SóProvas


ID
1387705
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Qual diagrama UML está em conformidade com os artefatos normalmente produzidos pela disciplina de análise e especificação de requisitos?

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o uso da palavra "artefato" está completamente fora de contexto. O Guia do Usuário, 2a. edição (Booch, Rumbaugh e Jacbson) diz, "artefatos são empregados para a modelagem de itens físicos que podem residir em um nó, como executáveis, bibliotecas, tabelas, arquivos ou documentos. Um artefato tipicamente representa o pacote físico de elementos lógicos, como classes, interfaces e colaborações" (pág 353). "Você faz a modelagem lógica para visualizar, especificar e documentar suas decisões sobre o vocabulário do seu domínio... Enquanto essas coisas lógicas vivem no mundo conceitual, as coisas físicas vivem no mundo dos bits." (pág 354). No meu entendimento, itens físicos não são produzidos na fase de análise e especificação de requisitos, EXCETO se artefato, nesse caso, for sinônimo de documentação. Poderiam ter deixado o enunciado da questão mais objetivo. Enfim, vida de concurseiro não é fácil. Voltando às alternativas:

     

    - (alternativa C) Análise e especificação encaixam-se na FASE INICIAL. Portanto, um diagrama de estados permite a visão externa do comportamento de um sistema, conforme é visto pelos seus usuários finais, analistas, pessoal de teste etc.
    - (alternativa A) Classes e interfaces formam o vocabulário do problema e de sua SOLUÇÃO (fase de projeto).
    - (alternativas B e D) Componentes e objetos sugerem IMPLEMENTAÇÃO.
    - (alternativa E) Implantação (FASE FINAL).

  • Meo deos, que questão ruim! Normalmente quando se fala em especificação e análise de requisitos utiliza-se o Diagrama de Casos de Uso.

  • Calma gente, é só a Ces GranLixo sendo Ces GranLixo... 

  • c-

    Diagrama de máquina de estados mostra a visão dinâmica de um sistema. Principais componentes: estado, evento. Esse diagrama mostra os estados de objeto em seu ciclo de vida. é usado para ver como tais mudanças acontecem, como se definem as trocas de mensagens e
    os métodos responsaveis