a esta questão.
-
Galera, a explicação desse professor Cláudio Alves está errada. Pq ele debita um passivo e credita uma receita?? Queria entender esse lançamento dele.
Vejam o comentário do Professor Gustavo Muzy.
Comentário: As superveniências ativas estão relacionadas a receitas, ao aumento da situação líquida em decorrência de aumento do ativo (exemplo: nascimento de um bezerro). As insubsistências passivas estão relacionadas a despesas, à diminuição da situação líquida em decorrência da redução do ativo (exemplo: morte de uma res).
-
Desabafo
Nossa! o pofessor Cláudio Alves é terrível nas aulas.
#Qc ,por favor, troque de professor.
-
Gustavo Cardoso,
"Insubsistência passiva" não é diminuição dos passivos, é uma diminuição dos ativos, portanto há diminuição patrimonial, tanto que é sinônimo de "insubsistência do ativo".
-
Na minha opnião a questão está correta, pois na superviniência ativa ocorre o surgimento de algo gerando receita(ex: nascimento de um bezerro). Já na insubsistência passiva ocorre o desaparecimento de algo gerando despesa(ex: morte de um bezerro). Esses fatos são opostos!
Porém, penso que a banca priorizou as superviniências e as insubsistências, ou seja: superviniência ativa é o oposto da superviniência passiva. Assim como, insubsistência ativa ou insubsistência do passivo é o oposto da insubsistência passiva ou insubsistência do ativo. Se cair novamente acho que devemos seguir este entendimento.
Abraço.
-
Questão correta.
O entendimento da banca para manter o gabarito esta equivocado e ultrapassado, toda vez que respondo essa questão eu erro!! Graças a Deus!! rsrsrsrs
Gabarito mantido pela Cespe (mantiveram o errado) justificativa :as superveniências ativas registram a geração natural de novos ativos sem a interferência de terceiros, o que resulta no crescimento do patrimônio. Já as insubsistências passivas registram extinção de passivos, sem a correspondente extinção de ativos ou crescimento de outros itens do passivo, o que também resulta no crescimento do patrimônio. Não se trata, portanto, de um efeito patrimonial oposto, como é afirmado no item. Isso não é verdade.
Superveniência
Classificamos como Receitas:
– Superveniência Ativa: representa um surgimento que provoca efeito positivo no Patrimônio
Líquido da entidade e, portanto, uma receita.
– Superveniência do Ativo: representa o surgimento de um ativo que causa um aumento no Patrimônio
Líquido da entidade, e, portanto, uma receita.
Classificamos como Despesas:
– Superveniência Passiva: representa um surgimento que provoca efeito negativo no Patrimônio
Líquido da entidade e, portanto, uma despesa.
– Superveniência do Passivo: representa o surgimento de um passivo que causa redução no Patrimônio
Líquido da entidade, e, portanto, uma despesa.
Insubsistência
Classificamos como Receitas:
– Insubsistência Ativa: representa um desaparecimento que provoca efeito positivo no Patrimônio
Líquido da entidade e, portanto, uma receita.
– Insubsistência do Passivo: representa o desaparecimento de um passivo que causa um aumento
no Patrimônio Líquido da entidade e, portanto, uma receita.
Classificamos como Despesas:
– Insubsistência Passiva: representa um desaparecimento que provoca efeito negativo no Patrimônio
Líquido da entidade e, portanto, uma despesa.
– Insubsistência do Ativo: representa o desaparecimento de um ativo que causa redução no Patrimônio
Líquido da entidade e, portanto, uma despesa.
-
Minha contribuição:
(Q460204) Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Agente de Polícia Federal.
As superveniências ativas (+) registram fatos que têm efeito patrimonial oposto ao provocado pelas insubsistências passivas (-).
* Certamente o examinador se equivocou, pois, a escrita dos conceitos são parecidíssimas, porém, em semântica são antagônicos.
Insubsistência do Passivo = receita. (+) - Há o desaparecimento de alguma obrigação qualquer dentro do Passivo, logo se desaparece algo no Passivo, gera-se uma receita.
Insubsistência passiva = despesa. (–) - A situação como um TODO do PL é PASSIVA - NEGATIVA, pois desapareceu algo para isso.
Gabarito da Cespe: (E)
Gabarito Lógico: (C)
(Q712509) Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: FUNPRESP-JUD Prova: Analista - Contabilidade
Insubsistência ativa (+) e insubsistência do passivo (+) são termos sinônimos e correspondem ao desaparecimento de um passivo, o que implica a geração de uma receita. (C)
De acordo com a Nota Técnica 314/2004 do CFC, temos: O termo insubsistência significa desaparecimento aleatório, enquanto que superveniência significa surgimento aleatório.
Insubsistência = Desaparecimento aleatório.
Superveniência = Surgimento aleatório.
I- SITUAÇÕES QUE GERAM RECEITAS (+)
Superveniência Ativa é um surgimento positivo, ou seja, representa um surgimento que causa um efeito positivo no Patrimônio Líquido, portanto, uma receita. (+)
Superveniência do Ativo é um surgimento de um Ativo que ocasiona um aumento no Patrimônio Líquido, portanto, uma receita. (+)
Insubsistência Ativa é um desaparecimento positivo, ou seja, representa um desaparecimento que causa um efeito positivo no Patrimônio Líquido, portanto, uma receita.(+)
Insubsistência do Passivo é um desaparecimento de um Passivo que ocasiona um aumento no Patrimônio Líquido, portanto, uma receita. (+)
II - SITUAÇÕES QUE GERAM DESPESAS (–)
Superveniência Passiva é um surgimento negativo, ou seja, representa um surgimento que causa um efeito negativo no Patrimônio Líquido, portanto, uma despesa. (–)
Superveniência do Passivo é um surgimento de um Passivo que ocasiona uma redução no Patrimônio Líquido, portanto, uma despesa. (–)
Insubsistência do ativo é o desaparecimento de um ativo que ocasiona uma redução do PL, portanto, uma despesa. (–)
Insubsistência passiva é um desaparecimento negativo, ou seja, representa um desaparecimento que causa um efeito negativo no Patrimônio Líquido, portanto, uma despesa. (–)
Fote: Nota Técnica 314/2004 do CFC + Meus Resumos.
Ao colega que perguntou qual tópico do Edital se encaixava o assunto:
> Patrimônio (Tópico)
> Situação Líquida (Subtópico)
P.S.: Galera penso que, se outra questão cair explorando os mesmo conceitos, devemos responder com base na prova mais recente! Ou seja se essa prova da PF fosse hoje o gabarito seria (C).
Qualquer coisa chama no P.V..
-
ATENÇÃO!!!!!
Apesar de a CESPE não ter mudado o gabarito à época da prova (2014), recentemente (prova de Analista – FUNPRESP-JD / 2016) reconheceu o equívoco e mudou o posicionamento, adotando a mesma linha de raciocínio que os colegas estão demonstrando.
-
Insubsistência (diminuição) PASSIVA (vulgarmente, tudo que é passivo é RUIM). Então, "diminuição ruim" no patrimônio = MENOS RECEITA ==> DESPESA!!!
Insubsistência (diminuição) ATIVA (vulgarmente, tudo que é ativo é BOM). Então, "diminuição boa" no patrimônio = MENOS DESPESA ==> RECEITA!!!
-
socorro
-
pro cespe, ser diferente não é ser oposto, foi só isso.
-
Tá de brincadeira, a CESPE admitiu o seu erro e concordou que a questão está correta, e o professor do QC com toda convicção afirma que a questão está realmente errada, pohaa meu que professor é esse, fala sério, eles gravam a aula baseada no que a banca entende e não pelo conhecimento que eles têm.
-
Se o CESPE mudou o posicionamento como dizem alguns alunos nos comentários essa questão deveria ser categorizada como "desatualizada".
-
ANULA ESSA P#$%, QC.
-
CESPE: As superveniências ativas registram a geração natural de novos ativos sem a interferência de terceiros, o que resulta no crescimento do patrimônio. Já as insubsistências passivas registram extinção de passivos, sem a correspondente extinção de ativos ou crescimento de outros itens do passivo, o que também resulta no crescimento do patrimônio. Não se trata, portanto, de um efeito patrimonial oposto, como é afirmado no item.
-
não sei se eu fui pelo raciocíonio certo, mas...
1- superveniência ativa --> surgimento de ativo (ex: nascimento de um bezerro)
2- insbsistência do passivo -->desaparecimento de um passivo (ex: perdão de uma dívida)
em ambos os casos aumenta o PL, logo tem efeitos patrimoniais iguais na entidade. Como a questão fala que tem efeitos opstos, logo está errada.
-
Sempre tem aluno querendo justifiar o gaba. Complicado é o professor explicando para justificar o gabarito.
Impossível essa questão estar certa desse jeito. A banca errou e quem paga somos nós, infelizmente.
-
A banca já corrigiu seu entendimento,
Questão de 2016
Insubsistência ativa e insubsistência do passivo são termos sinônimos e correspondem ao desaparecimento de um passivo, o que implica a geração de uma receita.
GAB: CERTO
Pra quem tá chegando agora não tomem essa questão de 2014 como base, os colegas que estão corroborando com o gabarito o fazem apenas pra inflar seu ego, não tem como isso estar certo
-
Posso estar errado, mas a palavra "oposto" que coloca essa questão como errada.
-
ERRADO
qualquer coisa+ passiva ou do ativo = despesa
qualquer coisa + ativo ou do passivo = receita
-
Pessoal essa questao esta correta , porem na epoca a banca nao deu o braço a torcer , hoje ela tem o pocisionamento inverso ok
-
De acordo com as questões comentadas pelo Professor Gabriel Rabelo, Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda e professor do Estrategia Concursos,
essa questão tem como Gabarito CORRETO, porém a banca na época não aceitou recurso.
"As superveniências ativas (nascimento de um bezerro, por exemplo) gera uma receita, têm efeito contrário ao das insubsistências passivas (morte de um bezerro, por exemplo) gerando uma despesa."
-
Essa banca é muito sonsa, me desculpem. Esse negócio de "a banca mudou seu posicionamento" "a banca corrigiu seu entendimento" não existe, a não ser que ela lance uma nota pública ou algo do tipo afirmando isso. Imagina, você estuda, faz todas as questões possíveis da banca em que ela tem um posicionamento, e justo na sua prova de concurso, ela vai lá e resolve "mudar o posicionamento", contrariando tudo o que ela disse nas provas anteriores. E ainda tem gente que baba ovo dessa banca, cheia de questões dúbias e posicionamentos controversos, em quase todas as matérias.
-
essa questão ficou pra história!
-
Questão CORRETA.
Aos estrelinhas de plantão, parem de justificar o injustificável.
-
ESSA QUETÃO ESTÁ ERRADA.
BANCA MALUCA.
-
Insubsistência passiva é um fato que deixa de existir, de modo que ele causa uma DIMINUIÇÃO do PL.
Superveniência ativa é um fato que ocorre, posteriormente, de modo que ele AUMENTA o PL.
De fato, um é oposto do outro.
CESPE viajou na época e não alterou o gabarito.
Gabarito da questão: CORRETO.
Bons estudos!
-
Essa questão é um tapa na cara de quem estuda de verdade. O que é mais espantoso ainda, é ver gente tentando justificar esse tipo de gabarito absurdo (que não foi modificado).
Questão correta, mas o cespe foi infeliz e deu como errado.
-
Superveniência: surgir algo
Insubsistência: deixar de existir
Vamos à questão:
As superveniências ativas registram fatos que têm efeito patrimonial oposto ao provocado pelas insubsistências passivas.
Superveniência ativa: surgiu ativo ---> aumenta o ativo
Insubsistência passiva é igual a insubsistência do ativo: deixou de existir ativo ---> diminui o ativo
Logo, tem efeito oposto SIM.
Gab: CORRETA
-
Cespe de vez em quando faz suas merd....
-
CESPE/Agente de Polícia Federal/2014) As superveniências ativas registram fatos que têm
efeito patrimonial oposto ao provocado pelas insubsistências passivas.Errada.
justificativa da banca :
Gabarito mantido. Superveniências ativas registram a geração natural de novos ativos sem interferência de terceiros ,o que resulta no crescimento do patrimônio . Já as insubsistências passivas registram extinção de passivos, sem a correspondente extinção de ativos ou crescimento de outros itens do passivo, o que também resulta no crescimento do patrimônio. Não se trata, portanto, de um efeito patrimonial oposto, como é afirmado no item."
(CESPE/Funpresp-JUD/Contabilidade/2016) Insubsistência ativa e insubsistência do passivo
são termos sinônimos e correspondem ao desaparecimento de um passivo, o que implica a geração
de uma receita .Item correto.
Bizu Cespe: Insubsistência ativa = insubsistência do passivo
"MUDANÇA DE ENTENDIMENTO CESPE;
As insubsistências ativas ou insubsistência do passivo são fatos que deixam de existir, gerando receitas para a empresa. O exemplo clássico aqui é o perdão de uma dívida, o que implica no reconhecimento de uma receita.
Por seu turno, as insubsistências passivas ou insubsistências do ativo são fatos que deixam de
existir, qualquer que seja o motivo, causando uma diminuição do PL, pela geração de despesas. O exemplo aqui é a morte de um animal da entidade ou o perdão de uma dívida de determinado cliente.
fonte ;Gabriel Rabelo
======================================================================================
Superveniência --> ativa = receita
Superveniência passiva --> despesa
insubsistência --> ativa ou do passivo = receita ( perdão de uma dívida)
insubsistência--->passiva ou do ativo = despesa ( morte de um bezerro)
-
Concordo que tem efeito oposto, porém tentando entender a resposta da Cespe, o erro da questão pode ser relacionado a esse efeito patrimonial
-
A pretensão da banca é nada mais nada menos que JOGAR NO LIXO a doutrina da contabilidade e inventar seus próprios conceitos. A justificativa da manutenção do gabarito se remume em dizer que insubsistência passiva = extinção do passivo, confundindo com insubsistência do passivo