-
TIPOLOGIA ESTRATÉGICA
CARACTERIZAÇÃO
Estratégia Defensiva
Caracterizada por um estreito domÃnio de produto-mercado, são organizações muito eficientes na sua área e raramente precisa de grandes ajustes em sua tecnologia, estrutura ou método de operação.
Estratégia Prospectora
Aplicadas nas organizações que continuamente procuram por oportunidades no mercado, inovação de produtos e processos, devido a isso, essas organizações não são completamente eficientes.
Estratégia AnalÃtica
Adotadas por organizações que operam em dois tipos de domÃnio produto-mercado, um relativamente estável e outro em mudança. Podeser vista como hÃbrido das estratégias defensiva e prospectora.
Estratégia Reativa
Utilizada pelas organizações em que os administradores freqüentemente percebem mudança e incerteza ocorrendo em seu ambiente organizacional, mas são incapazes de responder efetivamente a isso. Nessa organização falta uma consistente relação entre a estratégia-estrutura.
QUADRO 3 � Tipologia Estratégica e Caracterização.
Fonte: Adaptado de Silva Filho e Cândido (2003).
http://estrategiaemorganizacoes.blogspot.com.br/2012/09/estrategia-sob-perspectiva-de-miles-e.html
-
Defensivo (defenders)
O comportamento de defesa é característico das empresas que têm foco muito estreito, são altamente especializadas e relutam em procurar oportunidades novas ou atuar em situações diferentes daquelas a que estão acostumadas. Por causa desse foco estreito, essas empresas raramente modificam sua tecnologia, estruturas ou sistemas operacionais.
Prospectivo (prospectors)
A prospecção é a marca das empresas que continuamente procuram novas oportunidades no mercado e fazem tentativas para lidar com ameaças emergentes. Portanto, essas organizações são criadas de exemplos, incertezas e desafios para as demais, especialmente para seus competidores. Contudo, devido a seu foco nas inovações no produto e no mercado, tais organizações tendem a ser algo ineficiente.
Analítico (analysers)
O comportamento analítico é característico, segundo Miles e Snow, das organizações que atuam em dois mercados – um relativamente estável e o outro em processo de mudança. No mercado estável essas organizações atuam de maneira rotineira, usando seus processos e estruturas consolidadas. Nos mercados em mudança, elas procuram acompanhar e adotar as inovações mais promissoras pela concorrência.
Reação (reactors)
O comportamento de reação caracteriza as empresas que atuam em ambientes turbulentos e em constante mudança, mas a alta administração é incapaz de dar respostas eficazes. A menos que forçadas pelas pressões ambientais, essas empresas freqüentemente ficam como estão, sem fazer qualquer ajuste em sua estratégia ou estrutura.
Quadro 01 – MODELO ESTRATÉGICO PROPOSTO POR MILES E SNOW Fonte: Maximiano (2007, p.151).
-
1 - Conservador (ou defensivo): è o planejamento voltado para a estabilidade e manutenção da situação existente. As decisões são tomada baseadas na obtenção de bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurara fazer mudanças radicais na organização. sua ênfase é conservar as práticas atualmente vigentes . BASE RETROSPECTIVA - A PARTIR DO PASSADO.
2 - Otimizante ( Ou analítico) : voltado para a adaptabilidade e a inovação na organização. decisões tomada para alcançar um determinado desempenho ou objetivo. Preocupa-se em melhorar as práticas atualmente vigentes. BASE INCREMENTEAL = MELHORIA CONTINUA
3 - Adaptativo: ( OU prospectivo, ou ofensivo): voltado para as contingencias e o futuro da organização. Decisões tomada no sentido de compatibilizar os diferentes interesses evolvidos, elaborando uma composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajusta-la as contingencias. BASE ADERENTE = ajustar as demandas ambientais e se preparar para futuras contingencias.