SóProvas


ID
138520
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sobre os modelos de Orçamento Público:

I. O orçamento de base zero é uma técnica utilizada para a confecção do orçamento-programa, consistindo basicamente em uma análise crítica de todos os recursos solicitados pelos órgãos governamentais e no questionamento acerca das reais necessidades de cada área, não havendo compromisso com qualquer montante inicial de dotação.

II. O orçamento tradicional ou clássico é aquele em que constam apenas a fixação da despesa e a previsão da receita, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do governo.

III. O orçamento de desempenho ou por realizações pode ser entendido como um plano de trabalho, um instrumento de planejamento da ação do governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, além do estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previsão dos custos relacionados.

IV. Apesar de ser um passo importante, o orçamentoprograma ainda se encontra desvinculado de um planejamento central das ações do governo.

V. No orçamento de desempenho ou por realizações o gestor se preocupa com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si, ou seja, preocupase em saber o que o governo faz e não o que governo compra.

Alternativas
Comentários
  • I. Certo;II. Certo;III. Errado. O conceito dado no item é o de orçamento programa;IV. Errado. Ao contrário, o orçamento programa encontra-se vinculado ao planejamento através dos programas;V. Certo.
  • Correta letra "C".  

    I -Orçamento de base zero ou por estratégia - Técnica utilizada para a confecção do orçamento – programa, consiste basicamente em uma análise crítica de todos os recursos solicitados pelos órgãos governamentais. Neste tipo de abordagem, na fase de elaboração da proposta orçamentária, haverá um questionamento acerca das reais necessidades de cada área, não havendo compromisso com qualquer montante inicial de dotação. Os órgãos governamentais deverão justificar anualmente, na fase de elaboração da sua proposta orçamentária, a totalidade de seus gastos, sem utilizar o ano anterior como valor inicial mínimo.

    III - Uma evolução do orçamento clássico foi o chamado orçamento de desempenho ou por realizações. Neste tipo de orçamento, o gestor começa a se preocupar com o resultado dos gasto e não apenas com o gasto em si, ou seja, preocupa-se agora em saber “as coisas que o governo faz e não as coisas que o governo compra”. Apesar de ser um passo importante, o orçamento de desempenho ainda se encontra desvinculado de uma planejamento central das ações do governo. As alternativas: IV - é ao contrário, o Orçamento programa encontra-se vinculado ao planejanmento e,a V- está correta. 

    II - O orçamento tradicional ou clássico era aquele onde constavam apenas a fixação da despesa e a previsão da receita, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do governo. Era peça meramente contábil – financeira, um documento de previsão de receita e de autorização de despesas. Neste tipo de orçamento não havia preocupação com a realização dos programas de trabalho do governo, preocupando-se apenas com as necessidades dos órgão públicos para realização das suas tarefas, sem se questionar sobre objetivos e metas.

  • Quanto a afirmativa IV: Apesar de ser um passo importante, o orçamento de desempenho ainda se encontra desvinculado de um planejamento central das ações do governo, ou seja, embora já interligue os objetos de gastos aos objetivos, não poderia, ainda, ser considerado um orçamento-programa, visto que lhe faltava uma característica essencial: a vinculação ao Sistema de Planejamento. Fonte: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=3K6l_jFCaq7qG19_2qhaZlJD642WUJZ2aR8VrCBWfnY~
  • Esse item V não é Orçamento Programa não?
  • É Carolina.  Esse enunciado realmente pode confundir muita gente. Eu mesmo errei a questão, pensei que fosse PROGRAMA (V). Mas, quando se refere a PROGRAMA, a questão menciona PROGRAMAS, PROJETOS, PLANEJAMENTO etc.. Fiquemos ligados às palavras-chave.

    No orçamento de desempenho ou por realizações o gestor se preocupa com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si, ou seja, preocupase em saber o que o governo faz e não o que governo compra.
  • (CERTOS) - A afirmativa I e II, era óbvio que seriam, respectivamente, ORÇAMENTO-BASE-ZERO e ORÇAMENTO-TRADICIONAL.

    (ERRADO) - A afirmativa III, o correto seria ORÇAMENTO-PROGRAMA.

    (ERRADO) - A afirmativa IV, o ORÇAMENTO-PROGRAMA está vinculado ao planejamento de central das ações do governo. 

    (CERTO) - A afirmativa V, nesta, fiquei confuso e acabei marcando como errado, pois achei que  fosse "ORÇAMENTO-TRADICIONAL".

    GABARITO: Letra "C"

    Força, Foco e FÉ - 2015, em 1º Lugar.
  • Muito embora eu tenha acertado,  uma coisa me deixou Super Confuso quanto a Opção "I" é quando ela afirma ser o Orçamento Base Zero uma técnica utilizada para a confecção do orçamento-programa. Gostaria que alguém me explicasse porque ela esta certa.

  • "O orçamento de base zero é uma técnica utilizada para a confecção do orçamento-programa", Desde quando? Orçamento base-zero e orçamento-programa são dois tipos de orçamento. Na minha opinião, não faz sentido dizer que o base-zero é uma técnica que serve para elaborar o orçamento-programa. Essa questão deveria ser anulada.

  • III. O orçamento de desempenho ou por realizações pode ser entendido como um plano de trabalho, um instrumento de planejamento da ação do governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, além do estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previsão dos custos relacionados. 

    Não existe planejamento no orçamento de desempenho.

    IV. Apesar de ser um passo importante, o orçamentoprograma ainda se encontra desvinculado de um planejamento central das ações do governo.

    O orçamento programa tem como principal característica o planejamento, eficiência, eficácia, efetividade.