Essencialmente, Hersey e Blanchard propõem um modelo de liderança prognóstico, baseado no diagnóstico do nível de maturidade do liderado, indicando um estilo apropriado de liderança para cada estágio de maturidade, que acompanha a evolução gradual da maturidade do liderado. Os quatro estilos de liderança propostos para os quatro níveis de maturidade que vão de baixa a alta.
- Delegar: Relacionamento baixo; tarefa baixa
- Compartilhar: Relacionamento alto; tarefa baixa
- Persuadir: Tarefa alta;relacionamento baixo
- Determinar: Tarefa alta;relacionamento baixo
O diagnóstico do grau de maturidade é realizado por meio de questionários e da observação do comportamento do liderado. Para identificar tal nível, foram
desenvolvidos dois instrumentos de medição: “o Formulário de Avaliação do Gerente e o Formulário de Auto-avaliação.” Por esses instrumentos são medidas a
capacidade (maturidade de trabalho) e a disposição (maturidade psicológica), por meio de cinco escalas de avaliação.
A Liderança Situacional sugere um controle periódico do nível de maturidade, a fim de verificar se o estágio seguinte foi alcançado ou se houve regressão em seu nível. Esse controle é realizado pelos instrumentos acima mencionados e, também: por meio da avaliação do comportamento do líder, quanto à capacidade de adaptabilidade dos estilos de liderança propostos; e, pelas informações obtidas da auto-avaliação do líder e da avaliação da equipe, em relação ao comportamento do líder, em relação aos estilos propostos pela teoria.
Bons estudos!!
I- ERRADO. A liderança situacional o líder pode assumir os mais diversos papéis que a situação exigir. Em alguns casos ele é enérgico, ate autoritário, em outros casos, ele é brando e democrático. Em outros momentos ele delega, compartilha em outros determina e convence.
II- ERRADO. O líder pode ser democrático, autocrático ou liberal:
AUTOCRÁTICO segue a linha do processo decisório, iniciando pela orientação do grupo, onde o líder define antecipadamente as tarefas desempenhadas pelos subordinados e por vezes, utiliza do abuso de autoridade para garantir seu cumprimento.
DEMOCRÁTICO pressupõe a participação dos subordinados no processo de decisão e uso da autoridade por parte do líder, aproximando-se de um processo de participação e envolvimento coletivo, a participação e conversação são essenciais.
LIBERAL não utiliza de sua autoridade, delegando obrigações aos seus subordinados. Quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, a liderança é limitada e sujeita a controles pelo chefe, que passa a adaptar um padrão de liderança.
III- CERTO. A liderança situacional o líder pode assumir os mais diversos papéis que a situação exigir. Em alguns casos ele é enérgico, ate autoritário, em outros casos, ele é brando e democrático. Em outros momentos ele delega, compartilha em outros determina e convence.
IV- CERTO.
V- CERTO