SóProvas


ID
138442
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre liderança situacional:

I. O líder é aquele que procura adequar a situação ao seu estilo de comando.

II. Quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, a liderança é limitada e sujeita ao controle pelos subordinados, que passam a atuar num padrão autocrático.

III. Para um mesmo subordinado, o líder pode assumir diferentes padrões de liderança, conforme a situação envolvida.

IV. A Teoria de Liderança Situacional de Hersey e Blanchard propõe um modelo de liderança adequado para cada nível de maturidade dos liderados, no qual o líder deve identificar em que nível se encontram os liderados para, então, optar por um dos quatro estilos de liderança.

V. Um problema da Teoria de Liderança Situacional de Hersey e Blanchard é a ideia de que os subordinados "imaturos" devem ser tratados com o "pulso forte", pois esse tipo de comportamento por parte da liderança não estimularia o desenvolvimento dos subordinados.

Alternativas
Comentários
  • Essencialmente, Hersey e Blanchard propõem um modelo de liderança prognóstico, baseado no diagnóstico do nível de maturidade do liderado, indicando um estilo apropriado de liderança para cada estágio de maturidade, que acompanha a evolução gradual da maturidade do liderado. Os quatro estilos de liderança propostos para os quatro níveis de maturidade que vão de baixa a alta.
    - Delegar: Relacionamento baixo; tarefa baixa
    - Compartilhar: Relacionamento alto; tarefa baixa
    - Persuadir: Tarefa alta;relacionamento baixo
    - Determinar: Tarefa alta;relacionamento baixo
    O diagnóstico do grau de maturidade é realizado por meio de questionários e da observação do comportamento do liderado. Para identificar tal nível, foram
    desenvolvidos dois instrumentos de medição: “o Formulário de Avaliação do Gerente e o Formulário de Auto-avaliação.” Por esses instrumentos são medidas a
    capacidade (maturidade de trabalho) e a disposição (maturidade psicológica), por meio de cinco escalas de avaliação.
    A Liderança Situacional sugere um controle periódico do nível de maturidade, a fim de verificar se o estágio seguinte foi alcançado ou se houve regressão em seu nível. Esse controle é realizado pelos instrumentos acima mencionados e, também: por meio da avaliação do comportamento do líder, quanto à capacidade de adaptabilidade dos estilos de liderança propostos; e, pelas informações obtidas da auto-avaliação do líder e da avaliação da equipe, em relação ao comportamento do líder, em relação aos estilos propostos pela teoria.

    Bons estudos!!

  • I- ERRADO. A liderança situacional o líder pode assumir os mais diversos papéis que a situação exigir. Em alguns casos ele é enérgico, ate autoritário, em outros casos, ele é brando e democrático. Em outros momentos ele delega, compartilha em outros determina e convence.

    II- ERRADO. O líder pode ser democrático, autocrático ou liberal:

    AUTOCRÁTICO segue a linha do processo decisório, iniciando pela orientação do grupo, onde o líder define antecipadamente as tarefas desempenhadas pelos subordinados e por vezes, utiliza do abuso de autoridade para garantir seu cumprimento.

    DEMOCRÁTICO pressupõe a participação dos subordinados no processo de decisão e uso da autoridade por parte do líder, aproximando-se de um processo de participação e envolvimento coletivo, a participação e conversação são essenciais.

    LIBERAL não utiliza de sua autoridade, delegando obrigações aos seus subordinados. Quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, a liderança é limitada e sujeita a controles pelo chefe, que passa a adaptar um padrão de liderança.

    III- CERTO. A liderança situacional o líder pode assumir os mais diversos papéis que a situação exigir. Em alguns casos ele é enérgico, ate autoritário, em outros casos, ele é brando e democrático. Em outros momentos ele delega, compartilha em outros determina e convence.

    IV- CERTO.

    V- CERTO

  • Penso que devemos aproveitar os comentários para estudar sim, mas tb para aprender a fazer prova.

    Na número I fica evidente que a afirmação está invertida, o Líder deve adequar o comando à situação. Na número V vc pode imaginar como seria difícil os subordinados se desenvolverem sob uma forte liderança, com "PULSO FORTE", nessa situação os imaturos tendem a apenas cumprir as ordens. Pela junção da primeira errada e a última correta, restaria a letra E.

  • II. Quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, a liderança é limitada e sujeita ao controle pelos subordinados, que passam a atuar num padrão autocrático.  ( subordinado controlando o lider essa é nova)

    Olha a maldade dessa II quase cai na casca de banana.
  • Esclarecendo o item V:

    "As críticas mais conhecidas sobre essa teoria (Hersey & Blanchard) recaem:
    • liderados imaturso, tratados com autoridade, podem permanecer imaturos e não se desenvolverem;

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Vol II (pág 83)
    Autores: Enrique Rocha, Karina da Rocha e Cristiana Duran
  • Vou escrever de forma bem objetiva, pois é a forma que gosto que me tirem as dúvidas neste tipo de questão:

    I. O líder é aquele que procura adequar a situação ao seu estilo de comando. (ERRADA)

    O contrário estaria correto: O líder é aquele que procura adequar o seu estilo de comando a situação.

    II. Quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, a liderança é limitada e sujeita ao controle pelos subordinados, que passam a atuar num padrão autocrático. (ERRADO)
    O fato das tarefas serem rotineiras, a depender da situação, podem até limitar a liderança, porém elas não ficam sujeitas aos subordinados, e se ficarem provalvelmente estes não irão atuar em padrão autocrático,e sim liberal.  

    III. Para um mesmo subordinado, o líder pode assumir diferentes padrões de liderança, conforme a situação envolvida. (CERTO)
    A depender da situação o líder pode assumir diferentes padrões de liderança. Em uma linha de produção poderia ser mais adequado uma liderança autocrática focada nos resultados, no departamento de vendas uma liderança democrática estimulando a concorrência honesta entre vendedores, no departamento de pubilicidade e propaganda maus liberal estimulando a criatividade. 



    IV. A Teoria de Liderança Situacional de Hersey e Blanchard propõe um modelo de liderança adequado para cada nível de maturidade dos liderados, no qual o líder deve identificar em que nível se encontram os liderados para, então, optar por um dos quatro estilos de liderança. (CORRETO)
    Se o funcionário faz o estilo "folgado" o líder poderá ser autocrático, se for "prestativo" mais liberal ou democrático, e por aí vai...

    V. Um problema da Teoria de Liderança Situacional de Hersey e Blanchard é a ideia de que os subordinados "imaturos" devem ser tratados com o "pulso forte", pois esse tipo de comportamento por parte da liderança não estimularia o desenvolvimento dos subordinados. (CORRETO)
    Como já citado pelo colega, o grande gargalo da Teoria Situacional, é o fato do subordinado imaturo quando tratado com "pulso forte" pode ficar ainda mais desmotivado


    Espero ter ajudado! 
  • http://cetecportoalegre.tempsite.ws/Exercicios_Gestao_de_Pessoas.PDF 
    gente aqui está o outro site que tbém fala sobre a mesma questão, é o digitar no buscar porque ele é em PDF e é só digitar no buscar ou localizar " O líder é aquele .... e já aparece a questão.
    A RESPOSTA É A LETRA E. 
    e) Estão corretas APENAS as afirmativas III,IV e V.