SóProvas


ID
138418
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segredo

Há muitas coisas que a psicologia não nos explica.
Suponhamos que você esteja em um 12o andar, em companhia
de amigos, e, debruçando-se à janela, distinga lá embaixo, inesperada
naquele momento, a figura de seu pai, procurando atravessar
a rua ou descansando em um banco diante do mar. Só
isso. Por que, então, todo esse alvoroço que visita a sua alma
de repente, essa animação provocada pela presença distante
de uma pessoa de sua intimidade? Você chamará os amigos
para mostrar-lhe o vulto de traços fisionômicos invisíveis: "Aquele
ali é papai". E os amigos também hão de sorrir, quase
enternecidos, participando um pouco de sua glória, pois é
inexplicavelmente tocante ser amigo de alguém cujo pai se
encontra longe, fora do alcance de seu chamado.
Outro exemplo: você ama e sofre por causa de uma
pessoa e com ela se encontra todos os dias. Por que, então,
quando essa pessoa aparece à distância, em hora desconhecida
aos seus encontros, em uma praça, em uma praia,
voando na janela de um carro, por que essa ternura dentro de
você, e essa admirável compaixão?
Por que motivo reconhecer uma pessoa ao longe sempre
nos induz a um movimento interior de doçura e piedade? (...)
Até para com os nossos inimigos, para com as pessoas que nos
são antipáticas, a distância em relação ao desafeto atua sempre
em sentido inverso. Ver um inimigo ao longe é perdoá-lo
bastante.

(Paulo Mendes Campos - Crônicas escolhidas. S.Paulo:
Ática, 1981, p.p. 49-50)

É adequado o emprego e correta a grafia de todas as palavras da frase:

Alternativas
Comentários
  • COMENTÁRIOS SOBRE AS ALTERNATIVAS ERRADAS:Na letra (A): “obcecados” e “gozoso” (vem de gozo). Na alternativa (C), o erro está em “abstensão”, que deve ser grafada “abstenção”. Na (D), o erro está em “avisinha”, que deve ser “avizinha”. Na alternativa (E), o verbo “exclue” deve ser grafado “exclui”.
  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA B

     

    a) Os poetas românticos eram obsecados por imagens que, figurando a distância, expressavam com ela a gososa inatingibilidade de um ideal.

    b) É prazeroso o reconhecimento de uma pessoa que, surgindo longínqua, parece então mais próxima que nunca - paradoxo pleno de poesia.

    c) A abstensão da proximidade de alguém não impede, segundo o cronista, que nossa afetividade aflore e haja para promover uma aproximação.

    d) Nenhuma distância dilui o afeto, pelo contrário: o reconhecimento da amada longeva avisinha-a de nós, fá-la mais próxima que nunca.

    e) O cronista ratifica o que diz um velho provérbio: a distância que os olhos acusam não exclue a proximidade que o nosso coração promove.

  • Apenas complementando os comentários dos colegas sobre o erro da letra c).
    Acredito que também está ocorrendo erro na forma verbal "haja", uma vez que o contexto da frase deixa claro que não se trata do verbo "haver" e sim do verbo "agir". Portanto acho que o correto seria" (...) nossa afetividade aflore e AJA (2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo) para promover..."
    "A abstensão (ABSTENÇÃO)da proximidade de alguém não impede, segundo o cronista, que nossa afetividade aflore e haja  (AJA) para promover uma aproximação."

    Bons estudos!
  • OBSERVAÇÕES:

     
    A = ERRADO
    obsecados
     Palavra correta -> obcecados

     
    C= ERRADO
    Abstensão
    Palavra correta -> abstenção


    D = ERRADO
    Exclue
    Palavra correta -> Exclui
  • VERBOS QUE POSSUEM ND ---------------------------- USO SE S


    pretender --- pretensão
    ascender --- ascensão




    VERBOS COM TER

    1. SAI O TER ----- USA S

    2. FICA O TER ---USA Ç


    reter ---------------retenção
    conter ------------contençao
    reveter------------reversão

  • Alternativa "b".

    a) Os poetas românticos eram obsecados OBCECADOS por imagens que, figurando a distância, expressavam com ela a gososa GOZOSA inatingibilidade de um ideal.

    b) É prazeroso o reconhecimento de uma pessoa que, surgindo longínqua, parece então mais próxima que nunca - paradoxo pleno de poesia.

    c) A abstensão ABSTENÇÃO da proximidade de alguém não impede, segundo o cronista, que nossa afetividade aflore e haja para promover uma aproximação.

    d) Nenhuma distância dilui o afeto, pelo contrário: o reconhecimento da amada longeva
    avisinha-a AVIZINHA-A de nós, fá-la mais próxima que nunca.

    e) O cronista ratifica o que diz um velho provérbio: a distância que os olhos acusam não
    exclue EXCLUI a proximidade que o nosso coração promove.

    Ad augusta per angusta
  • Errei, preciso observar melhor as questões mas notem que as formas longínquo e longíquo estão corretas(segundo o dicionário Houaiss), foi isso que me quebrou =/
  • acredito que a colega esta equivoca o autor não pensar em corrigir o proverbio apenas confirma-lo
  • Gozozo vem de gozo. Acertei essa questão, foi praticamente uma escolha gozoza! hahahaha
  • Na minha humilde opinião, a palavra "haja" na alterativa C deveria ser  "aja" no sentido de agir.

    Se eu estiver errada, por favor corrijam.

    Bons Estudos!!
  • a-          obsessão, obcecado e obcecar são exemplos de palavras que seguem regras etimológicas. Obcecado e obsessão não provêm da mesma raiz latina, o que não ocorre com obcecar e obcecado. Aí só consultando o dicionário mesmo, para esclarecimento de dúvidas.
    No caso de a distância a crase só é usada se houver a formação de locução prepositiva, ou seja, à distância de
    Portanto, é curso a distância que se escreve.

    c-          o verbo 'haver' é impessoal: a abstenção da proximidade de alguém não impede, segundo o cronista, que nossa afetividade aflore e haja para promover uma aproximação.

    d- Nenhuma distância dilui o afeto. Pelo contrário: o reconhecimento da amada longeva avizinha-a de nós, fa-lá mais próxima que nunca. 

    e- o cronista ratifica o que diz um velho provérbio: a distância que os olhos acusam não exclui a proximidade que o nosso coração promove.


  • Comentário do professor Fabiano Sales (Estratégia)

    A) Resposta incorreta. A grafia correta seria “obcecados” (com “c”) no adjetivo. Por seu turno, o vocábulo “gozosa” deriva de “gozo” (prazer, satisfação, alegria), devendo ser grafada com “z” no primeiro fonema /z/, ao passo que, por ser empregado o sufixo “-osa”, a segunda ocorrência do fonema /z/ deve ser grafada com “s”.
      C) Resposta incorreta. A palavra “abstenção” é derivada do verbo “ter” ter – abster – abstenção (grafada com “ç”). Além disso, a forma verbal “haja” foi empregada incorretamente; Seria correto grafar a forma “aja”, proveniente do verbo “agir”.
      D) Resposta incorreta. A forma verbal “avizinhar” é grafada com “z”. Façam uma analogia ao vocábulo “vizinho”, também grafado com “z”.
      E) Resposta incorreta. Conforme vimos, emprega-se “i” nas formas verbais terminadas em “-uir”. Sendo assim, a grafia correta seria “exclui”.
  • Pessoal:A)Românticos tá certo(proparoxítona);"obsecados"(errado)é obcecados; distância(paroxítona terminada em ditongo crescente); gozosa(derivada de gozo)

    B)gabarito. OBS: longínqua(paroxítona terminada em ditongo crescente);

    C) "abstenção"(errado) é abstenção(vem do verbo abster terminado em ter que quando vira nome se escreve com ç ; alguém(oxítona terminada em "em"; haja(errado), pelo amor de Deus, é aja(do verbo agir)

    D) contrário(paroxítona terminada em ditongo crescente); longeva(aqui não cabe ,pessoal, longeva, pela semântica da frase, a frase fala em distância e coisa e tal, pessoal, seria longínqua  ( longeva só se a mulher fosse uma velha!)

    E) provérbio(paroxítona terminada em ditongo); exclue(errado)é exclui.

  • LONGEVA: Duradoro. Velho

    LONGEVO: Que chegou a uma idade excessivamente avançada. Que tende a durar muito tempo; duradouro. 

    • LONGÍQUO: Que se encontra a grande distância no espaço ou no tempo; afastado, distante, remoto: um país longínquo, uma época longínqua.


    (Fonte: http://www.dicio.com.br/longevo/)

  • Imaginei que longevo(a)/longinqua fossem sinônimos...............

  • a)Os poetas românticos eram obsecados por imagens que, figurando a distância, expressavam com ela a gososa inatingibilidade de um ideal.Errado, ObCEcado e goZosa.

     

     b)É prazeroso o reconhecimento de uma pessoa que, surgindo longínqua, parece então mais próxima que nunca - paradoxo pleno de poesia. Correto.

     

     c)A abstensão da proximidade de alguém não impede, segundo o cronista, que nossa afetividade aflore e haja para promover uma aproximação.Errado, deveria ser abstenÇão

     

     d)Nenhuma distância dilui o afeto, pelo contrário: o reconhecimento da amada longeva avisinha-a de nós, fá-la mais próxima que nunca.Errado, aviZinhar que vem viZinho.

     

     e)O cronista ratifica o que diz um velho provérbio: a distância que os olhos acusam não exclue a proximidade que o nosso coração promove.Errado, exclUI

  • GABARITO = B


    A-)Os poetas românticos eram obsecados ( CORRETO = OBCECADO) por imagens que, figurando a distância, expressavam com ela a gososa (CORRETO = GOSTOSA ) inatingibilidade de um ideal.
    B-)É prazeroso o reconhecimento de uma pessoa que, surgindo longínqua, parece então mais próxima que nunca - paradoxo pleno de poesia.
    C-)A abstensão (CORRETO = ABSTENÇÃO) da proximidade de alguém não impede, segundo o cronista, que nossa afetividade aflore e haja (CORRETO = AJA DO VERBO AGIR) para promover uma aproximação.
    D-)Nenhuma distância dilui o afeto, pelo contrário: o reconhecimento da amada longeva avisinha-a (CORRETO = AVIZINHA QUE VEM DE VIZINHO) de nós, fá-la mais próxima que nunca.
    E-)O cronista ratifica o que diz um velho provérbio: a distância que os olhos acusam não exclue (CORRETO = EXCLUI) a proximidade que o nosso coração promove.

     

  • GABARITO: B

    a) Os poetas românticos eram obsecados por imagens que, figurando a distância, expressavam com ela a gososa inatingibilidade de um ideal. → Errado. O correto é "obCecados", pois vem do verbo "obcecar"

    .

    b) É prazeroso o reconhecimento de uma pessoa que, surgindo longínqua, parece então mais próxima que nunca - paradoxo pleno de poesia.

    .

    c) A abstensão da proximidade de alguém não impede, segundo o cronista, que nossa afetividade aflore e haja para promover uma aproximação. → Errado. O correto é "abstenção" e "aja", pois vem, respectivamente, dos verbos "abster" e agir"

    .

    d) Nenhuma distância dilui o afeto, pelo contrário: o reconhecimento da amada longeva avisinha-a de nós, fá-la mais próxima que nunca. → Errado. Como deriva do verbo "aviZinhar", o correto é "aviZinha"

    .

    e) O cronista ratifica o que diz um velho provérbio: a distância que os olhos acusam não exclue a proximidade que o nosso coração promove. → Errado. O correto é excluI"

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)