SóProvas


ID
1380793
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Incorreta letra D.  A conservação preventiva consiste em ações indiretas e diretas, indiretas quer dizer que não são aplicadas direto no documento, como controle de temperatura, Umidade, e diretas quando aplicadas diretamente ao documento, exemplo deste ultimo seria  encapsulação do documento.

  • CONSERVAÇÃO PREVENTIVA

    “Consiste em ações indiretas para retardar a deterioração e prevenir danos através da criação das condições ideais para a preservação do bem cultural de acordo com a compatibilidade de seu uso social” (ECCO, 2002).


    CONSERVAÇÃO


    Consiste principalmente em ações diretas no bem cultural degradado, com o objetivo de estabilizar suas condições e retardar sua deterioração.


    Fonte: http://magisterandre.blogspot.com.br/2014/08/conservacao-preventiva-ii.html

  • Na letra B: Estabelecer uma política de preservação implica a elaboração de um plano de preservação em que estejam bem definidas as necessidades gerais e específicas, destinadas aos bons procedimentos no trato das coleções, embasados na identificação das prioridades e dos recursos para implementação dele.

    No enunciado: Sobre preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos, assinale a alternativa incorreta.

    Os documentos não são coleções, eles são acumulados naturalmente durante o decorrer das ações das organizações, não sei se alguém concorda comigo, mas houve um erro de conceituação aí, acho que essa questão deveria ser anulada. :-P

  • A conservação preventiva não consiste em ações diretas para retardar a deterioração e prevenir danos. Esse é o papel da restauração.

  • CONCEITOS CONSERVAÇÃO PREVENTIVA

    “Consiste em ações indiretas para retardar a deterioração e prevenir danos através da criação das condições ideais para a preservação do bem cultural de acordo com a compatibilidade de seu uso social” (ECCO, 2002).

    A conservação preventiva atua na busca de medidas que previnam danos ou reduzam a ação de potenciais riscos nas coleções, minimizando a deterioração para evitar tratamentos invasivos de estabilização. Sua ação é mais focada em coleções, e não em objetos individuais, e seus métodos são baseados no conceito de que os danos e a degradação das coleções podem ser substancialmente reduzidos, através do monitoramento dos fatores ambientais.

    Fazem parte dos cuidados de conservação preventiva, principalmente o controle dos fatores ambientais, a exposição, o acondicionamento, a armazenagem, o preparo e atendimento a desastres e a reformatação quando o objetivo é a proteção do original e proteção das coleções de outros danos de natureza física e química. (CASSARES, 2008)

    http://magisterandre.blogspot.com/2014/08/conservacao-preventiva.html


    A Conservação Preventiva pode ser definida como um conjunto de ações para mitigar as forças responsáveis pela deterioração e pela perda de significância dos bens culturais, e a formulação de um plano de conservação preventiva é a concepção, coordenação e execução de um conjunto de estratégias sistemáticas organizadas no tempo e espaço, desenvolvidas por uma equipe interdisciplinar com o consenso da comunidade a fim de preservar, resguardar e difundir a memória coletiva no presente e projetá-la para o futuro para reforçar a sua identidade cultural e elevar a qualidade de vida.

    http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?ID_S=218&ID_M=528