SóProvas


ID
1382734
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

PRÁTICAS IDENTITÁRIAS DA AUTOAJUDA

As transformações sociais, econômicas e tecnológicas trazem implicações no modo de ser e de agir dos sujeitos na sociedade. Em meio a essas transformações, observamos, em especial, um contexto caracterizado pela transitoriedade que afeta diretamente o mundo do trabalho, marcado pela exigência da alta especialidade profissional nos diversos setores de atividades, tornando essa atividade cada vez mais sofisticada. Na contemporaneidade, o trabalho pode ser visto como elemento fundante na constituição da identidade e, talvez por isso, podemos visualizar conjunturas propícias para uma crise identitária do trabalhador.

A autoajuda insere-se nesse contexto, perfazendo-se como um instrumento de auxílio (psicológico e social) nesse universo ao buscar relacionar trabalho a sucesso. Boa parte desse tipo de literatura relaciona-se à questão do sucesso profissional, assim como as ditas “palestras motivacionais”, que utilizam conteúdos de livros de autoajuda e tornaram-se febre no meio empresarial. Seu alto índice de vendagem, de certa forma, revela a necessidade que os indivíduos têm de tornarem-se profissionais de sucesso. Daí a importância de se investigar esse fenômeno e a influência da autoajuda nas subjetividades quando relacionadas à temática do trabalho na contemporaneidade.

Fonte: Samuel Cavalcante Silva e Grenissa Bonvino Stafuzza, adaptado de www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102

Um estudante recebeu a tarefa de reunir as palavras acentuadas do segundo parágrafo do texto, agrupando-as conforme sua regra de acentuação. O resultado preliminar apresentou as seguintes onze palavras: AUXÍLIO, PSICOLÓGICO, CONTEÚDOS, ÍNDICE, INDIVÍDUOS, TÊM, DAÍ, IMPORTÂNCIA, FENÔMENO, INFLUÊNCIA, TEMÁTICA.

Ao final, o estudante constatou que a única palavra que ficaria sozinha, pois é acentuada por um motivo diferente de todas as outras, foi a palavra

Alternativas
Comentários
  • TÊM monossílabo tônico.


  • TÊM Trata-se de uma Oxítona, diferente de Daí que apresenta um Hiato. 

  • Têm: Porque a regra da acentuação é por ser o verbo "ter" no plural".  

  • Têm - acento diferencial - plural.

  • A)  DAÍ. - Hiato

    B)  TÊM. - Acento diferencial verbo ter 3ª pessoa do plural.

    C)  AUXÍLIO. - Paroxitona terminada em Ditongo

    D)  CONTEÚDOS. - Hiato

    E)  PSICOLÓGICO. - Proparoxitona

  • AUXÍLIO = au-xí-lio (paroxítona)
    PSICOLÓGICO = psi-co-ló-gi-co (proparoxítona)
    CONTEÚDOS = con-te-ú-dos (hiato) 
    ÍNDICE = ín-di-ce (proparoxítona)
    INDIVÍDUOS = in-di-ví-duos
    TÊM = monossílabo - acento diferencial
    DAÍ = da-í (hiato)
    IMPORTÂNCIA = im-por-tân-cia (paroxítona)
    FENÔMENO = fe-nô-me-no (proparoxítona)
    INFLUÊNCIA = in-flu-ên-cia  (paroxítona)
    TEMÁTICA. = te-má-ti-ca (proparoxítona)

  • TÊM - Acento diferencial verbo ter 3ª pessoa do plural.

  • O "Têm" é o mesmo caso de: Contêm e intervêm.

    ah, ainda tem o pôde que é acentuado no pretérito perfeito

    (Só a título de curiosidade ;-;)