-
Em um gráfico de classes UML, um relacionamento de extensão (extend) é uma relação estrutural (não devia ser relação comportamental?) na qual um caso de uso maior é estendido por um caso de uso menor, que inclui serviços especiais no caso de uso maior (a inclusão não ocorre no caso de uso menor?).
-
Alguém tem uma fonte que valide esta questão?
-
Pra mim está errada.. Quando diz que inclui serviços especiais no caso de uso maior.. Deveria ser no menor.
-
Um relacionamento extend de um caso de uso B para um caso de uso A indica que o caso de uso B pode ser acrescentado para descrever o comportamento de A (não é essencial). A extensão é inserida em um ponto de extensão do caso de uso A.
Ponto de extensão em um caso de uso é uma indicação de que outros casos de uso poderão ser adicionados a ele. Quando o caso de uso for invocado, ele verificará se suas extensões devem ou não serem invocadas.
Você entendeu?! Provavelmente, não. É que extend é unanimemente considerado um conceito obscuro.
Vamos a novas explicações.
Quando se especifica B extends A, a semântica é:
· Dois casos de uso são definidos: A e A extended by B;
· B é uma variação de A. Contém eventos adicionais, para certas condições;
· Tem que ser especificado onde B é inserido em A.
Fonte: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~sampaio/cursos/2007.1/Graduacao/SI-II/Uml/diagramas/usecases/usecases.htm
Gabarito: Certo
-
[Cabe Recurso] Primeiro, esse nome é esquisito – não é Gráfico de Classes, mas Diagrama de Classes. Segundo, o relacionamento de Extensão se dá em um Diagrama de Casos de Uso. Fora isso, realmente em um relacionamento de extensão, o caso de uso maior (seria melhor dizer “principal”) é estendido por um caso de uso menor (seria melhor dizer “alternativo”). Gabarito: C
Estava na aula: Relacionamento de Extensão: utilizado quando se deseja modelar um relacionamento alternativo. A imagem abaixo apresenta o contexto de um fórum de discussões. Observem que para cadastrar um usuário, há duas opções: moderador ou administrador. Logo, é um relacionamento opcional, representado por uma linha tracejada com uma seta na ponta.
Explicando de uma forma mais simples de entender: quando o caso de uso B estende o caso de uso A, significa que quando o caso de uso A for executado o caso de uso B poderá (poderá – talvez não seja) ser executado também. A direção do relacionamento é do caso de uso extensor (aqui o caso de uso B) para o caso de uso estendido (aqui o caso de uso A).
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/sedf-2017-comentarios-da-prova-de-engenharia-de-software-ti/
-
queria saber qual a fonte que foi retirada essa questão.
Da fato um relacionamento de extensão existe no diagrama de classes, por meio da herança em que uma classe estende ou herda características de outra classe. Porém, a questão cita conceitos relacionados ao diagrama de casos de uso ao mencionar "extensão (extend) é uma relação estrutural na qual um caso de uso maior é estendido por um caso de uso menor"
Em um gráfico de classes UML, um relacionamento de extensão (extend) é uma relação estrutural na qual um caso de uso maior é estendido por um caso de uso menor, que inclui serviços especiais no caso de uso maior.
Em um gráfico de casos de uso UML, um relacionamento de extensão (extend) é uma relação estrutural na qual um caso de uso maior é estendido por um caso de uso menor, que inclui serviços especiais no caso de uso maior.
Gab C. WTF?
-
o trecho errado é "em um gráfico de classes uml". o resto está correto eliminando o trecho errado, ou substituindo por "em um diagrama de casos de uso".
se uma parte do enunciando está errada, o enunciado está errado.
-
Está na cara que será anulada. Primeiramente não temos relação de extensão em um diagrama de classes. Os possíveis relacionamentos são: Associação, Generalização, Dependência e Realização.
A questão misturou conceitos de diagramas de caso de uso com "gráfico" de classes.
-
O trecho "Em um gráfico de classes UML..." é incoerente com o restante da assertiva. A resposta correta deveria ser ERRADA.
-
A questão foi anulada.
ITEM / GABARITO PRELIMINAR / GABARITO DEFINITIVO / SITUAÇÃO
88 - C - Deferido com anulação -
O uso da expressão “gráfico de classes”, em vez de diagrama de classes , prejudicou o julgamento objetivo do item.
Enfim, ainda responderam errado =D
FONTE:
http://www.cespe.unb.br/concursos/SEE_16_DF/arquivos/SEEDF_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF