SóProvas


ID
1385074
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Os produtos metálicos obtidos por laminação podem apresentar defeitos de fabricação. Tais defeitos, geralmente originam-se nos lingotes utilizados nos laminadores.

Dentre os defeitos comumente encontrados nos produtos laminados, aqueles que NÃO são provenientes dos lingotes são as(os)

Alternativas
Comentários
  • GOTAS FRIAS:

    SÃO OS PINGOS DE METAL QUE SE SOLIDIFICAM NA PAREDE DA LINGOTEIRA, DURANTE O VAZAMENTO DO METAL NA FUNDIÇÃO E QUANDO O LÍQUIDO CHEGA NESTE PONTO PARA PREENCHER E FORMAR O BLOCO QUE SERÁ LAMINADO, ADERE E FORMA O DEFEITO. 

     

    INCLUSÕES:

    SÃO ORIUNDAS DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO, NORMALMENTE SÃO ÓXIDOS, CINZAS, ESCÓRIAS, PEDAÇOS DA PAREDE DO FORNO DE FUNDIÇÃO, OU QUALQUER OUTRO TIPO DE CONTAMINAÇÃO SÓLIDA INADEQUADA NO METAL A SER LAMINADO. NORMALMENTE SÃO ÓXIDOS METÁLICOS E POR SEREM MAIS DUROS QUE OS ROLOS LAMINADORES, PROVOCAM DEFORMAÇÃO OU MARCAM OS MESMOS, CHEGANDO A DEFORMA-LOS DEFINITIVAMENTE. POR EXEMPLO, OS ÓXIDOS DE ALUMÍNIO, AS INCLUSÕES DE ALUMÍNIO, SÃO EXTREMAMENTE DURAS, MAIS DURAS ATÉ QUE O AÇO, MATERIAL DE QUE SÃO FEITOS OS ROLOS LAMINADORES. ALÉM DISSO O MATERIAL LAMINADO PODE FICAR EMPENADO, RETORCIDO E FORA DE SEÇÃO. 

     

    TRINCAS:

    SÃO RACHADURAS QUE PARECEM NAS PEÇAS LAMINADAS E PRINCIPALMENTE SÃO ORIUNDAS DE TEMPERATURAS INADEQUADAS QUANDO O METAL É LAMINADO. 

     

    VAZIOS: SÃO LOCAIS ONDE APARECEM " BURACOS" NO PRODUTO LAMINADO, ESTE DEFEITO PODE SER ORIUNDO DE RECHUPES OU DOS GASES RETIDOS NO METAL QUANDO DA SUA FUNDIÇÃO. ESTE TIPO DE DEFEITO REDUZ A RESISTÊNCIA MECÂNICA DO PRODUTO. 

     

    ALTERNATIVA CORRETA LETRA D) DOBRAS 

  • Letra D

    Esse assunto está na aula de laminação do telecurso 2000