SóProvas


ID
1384654
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise o fragmento a seguir.

“É o modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz, foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.” 

                                                                                                                                                (Edgar Schein)

O fragmento acima define

Alternativas
Comentários
  • Por fim, vamos citar um pequeno trecho apresentado pelo professor Chiavenato (pág. 225)  que esclarece com brilhantismo o que vem a ser a cultura  organizacional:

    “Cada organização tem sua própria cultura, que denominamos de cultura organizacional ou cultura corporativa e que ela mantém e cultiva. É por essa razão que algumas empresas são conhecidas por algumas peculiaridades próprias. Assim, a cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, que foram estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas e que são compartilhados por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade predominante.”

    Complementa o autor dizendo que a cultura constitui a maneira pela qual cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente, envolvendo uma completa mistura de pressuposições, crenças, comportamentos, histórias, mitos, metáforas e outras ideias que, conjuntamente, representam o modo particular de uma organização funcionar e trabalhar. 

    A cultura apresenta três diferentes níveis:

     artefatos: é o nível mais superficial, visível e perceptível. São coisas concretas que cada um vê, ouve e sente logo que se depara com aorganização. Com efeito, os artefatos são todas as coisas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. São exemplos de artefatos os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas e as cerimônias anuais; 

     valores compartilhados: constitui os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas organizações, os valores são criados originalmente pelos seus fundadores;

     pressuposições básicas: constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. Representam as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nos quais as pessoas acreditam. As pressuposições são verdades absolutas, não escritas e nem sequer faladas. 

    Gabarito E


  • (…) cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade.  


    Definição de Jerônimo Mendes publicada em artigo no Portal Administradores: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-cultura-organizacional/46093/

  • Gabarito: letra E

    Fundamentação:

    "Segundo Edgar Schein (apud ROBBINS, 2007) cultura organizacional é: 

    ->Conjunto de premissas que um grupo aprendeu aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna."

    (Gestão de pessoas para concursos / Andreia Lins Ribas, Cassiano Ramalho Salim. 2. ed. rev. e atual. - Brasília: Alumnus, 2014; p. 359) 


  • "Cultura representa para grupos e organizações o mesmo que caráter para indivíduos",
    "Cultura é a aprendizagem acumulada e compartilhada por determinado grupo, cobrindo os elementos comportamentais, emocionais e cognitivos do funcionamento psicológico de seus membros".

  • Essa, na minha opinião, é a melhor definição de cultura organizacional, pois ela é bem direta.

  • Palavras chaves: Pressupostos básicos, adaptação, apreendido e repassado para as pessoas...

     

    Com isso vc conclui que estamos nos referindo à cultura da empresa .

     

    Letra E

  • e-

    cultura organizacional é um conceito que descreve a existencia e desenvolvimento de valores culturais intrinsecos à organização.Esta em todas as areas da administracao, porque cada atividade é baseada na cultura existente e por vez a influencia. A reflexao desta cultura permite membros a alinharem metas melhor com suas capacidades.

  • De acordo com Edgar Schein, a cultura organizacional é um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas.

    O conceito de cultura organizacional apresentado é o mais cobrado em concurso público.


    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • LETRA E CORRETA

    Cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

  • Conteúdo referente a cultura organizacional!

    Pressupostos básicos -> crenças inconscientes que as pessoas seguem e que influenciam os valores organizacionais e os artefatos visíveis.

  • Olha sóó! Nosso conceito formal de cultura organizacional trazido por Schein. Assim, já sabemos que a definição se refere à cultura. Gabarito letra e).

    Gabarito: E

  • O enunciado traz o conceito de cultura organizacional, segundo Edgar Schein.

    Vamos relembrar esse importante conceito.

    A cultura é um aspecto que individualiza uma organização, que a torna única. Na obra de Pires e Macêdo (2006), temos a conceituação proposta por Edgard Schein, referência mundial em cultura organizacional:

     A cultura é um padrão de suposições básicas demonstradas; inventadas, descobertas ou desenvolvidas por um dado grupo; que ensina a lidar com seus problemas externos de adaptação e internos de integração; que funcionou bem o bastante para ser considerado válido e, ainda, para ser ensinado aos novos membros do grupo como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.

    Outro conceito interessante é aquele proposto no livro de Stephen Robbins (2014), vejamos:

    Cultura organizacional refere-se a um sistema de significado compartilhado mantido por membros, que distingue a organização de outras organizações.

    Gabarito: E

  • A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, valores, atitudes e expectativas, compartilhado para todos os membros da organização São os níveis da cultura organizacional: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas. Artefatos constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível. Valores compartilhados constituem o segundo nível da cultura. No tocante ao terceiro nível, encontram-se as pressuposições básicas. Esse nível constitui o mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nos quais as pessoas acreditam (CHIAVENATO, 2010). Foi por meio dos pressupostos básicos que um grupo conseguiu assimilar os problemas de adaptação e integração na empresa, com o intuito de repassar aos demais (novos) membros a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas. 

    Gab. E