SóProvas


ID
138475
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Plano Diretor para a Reforma do Aparelho do Estado de 1995 definiu novos modelos de organização para a Admi- nistração Pública Federal. São eles:

Alternativas
Comentários
  • Em 1995, teve início no Brasil a Reforma da Gestão Pública ou reforma gerencial do Estado com a publicação, nesse ano, do Plano Diretor da Reforma do Estado. O objetivo da Reforma da Gestão Pública de 1995 é contribuir para a formação no Brasil de um aparelho de Estado forte e eficiente. Ela compreende três dimensões:  a) uma dimensão institucional-legal, voltada à descentralização da estrutura organizacional do aparelho do Estado através da criação de novos formatos organizacionais, como as agências executivas, regulatórias, e as organizações sociais;  b) uma dimensão gestão, definida pela maior autonomia e a introdução de três novas formas de responsabilização dos gestores – a administração por resultados, a competição administrada por excelência, e o controle social – em substituição parcial dos regulamentos rígidos, da supervisão e da auditoria, que caracterizam a administração burocrática; e  c) uma dimensão cultural, de mudança de mentalidade, visando passar da desconfiança generalizada que caracteriza a administração burocrática para uma confiança maior, ainda que limitada, própria da administração gerencial. Fonte: http://www.bresserpereira.org.br/rgp.asp
    Bons estudos!
  • E as parcerias público-privadas, tb não são características da Reforma de 1995?
  • Lis, no site do governo: http://www.planejamento.gov.br/hotsites/ppp/conteudo/apresentacao.html
    tem um texto interessante sobre PPP. Veja um trecho que diz a data de criação da lei das PPP`s no Brasil:

    "No Brasil, após um ano de tramitação legislativa e intenso debate público propiciado por Governo, parlamentares e pela sociedade em geral, a Lei das Parcerias Público-Privadas - PPP foi sancionada em 30 de dezembro de 2004 (Lei nº 11.079)."

    Bons estudos!

  • PPP´s surgem no GESPÚBLICA (Gov Lula)