SóProvas


ID
1386118
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Ana, que administra a rede de computadores do Tribunal Regional Federal da 1a Região, precisa resolver os seguintes problemas:

I. Um servidor deve ser capaz de distribuir automaticamente endereços IP diferentes a todos os computadores do Tribunal à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs deve ser feita em um intervalo pré- definido configurado no servidor. E sempre que uma das máquinas for desconectada o IP deve ficar livre para o uso em outra.

II. Um servidor de aplicações Java do Tribunal deve ser capaz de fazer a ativação de serviços sob demanda, de modo que serviços não utilizados não consumam tempo na inicialização do servidor, nem ocupem memória ou CPU até que sejam demandados por alguma aplicação. Também é necessário um controle mais fino sobre o classpath de cada aplicação, para diminuir problemas de conflitos entre classes e bibliotecas (arquivos JAR) de diferentes aplicações.

III. Facilitar o acesso dos usuários a serviços HTTP do Tribunal nos 14 estados abrangidos na 1a Região, simplificando a digitação da URL. Assim, ao invés de, o usuário ter que digitar no navegador, por exemplo, www.trf1.jus.br/processosfinalizadosate2000/sjmg para acessar esta página associada ao estado de Minas Gerais, o usuário passaria a digitar apenas www.trf1.jus.br/pf2000/mg.

As soluções para os problemas I, II e III são, correta e respectivamente, implementadas por

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa I refere-se ao DHCP, que é o serviço responsável por distribuir endereços IP automaticamente aos clientes, então ficamos com alternativas C e E;

    Afirmativa II não faço idéia do que seja!

    Afirmativa III: de acordo com as alternativas disponíveis, a resposta seria 'serviço proxy' ou 'serviço DNS'. Caso você não saiba ou não se lembre o que é um DNS mas lembra-se do que é um PROXY, então matou a questão. Proxy funciona como cache e controle de acesso para páginas web, ou seja, o serviço da afirmação 3 é o DNS, que trabalha na resolução de nomes de domínio.

  • Um servidor de aplicações Java do Tribunal deve ser capaz de fazer a ativação de serviços sob demanda, de modo que serviços não utilizados não consumam tempo na inicialização do servidor, nem ocupem memória ou CPU até que sejam demandados por alguma aplicação. Também é necessário um controle mais fino sobre o classpath de cada aplicação, para diminuir problemas de conflitos entre classes e bibliotecas (arquivos JAR) de diferentes aplicações. 



    Bom, não sei o que ele quis dizer aqui que exclui a possibilidade de usar um Tomcat
  • Nos editais sempre vem no conteúdo programático:  servidor WEB Apache e servidor de APLICAÇÃO JBoss. Acredito que o "aplicação" ali matou o Apache

  • Minha opinião:


    I - Claramente o DHCP.

    II - "Servidor de aplicação" - Enfraqueceu o Tomcat, não o retiro pq já vi várias bancas chamando ele de servidor de aplicação.

    III - (É o DNS que faz isso através do Resource Records CNAME, em que ele dá um apelido a um nome de domínio) ERRADO > O CNAME não faz isso, ver comentário do Nícolas Wildner.


    Editado: Realmente o que o Nícolas disse é correto. O DNS não faz isso, ao contrário do proxy reverso.

  • Rafael. Esta pergunta é meio "lisa", visto que pra letra C os itens I e II batem.

    No item III, não pode ser feito via DNS esse redirecionamento de www.trf1.jus.br/processosfinalizadosate2000/sjmg para www.trf1.jus.br/pf2000/mg, visto que o CNAME faz direcionamento de hostnames e não de diretórios depois do FQDN.O mais ADEQUADO para responder o item III seria a utilização de um Proxy Reverso ou um rewrite de URL do apache(mod_rewrite), ou ainda um alias do apache(mod_alias).

    Eu acho que esta questão deveria ser anulada, mas...
  • No exemplo dado é possível fazer isso com o DNS?

    Em ambos os casos o site é trf1.jus.br, e o que deve ser feita é a troca de pastas de processosfinalizadosate2000/sjmg para pf2000/mg.

    Tenho certeza de um proxy permite isso, agora como fazer isso num DNS?

     

     

  • Seu Saraiva,

     

    Acredito que essa característica específica do DNS refira-se à capacidade de associar diversos nomes a um mesmo IP, possibilitando, como no exemplo dado, a digitação de um nome menor para levar o usuário ao mesmo endereço original.

  • O item II se refere ao JBOSS AS, pois quando a questão diz: "...servidor de aplicações Java do Tribunal deve ser capaz de fazer a ativação de serviços sob demanda, de modo que serviços não utilizados não consumam tempo na inicialização do servidor, nem ocupem memória ou CPU até que sejam demandados por alguma aplicação..."

    Primeiro: Servidor de aplicações: O Tomcat não é servidor de aplicações

    Segundo: O JBoss AS possui uma arquitetura modular, ou seja, não carrega tudo na memória. Somente carrega classes à medida em que são necessárias.

  • Primeiro: Servidor de aplicações: O Tomcat não é servidor de aplicações

  • c-

    dns (domain naming service) é um servico de rede cuja responsabilidade é resolucao de nomes por requests do cliente, o qual sabe o dominio e envia 1 pedido a ele pela internet, sendo associado a 1 end. IP e enviado ao computqador correto na rede