SóProvas



Questões de Diagrama de Classes


ID
5737
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Para os diagramas utilizados na UML 2.0 são feitas as afirmativas abaixo.

I - No Diagrama de Classes é possível modelar o estereótipo das classes, o nível de visibilidade de seus atributos e a navegabilidade das associações entre as classes.

II - O Diagrama de Tempo unifica em um único diagrama os Diagramas de Seqüência e Interação da UML 1.4, sendo utilizado para especificar as restrições de tempo sobre mensagens enviadas e recebidas no decorrer de uma interação.

III - O Diagrama de Atividades permite definir pré e pós-condições associadas a ações do diagrama. As pré-condições definem o estado exigido do sistema quando a ação é invocada e as pós-condições especificam o estado exigido do sistema no término da ação.

IV - Juntos, os diagramas de Objetos e Comunicação descrevem como um sistema de software é instalado e executado no ambiente de processamento identificando as partes físicas do software e o ambiente necessário para execução.

V - Em um diagrama de Caso de Uso a generalização define os relacionamentos de herança entre os casos de uso ou entre os atores, enquanto que as associações indicam quais atores interagirão com os casos de uso do sistema.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • II - O Diagrama de Tempo Diagrama de visão geral da interação unifica em um único diagrama os Diagramas de Seqüência e Interação da UML 1.4, sendo utilizado para especificar as restrições de tempo sobre mensagens enviadas e recebidas no decorrer de uma interação.

    IV - Juntos, os diagramas de Objetos e Comunicação Diagrama de instalação descrevem como um sistema de software é instalado e executado no ambiente de processamento identificando as partes físicas do software e o ambiente necessário para execução.
  • A assertiva V na minha opnião está errada, pois nos Diagramas de Casos de Uso não é a generalização que define o relacionamento de herança e sim a Generalização/Especialização ou somente a Especializalção.


ID
8224
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modo para descrever os vários aspectos de modelagem pela UML é por meio do uso da notação definida pelos seus vários tipos de diagramas. Segundo as características desses diagramas, é correto afirmar que um diagrama de classe

Alternativas
Comentários
  • Comentários às alternativas:

    a) diagrama de seqüência

       O Diagrama de Sequência é uma das ferramentas UML usadas para representar interações entre objetos de um cenário, realizadas através de métodos.
       Este diagrama é construído a partir do Diagrama de Casos de Usos. O diagrama de sequência dá ênfase a ordenação temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos de um sistema.
     
    b) diagrama de classes
       O Diagrama de Classes é uma representação da estrutura estática e relações das classes que servem de modelo para objetos.
     
    c) diagrama de caso de uso
       O Diagrama de Caso de Uso descreve a funcionalidade proposta para um novo sistema, que será projetado.
     
    d) diagrama de sequência
       Apresenta a interação de seqüência de tempo dos objetos que participam na interação
     
    e) diagrama de estados
       Diagrama de transição de estados é uma representação do estado ou situação em que um objeto pode se encontrar no decorrer da execução de processos de um sistema.
  • Só complementando...

    "mostra a interação de um caso de uso organizada em torno de objetos e classes e seus vínculos mútuos, evidenciando a seqüência de mensagens."

    Acho que refere-se ao diagrama de Colaboração, que é equivalente ao Diagrama de Sequência, porém no diagrama de colaboração preocupa-se com a perspectiva estrutural da colaboração e o de sequência com a temporal.

    Note que a letra d) fala de tempo:

    "descreve a interação de seqüência de tempo dos objetos e classes percebida por atores externos"

    Já a letra a) fala de organização e vínculos:

    "mostra a interação de um caso de uso organizada em torno de objetos e classes e seus vínculos mútuos, evidenciando a seqüência de mensagens."

    No Diagrama de Colaboração, a ordem das mensagens trocadas entre os objetos são enumeradas.
  • De acordo com o manual da UML 4º edição, dos criadores da linguagem a características:  
    Diagrama de caso de uso é "Organizar os comportamentos do sistema" 
    Diagrama de sequência é para "expor a ordem temporal das mensagens" 
    Diagrama de estados: "enfatizar o estado de mudança de um sistema orientado por eventos" 
    Diagramas de classe e objetos não são diagramas comportamentais e sim estruturais.
  • diagrama de classe é um diagrama estrurual (estatico).

    eles sao diagramas de classe, objetos, componentes, package e implantacao.

    a unica opcao que descreve essa caracteristica é 'b', as demais sao caracteristicas de diagramas dinamicos.


ID
17767
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O diagrama UML mais indicado para representar o passo a passo do fluxo de eventos principal de um caso de uso de um software orientado a objetos é o diagrama de

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de atividades é um diagrama de estados e ilustra o fluxo de eventos de um caso de uso, pussui um fluxo básico e um ou vários fluxos alternativos, melhor explicação pode ser encontrada aqui:

    http://www.wthreex.com/rup/process/modguide/md_actd.htm

  • b´-

    Este diagrama é bom para comportamentos paralelos. Um Diagrama de Atividades é um fluxograma que destaca atividade ao longo do tempo.


    Um Diagrama de Atividades tem:


    - Início: círculo preenchido.


    -Estado de Atividade ou Atividade: retângulo com bordas arredondadas.


    -Transição: linha orientada.atividade termina e o fluxo de controle passa para a atividade seguinte.


    -Desvio: losango.


    -Intercalação: Também losango, marca o final de um comportamento condicional iniciado por um desvio: múltiplas entradas e
    uma única saída.


    -Separação: traço horizontal, quando ha comportamento paralel: uma entrada e várias de saída em paralelo.


    -Junção: traço horizontal, completa a separação. Sincorinza comportamento paralelo


    swimlanes: retângulos dos objetos. Entidades responsáveis pela atividade


ID
41680
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No diagrama de classes da UML uma superclasse, com uma ou mais subclasses, representa um relacionamento do tipo

Alternativas
Comentários
  • a) Composição - relação entre classes do tipo parte-todo, por exemplo: um carro tem pneus e/ou pneus fazem parte do carro. Nesta relação as partes separadas não têm função utilidade.b) Agregação - relação entre classes do tipo está-contida ou é-uma-parte, por exemplo: um formulário de registro contém um formulário de matrícula e/ou um formulário de matrícula está contido em um formulário de registro. Na agregação existe uma relação de conteúdo, mas as partes existem separadamente.c) Generalização - relação entre classes semelhante a herança de OO, onde uma superclasse define uma hierarquia de subclasses que herdam comportamentos(atributos e métodos), por exemplo: Um elefante é um tipo de animal. Aqui existe uma definição de hieraquia de comportamentos comuns vindo da superclasse(animal) e subclasses(elefante, leão, cavalo)d) Associação - é uma relação de ligação entre classes, significando que elas "conhecem uma a outra", por exemplo: um cliente possui uma conta corrente. As associações podem ser do tipo: normal, recursiva, ternária, agregação, composição.e) Modularização - é uma forma de abordagem de desenvolvimento de software, a modularização tem mais a ver com coesão e acoplamento que com UML. Na modularização o software é desenvolvido por partes(módulos) que funcionam independentes um do outro(baixo acoplamento e alta coesão).
  • LETRA C

    Falou em Super Classe, falou em Generalização, mais conhecido como Herança


ID
76921
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Duas classes estabelecem uma relação todo/parte entre si, em que a parte pode existir sem o todo. Que símbolo deve ser utilizado em um diagrama de classes UML para expressar esse tipo de relacionamento?

Alternativas
Comentários
  • "em que a parte pode existir sem o todo"isso caracteriza a AGREGAÇÃO (losango aberto).
  • Letra A isso caracteriza a Agregação em que a parte pode existir sem o todo.Na Composição a parte não existe sem o todo.
  • Losango fechado significa COMPOSIÇÃO, neste caso, se o TODO for destruído a PARTE também será.Losango aberto significa AGREGAÇÃO, neste caso, se o TODO for destruído não significa que a PARTE será.
  • Agregação:

         O objeto que contém a referência a outros objetos PODE EXISTIR independentemente da existência dos objetos referenciados.

    Vamos a um exemplo:

    Temos o objeto Carro que por sua vez faz referência ao objeto Rodas, porém o objeto "Carro" pode existir mesmo que vc destrua "Rodas", ou seja "faz sentido a existência do carro mesmo sem seus pneus".

    Notação UML da agregação:

    Composição:
         O objeto que contém a referência a outros objetos NÃO FAZ SENTIDO EM EXISTIR sem a existência dos objetos referenciados.

    Vamos a um exemplo:

    Temos o objeto Pedido que por sua vez faz referência ao objeto Itens, portanto o objeto "Itens" não faz sentido sem o objeto "Pedido". Qual o principal "conteúdo" do pedido ? São seus itens certo ?

    Notação UML da composição:

  • O símbolo agregação - tipo de associação ( é parte de , todo/parte) onde o objeto parte é um atributo do todo ; onde os objetos partes somente são criados se o todo ao qual estão agregados seja criado. Pedidos é composto por itens de pedidos.

  • a-

    agregacao - losangulo branco- as classes constituentes podem existir sem a classe principal. ex.: pessoa - instituicao

    composicao - losangulo preto- nao podem exitir sem classe principal ex: cozinha - casa


ID
79222
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em um diagrama de classes, considere que Seguridade e Imóveis herdam características de Ativos. A classe ItemSuportado é super-classe de Imóveis mas não de Ativos. Nesse cenário, o relacionamento geral em que se envolve Imóveis caracteriza-se por

Alternativas
Comentários
  • herança múltipla, devido Imóveis herda característica tanto de Ativos (classe pai) como também herda da super-classe ou classe pai ItemSuportado
  • Se Imoveis herda tanto de Ativos como ItemSuportado, houve herança multipla

  • Apesar de Java não suportar herança múltipla algumas linguagem como a C++ a suportam e é representada na UML.


ID
126484
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na Orientação a Objetos, um diagrama que retrata uma série de elementos estáticos, suas associações, estruturas de superclasse e outros inter-relacionamentos estáticos é denominado diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Provavelmente esta resposta encontra-se errada pois o Diagrama de Sequência NÃO retrata inter-relacionamentos estáticos.
  • Sem dúvida se trata de questão errada, sequência é um diagrama de aspecto dinâmico.
  • Gabarito foi corrigido: D.


ID
135487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.

Os diagramas em UML podem ser estáticos ou dinâmicos. O diagrama de classes é um exemplo de um diagrama dinâmico.

Alternativas
Comentários
  •  Errado.

    A UML divide os diagramas em:

    • Estruturais( estáticos ):
    1. Diagrama de Objeto
    2. Diagrama de Classe
    3. Diagrama de Pacote
    4. Diagrama de Componente
    5. Diagrama de Implementação
    6. Diagrama de Estrutura Composta
    • Comportamentais ( dinâmicos )
    1. Diagrama de Caso de Uso
    2. Diagrama de Maquina de Estado
    3. Diagrama de Atividade
    4. Diagrama de Sequência
    5. Diagrama de Comunicação
    6. Diagrama de Interação Geral
    7. Diagrama de Tempo

     

  • ERRADO

     

    A UML divide os diagramas em:

     

    Estruturais (Estáticos):

     

    Diagrama de Objeto

    Diagrama de Classe

    Diagrama de Pacote

    Diagrama de Componente

    Diagrama de Implementação

    Diagrama de Estrutura Composta

    ---------------------------------------------------------------------

     

    Comportamentais (Dinâmicos):

     

    Diagrama de Caso de Uso

    Diagrama de Maquina de Estado

    Diagrama de Atividade

    Diagrama de Sequência

    Diagrama de Comunicação

    Diagrama de Interação Geral

    Diagrama de Tempo


ID
142060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a diagramas de classe da UML, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Similar a BD quando existe um relacionamento N para N. 
  • As classes associativas são produzidas a partir de ocorrências de associações que tenham multiplicidade muitos(*) em suas extremidades. As classes associativas são necessárias nos casos que existem atributos relacionadas à associação que não podem ser armazenados em nenhuma das classes envolvidas. [1]




    [1] UML 2 : Uma Abordagem Prática 2ed
  • e) A agregação (composição) é uma forma especial de composição (agregação) com tempo de vida coincidente das partes pelo todo, ou seja, o objeto composto é responsável pela criação e destruição de suas partes.
  • Alguem poderia me ajudar em esclarecer por que a letra B esta errada?

  • Gustavo, as associações também são herdadas pelas subclasses.

  • a) errada. Um associação pode ser bidirecional ou unidirecional, se nenhuma seta é explicitada a associação é bidirecional.
    b) errada. Todas as associações das superclasses são herdadas pelas subclasses.
    c) certa.
    d) errada. A agregação é um tipo particular de associação que representa uma relação do tipo todo-parte.
    e) errada. A composição é uma forma especial (mais forte) de agregação.

  • Existem quatro tipos de relacionamentos entre classes: associação, generalização, dependência e realização.

    Associação pode ser simples, agregação e composição.

    Agregação é um tipo especial de relacionamento onde existe uma relação todo-parte, também chamada de agregação por associação.

    Composição é um tipo especial de agregação onde existe uma relação muito forte todo-parte, também chamada de agregação por composição.

     

    Fonte: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lalucas/disciplinas/uml/transparencia/pdf/04%20Relacionamentos%20entre%20classes.pdf

     


ID
142255
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as informações a seguir, referentes à modelagem de um sistema de informação.

1. Classe Pessoa é generalização das classes Aluno e Professor.
2. Classe ProfessorMestre é especialização da classe Professor.

Que diagrama de classes UML representa corretamente a situação em questão?

Alternativas
Comentários
  • Generalização e especialização indicam um mesmo relacionamento, mas com sentido inverso: Se A é generalização de B, então B é especialização de A.

    Portanto, generalização e especialização são representados pela mesma figura de relacionamento: seta com cabeça branca e linha cheia (não-pontilhada).

ID
157822
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere:

I. Farol ligado.
II. Comprar produto.
III. Máquina elétrica.

Os itens acima são representados em diagramas UML, respectivamente, como

Alternativas

ID
158938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos de orientação a objetos e UML.

Se uma classe abstrata declara uma interface, essa classe tipicamente contém declarações de métodos, mas não corpos de métodos; a interface não pode ser implementada por classes que herdem da classe abstrata. Em diagramas UML, a classe abstrata pode ser identificada colocando-se seu nome em itálico, e relacionamentos de dependência podem ser representados por setas tracejadas entre clientes da interface e a classe abstrata.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    por causa disso:
    "a interface não pode ser implementada por classes que herdem da classe abstrata."
  • Não se se aplica à UML tbm, mas essa afirmação em java estaria errada : "essa classe tipicamente contém declarações de métodos, mas não corpos de métodos;


    pois em uma classe abstrata pode ter métodos abstratos e métodos concretos

  • neste caso, cada método da interface deve obrigatoriamente ser implementado por classes que herdem da classe abstrata.
    já a classe abstrata pode ou não implementar (codificar) todos os métodos realizados da interface.


ID
161611
Banca
FCC
Órgão
MPE-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma propriedade, atributo ou operação representada no diagrama de classes da UML, que poderá ser vista e usada apenas pela classe na qual foi declarada, bem como pelas suas classes descendentes, deve ser definida com visibilidade descrita por meio da palavra-chave

Alternativas
Comentários
  •      Para representar a visibilidade dos atributos e operações em uma classe a UML define três níveis:
        + Público  - Visível em qualquer classe
         # Protegido - Visível dentro da classe e a qualquer descendente
         - Privado - Vísível somente dentro da classe.
  • Para complementar o comentário anterior, em Java a visibilidade protegida é em relação à própria classe, a seus descendentes e ao pacote em que se encontra. Ou seja, em Java a visibilidade protegida é menos restritiva que em UML.

  •  + público (acessível de qualquer lugar)

    - privado (acessível de dentro da classe)

    # protegido (acessível de dentro da classe e suas subclasses)

    ~ pacote (acessível dentro do pacote)


ID
174835
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML, a principal diferença entre o diagrama de objetos e o diagrama de classes é que o diagrama de objetos mostra

Alternativas
Comentários
  • A diferença entre ambos é que um diagrama de objetos mostra um número de instâncias  de classes, em vez de uma classe real,e apresenta o nome do objeto sublinhado dentro do retângulo de classe.

  • O diagrama de objetos é uma variação do diagrama de classes e utiliza quase a mesma notação.
    A diferença é que o diagrama de objetos mostra os objetos que foram instanciados das classes, enquato o diagrama de classes é uma representação da estrutura e relações das classes que servem de modelo para objetos.

    fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_objetos

     

  • Gabarito B

  • O diagrama de objetos é um "snapshot" do diagrama de classes em determinado momento.

  • b-

    Diagrama de objetos é visao estatica do sistema em andamento. Sao classes instanciadas


ID
192892
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Caso particular de associação binária utilizado para expressar um relacionamento todo-parte. Entretanto, a parte pode não ser exclusiva de um único todo. No diagrama de classes é uma

Alternativas
Comentários
  • Ambos descrevem relações entre objetos, porém com uma diferença simples.

    Agregação

    * Um objeto contém uma lista de outros objetos.
    * Os objetos contidos podem existir sem serem parte do objeto que os contém.
    * Exemplo: Carro -> Rodas. Você pode tirar as rodas do carro antes de destruí-lo e elas podem ser colocadas em outro carro.

    Composição

    * Um objeto contém uma lista de outros objetos.
    * Os objetos contidos não fazem sentido fora do contexto do objeto que os contém.
    * Exemplo: Pedido -> Itens. Se você destruir o pedido, os itens são destruidos junto, eles não tem sentido fora do pedido.
    Fonte: www.ericksasse.com.br/agregao-x-composio/


ID
192901
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na taxonomia dos diagramas de estrutura (S) e de comportamento (C) da UML, os diagramas de Pacote, Classe, Sequência e Objeto são, respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • UML 2.0


    Estruturais: pacotes, instalação ou implantação, classes, componentes, estrutura composta, objetos e profile diagram(uml 2.2)

     

    Comportamentais: máquina de estados, sequência , atividades, tempo, casos de uso, comunicação e interação geral
     


ID
195343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca da métrica de análise por ponto de função, julgue os itens
seguintes.

A partir de diagramas UML de classe e de sequência, é possível calcular o número de pontos de função de um sistema ou módulo.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Pressman (pg 359), "pontos por função podem também ser calculados a partir dos diagramas UML de classe e seqüência"

  • Diagrama de Classe e Sequência = Projeto Lógico da Aplicação. Como a análise de pontos de função é baseada primariamente no projeto lógico da aplicação, então é possível, sim, calcular o número de pontos de função a partir disso.


ID
215650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de engenharia de requisitos, julgue o item subsequente.

Na validação de requisitos - parte integrante da especificação desses requisitos -, é correto o uso de diagramas da UML, tais como diagrama de classes, de casos de uso e de interação.

Alternativas
Comentários
  • Não há como dizer se é correto ou não. Isso é alternativo!

  • nao encontrei referencias sobre o uso de diagrama de classses e de interacao.(sommerville e pressman)
    No capitulo referente a engenharia de requisitos é citado a utilização de casos de uso, sequência e atividades.
  • Acredito que seja falsa. Já pensou os analistas validando requisitos com o cliente usando diagramas de classes? e de interação?
  • Eu optei por FALSA justamente por esse pensamento. 

    VALIDAÇÃO -> CLIENTE 

    Imagina eu conversando com meu cliente com um monte de diagrama na mão.

    Mais depois observando melhor "Diagramas UML" engloba todos os diagramas, o CASO de USO pode ser um bom diagrama para validar os requisitos junto ao cliente.
  • Não é apenas porque não se encontra em livros que está errado, quando se trabalha em um projeto de software, é necessário validar o requisito não apenas negocialmente, mas também se este é possível de se desenvolver e para essa validação podemos utilizar estas ferramentas, questão feita para quem possui experiência na prática, não apenas teórica
  • Eu marquei errado tbm, mais analisando melhor a questão a UML e seus diagramas são apenas uma linguagem para se modelar sendo possivel sua utilização em qualquer parte do processo até mesmo na validação dos requisitos. Concordo com o Felipe.
  • Eu marquei errado porquer diz que a validacao de requisitos é parte integrante da especificacao.

    Aguem pode explicar o motivo de estar correta esta afimacao.
  • Marquei errado pelo mesmo motivo do colega acima.

    No livro do pressman ele separa especificação de validação.  Pag 120 6° edição
  • Uma das técnicas de validação é a Análise de Consistência automatizada, descrita por Sommerville. Se os requisitos são descritos utilizando um modelo de sistema baseado em um modelo estruturado, como o orientado a objetos (UML), ferramentas CASE podem ser usadas para avaliar a consistência desses requisitos. Assim, é correto o uso de diagramas UML na validação. Esse uso é indireto, pois quem analisará a consistência na validação são as ferramentas CASE, contudo baseado nos modelos estruturados (diagramas de classe, casos de uso, sequência...)
  • Conforme explicação acima do amigo Wilson
    Temos:

    Na validação de requisitos - parte integrante da especificação desses requisitos -, é correto o uso de diagramas da UML, tais como diagrama de classes, de casos de uso e de interação.

    Utilização de diagrama UML está correto de acordo com técnicas de validação é a Análise de Consistência automatizada
    Porém, validação de requisitos não é parte da especificação de requisitos.
    São duas fases distintas, portanto está errado.
  • Quando diz parte integrante da especificação de requisitos. A única ideia que me veio é que a validação de requisitos é feita em cima da especificação de requisitos, ou seja, provavelmente com base em documentos formais e informais. Desta forma, a validação é uma reafirmação da especificação , ou seja, parte integrante.
  • Discordo do gabarito. Não por não achar que se deve usar UML para validação. Acho que podemos sim, mas deve-se atentar ao conteúdo dos diagramas. Não daria pra usar os mesmos diagramas do desenvolvimento. Discordo por achar que a validação não é parte da especificação de requisitos. Segundo pressman: Tarefas da eng de requisitos: concepção, levantamento, elaboração, especificação, negociação, validação e gestão.Segundo Sommerville a engenharia de requisitos é composta pelas atividades:  Estudo da viabilidade do sistema.  Elicitação e análise de requisitos.  Especificação de Requisitos.  Validação de requisitos. Ou seja sempre se trata a validação como coisa diferente de especificação.

    Eu entraria com recurso!

  • A literatura (Pressman e Sommerville) recorrem a esses recursos para auxiliar a elicitação de requisitos. Nada impede que a validação use tais recursos! Porém, não encontrei essa afirmação explícita!

  • Falar em sobreposição até vai. Mas ser parte integrante foi demais.

  • Será que teve recurso ganho para alteração do gabarito dessa questão? Um absurdo, são fases distintas.

  • Problema dessa questão não é o UML, e sim, que o Pressman separa especificação de validação.


    E a questão diz que é parte integrante.... Errei o gabarito e a questão errou o conceito.

  • Fiz uma leitura minuciosa no capítulo do Pressman "engenharia de requisitos" e lendo várias vezes a parte de especificação cheguei a conclusão de que a questão está realmente certa. Pressman diz que a especificação pode ser um documento por escrito, um conjunto de modelo gráficos, um modelo formal, um conjunto de cenários de uso, um protótipo ou qualquer combinação de fatores citados. Eu errei a questão por pensar que a especificação era apenas um "detalhamento do documento produzido na fase anterior" com isso acabei errando a questão. Como podem ver especificação não é só documento, isso vai variar em cada projeto. Ele fala em modelo de gráficos deixando em aberto que pode ser tanto aqueles usados para modelar OO (UML) ou para modelar o estruturado (modelo estruturado), por isso que ele diz que vai variar em cada projeto.  

    Pressman diz também que esses artefatos produzidos na especificação são avaliados na fase de "validação", ou seja, a validação de requisitos examina a especificação (que pode ser em alguns casos um conjunto de cenários e pouco mais do que isso, pode ser um documento contendo cenários, modelos e descrições por escrito) para garantir que todos os requisitos de software tenham sido declarados de forma não ambígua, omissões e erros tenham sido detectados e corrigidos e que os artefatos estejam de acordo com os padrões estabelecidos para o processo, projeto e produto.

    Questão muito difícil que obriga uma interpretação muito acima do normal rsrsrssr, é um tipo de questão que tem que ficar armazenada no bloco de notas. 

    Bons estudos.
  • está complicado estudar, questão fugindo do conceito padrão


ID
235402
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise os seguintes enunciados relacionados aos componentes da linguagem UML e marque a alternativa CORRETA.

I- Os diagramas de casos de uso têm como objetivo ilustrar a interação entre elementos (atores) e funcionalidades do sistema;

II- O modelo de classes de domínio representa as classes no domínio do negócio em questão e não leva em consideração restrições inerentes à tecnologia a ser utilizada na solução;

III- Uma classe em um diagrama de classes é definida por um nome, uma lista de atributos (não obrigatória) e uma lista de operações (não obrigatória);

IV- O modelo de interação pode ser descrito utilizando diagramas de componentes ou diagramas de estados;

V- Os pacotes são mecanismos de agrupamento genérico e podem ser utilizados para agregar casos de uso, classes e alguns outros tipos de elementos.

Alternativas
Comentários
  • IV- O modelo de interação pode ser descrito utilizando diagramas de sequencia, de comunicação, de visão geral de interação e de tempo. componentes ou diagramas de estados;
  • d-

    I- enunciado I esta em todas. Noa percamos tempo analisando-o.

    II- O unico diagrama que está associado à linguagem de programação cuja finalidade é indicar os componentes do software e relacionamentos é o de componentes

    III- pode fazr um diagarma de classe sem especificar seus atributos e metodos, mas o nome é sempre necessario

    IV- interação: TICS: tempo, visao geral, comunicação, sequencia,

    V- diagramas de pacotes: mostra pacotes de classes e as dependências entre eles. Visão como um todo, assim como subsistemas.
    divisões lógicas e suas interações em alto nível.


ID
280162
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um diagrama é uma apresentação gráfica de um conjunto de elementos, geralmente representada como um gráfico conectado de vértices (itens) e arcos (relacionamentos). Na notação da UML existem diversos tipos de diagramas. Com base nas funções de cada diagrama, julgue os itens a seguir.

I O diagrama de classes é um diagrama estrutural que mostra um conjunto de classes, interfaces, colaborações e seus relacionamentos.

II O diagrama de casos de uso é um diagrama comportamental que mostra um conjunto de casos de uso, atores e seus relacionamentos

III O diagrama de colaboração é um diagrama comportamental que mostra o conjunto de componentes e seus relacionamentos

IV O diagrama de sequência é um diagrama estrutural que mostra uma interação, dando ênfase à ordenação temporal das mensagens.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • item I - ERRADO : Diagrama de classes com interfaces, colaborações??? não.
    Item II - CORRETO
    Item III - CORRETO
    Item IV - ERRADO: O diagrama de sequência é um diagrama de interação(subconjunto dos diagramas Comportamentais)
     
    bons estudos
    Marcelo
  • Entendo que as afirmativas corretas são I e II. Justificativa para considerar correta a afirmativa I:

    Afirmativa I - é possível representar nos diagramas de classes :

    interfaces: são  tipos especiais de classe, e portanto plenamente possível mostrá-las no diagrama de classes; podem, por exemplo, aparecer nos diagramas de classes através do estereótipo "interface"

    colaborações: em termos gerais correspondem ao uso em conjunto de vários elementos para a solução de determinado propósito; no livro UML Distilled, Martin Fowler descreve:

       "When you use a collaboration, you can show that by placing a collaboration occurrence on a class diagram, ..."

    Por outro lado, considero a afirmativa III incorreta pelo fato de que nos diagramas de colaboração são mostrados os relacionamentos entre os objetos e não entre os componentes (os componentes são explicitados nos diagramas de componentes).

  • I O diagrama de classes é um diagrama estrutural que mostra um conjunto de classes, interfaces, colaborações e seus relacionamentos.- CORRETO

    II O diagrama de casos de uso é um diagrama comportamental que mostra um conjunto de casos de uso, atores e seus relacionamentos. CORRETO

    III O diagrama de colaboração é um diagrama comportamental que mostra o conjunto de componentes e seus relacionamentos  - ERRADO
      RESP. CERTA: O diagrama de colaboração(ou comunicação na UML 2.0) é um diagrama comportamental que dá ênfase à organização estrutural dos objetos que enviam e recebem mensagens. Um diagrama de comunicação mostra um conjunto de papéis, as conexões existentes entre esses papéis e as mensagens enviadas a recebidas pelas instâncias.
    O diagrama de componentes mostra as partes internas, os conectores e as portas que implementam um componente.


    IV O diagrama de sequência é um diagrama estrutural que mostra uma interação, dando ênfase à ordenação temporal das mensagens. ERRADO
    O diagrama de sequência é um diagrama de interação que dá ênfasse á ordenação temporal das mensagens.



ID
321103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito da UML (unified modeling language), julgue os próximos itens.

O diagrama de classes define todas as classes de que o sistema necessita e é a base para a construção dos diagramas de sequência e comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Errado: O diagrama de classes é uma represenação gráfica que exibe somente as classes necessárias para o entendimento de um aspécto do sistema e não todas as classes que o sistema necessita.

    Segundo [1], os diagramas de classes são os diagramas encontrados com maior frequência na modelagem de sistemas orientados a objetos. Um diagrama de classes mostra um conjunto de classes, interfaces, colaborações e relacionamentos. Um diagrama de classes bem estruturado:
    • Enfatiza a comunicação de um único aspecto da visão estática do projeto do sistema.
    • Contém somente aspectos essenciais à compreensão desse aspecto.
    • Não é tão minimalista que prejudique a informação do leitor sobre a semântica importante.
    Todo diagrama de classes é apenas uma representação gráfica da visão estática do projeto de um sistema. Nenhum diagrama de classes precisa captar tudo sobre a visão de projeto do sistema.


    Referência:

    [1] : UML Guia do Usuário. Booch, Rumbaugh, Jacobson
  • Alem de não conter todas as classes, a base para a construção dos diagramas sequência e comunicação são os diagramas de casos de uso com os seus cenários.
    Os casos de uso representam a visão externa e os diagramas de sequência e comuniação a visão interna.
  • Gabarito alterado para CERTO:

    Justificativa da banca:"O diagrama de classes define todas as classes que o sistema necessita possuir e é a base para a construção dos diagramas de comunicação, sequência e estados. Por esse motivo opta-se pela alteração do gabarito do item. "
  • O gabrito desta questão foi alterado como se vê no link a seguir : http://www.cespe.unb.br/concursos/correios2011/arquivos/CORREIOS_NS_NM_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO_FINAL.PDF
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "C", conforme edital publicado pela banca e postado no site.

    Justificativa da banca:  O diagrama de classes define todas as classes que o sistema necessita possuir e é a base para a construção dos diagramas de comunicação, sequência e estados. Por esse motivo opta-se pela alteração do gabarito do item.

    Bons estudos!
  • Qdo ele disse que contém todas as classes que o sistema necessita, é o mesmo que dizer que só terá as classes essenciais. Potanto, certa!

  • De vez em quando a banca cheira um pozim e altera o gabarito favorecendo quem chutou...

  • CORRETO

    Vamos ficar atentos, pois o CESPE trabalha muito com interpretação de textos, em todas as questões

    "O diagrama de classes define todas as classes de que o sistema necessita..." - Seria o equivalente a: "...define as classes que são necessárias"

    Diagrama de Classe é a base para os diagramas de: Comunicação, Sequência e Estado de Máquina

  • c-

    DIAGRAMAS ESTRUTURAIS


    De Classe: mais utilizado UML e apoia outros. Mostra o conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes.


    De Objeto: relacionado com o diagrama de classes e é um complemento dele. valores armazenados em um momento do processo

    De Componentes: associado à linguagem de programação e indica os componentes e seus relacionamentos.


    De Implantação: Determina as necessidades de hardware e características físicas do sistema.


    De Pacotes: subsistemas englobados para determinar partes


    De Estrutura: estrutura interna de um classificador.


ID
348391
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMARH-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre as características da UML 2.0, pode-se afirmar que:

I. a UML 2.0 é um processo de definição de dados, que trata somente de aspectos estáticos de um sistemas.

II. os diagramas de classe e diagramas de objetos contém aspectos de modelagem estática e dinâmica.

III. o diagrama de atividades é ligado a um classificador, como um caso de uso, a implementação de uma operação ou um pacote

IV. na UML 2.0 pode-se representar tão somente os relacionamentos de Agregação, Composição e Associação.

Está(estão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • d-

    Herança (generalização/especialização) tambem sao representados.


ID
359989
Banca
FEPESE
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Indique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as seguintes afirmativas, a respeito da modelagem com diagrama de classes de UML:

( ) Uma relação de dependência entre uma interface e uma classe denota que a classe tem a responsabilidade de implementar os métodos declarados na interface.
( ) Uma relação de realização entre uma interface e uma classe denota que a classe tem a responsabilidade de implementar os métodos declarados na interface.
( ) Uma relação de herança denota que os métodos definidos em uma das classes (superclasse) passam a fazer parte da outra (subclasse).
( ) Uma relação de herança denota que os atributos definidos em uma das classes (superclasse) passam a fazer parte da outra (subclasse).
( ) A presença de métodos com assinaturas idênticas em classes relacionadas por herança caracteriza uma inconsistência.
( ) A presença de atributos com identificadores idênticos em classes relacionadas por herança caracteriza uma inconsistência.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( ) Uma relação de dependência entre uma interface e uma classe denota que a classe tem a responsabilidade de implementar os métodos declarados na interface. (Não isso é definição de realização. Uma classe que depende de uma interface envia mensagens para os métodos de um objeto que realiza esta interface)
    ( ) Uma relação de realização entre uma interface e uma classe denota que a classe tem a responsabilidade de implementar os métodos declarados na interface. (Correto)
    ( ) Uma relação de herança denota que os métodos definidos em uma das classes (superclasse) passam a fazer parte da outra (subclasse). (A classe especialização herda todos os métodos, mesmo que não possa utiliza-los diretamente, métodos private)
    ( ) Uma relação de herança denota que os atributos definidos em uma das classes (superclasse) passam a fazer parte da outra (subclasse). (A classe especialização herda todos os atributos, mesmo que não possa utiliza-los diretamente, atributos private)
    ( ) A presença de métodos com assinaturas idênticas em classes relacionadas por herança caracteriza uma inconsistência. (Errado, caracteriza uma sobrescrita de método, overload)
    ( ) A presença de atributos com identificadores idênticos em classes relacionadas por herança caracteriza uma inconsistência. (Correto)

ID
362788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir com relação à UML, uma linguagem gráfica
para visualização, especificação, construção e documentação de
artefatos de sistemas complexos de software.

Os diagramas de classes podem conter pacotes ou subsistemas, utilizados para agrupar elementos do modelo em um conjunto maior. No nível de visibilidade privado, uma característica pode ser usada por qualquer descendente do classificador; contudo, um classificador nem sempre é capaz de visualizar outro classificador.

Alternativas
Comentários
  • .. visibilidade privada ... somente a classe tem acesso. 
    Subclasses não enchegam atributos e/ou métodos declarados privados.
  • Utilizando o modificador de acesso PROTEGIDO, as subclasses e todas as classes DO MESMO PACOTE terão acesso às propriedade e métodos.
  • Quanto a primeira parte da questão:

    "Os diagramas de classes podem conter pacotes ou subsistemas, utilizados para agrupar elementos do modelo em um conjunto maior. Às vezes, você ainda desejará incluir instâncias em seus diagramas de classes, principalmente quando quiser visualizar o tipo (possivelmente dinâmico) de uma instância".

    Fonte: UML: Guia do Usuário, Booch, Rumbaugh, Jacobson, cap. 08, pág. 109.
  • UML: o modificador de acesso PROTEGIDO não dá permissão ao pacote.

    Java: o modificador de acesso PROTEGIDO dá permissão ao pacote.

    Respondendo a questão, utilizando o modificador de acesso PRIVADO somente a classe tem acesso aos seus atributos e métodos. Portanto, questão errada.


ID
598363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Tendo em vista que, na UML (Unified Modeling Language), a utilização de diversos diagramas possibilita descobrir falhas não detectadas em diagramas gerados anteriormente, diminuindo a possibilidade da ocorrência de erros durante a fase de desenvolvimento do software, julgue os itens a seguir.

O diagrama de estrutura composta é similar ao denominado diagrama de classes, porém este último apresenta uma visão estática da estrutura de classes, enquanto o primeiro tenta expressar arquiteturas de tempo de execução.

Alternativas
Comentários
  • Marquei ERRADO, porém está CERTA a questão. O Diagrama de estrutra composta modela a colaboração entre interfaces, objetos ou classes, que cooperam entre sí para executar uma função específica. Já com Diagrama de Classes apenas é possível a visualização das classes utilizadas pelo sistemas, entretanto sem mostrar a colaboração entre elas.
  • Um diagrama de estrutura composta contém classes, interfaces, pacotes, relacionamentos entre esses itens e provê uma visão lógica do todo ou de parte de um sistema de software. O diagrama mostra a estrutura interna de uma classe, um conjunto de elementos internamente conectados que colaboram, em tempo de execução, para atingir um objetivo.
  • enquanto o primeiro tenta expressar arquiteturas de tempo de execução.

    Isso não entra na minha cabeça.
  • O diagrama de estrutura composta é um diagrama estrutural (estático). A questão deveria ser anulada. 
  • Concordo. 
    Outro erro: arquiteturas de tempo de execução. Deveria ser arquiteturas em tempo de execução.
    Melhor contratar concurseiros para elaborar a prova.
  • Diagrama de estrutura composta é similar ao diagrama de classe, porém ele tenta expressar arquitetura em tempo de execução.
  • O Diagrama de Estrutura Composta é utilizado para modelar Colaborações. Uma colaboração descreve uma visão de um conjunto de entidades  cooperativas interpretadas por instâncias que cooperam entre si para executar uma função específica. O termo estrutura desse diagrama refere-se a uma composição de elementos interconectados, representando instâncias de tempo de execução colaboram, por meio de vínculos de comunicação, para atingir algum objetivo comum. Esse diagrama também pode ser utilizado para definir a estrutura interna de um classificador.

    Fonte: http://www.novateceditora.com.br/livros/uml2/capitulo9788575221457.pdf pág: 19
     
  • Onde que o Diagrama de Classes  serve para "expressar arquiteturas de tempo de execução"??????????????? Tenho que desaprender tudo sobre UML para entender a lógica dessa questão.

  • Certo. Entenda Arquitetura de tempo de execução no sentido de uma arquitetura de colaborações entre componentes (classes, objetos, interfaces), colaborações essas que ocorrem em tempo de execução.

    E é exatamente isso que o diagrama de estrutura composta faz: modela colaborações.


    Bons estudos!


ID
638200
Banca
FUMARC
Órgão
PRODEMGE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Todos os diagramas a seguir representam as partes dinâmicas de um sistema, EXCETO:


Alternativas
Comentários
  • Diagramas estruturais
    Diagrama de classes
    Diagrama de objectos
    Diagrama de componentes
    Diagrama de implementação
    Diagrama de pacotes
    Diagrama de estrutura
     
    Diagramas comportamentais
    Diagrama de caso de uso
    Diagrama de transição de estados
    Diagrama de atividade
     
    Diagramas de interação (todos também são diagramas comportamentais)
    Diagrama de sequência
    Diagrama de interatividade
    Diagrama de colaboração ou comunicação
    Diagrama de tempo
     
    http://pt.wikipedia.org/wiki/UML
  • Só corrigindo o colega: Diagrama de Implantação é estrutural! 
  • LETRA C

    Diagramas Estruturais
    Estrutura Compos, Implantação, Pacote, Perfil, Classe, Objeto, Componente - EI PaPer ClOC

    Diagramas Comportamentais
    Caso de Uso, Maquina Estado, Atividade, Tempo, Sequência, Comunicação, Visão Geral da Integração - CauMA-Te SeCo Vigel

    Dentro do Comportamentais, ainda temos os Interação
    Tempo, Sequência, Comunicação, Visão Geral da Integração - Te SeCo Vigel


ID
638206
Banca
FUMARC
Órgão
PRODEMGE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as afrmativas abaixo em relação ao Diagrama de Classes da UML.
I. É um diagrama comportamental da UML.
II. Pode representar classes e interfaces.
III. Pode representar relacionamentos de dependência e generalização.
Assinale a alternativa VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • Diagramas estruturais
    Diagramas comportamentais
    Diagramas de interação (todos também são diagramas comportamentais)


    I.   É um diagrama comportamental da UML.
    É um diagrama estrutural, conforme quadro ao lado


    II.  Pode representar classes e interfaces

    Uma classe é representada por um retângulo. Internamente deve constar seu nome, em negrito com primeira letra em maiúscula, geralmente é um substantivo.

    Uma classe possui atributos, que são exibidos em sessão inferior ao nome da classe:




    Interfaces
    As interfaces são apenas modelos de comportamentos, não podendo ser instanciadas. Oferecem serviços a outras classes. Todos os métodos são públicos.
     



    III. Pode representar relacionamentos de dependência e generalização.

    Generalização
    Generalização é o conceito de herança. Uma classe mais genérica é herdada por uma classe mais especifica. No exemplo abaixo, veiculo é uma classe genérica. Ônibus, caminhão e utilitário são classes mais especificas que herdam veículos.


    Dependências
    Conceitualmente a dependência ocorre quando não é possível existir a classe A sem que a classe B já exista. A dependência é representada por uma seta pontilhada
    Um exemplo clássico é a dependência de um item de um pedido com o próprio pedido.


    Fonte: http://www.fernandoamaral.com.br/Default.aspx?Artigo=40
    Wikipedia
  • I.   É um diagrama comportamental Estrutural  da UML.
  • Pessoal, antes de copiar e colar, por favor, arrumem a formatação! Horrível de ler essas fontes gigantescas e cheias de links e o escambau.
    Rámen!
  • LETRA C

    Diagrama de Classe é ESTRUTURAL


ID
640495
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre o diagrama de classe da UML é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Imagino que o erro está ao relacionar o fato do diagrama de classes ser estrutural com o de ignorar o comportamento. Acho que as coisas não são TOTALMENTE excludentes.
    b) Pode-se passar objetos por parâmetro aos métodos.
    c) Casos de uso também possuem dependencias, como: inclusão e extensão.
    d) ok.
    e) A classe abstrata deve estar com o nome em itálico.
  • Sem contar que classe abstrata não pode ser instanciada.
    • a) Quando se utiliza diagramas de classe deve-se focar exclusivamente na estrutura do software e ignorar seu comportamento. (Não foca exclusivamente na estrutura, leva-se em conta o comportamento.)
    • b) Dependência com classes não são adequadas para ilustrar um relacionamento transitório, como quando um objeto é passado para outro como parâmetro. (Pode-se representar bem através dos parâmetros)
    • c) A UML permite representar dependência apenas de classes. Utilizam-se dependências quando se deseja mostrar que as mudanças em uma classe não afetam a outra classe. (Casos de uso também permitem, por exemplo)
    • d) Suporta quatro abreviações de visibilidade: + (público), - (privado), ~ (pacote) e # (protegido).
    • e) Uma classe abstrata é uma classe que pode ser instanciada diretamente. A maneira mais comum de identificar uma classe abstrata na UML é colocar o nome em negrito.   (Não pode serinstanciada,écolocada em itálico) 
       
  • Apenas Complementando as respostas acima.

    a) (ERRADA) A afirmação está incorreta quando afirma que o foco é exclusivo na estrutura do software, pois mesmo sendo um diagrama estrutural, é importante levar em consideração o comportamento do mesmo no momento da atribuição da multiplicidade dos relacionamentos entre as classes.

    b) (ERRADA) As dependências entre classes na verdade são adequadas para ilustrar um relacionamento transitório, que é realizado no momento que a classe dependente utiliza uma instancia do objeto da classe relacionada como parâmentro de um método seu.

    c) (ERRADA) A UML permite representar dependência em outros diagramas seus. E utiliza as dependência quando deseja mostrar que as mudanças em uma classe afetam a outra classe.

    d) (CORRETA)

    e) (ERRADA) Uma classe abstrata não pode ser instanciada diretamente. E a maneira de representar um classe abstrata é colocando seu nome em itálico.
  • Está errada, que eu saiba pacote (package) se representa com til ~

  • d-

    UML has the following types of visibility:

       public

       package

       protected

       private

    A public element is visible to all elements that can access the contents of the namespace that owns it, represented by '+' literal.

    A package element is owned by a namespace that is not a package, visible to elements that are in the same package as its owning namespace. Any element marked as having package visibility is visible to all elements within the nearest enclosing package (given that other owning elements have proper visibility). Outside the nearest enclosing package, an element marked as having package visibility is not visible. Package visibility is represented by '~' literal.

    A protected element is visible to elements that have a generalization relationship to the namespace that owns it, represented by '#' literal.

    A private element is only visible inside the namespace that owns it. Private visibility is represented by '-' literal.

    https://www.uml-diagrams.org/visibility.html


ID
645448
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a seguir a alternativa que apresenta somente tipos de diagramas utilizados pela UML (Unified Modeling Language).

Alternativas
Comentários
  • Questão polêmica, pois o item A apresenta como opções de diagrama o de INTERATIVIDADE, sendo que o mesmo nem existe. O que existe são 13 diagramas, conforme abaixo, sendo suas categorias: Estruturas, Comportamentais e interativo. Sendo assim, interativo não é um diagrama e sim um dos tipos de agrupadores.

    1) Classe - Estrutural
    2) Objetos - Estrutural
    3) Estrutura composta - Estrutural
    4) Pacotes - Estrutural
    5) Componentes - Estrutural
    6) Implantação - Estrutural
    7) Caso de Uso - Comportamental
    8) Estados - Comportamental
    9) Atividades - Comportamental
    10) Sequência - Interativo
    11) Tempo - Interativo
    12) Comunicação - Interativo
    13) Colaboração - Interativo

  • esse é o tipo de questão que vc marca a mais correta e vai embora, as outras alternativas mostravam diagramas que não existem na UML, é o tipo de questão que não se pode perder.
  • Bom... na verdade ela não está inteiramente errada não. Pode estar no máximo ambígua.
    Na UML nos temos:
    • Diagrama de sequência
    • Diagrama de comunicação
    • Diagrama de tempo
    • Diagrama de visão geral de iteração
    Todos esses são diagramamas do tipo Iteração, conforme link abaixo.
    http://www.uml-diagrams.org/uml-22-diagrams.html
  • A questão está correta sim, mas o lance é que não especificou que se tratava da UML 2.0.
    Dentre os diagramas previstos na UML 2.0, temos os Estruturais, Comportamentais e os de Interação. Compõe os diagramas de Interação o Diagrama de Sequência, o Diagrama de Interatividade, o Diagrama de colaboração ou comunicação e o Diagrama de tempo.
    Segue um exemplo abaixo e mais ao fundo, a descrição desse diagrama, segundo a Wikipedia.


    Diagramas de interatividade são variações de "diagrama de atividades". Nele, sequências formam um fluxo de atividades, mostrando como elas trabalham em uma sequência de eventos.
    Diagrama de interatividade pode ser visto como um diagrama de atividade em que as atividades são substituídas por pequenos diagramas de sequência ou como diagrama de sequência que usam, de forma complementar, a notação do diagrama de atividades para mostrar controle de fluxo.
  • Essa questão não tem alternativa correta...

    De onde a banca tirou diagrama de IMPLEMENTAÇÃO?

    Se fosse IMPLANTAÇÃO tudo bem.

  • O diagrama de Implementação existe sim, assim como o diagrama de Implantação. Página 18 do livro de Eduardo Bezerra, Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML, 2º edição. O diagrama de Implementação faz parte dos Diagramas Estruturais, e o diagrama de Implantação faz parte do Diagrama de Implementação, junto com o diagrama de Componentes. Dá uma olhada na imagem extraída do livro.

    http://4.bp.blogspot.com/_nwUNsRiQl3I/TIMV2MJWVAI/AAAAAAAAAYo/xiCIdGCroCs/s1600/uml.png
  • a) Diagrama de classes, diagrama de objetos, diagrama de componentes, diagrama de implementação, diagrama de pacotes, diagrama de estrutura, diagrama de use case, diagrama de transição de estados, diagrama de atividade, diagrama de sequência, diagrama de interatividade, diagrama de colaboração ou comunicação e diagrama de tempo. (CORRETO)

    b) Diagrama de entidade relacionamento, diagrama de classes, diagrama de objeto, diagrama de estado, diagrama de sequência, diagrama de colaboração, diagrama de atividade, diagrama de componente e o diagrama de execução, diagrama de colaboração ou comunicação .

    c) Diagrama de use case, diagrama de classes, diagrama de objeto, diagrama de estado, diagrama de sequência, diagrama de colaboração, diagrama de fluxo de dados, diagrama de componente e o diagrama de execução,diagrama de tempo.

    d) Diagrama de entidade relacionamento, diagrama de classes, diagrama de objeto, diagrama de estado, diagrama de sequência, diagrama de colaboração, diagrama de fluxo de dados, diagrama de componente e o diagrama de execução, diagrama de interatividade.

    e) Diagrama de use case, diagrama de classes, diagrama de objeto, diagrama de estado, diagrama de sequência, diagrama de fluxo de dados, diagrama de atividade, e o diagrama de execução, diagrama de interatividade, diagrama de tempo.
  • Diagrama de Interatividade?! 


ID
661756
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML fornece um conjunto considerável de diagramas que ajudam a definir uma aplicação. Com relação a esses diagramas, analise:

I. Na atividade de análise de requisitos, pode ser utilizado para descrever como as pessoas interagem com o sistema.

II. Descreve os tipos de objeto presentes no sistema e os vários tipos de relacionamento existente entre eles. Também mostra as propriedades e operações de uma classe e as restrições que se aplicam à maneira como os objetos estão conectados.

III. Normalmente captura o comportamento de um único cenário e mostra vários exemplos de objetos e mensagens que são passadas entre esses objetos dentro de um caso de uso.

IV. São uma técnica para descrever a lógica de procedimentos, processo de negócio e fluxo de trabalho. Suportam comportamento paralelo, ao contrário dos fluxogramas.

Os itens I, II, III e IV descrevem, respectivamente, os diagramas de

Alternativas
Comentários
  • O Diagrama de Casos de Uso tem o objetivo de auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente. Ele descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário.  O cliente deve ver no diagrama de Casos de Uso as principais funcionalidades de seu sistema.
    O Diagrama de Classe representa a estrutura do sistema, recorrendo ao conceito de classe e suas relações. O modelo de classes resulta de um processo de abstracção onde são identificados os objectos relevantes do sistema em estudo.
    Um Diagrama de Seqüência descreve a maneira como os grupos de objetos colaboram em algum comportamento ao longo do tempo. Ele registra o comportamento de um único caso de uso e exibe os objetos e as mensagens passadas entre esses objetos no caso de uso.
    O Diagrama de Atividade representa os fluxos conduzidos por processamentos. É essencialmente um gráfico de fluxo, mostrando o fluxo de controle de uma atividade para outra.
  • e-

    Caso de Uso-é usado para levantamento de requidsitos, sendo um meio de comunicação em alto nivel para comunicar com stakeholders.

    Classe - mostra os relacionamentos e propriedades das classes utilizadas, assim como seus metodos e atrubutos.

    Sequência - mostra troca de mensagens entre objetos e sua duração (lifeline)

    Atividade. - fluxo de informações e decisoes.

  • Para quem achou que o item II era diagrama de objetos, nesse tipo de diagrama não aparece os métodos de uma classe, somente seus atributos.


ID
675508
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML define diversos tipos de relacionamentos no modelo de classe. Um desses tipos pode ser entendido pelo exemplo a seguir. Observe.

• Sejam duas classes, ALFA e BETA.

• Quando BETA herda de ALFA, os atributos e o comportamento de ALFA valem também para BETA.

• Quando for necessário, BETA pode redefinir o comportamento de ALFA.

• Além disso, BETA participa em qualquer relacionamento no qual ALFA participa.

O caso exemplificado é conhecido como relacionamento de

Alternativas
Comentários
  • Generalização é o relacionamento entre uma classe e um ou mais versões refinadas (especializadas) desta classe. A classe sendo refinada é chamada de superclasse ou classe base, enquanto que a versão refinada da classe é chamada uma subclasse ou classe derivada. Atributos e operações comuns a um grupo de classes derivadas são colocadas como atributos e operações da classe base, sendo compartilhados por cada classe derivada. Diz-se que cada classe derivada herda as características de sua classe base. Algumas vezes, generalização é chamada de relacionamento is-a (é-um), porque cada instância de uma classe derivada é também uma instância da classe base.

    Generalização e herança são transitivas, isto é, podem ser recursivamente aplicadas a um número arbitrário de níveis. Cada classe derivada não apenas herda todas as características de todos seus ancestrais como também pode acrescentar seus atributos e operações específicos.

  • A generalização é um relacionamento entre um elemento geral e um outro mais específico. O elemento mais específico possui todas as características do elemento geral e contém ainda mais particularidades. Um objeto mais específico pode ser usado como uma instância do elemento mais geral. A generalização, também chamada de herança, permite a criação de elementos especializados em outros.
  • Acredito que a questão tente induzir o candidato ao erro ja que em Java poderiamos dizer que "BETA Extends ALFA", porem é valido notar que no diagrama de classes da UML não existe o relacionamento "extensão" e sim o relacionamento GENERALIZAÇÃO que indica uma herança da classe pai para a classe filha. Bons estudos!
  • Acrescentando o comentário do colega Tiago Melquiades, vale lembra que em UML existe a extensão, porém, ela é usada no diagrama de caso de uso para indicar possibilidade de um caso de uso utilizar outro caso de uso.


    Por fim, a dica é: Em UML herança = GENERALIZAÇÃO (e não extensão).

  • Um caso de uso pai pode ser especializado em um ou mais casos de uso filho que representam formas mais específicas do pai. Nem o pai, nem o filho são necessariamente abstratos, embora o pai seja abstrato na maioria dos casos. Um filho herda a estrutura, o comportamento e os relacionamentos do pai. Todos os filhos do mesmo pai são especializações do pai. Essa é a maneira que a generalização se aplica aos casos de uso.

     

    A generalização é usada quando você encontra dois ou mais casos de uso que têm comportamento, estrutura e finalidade comuns. Quando isso ocorre, você pode descrever as partes compartilhadas em um caso de uso novo, geralmente abstrato, que é especializado pelos casos de uso filho.

  • Quando se fala a palavra herda é herança, e em UML herança é demonstrada com o relacionamento de Generalização(Especialização), não precisa nem ler esse texto todo. 

    Alguém me corrige se falei besteira, sabe lá né.


ID
697342
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML 2.0 divide os diagramas em duas categorias, estruturais e de comportamento. São exemplos de diagramas estruturais e de comportamento, respectivamente, os diagramas de

Alternativas
Comentários
  • Os Diagramas da UML estão divididos em Estruturais e Comportamentais.
    Vejam onde se encaixa cada tipo de diagrama, além desses expressos na questão:

    Diagramas Estruturais

    • De Classe: Este diagrama é fundamental e o mais utilizado na UML e serve de apoio aos outros diagramas. O Diagrama de Classe mostra o conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes.
    • De Objeto: O diagrama de objeto esta relacionado com o diagrama de classes e, é praticamente um complemento dele. Fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um determinado momento da execução do processo do software.
    • De Componentes: Está associado à linguagem de programação e tem por finalidade indicar os componentes do software e seus relacionamentos.
    • De implantação: Determina as necessidades de hardware e características físicas do Sistema.
    • De Pacotes: Representa os subsistemas englobados de forma a determinar partes que o compõem.
    • De Estrutura: Descreve a estrutura interna de um classificador.

    Diagramas Comportamentais

    • De Caso de Uso (Use Case): Geral e informal para fases de levantamento e análise de Requisitos do Sistema.
    • De Máquina de Estados: Procura acompanhar as mudanças sofridas por um objeto dentro de um processo.
    • De Atividades: Descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade.
    • De Interação: Dividem-se em:
      1. De Sequência: Descreve a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos.
      2. Geral interação: Variação dos diagramas de atividades que fornece visão geral dentro do sistema ou processo do negócio.
      3. De comunicação: Associado ao diagrama de Sequência, complementando-o e concentrando-se em como os objetos estão vinculados.
      4. De tempo: Descreve a mudança de estado ou condição de uma instância de uma classe ou seu papel durante o tempo.
  • A UML divide-se em 7 diagramas estruturais e 7 comportamentais.

    Diagramas Estruturais:
    • Diagrama de Classes
    • Diagrama de Objetos
    • Diagrama de Componentes
    • Diagrama de Pacotes
    • Diagrama de Implantação
    • Diagrama de Estrutura Composta
    • Diagrama de Perfis (a partir da UML 2.2)
    Diagrama Comportamentais:
    • Diagrama de Caso de Uso
    • Diagrama de Atividade
    • Diagrama de Máquina de Estados
    • Diagrama de Sequência
    • Diagrama de Comunicação
    • Diagrama de Tempo
    • Diagrama de Interação Geral
  • Ilustrando o que já foi comentado:

  • Como vi em outro comentário aqui no QC, decore o que é estrural, logo o resto é comportamental
    C -> Componentes;
    O -> Objetos;
    C -> Classes;
    I -> Implantações;
    P -> Perfil;
    P -> Pacotes;
    E -> Estrutura composta;

  •  

    Diagramas de Estrutura
    Diagramas de Classes
    Diagramas de Objetos
    Diagrama de Componentes
    Diagrama de Estrutura Composta
    Diagrama de Implantação
    Diagrama de Pacotes
    Diagrama de Perfil


    Diagramas de Comportamento (Dinâmicos)
    Diagrama de Atividades
    Diagrama de Casos de Uso
    Diagrama de Iteração
    Diagrama de Máquina de Estados
    Diagrama de Sequência
    Diagrama de Comunicação
    Diagrama de Visão Geral da Interação
    Diagrama de Tempo


ID
749452
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere duas classes S e T de um diagrama de classes da orientação a objetos feitos por meio da UML. Há uma associação de composição entre as classes S e T. Assinale a alternativa que representa esse tipo de associação entre S e T (abstraindo-se as cardinalidades).

Alternativas
Comentários
  • COMPOSIÇÃO - O relacionamento especial, indica um que uma parte só pode ter um relacionamento (exclusivo) com o todo.

    Uma Classe é parte de outra, que pode ser composta por uma ou mais classes. Quando a Classe container é destruída, a outra Classe que a compõe é também destruída.


     
  • Prezados,

    A agregação e composição são relações de todo parte definidas na orientação a objetos, e são representadas na UML respectivamente por um losango aberto e um losango preenchido.



    Portanto a alternativa correta é a letra D

  • Herança - Seta fechada

    Dependência - Seta tracejada aberta

    Agregação - Losango vazio

    Composição - Losango preenchido


ID
749464
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na modelagem orientada a objetos, há um tipo de elemento chamado de Colaboração, que pode ser anexado a um diagrama de classes. A representação UML utilizada para a Colaboração é:

Alternativas
Comentários
  • Acho que a banca fez confusão com o Diagrama Estrutura Composta qué é onde aparece o termo "colaboração" a partir da UML 2.0.
    Esse diagrama apresenta uma coloboração com uma elipse tracejada.

  • Segundo Jacobson, "As colaborações definem interações e são sociedades de papéis e outros elementos que funcionam em conjunto para proporcionar um comportamento cooperativo superior à soma de todos os elementos. Portanto, as colaborações contêm dimensões estruturais, assim como comportamentais. Uma determinada classe poderá participar em várias colaborações. Assim, essas colaborações representam a implementação de padrões que formam um sistema. Graficamente, as colaborações são representadas como elipses tracejadas, geralmente incluindo somente seu nome, conforme mostra figura."
    q249819.png
    (Fonte: UML - Guia do Usuário, 2006, pag 19)
    Gabarito letra "C".
  • Prezados,

    Segundo a especificação do UML, página 170 , uma colaboração é representada por uma elipse tracejada contendo o nome da colaboração. 

    Fonte : http://www.omg.org/spec/UML/2.2/Superstructure/PDF...

    Portanto a alternativa correta é a letra C.

ID
814174
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Tipo especial de associação presente no diagrama de classes onde se tenta demonstrar que as informações de um objeto (chamado objeto-todo) precisam ser complementadas pelas informações contidas em um ou mais objetos de outra classe (chamados objetos-parte):

Alternativas

ID
814252
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A linguagem UML é constituída por uma série de diagramas. Assinale a alternativa que contém apenas diagramas estruturais.

Alternativas
Comentários
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/UML


    Diagrama de Estrutura MNEMÔNICO:

    C    lasse

    O   bjeto

    P   acote

    C   omponente

       mplementação

      estrutura Composta

    P   erfil

  • c-

    Os diagramas da UML sao: estruturais (tudo o que não muda) e comportamentais (reações e evoluções).Os diagramas estruturais tratam o aspecto estrutural do ponto de vista do sistema e classes. visualizar, especificar, construir e documentar o que não é mutáveis é o objetivo desta caTEGORIA DE diagramas. Os aspectos estáticos envolvem a existência de classes, interfaces, colaborações, componentes etc


ID
879556
Banca
FEPESE
Órgão
FATMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Identifque as afrmativas que defnem corretamente as formas de utilização de OCL (Object Constraint Language) na UML:

1. Utilizadas para especifcar condições invariantes em classes e tipos em modelo de classes.
2. Utilizadas para descrever pré e pós-condições em operações e métodos.
3. Utilizadas para definir estereótipos.
4. Utilizadas para especifcar guard conditions e change events nos diagramas de transição de estados.
5. Utilizadas para mapear modelagem de banco de dados.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Nunca tinha ouvido falar desse OCL. Segue uma material que achei (capítulo 12 fala de UML)

    https://www.lri.fr/~wolff/teach-material/2008-09/IFIPS-VnV/UML2.0OCL-specification.pdf
  • A OCL é uma linguagem de expressões para especificar restrições sobre modelos orientados a objetos ou outros artefatos da linguagem UML. É uma linguagem precisa, textual e formal. Uma das suas principais características é que seu uso não exige um forte conhecimento matemático para obter corretude na sua manipulação. Neste artigo apresentaremos de uma maneira clara e prática os conceitos básicos da OCL e construiremos um exemplo de modelagem que mostre o uso da OCL para especificar um sistema. Mostraremos também algumas ferramentas de suporte a criação e verificação das construções. 

    Algumas aplicações da OCL:
    - Especificar condições invariantes em classes e tipos num modelo de classes;
    - Especificar pré e pós-condições em operações e Métodos;
    - Como uma linguagem de navegação para modelos de objetos;
    - Para especificar restrições em operações (design por contrato);
    - OCL pode ser utilizada para especificar guard conditions e change events nos diagramas de transição de estados (em tais casos, a contextual class é a mesma usada no diagrama em questão).
    - Definir esteriótipos.


    Resposta letra "E".

    fonte:


ID
895183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de UML (Unified Modeling Language), julgue os
itens seguintes.

No diagrama de classe, a porta é uma característica estrutural de um classificador que especifica a interação distinta entre o classificador e suas partes internas ou entre o classificador e seu ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Portas são utilizadas em um classificador do tipo "componente".

    No diagrama de classe o que temos d mais parecido é o símbolo de identificador.

    A resposta correta, para mim, é a "errada".

    Alguém tem alguma referência teórica para a resposta certa? 
  • Algumas vezes, os diagramas UML primários, tais como os de classe e seqüência, não são os adequados para capturar certos detalhes sobre o seu sistema. Estruturas compostas auxiliam a preencher esse gap, pois mostram como os objetos criam uma visão do todo (big picture). Eles modelam como os objetos trabalham juntos dentro de uma classe ou como os objetos atingem um certo objetivo. As estruturas compostas são bastante avançadas, mas são adequadas para serem usadas em casos especiais pois são perfeitamente projetadas para modelagens de situações específicas, tais como: 
    - Estruturas Internas; 
    - Portas; 
    - Colaborações;
    A estrutura interna de uma classe se foca nos seus conteúdos. As portas se focam no lado externo da classe, apresentando como uma classe é utilizada por outras classes. Uma porta (port) é um ponto de interação entre uma classe e o mundo externo. Ela representa um modo distinto de utilizar uma classe, normalmente por diferentes tipos de clientes.

  • Pois é, Rafael, mas tudo isso que você está falando é do diagrama de estrutura-composta, o que isso teria a ver com o diagrama de classes? O gabarito não era para ser E?
  • Questão Correta.

    De acordo com UML 2.0 [1]:

    "A port is a property of a classifier that specifies a distinct interaction point between that classifier and its environment or between the classifier and its internal parts."

    [1] http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE3/en/UML_2.0_Class_Diagram_Definition
  • Breno,

    Oque esta sendo questionado não é o conceito de porta. Isso esta correto no enunciado.
    Oque eu e a maioria dos colegas estamos questinando, é que PORTA não faz parte do diagrama de CLASSES como afirma o enunciado, logo, o gabarito deveria ser ERRADO.
  • Prezados,
    O conceito de portas foi retirado diretamente da especificação da UML fornecida pela OMG na página 186, temos o seguinte conceito para Portas:
    Porta: Uma porta é uma propriedade do classificador que especifica uma interação distinta entre o classificador e seu ambiente , ou entre o classificador e suas partes internas. A questão está correta.
     
     
     
     
    Fonte : UML Superstructure Specification, v2.4.1, OMG
  • Não tem PORTA em Diagrama de Classes, fim.

  • Eu nunca vi portas sendo utilizadas em diagramas de classe. Já vi em componentes e no diagrama de estrutura composta.

    E mesmo nesse último, nunca vi sendo utilizada em uma classe. A descrição da porta até está correta, porém, duvido do seu uso em diagramas de classe.

  • Segundo o Prof.Fernando Pedrosa:


    Definição da Superestrutura: 

    Porta:Propriedade especial de um classificador que especifica um ponto único de interação entre o classificador e o ambiente ao seu redor ou entre o classificador e suas partes internas

    ◦Referência: UML Superstructure 2.4, pág 185


    Ou seja, é uma propriedade especial de Classificadores (classes, componetes, pacotes, casos de uso, etc.). Pode ser usado com classes também. Dito isso, também nunca vi sendo usado em diagramas de classes, mas é teoricamente possível, como vc pode ver pela definição da superestrutura.


ID
906331
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O diagrama de classes da UML descreve os tipos de objetos presentes no sistema e os vários tipos de relacionamentos estáticos existentes entre eles. Mostram também as propriedades e as operações de uma classe e as restrições que se aplicam à maneira como os objetos estão conectados. Em relação aos termos utilizados no desenho do diagrama de classes, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Comentando as alternativas:

    a) Agregação é uma forma de associação em que um objeto agregado é composto de partes constituintes. O agregado é semanticamente um objeto estendido, tratado como uma unidade em muitas operações, embora fisicamente ele seja composto por vários objetos menores. Por exemplo, um carro consiste em rodas, motor, lataria etc. Carro para motor é uma agregação. (Correta)b) As classes abstratas permitem definir métodos em um local para serem usadas por várias subclasses. Todos os métodos em uma classe abstrata devem ter corpo (não somente a assinatura), mesmo aqueles que serão implementados pelas subclasses. (Não necessariamente todos os métodos de uma classe abstrata devem possuir implementações (corpo)).c) Multiplicidade é uma restrição sobre a cardinalidade de um conjunto. Ela se aplica a associações, porém, não se aplica a atributos. A multiplicidade para uma associação restringe o número de objetos relacionados a determinado objeto. (A multiplicidade pode ser aplicada a atributos).d) A herança múltipla permite que uma superclasse tenha mais de uma subclasse e que essas subclasses herdem todas as características da superclasse. As subclasses, por sua vez, não podem estar associadas a mais de uma superclasse. (Pelo contrário, o conceito de herança múltipla é uma subclasse herdar de mais de uma superclasse).e) Composição é uma forma de associação em que uma parte constituinte pode pertencer a várias classes de montagem. No diagrama de classes a notação para a composição é um pequeno losango vazio ao lado da classe de montagem. (O conceito mostrado é o de agregação).Bons estudos!
  • Qual a fonte .... obrigado.

  • não entendi muito bem para mim o item A é um exemplo de composição, ao meu ver se vc remover um carro não faria sentido ter motor, como se fosse um pedido e itens do pedido, removendo pedido, iria remover junto os itens do pedido.. uma explicação sintetizada a baixo:
    http://imasters.com.br/artigo/18901/uml/uml-composicao-x-agregacao/

  • Típica pegadinha. O item (a) descreve, até o final a agregação e no final dá um exemplo muito duvidoso, que dependendo do ponto de vista pode ser chamado de composição. De fato você pode considerar que um motor pode ser retirado de um carro e usado em outro. Dessa forma o motor existe sem o carro. Mas daí a dizer que um carro existe sem o motor e chamar a relação carro-motor de agregação de agregação é no mínimo maldosa. Matar essa questão só por eliminação mesmo. Os outros ítens estão flagrantemente errados.

    Há, uma polêmica quanto ao item (c), por conta da multiplicidade de atributos, mas ele está correto. Um exemplo simples é imaginar um atributo que seja um array. 

    Exemplo: Classe XPTO com dois atributos privados de multiplicidade 0..5

    - atributo_1: int [0..5]

    - atributo_2: int [0..5]

  • Concordo que o exemplo da letra A é duvidoso e poderíamos considerar a relação Carro-motor como uma Composição, porém temos que lembrar que toda Composição também é uma Agregação. Então se Carro-motor é uma Composição, também é uma agregação.

    Além disso, há erros explícitos em todas as outras alternativas, deixando essa como a única plausível.

    Lembrando os nomes dos relacionamentos:

    -> Associação simples

    -> Agregação, também poder ser chamada de Associação agregada ou Associação por agregação.

    -> Composição, também pode ser chamada de Agregação por composição ou ainda Associação por agregação composta ou ainda Associação agregada composta.

    Todos esses nomes já apareceram em provas.

  • FCC e suas questões tiradas da Wikipédia! #Parabéns


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_classes

  • Herança Múltipla

    A herança múltipla permite que uma classe possua mais de uma superclasse e herde características de todos os seus ancentrais.Isso permite a mesclagem de informações de duas ou mais origens.

  • Não concordo com a alternativa B.

    A questão refere--se à classe abstrata.

    Exemplo de declaração  de um método em uma interface, que será implementado por uma classe concreta:

    void TesteQuestaoErrada(int x , int y)

    Caso, tentássemos criar um método com um corpo,na interface teríamos:

    void TesteQuestaoErrada(int x , int y) {

    //Implemenção de algo, ou não (...)

    }   //Nesse caso já teriamos uma exceção, pois não podemos ter um corpo de método dentro de uma interface.

     

    BOM, o inverso da ánalise é verdadeiro, NÃOOOO podemos ter métodos dentro de uma classe abstrata, apenas com assinaturas.

    class abstract TesteQuestao {

    void TesteQuestaoErrada(int x , int y) //Aqui seria lançada uma exceção. Devido ao metódo não ter um corpo "{ }", mesmo que não existisse sequer alguma implementação.

    }

     

    Por isso, para mim, a assertiva B está CORRETA.

  • A multiplicidade também se aplica aos atributos. Você pode especificar a multiplicidade de um atributo, escrevendo uma expressão adequada entre colchetes logo após o nome do atributo. Ex: portaDoConsole: Porta [2..*]

    UML - Guia do Usuário - Grady Booch, J ames Rumbaugh, Ivar Jacobson - pag. 129


ID
906820
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Nos diagramas de classe da UML, o termo visibilidade refere-se à capacidade de um método de referenciar uma característica de outra classe. Sobre os valores possíveis para definir a visibilidade das características de uma classe,

Alternativas
Comentários
  • + public: os elementos são acessíveis por todas as classes;
     
    # protected: os elementos são acessíveis por subclasses, ou pela própria classe;
     
    – private: os elementos são acessíveis somente pela própria classe;
  • private : acessíveis somente na própria classe;
    protect: acessíveis na própria classe, classe do mesmo pacote e subclasses independente do pacote;
    <default>: acessíveis na própria classe e pacote; A diferença do protect com o default é que, no default, as subclasses não conseguem acessar os métodos da classe;
    public :  acessíveis por todos; (menos restrito)
    Atenção quanto à diferença entre o <default> e protect.
    O default só tem no Java. Na UML, ele corresponde ao Package.
  • Antes de mais nada é preciso saber que a visibilidade na UML é diferente para cada linguagem de programação, pois, embora as linguagens usem termos como public, private e protected, eles têm significados distintos nas diferentes linguagens. O que isso quer dizer? bom, se você estiver utilizando UML em um contexto Java, os significados de visibilidade serão diferentes do que se estivesse usando em um contexto C++;

    Porém, existe uma definição "padrão" sem dependencia de linguagem para UML, como segue abaixo (entre parenteses, quem pode acessar):
    public (classe, subclasse, pacote, todos);
    protected (classe, subclasse);
    private (classe)
    ~package (classe, pacote)

    vc pode estar se perguntando: esta errado, pois protected também engloba pacote correto? ERRADO!!! é como eu disse no enunciado, cada linguagem tem suas caracteristicas e se estivessemos falando em Java, ai sim, o termo protected também incluiria pacotes mas estamos nos referindo a UML independente de linguagem ÓKa?!!!
    Uma outra observação: em Java, se omitido a visibilidade, temos que a visibilidade default para esta linguagem é package. Já na UML (sem contexto de linguagem) se for omitido a visibilidade, NÃO significa que ela é package. Mas o que significa então? Significa que o autor/programador do diagrama não esta dando importancia para a visibilidade naquele momento. ÓKa?!!!

    Parece bobeira, mas muita gente faz essa confusão e pode ter muita pegadinha em cima disso nas questões para concurso. 
    Espero ter ajudado! Bons estudos!!!
  • Métodos e atributos possuem modificadores de acesso que definem a visibilidade destes elementos por parte de outras classes do sistema. Tais modificadores são representados no diagrama pelos símbolos ~+– , e #, que devem ser colocados antes dos nomes dos métodos/atributos. Estes quatro símbolos representam os seguintes modificadores na linguagem Java:
    ·         Default ou package-private (privativo ao pacote): representado pelo símbolo ~ (til) e conhecido como package em UML. Não há palavra-chave associada em Java e é utilizado quando o modificador não é especificado. Ex.: o atributo CPF da classe Usuario;
    ·         private (privado): representado pelo símbolo  (menos). Ex.: o atributo nome;
    ·         protected (protegido): representado pelo símbolo # (cerquilha). Ex.: o atributo idade;
    ·         public (público): representado pelo símbolo + (mais). Ex.: o atributo RG.
     
    Existem algumas características dos modificadores de acesso que devem estar em mente ao se criar um modelo. Os membros (atributos ou métodos) marcados como privado só podem ser acessados por métodos da mesma classe. Dessa forma, para outra classe acessar um membro privado é necessário invocar um método não privado declarado na mesma classe que chame esse membro internamente. Utiliza-se o modificador private para restringir o acesso desse membro por outras classes.
    Neste ponto já é possível ver alguns dos benefícios do paradigma OO citados na primeira parte desta série de artigos: se uma classe A só pode manipular os atributos de uma classe B através dos métodos de B, então dizemos que os atributos de B estão encapsulados. E se a classe A só possui conhecimento dos métodos da classe B e não conhece os detalhes de sua implementação, então dizemos que A e B são fracamente acopladas.
    Os modificadores de acesso protected e default possuem características semelhantes, mas com uma diferença fundamental. Um membro marcado como default só pode ser acessado por uma classe que pertença ao mesmo pacote, enquanto que um membro protegido, além de possuir essa característica, pode ser acessado (através da herança, que será abordada mais à frente) por uma subclasse, mesmo que essa subclasse pertença a um pacote diferente.
    O modificador public não restringe acesso a nenhuma classe e é mais comumente empregado para métodos. O uso de modificadores public em atributos faz com que qualquer classe possa acessar tais atributos diretamente, o que contraria o princípio de encapsulamento trazida pelo paradigma orientado a objetos. Os modificadores de acesso, assim como outros tipos de modificadores, são amplamente explicados por Kathy Sierra e Bert Bates [2].
  • Atenção:
    O QC corrigiu a questão corretamente, mas indicou que a alternativa a) está correta, quando não está. A justificativa está certa, porém foi marcada como CORRETA, quando na verdade ela está ERRADA. A respota correta, conforme jusitificativa do QC, é a letra E).

    Abs!
  • De acordo com a especificação da UML, um elemento com visibilidade pública é visível por todos os elementos, um elemento com visibilidade privada só é visível para a própria classe, um elemento com visibilidade protegida é visível por classes que tenham relação de relacionamento com o dono do elemento, e elementos com visibilidade package é visível por elementos que estão no mesmo pacote do dono do elemento.
    A notação para a visibilidade é :
    “+” publico
    “-“ privado
    “#” protegido
    “~” package
    Vejamos o que afirma as alternativas :
    a) apenas métodos da classe que contém o modificador private e de classes contidas no mesmo pacote podem acessar características privadas. O caractere “-” precede as características privadas.
    Alternativa incorreta. Se a visibilidade privada foi aplicada o elemento não será visualizado por classes do mesmo pacote, apenas pela mesma classe.
    b) os métodos das classes definidas no mesmo pacote da classe em questão podem acessar as características dessa classe definidas como pacote. O caractere “§” precede as características de pacote.
    Alternativa errada, a notação utilizada para representar a visibilidade package é “~” e não “§
    c) qualquer método pode acessar livremente as características públicas, exceto métodos de classes envolvidas em relações de herança ou implementação de interface. O caractere “+” precede características públicas.
    Alternativa errada, se a visibilidade pública foi aplicada , não há de se falar em exceções, todos poderão enxergar o método.
    d) apenas métodos presentes no mesmo pacote ou em classes que possuem relação de herança ou implementação de interface podem acessar características default. O caractere “*” precede características default.
    Alternativa errada. Segundo a especificação da UML não há visibilidade default, muito menos há notação “*” especificando qualquer visibilidade. Lembrando que a questão trata sobre UML, e não sobre especificidades de linguagens ou ferramentas proprietárias.
    e) somente os métodos da classe que contém o modificador protected e seus descendentes via herança podem acessar características protegidas (em Java características protegidas também possuem acessibilidade de pacote). O caractere “#” precede as características protegidas.
    Alternativa correta, um elemento com visibilidade protegida é visível por classes que tenham relação de relacionamento com o dono do elemento, e sua notação é “#” . Segundo a documentação da Oracle, o modificador de acesso protected no java também engloba a acessibilidade pacote, isso é uma característica do Java, e não da UML
    Portanto, alternativa correta é a letra E
    Fonte :
    - UML Infrastructure Specification, http://www.omg.org/spec/UML/2.4.1/Infrastructure
    - http://docs.oracle.com/javase/tutorial/java/javaOO/accesscontrol.html
    • Existem três tipos de modificadores que são usados ​​para decidir a visibilidade de atributos e operações.
    • + é usado para visibilidade pública (para todos);
    • # é usado para visibilidade protegida (para classes do mesmo pacote e derivado);
    • - é usado para visibilidade privada (apenas para mim).


ID
913816
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um diagrama de classes descreve os tipos de objetos presentes no sistema e os vários tipos de relacionamentos estáticos existentes entre eles. Com relação aos conceitos da UML relacionados às classes do diagrama de classes é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Veja esta imagem atraves do link: http://www.helmed.net/blog/wp-content/uploads/2008/07/classificado-na-web-diagrama-de-classe.png

    Nela nos temos a classe Secao de interesses com os seguintes atributos
    -Id: Long
    -Nome: String
    ...

    Seus métodos ou operadores
    +manter(): void

    Com isso podemos confirmar que a resposta E esta correta, pois podemos utilizar os indicadores de visibilidade no diagrama de classes.
  •  a) Alternativa ERRADA. Um estereótipo deve ser usado ao lado do nome de uma classe para identificá-la sem ambiguidades como um tipo específico de classe. Porém uma classe estereotipada deve ter seu nome escrito entre << >> (dois sinais de menor e dois sinais de maior), e não em itálico (que é o indicador de uma classe abstrata)

     b) Alternativa ERRADA. Trocou as bolas. O nome de um método estático deve ser colocado em SUBLINHADO e o de um método abstrato deve ser escrito em ITÁLICO.

     c) Alternativa ERRADA. Uma classe pode implementar UMA OU MAIS interfaces. Essa relação é, de fato, conhecida como realização e é mostrada como uma linha tracejada com um triângulo na extremidade que toca a classe.

     d) Alternativa ERRADA. Trocou as bolas. Uma associação unidirecional é, de fato, representada por uma linha ligando duas classes com um triângulo vazio na extremidade de um dos lados. Mas isso significa que um objeto de uma classe (lado COM o triângulo) pode chamar os métodos na classe do lado da linha SEM o triângulo.

     e) Alternativa CORRETA. Vide http://en.wikipedia.org/wiki/Class_diagram#Visibility

  • C) Uma classe pode implementar mais de uma interface e o triângulo fica no lado da interface.

    D) Associação não é feita com triângulo, mas com uma seta. A -> B significa que B é navegável a partir de A.


ID
943213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de análise e projeto de sistemas, julgue os próximos itens.

Na UML, os diagramas de classe, de objetos e de componentes representam visões estáticas do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Diagramas de classe, de objetos e de componentes são todos diagramas ESTRUTURAIS da UML, sendo assim, esses denotam características estáticas do sistema.

    Fonte: http://www.diegomacedo.com.br/introducao-a-uml-e-seus-diagramas/

ID
998257
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML, são exemplos de diagramas comportamentais e diagramas estruturais, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gab. a) de estado e de classes.

     

  • letra A


ID
1042612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

De acordo com os conceitos, modelos e diagramas da UML (unified modeling language), julgue os próximos itens.

Diagrama de caso de uso, diagrama de sequência, diagrama de comunicação, diagrama de atividades e diagrama de classes são diagramas comportamentais da UML.

Alternativas
Comentários
  • Diagramas da UML 2.0 editar
    Diagramas Estruturais
    Diagramas Comportamentais

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/UML
  • Para nunca mais esquecer.
    Diagramas Comportamentais (Dinâmico)
    CAUMATIN = Caso de Uso, Máquina de Estados, Atividades e Interação.

    Diagramas Estrutural (Estático)
    EI PAPER CLOC = Estrutura Composta, Implantação, Pacotes, Perfis, Classes, Objetos e Componentes.
  • Erro da questão é que o diagrama de classe  não é comportamental e sim estrutural.

  • Para nunca mais esquecer.

    Diagramas Comportamentais (Dinâmico)CAUMATIN = Caso de Uso, Máquina de Estados, Atividades e Interação.
    Diagramas Estrutural (Estático)EI PAPER CLOC = Estrutura Composta, Implantação, Pacotes, Perfis, Classes, Objetos e Componentes.Posso ajudar?

    Já o fiz heheh

    Caso de atividade de interação com a máquina?-> Caso de Uso, Máquina de Estados, Atividades e Interação. Comportamentais.

     

  • Pode-se memorizar da seguinte maneira:

    1) ESTRUTURAIS - ESTÁTICOS (PPECICO)

    P perfil

    P pacotes

    E estrutura composta

    C classes

    I implantação

    C componentes

    O objetos

    2) COMPORTAMENTAIS - DINÂMICOS (MACI->TICS)

    M máquina de estado

    A atividades

    C caso de uso

    INTERAÇÃO -> T tempo

                               I interação geral

                              C comunicação

                              S sequência

    * Os 4 últimos são comportamentais e de interação

  • e-

    cocipe - classe, objeto, componentes, implantação, package, estrutura composta. Lembra essa palavra e o que nao for isso, sera comportamento


ID
1049512
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os diagramas de classes ilustram atributos e operações de uma classe. Um diagrama de classes em notação UML utiliza

Alternativas
Comentários
  •    No padrão UML a representação de herança entre classes é por meio de uma seta vazia apontando sentido Subclasse(Filha) -> Superclasse (Mãe). As classes são representadas por retângulos.

    .

      Existem vários documentos na internet falando sobre UML de forma mais aprofundada, porém abaixo estou colando um link de um blog onde está de forma simples e direta os tipos de relacionamento e as figuras para exemplificar.  

    .

    http://chavesrodolfo.blogspot.com.br/2011/05/diagrama-de-classes.html

    .

    Resposta Letra A

  • Boa essa de seta vazia! Para mim aquilo era um triângulo branco no lado da classe mãe. Seta vazia, tá bom!

  • Só para complementar, acredito que as letras C e D estão falando do modelo entidade relacionamento.

  • Seta vazia, é de chorar !

  • Realmente... CETA VAZIA foi complicado 

  • seta vazia kkkk

  • a

    diagrama de classe contém retângulos que sao as identidades, as quais contêm atributos (string, int, bool etc) & métodos que sao os comportamentos (AtualizaReg(), DelReg() etc)

  • Agora defina seta vazia, por favor!

  • Seta vazia a meu ver... é que não possui as cardinalidades ou tiutulos nas associações. É vazia, teria no máximo o tipo de associação, Ex: Generalização, especialização, agregação, composição etc....

  • seta vazia - herança

    seta pontilhada - implementacao

    losangulo preto - composição

    losangulo branco - agregacao


ID
1049518
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os diagramas UML podem ser divididos em dois grandes grupos, Diagramas Estruturais e Diagramas Comportamentais. Analise a lista de diagramas abaixo:

I. Componentes.
II. Comunicação.
III. Implantação.
IV. Caso de Uso.
V. Classes.
VI. Estados.

São Diagramas Comportamentais APENAS os descritos em

Alternativas
Comentários
  • I. Componentes.  => Diagrama Estrutural
    II. Comunicação. => Diagrama Comportamental
    III. Implantação. => Diagrama Estrutural
    IV. Caso de Uso. => Diagrama Comportamental
    V. Classes.  => Diagrama Estrutural
    VI. Estados. => Diagrama Comportamental

    Diagrama detalhado > http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:UML_diagrams_overview.svg

    Resposta Letra E. 

  • Essa você lembrando que o de classes é estrutural matava a questão, pois a única alternativa que não possuí esse diagrama é a letra E. 

  • Diagramas Estruturais: priorizam a descrição estática de estruturas de um sistema, como classes, atributos e operações destas últimas, além de prováveis relacionamentos entre tais construções.

    Diagrama de classes

    Diagrama de objetos

    Diagrama de componentes

    Diagrama de instalação

    Diagrama de pacotes

    Diagrama de estrutura Composta

    Diagrama de Perfil


    Diagramas Comportamentais: detalha o funcionamento (comportamento) de partes de um sistema ou processos de negócio relacionados a tal aplicação.

    Diagrama de Caso de Uso

    Diagrama de Estados

    Diagrama de atividade


    Diagramas de Interação: considerados um subgrupo dos diagramas comportamentais, sendo normalmente utilizados na representação de interações entre objetos de uma aplicação.

    Diagrama de sequência

    Diagrama de Interatividade

    Diagrama de colaboração ou comunicação

    Diagrama de tempo

  • Pessoal, tem um macete/dica que li em um blog de outro concurseiro e deu certo para mim, então vou compartilhar e espero que ajude na memorização (infelismente não achei/anotei o blog do autor para citar como referencia). 

    - Você pode gravar os diagramas comportamentais pela frase: "o ativista internacional comunicou o tempo do casório ao maquinista sequelado". Os demais diagramas serão estruturais !

    Para quem ficar em dúvida:

    ativista = diag. atividade

    internacional = diag. interação geral

    comunicou = diag. de comunicação

    tempo = diag. de tempo

    casório = diag. caso de uso

    maquinista = diag. máquina de estados

    sequelado = diag. de sequência.

  • e-

    cocipe (classe, objeto, componente,implantação, package, estrutura composta) o que nao for, sera comportamental.


ID
1095070
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

São diagramas estruturais da UML:

Alternativas
Comentários

ID
1095916
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Diagrama de classe compartilha as mesmas propriedades dos demais diagramas. Seu conteúdo particular o diferencia dos outros diagramas. São itens contidos nos diagramas de classes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Casos de uso são para diagramas de caso de uso.


ID
1112857
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Visibilidade refere-se à capacidade de um método referenciar uma característica de outra classe. Num diagrama de classes da UML 2.0 a visibilidade é indicada com um prefixo representado pelos caracteres:

I. #
II. +
III. ~
IV. -

Os tipos de visibilidade definidos de I a IV são correta e respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Pública, representada pelo símbolo '+', onde outras classes podem ter acesso ao atributo.

    Privada, representada pelo símbolo '-', o atributo somente é acessado diretamente pela própria classe. 

    Protegida, representada pelo símbolo '#'.

    Pacote, representada pelo símbolo '~', que é acessado pelo relacionamento da classe com a classe externa,

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_classes

  • Complementando o Luiz:


    Protegido(#), quando:

    Na UML: É visível somente dentro da própria classe e por suas subclasses.

    Em Java: É visualizado pela própria classe, subclasses e por classes dentro do mesmo pacote.


  • Visibilidade: É utilizada para indicar o nível de acessibilidade de um determinado atributo ou método, sendo representada à esquerda destes. Existem basicamente quatro modos de visibilidades: público, protegido, privado e pacote.
    * A visibilidade privada é representada por um símbolo (-) e significa que somente os objetos da classe detentora do atributo ou método poderão enxergá-lo ou utilizá-lo.
    * A visibilidade protegida é representada por um símbolo de sustenido (#) e determina que além dos objetos da classe detentora do atributo ou método também os objetos de suas subclasses poderão ter acesso ao mesmo.
    * A visibilidade pública é representada por um símbolo de mais (+) e determina que o atributo ou método pode ser usado por qualquer objeto.
    * A visibilidade pacote é representada por um til (~) e determina que um atributo ou método é visível por qualquer objeto dentro do pacote. Somente elementos que fazem parte de um pacote podem ter essa visibilidade. Nenhum elemento fora do pacote poderá ter acesso a um atributo ou método com essa visibilidade.

  • Bizuzinho de leve para guardar: 

    Queremos serviços mais (+) público e menos (-) privado.

  • Pública, representada pelo símbolo '+'

    Privada, representada pelo símbolo '-'

    Protegida, representada pelo símbolo '#'.

    Pacote, representada pelo símbolo '~',

     

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_classes

  • "Sustenido é protegido", bobinha, mas me ajuda. Abcs!

  • Visibilidade Pública (+): determina que o atributo ou método pode ser utilizado por qualquer objeto.

    Visibilidade Protegida (#): determina que além dos objetos da classe detentora do atributo ou método também os objetos de suas subclasses poderão ter acesso ao mesmo.

    Visibilidade Privada (-): significa que somente os objetos da classe detentora do atributo ou método poderão enxergá-lo ou utilizá-lo.

    Visibilidade Pacote (~): determina que o atributo ou método é visível por qualquer objeto dentro do pacote.

    Alternativa: D


ID
1115314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca de UML.

Para criar o diagrama de sequência, utilizam-se os diagramas de caso de uso de mesmo nome e o diagrama de classes a fim de se determinar quais objetos estarão envolvidos no processo.

Alternativas
Comentários
  • Diagramas de caso de uso de mesmo nome? #boiei

  • Essa expressão "de mesmo nome" ficou nojenta mesmo! Vai entender o que eles queriam dizer com isso!!


    Mas enfim, no geral, faz sentido usar o digrama de classes e casos de uso para criação do de sequência

  • É que para usar um diagrama de sequência é preciso ter o diagramas de caso de uso. para conseguir construir um de sequencia. o mesmo nome quer dizer caso de uso que são vários inter-relacionados. Eles tem uma certa dependencia.

  • Se esse "utilizam-se" der ideia de obrigatoriedade, a questão é falsa !!! Diagramas UML são modelos, são simplificações. Não é necessário, obrigatoriamente, gerar diagramas anteriores para depois gerar outros diagramas. Tudo depende do nível de detalhe que se quer adicionar aos modelos. QUESTÃO NOJENTA !!!

  • Para clarificar o entendimento, deixo um trecho retirado do livro UML Destilled:  "Typically, a sequence diagram captures the behavior of a single scenario. The diagram shows a number of example objects and the messages that are passed between these objects WITHIN THE USE CASE." 

    Em tradução livre: "Tipicamente, um diagrama de sequência captura o comportamento de um único cenário. O diagrama mostra um número de objetos de exemplos e as mensagens que são passadas entre esses objetos DENTRO DE UM CASO DE USO." Para mim, essa questão é o ponto-chave sobre o diagrama de sequência.
  • c-

    Diagrama de sequencia: detalham sequencia do processo, com atores e objetos e troca de msg. E` feito a partir do diagrama de casos de uso e permite identificar os metodos e atributos de cada classe.

  • Só lembrando que  cada caso de uso vai virar um diagrama de sequência.

  • O diagrama de sequencia baseia-se no diagrama de casos de uso, havendo normalmente um diagrama de sequência para cada casso de uso declarado.

    Obviamente, o diagrama de sequência depende também do diagrama de classes, uma vez que as classe dos objetos utilizados no diagrama de sequência estão descritas nele.

    Gilleanes T. A. Guedes. UML 2 - Uma abordagem prática 3 ed. pag. 215


ID
1139449
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
TCM-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML 2.2, o diagrama de classes oferece uma notação gráfica para modelar classes e seus relacionamentos, descrevendo assim possíveis objetos. Na elaboração desse diagrama, o recurso da generalização possui três finalidades, que são:

Alternativas
Comentários
  •  c)dar suporte ao polimorfismo, estruturar a descrição de objetos e permitir a reutilização de código

    Diagrama de classes permite generalização, o qual é o conceito principa de herança, caracterizando relacionamento entre subclass & superclass

  • Generalização

    Definição

    É a capacidade de se criar superclasses que encapsulam estrutura e/ou comportamento comuns a várias subclasses.

    Procedimentos

    Os procedimentos para se obter a generalização são:

    Uma maneira relativamente fácil de se entender isso, é comparando com a nossa herança genética: Você possui algumas características de seus Pais. Mas seus Pais não possuem suas características. Pois bem, você seria uma subclasse.


ID
1142329
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

São Diagramas Comportamentais da UML, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • "Diagrama de classes" pertence a diagramas estruturais enquanto que "Diagrama de sequência" pertence a diagramas de interação, dessa forma temos duas possíveis alternativas como resposta, ou estou errado?  

  • Conforme especificação temos:

    Diagramas Estruturais

        - De Classe: Este diagrama é fundamental e o mais utilizado na UML e serve de apoio aos outros diagramas. O Diagrama de Classe mostra o conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes.

        - De Objeto: O diagrama de objeto esta relacionado com o diagrama de classes e, é praticamente um complemento dele. Fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um determinado momento da execução do processo do software.

        - De Componentes: Está associado à linguagem de programação e tem por finalidade indicar os componentes do software e seus relacionamentos.

        - De implantação: Determina as necessidades de hardware e características físicas do Sistema.

        - De Pacotes: Representa os subsistemas englobados de forma a determinar partes que o compõem.

        - De Estrutura: Descreve a estrutura interna de um classificador.

    Diagramas Comportamentais

        - De Caso de Uso (Use Case): Geral e informal para fases de levantamento e análise de Requisitos do Sistema.

        - De Máquina de Estados: Procura acompanhar as mudanças sofridas por um objeto dentro de um processo.

        - De Atividades: Descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade.

        - De Interação: Dividem-se em:

        - De Sequência: Descreve a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos.

        - Geral interação: Variação dos diagramas de atividades que fornece visão geral dentro do sistema ou processo do negócio.

        - De comunicação: Associado ao diagrama de Seqüência, complementando-o e concentrando-se em como os objetos estão vinculados.

        - De tempo: Descreve a mudança de estado ou condição de uma instância de uma classe ou seu papel durante o tempo.


    Fonte - http://www.infoescola.com/engenharia-de-software/uml/
  • a)Diagrama de Classes. 

     

    Structural diagrams
    Class diagram
    Component diagram
    Composite structure diagram
    Deployment diagram
    Object diagram
    Package diagram
    Profile diagram

    Behavioral diagrams
    Activity diagram
    Communication diagram
    Interaction overview diagram
    Sequence diagram
    State diagram
    Timing diagram
    Use case diagram

  • LETRA A

    Diagramas Estruturais
    Estrutura Compos, Implantação, Pacote, Perfil, Classe, Objeto, Componente - EI PaPer ClOC

    Diagramas Comportamentais
    Caso de Uso, Maquina Estado, Atividade, Tempo, Sequência, Comunicação, Visão Geral da Integração - CauMA-Te SeCo Vigel

    Dentro do Comportamentais, ainda temos os Interação
    Tempo, Sequência, Comunicação, Visão Geral da Integração - Te SeCo Vigel


ID
1159330
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um diagrama de classes em UML consiste em classes e nos relacionamentos entre essas classes.

Assinale a alternativa que contém tipos de relacionamentos possíveis entre as classes:

Alternativas
Comentários
  • Um diagrama de classes consiste em classes e os relacionamentos entre elas. Os relacionamentos mais comuns são: Associações, Generalizazões, Dependências e Refinamentos

    Associações: é uma ligação entre classes, portanto uma ligação entre objetos e suas respectivas classes. 

    Generalização: é o relacionamento entre um elemento mais geral e um mais específico. O mais específico pode conter apenas informações adicionais 

    Dependência: é um tipo de relacionamento onde um elemento é dependente e o outro independente. Uma mudança no elemento independente afeta o dependente. 

    Refinamento: é o relacionamento entre 2 descrições da mesma coisa mas em níveis diferentes de abstração.
  • Refinamento, traduziria para Especialização.

    Gostaria de saber a bibliografia da questão.

    Bons estudos.

  • Tipo de questão para tirar a paciência de qualquer um...que raio de nomenclatura para especialização é essa?

  • Nesses tipos de questões é preciso remover as mais óbvias como "Forma" e "Interpendência".

  • Os criadores citam 4 tipos de relacionamentos: realização, generalização, dependência e associação( agregação como tipo especial).

    Não vi nada a respeito de refinamento. 

    Acertei por eliminação.

  • Achava que as quatro possíveis seriam:associação, generalização, dependência e realização... nunca ouvi falar em Refinamentos 

  • Realmente dá pra acertar por elimininação, mas alguém sabe apontar o livro/artigo/literatura de onde eles tiraram essa nomenclatura de REFINAMENTO? Não achei em nenhum material que eu possuo.

  • "Dependências, generalizações e associações são os relacionamentos mais comuns, encontrados na modelagem de sistemas complexos de software. Porém são necessárias algumas características avançadas desses relacionamentos..."

    "Um relacionamento de dependência simples e sem adornos é suficiente para a maioria dos relacionamentos de utilização... entretanto... a UML define um número de esteriótipos que poderão ser aplicados aos relacionamentos..."

    Esteriótipo refine (refinamento): "Use refine quando quiser fazer a modelagem de classes que sejam essencialmente as mesmas, mas em diferentes níveis de abstração."

    Livro UML - Guia do Usuário (Booch, Rumbaugh, Jacobson); capítulo 10 - Relacionamentos Avançados

    https://books.google.com.br/books?id=ddWqxcDKGF8C&lpg=PP1&hl=pt-BR&pg=PA138#v=onepage&q&f=false

    Haja paciência com a banca.

  • ReFNamentos é jóia ... E nova !!! 

  • Um bom resumo!
    https://www.devmedia.com.br/uml-unified-modeling-language-parte-02/9470


ID
1229233
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML 2.2 possui 14 tipos de diagramas, divididos em duas grandes categorias: Estruturais e Comportamentais. Identifique abaixo o diagrama que NÃO faz parte dos Diagramas Estruturais:

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Atividades faz parte do tipo de Diagrama Comportamental

  • Tentem fazer uma analogia nesse tipo de pergunta, baseado em seu conhecimento, veja o que está mais próximo dos termos de estruturas e de comportamentos dentro de OO.

  • Gabarito: D

    Os diagramas UML são divididos em estruturais e comportamentais:

    - Estruturais: Classes, Objetos, Componentes, Implantação, Pacotes, Estrutura.

    - Comportamentais: Casos de Uso, Máquina de Estados, Atividades, Interação(Sequência, Geral Interação, Comunicação, Tempo).


ID
1229239
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em UML (Unified Modeling Language), o Diagrama de Classes é uma representação da estrutura e relações das classes que servem de modelo para:

Alternativas
Comentários
  • Classe: Elemento abstrato que representa um conjunto de objetos. A classe contém a especificação do objeto; suas características: atributos (características) e métodos (ações / comportamentos).



ID
1248691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A área de desenvolvimento de sistemas é bastante profícua no que se refere a metodologias, técnicas e ferramentas de apoio que objetivam responder à necessidade de atender a requisitos técnicos e obter um nível de qualidade determinado, sob determinadas restrições de esforço e custo. A respeito do desenvolvimento de aplicações e de bancos de dados, julgue o item seguir.


Na unified modelling language (UML), a modelagem de classes pode incluir uma associação reflexiva que indica que um objeto associa-se a ele próprio.

Alternativas
Comentários
  • Uma associação reflexiva não indica que um objeto se associa com ele próprio.

    – Ao contrário, indica que objetos de uma mesma classe se associam


  • Associação Unária ou Reflexiva

    Este tipo de associação ocorre quando existe um relacionamento de uma classe para consigo mesma. Notem que na assertiva indica que um objeto associa-se a ele próprio, quando na verdade é a classe.

     

    FONTE: http://jkolb.com.br/associacao-unaria-ou-reflexiva/


ID
1264666
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COPASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre diagrama de classes e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Um relacionamento em um diagrama de classes é a conexão entre os itens.
( ) Uma dependência é um relacionamento de utilização, determinando que um item usa as informações e serviços de outro item e vice-versa.
( ) Uma generalização é um relacionamento entre itens gerais e tipos mais específicos desses itens.
( ) Uma associação é um relacionamento estrutural que especifica objetos de um item conectados aos objetos de outro item.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Uma dependência é um relacionamento de utilização, determinando que um item usa as informações e serviços de outro item e vice-versa. (INCORRETA)

    é a única incorreta na questão.


  • Na UML, um relacionamento de dependência é um relacionamento no qual um elemento, o cliente, usa ou depende de outro elemento, o fornecedor.


ID
1330402
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O diagrama de classes oferece uma notação gráfica para modelar classes e seus relacionamentos, descrevendo, assim, possíveis objetos. Com relação ao meio de se estabelecer relacionamentos entre objetos e classes, é correto afirmar que uma descrição de um grupo de ligações com estrutura e semântica comuns é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • tinha colocado a A mas acabei indo na C. "estrutura e semântica comuns

  • Você pode manter o relacionamento das classe, através da associação que é o fato de associar uma classe a outra.

    Composição, que é o fato de você inserir uma classe em outra (compondo um objeto)  e Agregação.

    Resposta A

  • "descrição de um grupo de ligações com estrutura e semântica comuns"

    Por que isso não seria uma generalização?

  • Associação é o tipo de relacionamento no qual a classe tem um atributo de outra classe, respondendo a questão "tem um?", assim caracterizando que a classe principal tem uma instancia de classe derivada. um exemplo: a classe canil possuir varios exemplos de classe cães. 

  • Uma associação descreve um grupo de ligações com estrutura e semântica comuns. Todas as ligações de uma associação interligam objetos da mesma classe.

     
    Fonte: Engenharia de Software e Sistemas de Informação - Denis Alcides Rezende

  • ah, agora ficou tudo claro, a banca tirou a questão de um livro aleatório, fora de contexto, por isso não poderia ser a C, affffffff


ID
1339951
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML é uma linguagem originada na engenharia de software amplamente utilizada na modelagem de sistemas. O nome do tipo diagrama estruturante que representa estruturas estáticas, exibindo classes, interfaces, associações e outros relacionamento é o diagrama de:

Alternativas
Comentários
  • Os diagramas de classe são chamados diagramas estáticos porque mostram as classes, com seus métodos e atributos bem como os relacionamentos estáticos entre elas: quais classes conhecem quais classes ou quais classes são parte de outras classes, mas não mostram a troca de mensagens entre elas.


ID
1352677
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

São diagramas da UML utilizados na fase de análise e na fase de projeto, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito. Acredito que:

    análise = diagrama de casos de uso; 

    projeto = diagrama de atividades. 

    Alguém concorda/discorda?

  • Concordo com o Marco, Diagramas de caso de uso sao utilizados para Analise e os diagramas de atividades utilizados para fase de projeto.

  • Também não entendi a resposta.

  • Concordo com todos os colegas! Precisam revisar essa questão

  • Análise = entender o problema

    Projeto = entender a solução


    Diagrama de atividade ajuda a mapear o fluxo de alguma atividade, um problema a ser resolvido pelo projeto.

    Diagrama de classes representa a solução pensada, projetada, na forma de classes do sistema.


    Eu fui por essa lógica e acertei.


    Boa sorte!

  • Aparentemente a questão está correta. Como dá pra ver no primeiro link  o diagrama de atividades pode ser resultado da fase de análise junto com os casos de uso.

    http://www.frameworkpinhao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=28 

    E aqui o diagrama de classes utilizado na fase de projeto:

    http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/apoo/html/proj1/proj8.htm

  • Quando eu estudei Análise e Projeto, uma das primeiras coisas que me disseram foi que o "Diagrama de Classes" era utilizado nas duas atividades (Análise e Projeto) e o que mudava era o nível de detalhes. De cara eliminei a letra "B". Comi farofa nessa questão.

  • Como a maioria dos colegas, eu também marquei a letra E. Mas a letra B está correta. Estamos acostumados apensar no diagrama de atividades como um fluxograma (o que está correto), e normalmente usamos fluxogramas para modelar procedimentos ou algoritmos, mas ele também pode ser utilizado para modelar processos de negócios e fluxo de trabalho. Logo, ele pode ser utilizado na fase de análise também.

  • O Diagrama de Sequência é o mais utilizado na fase de projeto. 

    Fonte: Provas de TI - UML - Prof. Fernando Pedrosa
  • Questão muito estranha...pra mim é a letra E.

  • Fases do Desenvolvimento da UML:

    Levantamento de requisitos ou Análise de requisitos

    Captura as necessidades básicas funcionais e não-funcionais do sistema que deve ser desenvolvido;

    Documentação de Especificação de Requisitos:

    Diagrama de Pacotes (opcional)

    Diagrama de Casos de Uso

    Descrição de Casos de Uso

    Análise

    Modela o problema principal (classes, objetos) e cria um modelo ideal do sistema sem levar em conta requisitos técnicos do sistema;

    Documento de Especificação de Análise:

    Diagrama de Classe

    Diagrama de Estado (opicional)

    Diagrama de Sequencia (opcional)

    Diagrama de Colaboração (opcional)

    Dicionário de Projeto (descrevendo classes, atributos e operações)

    Projeto (design)

    expande e adapta os modelos da análise para um ambiente técnico, onde as soluções técnicas são trabalhadas em detalhes;

    Documentação de Especificação do Projeto (design):

    Diagrama de Interface

    Diagrama de Colaboração / Comunicação

    Diagrama de Atividades

    Diagrama de Pacotes

    Diagrama de Classe (novos)

    Diagrama de Estado

    Diagrma de Implantação / Distribuição

    Implementação (programação)

     

  • Letra A está certa. Vejam o trecho do livro: "Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML", 3ª Ed. Eduardo Bezerra.

    "Outros diagramas da UML também utilizados na análise são: diagrama de interação (Capítulo 7), diagrama de estados (Capítulo 9) e diagrama de atividades (Capítulo 10)."

    Diagrama de sequência é consenso que é de projeto.

  • na verdade deveria ser anulada, há várias respostas válidas dependendo da ótica da análise ou do projeto


ID
1352683
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Nos diagramas de classe da UML, os relacionamentos de dependência são representados por:

Alternativas
Comentários
  • Losangos preenchidos = Composição
    Linhas tracejadas com flecha na extremidade = Dependência
    Losangos em branco não preenchidos  = Agregação
    linha cheia com flecha na extremidade = Herança

    Uma dependência indica a ocorrência de um relacionamento semântico entre dois ou mais elementos do modelo, onde uma classe cliente é dependente de alguns serviços da classe fornecedora, mas não tem uma dependência estrutural interna com esse fornecedor [Furlan, 1998]

    http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/943/uml-unified-modeling-language-generalizacao-agregacao-composicao-e-dependencia.aspx#ixzz3UnUKFQxj

  • Acredito que o colega João cometeu um pequeno engano. Linhas cheias com flecha aberta na extremidade, como dito na letra C, indicam relacionamentos de associação. Uma linha cheia com uma seta fechada na extremidade é que indica um relacionamento de herança, ou generalização, na terminologia da UML.


ID
1359136
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Do ponto de vista dos pacotes, no diagrama de classes da UML, o modificador que indica que um atributo ou método é acessível apenas às classes do mesmo pacote é o modificador:

Alternativas
Comentários
  • Um elemento protegido não é visível para elementos dentro do mesmo pacote, na UML.

  • protected

    O modificador protected torna o membro acessível às classes do mesmo pacote ou através de herança, seus membros herdados não são acessíveis a outras classes fora do pacote em que foram declarados.



    Leia mais em: Modificadores de acesso do Java http://www.devmedia.com.br/modificadores-de-acesso-do-java/25404#ixzz3YYB5C6ql

  • Prezado Jádson, a questão não se trata dos modificadores em Java e sim na UML e nesse caso tem diferença. Trata-se do que o colega Halisson disse. Nesse caso não dá para concordar com esse gabarito. O modificador protegido não é acessível dentro do mesmo pacote e sim para a classe e subclasses.

  • Seria o modificador ~, não?

  • Default é acessível dentro do mesmo pacote.

    Protected é acessível por subclasses. Não precisam estar no mesmo pacote. Se fosse necessário estar no mesmo pacote, seria impossível estender uma classe de um API de terceiros.

  • D # (protected)


ID
1365742
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML emprega diversos diagramas, cada um com uma finalidade específica . A seguir , são caracterizadas de três desses diagramas.

I. descreve os aspectos dos objeto que tratam do tempo e da seqüência das operações - eventos que marcam mudanças e que definem o contexto dos eventos, além da sua organização.

II. descreve a estrutura dos objetos em um sistema - sua identidade, seus relacionamentos com outros objetos, seus atributos e suas operações.

III. descreve aspectos específicos dos objetos - como os objetos individuais colaboram para alcançar o comportamento do sistema como um todo.

As descrições em I, II e III estão associadas, respectivamente, aos diagramas de:

Alternativas
Comentários
  • Muito esquisita essa questão. Ele pede o nome dos diagramas e na alternativa que ele diz estar correta, ele coloca a classificação do diagrama.

  • d-

    Diagramas de Interação sao como o sistema age internamente para realização de um caso de uso, obter informações adicionais para aprimorar outros modelos (principalmente o de classes), além de uma visão detalhada dos objetos e mensagens.


    A mensagem é o principal da interação entre objetos. Um sistema orientado a objetos é uma rede de objetos que trocam mensagens. Objetos só interagem através de mensagens.  Os Diagramas de Interação são: Diagrama de Sequência, Diagrama de Comunicação,
    Diagrama de Tempo e Diagrama de Visão Geral.

  • a alternativa correta é a letra D > estados, classes e interações.


ID
1373938
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML 2.0, os elementos << boundary >> e o << control >>, em um diagrama de classe, são exemplos de:

Alternativas
Comentários
  • Os estereótipos dividem-se em: 

    Classe de fronteira (boundary): é responsável por modelar a interação entre o ambiente do sistema e seus trabalhos.

    Classe de controle (control): é usada para modelar um comportamento de controle específico de uma ou mais classes.

    Classe de entidade (entity): é responsável por manter e atualizar informações relativas ao negócio do sistema.

  • b-

    UML Stereotype. Stereotype is a profile class which defines how an existing metaclass may be extended as part of a profile. It enables the use of a platform or domain specific terminology or notation in place of, or in addition to, the ones used for the extended metaclass.

    https://www.uml-diagrams.org/stereotype.html


ID
1378171
Banca
FDC
Órgão
AGERIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que diz respeito à modelagem como técnica de projeto, de acordo com a metodologia orientada a objetos com notação UML, os modelos são abstrações elaboradas para entender um problema antes de implementar uma solução. Entre os tipos de modelos utilizados, um descreve a estrutura estática de um sistema em termos de classes e relacionamentos, enquanto que outro descreve a estrutura de controle de um sistema em termos de eventos e estados. Esses tipos são denominados, respectivamente, modelos de:

Alternativas
Comentários
  • classes e estados


ID
1379749
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o diagrama UML que mostra um conjunto de classes e seus relacionamentos.

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Classes: Permite a visualização de um conjunto de classes, detalhando atributos e operações. (resposta: e)



    Diagrama de Estados: Detalha os diferentes estados pelos quais pode passar um objeto.


    Diagrama de Interação: Especie de representação hibrida com uma estrutura similar a do diagrama de atividades. Representam como o sistema age internamente para que um ator atinja seu objetivo na realização de um caso de uso.

    Diagrama de Casos de Uso: Apresentação de funcionalidades e características de um sistema, assim como a forma que tais elementos se relacionam com usuários e entidades.

    Diagrama de Colaboração ou Comunicação: Exibe uma interação, consistindo de um conjunto de objetos e seus relacionamentos, incluindo as mensagens que podem ser trocadas entre eles.
  • Essa foi para não zerar.

  • As pessoas riem das alternativas sem pensar direito. Vejam que a alternativa D poderia estar correta também, dado a simplicidade do enunciado:

    "No contexto da arquitetura do sistema, uma colaboração permite nomear um agrupamento conceitual que abrange aspectos estáticos e dinâmicos. Uma colaboração nomeia uma sociedade de classes, interfaces e outros elementos que trabalham em conjunto para fornecer algum comportamento cooperativo maior do que a soma de todas as suas partes."

    (Capítulo 28 - Colaborações) https://books.google.com.br/books?id=ddWqxcDKGF8C&lpg=PP1&dq=uml%20guia%20do%20usu%C3%A1rio&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q=uml%20guia%20do%20usu%C3%A1rio&f=false

  • Pena que não tem negativar comentários aqui...

    Então marca a D e corre pro abraço , eu hein


ID
1387705
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Qual diagrama UML está em conformidade com os artefatos normalmente produzidos pela disciplina de análise e especificação de requisitos?

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o uso da palavra "artefato" está completamente fora de contexto. O Guia do Usuário, 2a. edição (Booch, Rumbaugh e Jacbson) diz, "artefatos são empregados para a modelagem de itens físicos que podem residir em um nó, como executáveis, bibliotecas, tabelas, arquivos ou documentos. Um artefato tipicamente representa o pacote físico de elementos lógicos, como classes, interfaces e colaborações" (pág 353). "Você faz a modelagem lógica para visualizar, especificar e documentar suas decisões sobre o vocabulário do seu domínio... Enquanto essas coisas lógicas vivem no mundo conceitual, as coisas físicas vivem no mundo dos bits." (pág 354). No meu entendimento, itens físicos não são produzidos na fase de análise e especificação de requisitos, EXCETO se artefato, nesse caso, for sinônimo de documentação. Poderiam ter deixado o enunciado da questão mais objetivo. Enfim, vida de concurseiro não é fácil. Voltando às alternativas:

     

    - (alternativa C) Análise e especificação encaixam-se na FASE INICIAL. Portanto, um diagrama de estados permite a visão externa do comportamento de um sistema, conforme é visto pelos seus usuários finais, analistas, pessoal de teste etc.
    - (alternativa A) Classes e interfaces formam o vocabulário do problema e de sua SOLUÇÃO (fase de projeto).
    - (alternativas B e D) Componentes e objetos sugerem IMPLEMENTAÇÃO.
    - (alternativa E) Implantação (FASE FINAL).

  • Meo deos, que questão ruim! Normalmente quando se fala em especificação e análise de requisitos utiliza-se o Diagrama de Casos de Uso.

  • Calma gente, é só a Ces GranLixo sendo Ces GranLixo... 

  • c-

    Diagrama de máquina de estados mostra a visão dinâmica de um sistema. Principais componentes: estado, evento. Esse diagrama mostra os estados de objeto em seu ciclo de vida. é usado para ver como tais mudanças acontecem, como se definem as trocas de mensagens e
    os métodos responsaveis


ID
1398064
Banca
VUNESP
Órgão
PRODEST-ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Para representar uma multiplicidade de 0 ou 1 para 1 ou mais, em um diagrama de classes, a representação correta é:

Alternativas
Comentários
  • 0..1 : Zero ou uma Instancia.

    0..* ou * : Não existe limite para o número de instâncias.

    1 : Exatamente uma instância.

    1..* : Ao menos uma instancia ou varias

    Letra (C)


ID
1404472
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML (Unified Modeling Language) define uma notação gráfica própria que ajuda na descrição e no projeto de sistemas de software, particularmente daqueles construídos utilizando o paradigma orientado a objetos.

Com relação aos tipos de diagramas oficiais da UML, analise as afirmativas a seguir.

I. Os diagramas de classes são indicados para descrever os tipos de objetos presentes no sistema e os vários tipos de relacionamentos estáticos existentes entre eles.

II. Os diagramas de máquina de estados desempenham um papel semelhante aos fluxogramas e por isso são indicados para descrever a lógica de procedimento, o processo de negócio e o fluxo de trabalho.

III. Os diagramas de comunicação são indicados para representar nós físicos responsáveis por executar a mesma tarefa lógica, além de mostrar informações sobre os protocolos utilizados, nos caminhos de comunicação, entre os nós do sistema.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • II) diagrama de atividades

    III) diagrama de implantação

  • diagramas de máquina de estados: procura acompanhar as mudanças sofridas nos estados de uma instância de uma determinada classe

    diagramas de comunicação : demonstra como objetos interagem para executar um cdu

  • gaba: A

    somente a I verdadeira
  • I- correta, a II e a III são conceitos diagramas de atividade e implantação por isso são falsas!


    II. Os diagramas de atividades desempenham um papel semelhante aos fluxogramas e por isso são indicados para descrever a lógica de procedimento, o processo de negócio e o fluxo de trabalho.

    III. Os diagramas de Implantação são indicados para representar nós físicos responsáveis por executar a mesma tarefa lógica, além de mostrar informações sobre os protocolos utilizados, nos caminhos de comunicação, entre os nós do sistema.

  • A  I não poderia ser Diagrama de Objetos?

  • a-

    O diagra,a de classes descreve o tipo de objetos. O de objetos é o de classes, mas com valores preenchidos em um dado do momento do ciclo de vida do sistema.

     

    Os Diagramas de Objetos abrangem a visão estática de projeto ou visão estática de processo de um sistema (BOOCH; RUMBAUGH; JACOBSON, 2005).

     

    PRINCIPAIS COMPONENTES: OBJETOS,RELACIONAMENTOS


ID
1458310
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Seja o conjunto de tabelas abaixo, as quais representam um banco de dados relacional.

AVALIADOR (id, nome, email)
AVALIADOR_TELEFONE (idAvaliador, telefone)
CONSULTOR (id, nome, email, nomeConsultoria)
PROJETO (id, descricao, investimento, idCoordenador)
COORDENADOR (id, nome, orgaoOrigem)
AVALIACAO (idAvaliador, idProjeto, dataInicio, dataFim)
ATUACAO (idConsultor, idProjeto)

E as seguintes restrições:

• Os campos sublinhados representam as chaves primárias das relações.
• O campo idAvaliador da tabela AVALIADOR_TELEFONE referencia o campo id da tabela AVALIADOR.
• O campo idCoordenador referencia o campo id da tabela COORDENADOR.
• O campo idAvaliador da tabela AVALIACAO referencia o campo id da tabela AVALIADOR.
• O campo idProjeto da tabela AVALIACAO referencia o campo id da tabela PROJETO.
• O campo idConsultor da tabela ATUACAO referencia o campo id da tabela CONSULTOR.
• O campo idProjeto da tabela ATUACAO referencia o campo id da tabela PROJETO.

Considerando que o esquema relacional foi mapeado de um diagrama de classes da UML, então

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

    Atributo Multivalorado

    O seu conteúdo é formado por mais de um valor.

    Exemplo: Telefone. Uma pessoa poderá ter mais de um número de telefone. É indicado colocando-se um asterisco precedendo o nome do atributo. O atributo multivalorado serão tratados com mais detalhes na normalização de dados.

    Este tipo de atributo é aceito conceitualmente, mas ele pode ser um problema no banco de dados. Há duas possibilidades para tratar com ele. A primeira é mantê-lo como multivalorado e permitir que mais de um dado seja inserido no mesmo campo, como por exemplo: dois números de telefone. A segunda alternativa é aplicar o processo de normalização de dados e transformá-lo em uma entidade a parte ou uma tabela no banco de dados e relacioná-la com a tabela principal.

    -----------------------------------------------------------------------------------

    A primeira alternativa é mais simples, mas teríamos o problema da consulta de dados, caso precisássemos fazer uma consulta pelo número de um dos telefones apenas. A segunda é mais trabalhosa, porém é mais eficaz.

    O que ele está dizendo na letra `a` é que no modelo de CLASSES UML, terá uma CLASSE Avaliador que terá o atributo Telefone como sendo multivalorado.

    É por isso que nesse modelo relacional descrito na questáo, ele teve que tratar esse atributo multivalorado que estava na classe Avaliador da UML, fazendo uma tabela a parte (de nome Avaliador_telefone) e relacionando-a à tabela Avaliador.


ID
1459840
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A Modelagem de Negócios normalmente exige a utilização de várias perspectivas ou visões.
Ao desenvolver a visão (geral) do negócio, uma das técnicas interessantes é a modelagem conceitual, que deve ser feita com o diagrama UML denominado Diagrama de

Alternativas
Comentários
  • As classes de análise representam um primeiro modelo conceitual para "elementos no sistema que possuam responsabilidades e comportamento". Com o tempo, elas evoluirão para classes e subsistemas no Modelo de Design (Projeto).

     

    Fonte: http://www.funpar.ufpr.br:8080/rup/process/modguide/md_acls2.htm


ID
1477513
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Desenvolver sistemas, respeitando os padrões de qualidade exigidos pelo mercado, é o que as empresas de desenvolvimento, instituições e/ou organizações, que têm o seu departamento de desenvolvimento de soluções próprias têm buscado atualmente. Diversas linguagens podem ser utilizadas, cada uma com suas características próprias, dependendo do tipo de aplicação que se pretende. A UML (Unified Modeling Language) tem papel importante quando se trata do desenvolvimento com a utilização da linguagem orientada a objetos. Através de seus vários diagramas, é considerada uma linguagem visual, para modelar sistemas orientados a objetos, e que define elementos gráficos (visuais), utilizados na modelagem de sistemas. Tomando-se como base a versão 2.0 da UML, esses diagramas podem ser divididos em estruturais e comportamentais. Assinale a alternativa que apresenta APENAS diagramas estruturais.

Alternativas
Comentários
  • Classificação dos diagramas UML:


    Diagramas estruturais: classe, objetos, pacotes, componentes, implantação, perfil e estrutura compostas.


    Diagrama comportamentais: Sequência, interação, casos de uso, atividades, tempo, colaboração/comunicação, visão geral da integração.


    Logo resposta letra d.

  • Precisa escrever uma tese de doutorado pra pedir uma coisa tão simples?

  • a) Diagrama de classes (estrutural) e de sequência (comportamental)

    b) Diagrama de objetos (estrututal) e de interação (comportamental)

    c) Diagrama de caso de uso (comportamental) e de pacotes (estrutural)

    d) Diagrama de componentes (estrutural) e de implantação (estrutural)  

  • Luis Forchesatto, eu já me previno desse tipo de questão, vou direto pra última frase ver o que quer e depois espero a questão sair em filme.

  • d-

    Diagramas estruturais têm conceitos de orientacao a objetos: objetos, classes, packages, deploy etc


ID
1488895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que concerne à UML 2, julgue o próximo item.

A multiplicidade pode ocorrer tanto na associação entre duas classes, no diagrama de classes, quanto na associação entre ator e caso de uso, no diagrama de caso de uso.

Alternativas
Comentários
  • Marquei errado achando que multiplicidade fosse para mais de 2 classes,Alguem pra acrescentar algo?

  • A multiplicidade é para duas entidades. Geralmente temos um relacionamento bidirecional, como PESSOA e DEPENDENTE, onde pessoa pode ter nenhum ou vários dependentes e dependente é de apenas um pessoa. Em casos de uso também é possível a utilização de multiplicidade entre ator e casos de uso, conforme:
    A associação entre um ator e um caso de uso pode mostrar um multiplicidade em cada extremidade.
    Por padrão, cada multiplicidade é 1. Em uma interpretação estrita do modelo, uma multiplicidade de 1 significa que, por exemplo, somente um cliente está envolvido na ordenação cada refeição e que cada cliente solicita apenas uma refeição por vez.



    Fonte: https://msdn.microsoft.com/pt-BR/library/dd409432.aspxBons estudos.
  • Vivendo e aprendendo!! nunca tinha visto uma aplicação de multiplicadade em caso de uso. O link que o Silas Júnior destacou é um exemplo desse uso!

  • c-

    Na relação de associação, é possivel especificar mltiplicidade em uma relação entre 2 catores com a relação ASSOCIAÇÃO


ID
1489447
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Durante a construção de um diagrama de classes com UML, o elemento que é normalmente utilizado quando duas ou mais classes estão associadas e se deseja manter informações sobre essa associação é chamado:

Alternativas
Comentários
  • Suponhamos a situação de contratação de um funcionário por uma empresa. Existiriam duas classes, a classe “Empresa” e a classe “Funcionário”. Entre essas classes existiria um relacionamento chamado, por exemplo, “contrata”. Suponhamos também que seja interessante para o sistema guardar as informações do dia da contratação e do salário acordado. Onde essas informações ficariam? No funcionário? Na empresa? O mais correto, no diagrama da UML, é que se crie uma classe para guardar as informações do relacionamento, da associação. Essa classe é chamada Classe Associativa ou classe de associação.

    As classes associativas no diagrama da UML são representadas igualmente as classes comuns, assim, podem se relacionar livremente com outras classes. O que as diferenciam é somente uma linha, que é tracejada, ligada ao relacionamento que a mesma representa.


ID
1521904
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modo para descrever os vários aspectos de modelagem pela UML é por meio do uso da notação definida pelos seus vários tipos de diagramas. Segundo as características desses diagramas, é correto afirmar que um diagrama de classe

Alternativas
Comentários
  • O Diagrama de Classe, que é um gráfico bidimensional de elementos de modelagem que pode conter tipos, pacotes, relacionamentos, instância, objetos e vínculos (conexão entre dois objetos). Um diagrama de classe denota a estrutura estática de um sistema e as classes que representam elementos manipulados por esse sistema.

     


ID
1561582
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em UML, qual é o diagrama que descreve os tipos de objetos presentes no sistema e os vários tipos de relacionamentos estáticos existentes entre eles?

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Classe

    Descreve o tipo de objetos presentes no sistema e vários tipos de relacionamentos ESTÁTICOS existentes entr eles. Mostram as propriedades e as operações de uma classe e as restrições que se aplicam à maneira como os objetos estão conectados.


ID
1567021
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Alguns diagramas utilizados na notação UML estão disponibilizados na coluna I. Estabeleça a correta correspondência com seus significados disponibilizados na coluna II.


Coluna I

1. Diagrama de casos de uso

2. Diagrama de classes

3. Diagrama de sequência

4. Diagrama de máquina de estados.

5. Diagrama de componentes. 


Coluna II

( ) Serve de apoio para todos os outros diagramas, definindo os atributos e métodos das classes.

( ) Está muitas vezes associado à linguagem de programação que será utilizada.

( ) Acompanha as mudanças sofridas pelas instâncias de uma classe, de um caso de uso ou de um subsistema ou sistema completo.

( ) Auxilia o levantamento e análise de requisitos, bem como da compreensão do sistema como um todo.

( ) Preocupa-se com a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos envolvidos em um processo.


A sequência correta, de cima para baixo, é: 


Alternativas
Comentários
  • ( 2 ) Serve de apoio para todos os outros diagramas, definindo os atributos e métodos das classes.

    ( 5 ) Está muitas vezes associado à linguagem de programação que será utilizada.

    ( 4 ) Acompanha as mudanças sofridas pelas instâncias de uma classe, de um caso de uso ou de um subsistema ou sistema completo.

    ( 1 ) Auxilia o levantamento e análise de requisitos, bem como da compreensão do sistema como um todo.

    ( 3 ) Preocupa-se com a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos envolvidos em um processo.

  • d-

    Diagrama de casos de uso - abstrato,  flexivel & utilizado no levantamento de analise de requisitos, recomendamente exibido com prototipo. Formado de atores(usuarios), casos de uso(sequencia de acoes) e associacoes (inclusao[necessaria] & extensao[opcional]).

    Diagrama de classes - classes que formam sistema e suas associacoes.

    Diagrama de sequência - baseia-se no diagrama de casos de uso, mostrando o tempo de execucao de cada objeto e as mensagens que trocam entre si para causar o estimulo necessariopara execucao de funcoes. No diagrama de sequencia, ator é toda pessoa que interage com sistema indiferente da funcao exercida. 

    diagrama de estados - descreve o comportamento de um sistema atraves de todos estados do objeto. Geralmente sao projetados para classe única.


ID
1588654
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No diagrama de classe da UML 2.0, o tipo de relacionamento especial que mistura características dos relacionamentos de generalização e dependência, sendo utilizado para identificar classes responsáveis por executar funções para classes que representam interfaces, é:

Alternativas
Comentários
  • Uma realização é um tipo de dependência especializada que mistura características dos relacionamentos de generalização e dependência, sendo usada para identificar classes responsáveis por executar funções para outras classes, muitas vezes classes de interface.

    Fonte: UML 2 - Uma Abordagem Prática - Gilleanes T. A. Guedes


ID
1664098
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a Diagrama de Classes em UML 2.2, quando objetos “parte" só podem pertencer a um único objeto “todo" e têm o seu tempo de vida coincidente com o dele, tem-se: 

Alternativas
Comentários
  • http://imasters.com.br/artigo/18901/uml/uml-composicao-x-agregacao

    .

  • Agregação :

    Determina uma associação na qual uma classe (a parte) colabora com a outra (o todo), mas a primeira pode existir sem a segunda. Por exemplo: uma Turbina e um Avião; ou uma Sala de Reunião e uma Empresa.


  • Estranho esse gabarito. Achei que fosse composição.
  • O gabarito definitivo desta questão é a letra B - composição.

    http://www.nc.ufpr.br/concursos_externos/itaipu/2015/provas/303.pdf

  • b-

    composição: objeto só existe enquanto parte da entidade. e.g.: cozinha da casa. Demoliu a casa, demoliu a cozinha.

     

    agregação: a entidade é o conjunto dos objetos. é só pensar em qualquer substantivo coletivo. e.g.: uma matilha tem vários cães, os quais podem existir sozinhos.


ID
1687558
Banca
OBJETIVA
Órgão
EPTC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Ao iniciar a modelagem de um software que será construído sob o paradigma da orientação a objetos, o Analista de Sistemas decidiu utilizar a UML (Unified Modeling Language) para representar a estrutura do software. Qual dos seguintes diagramas será escrito pelo Analista para representar a estrutura (classes, atributos e métodos) e as relações entre as classes que irão compor o software?

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Classes: é um diagrama do tipo estrutural.Os diagramas de classes são utilizados para fazer a modelagem da visão estática de um sistema. Essa visão oferece principalmente suporte para os requisitos funcionais de um sistema.Serve de apoio para maioria dos demais diagramas. Como o próprio nome diz, define a estrutura das classes utilizadas pelo sistema, determinando os atributos e métodos que cada classe tem, além de estabelecer como as classes se relacionam e trocam informações entre si.

  • Prezados,

    O diagrama usado para representar a estrutura (classes, atributos e métodos) e as relações entre as classes é o diagrama de classes.

    Portanto a alternativa correta é a letra C.

  • Podia cair 40 assim no meu concurso.

  • c-

    quando falar "estrutural", pode eliminar qualquer opção que contenha diagramas de comportamento. O diagrama de classes contém todas as classes utilizadas, alem de mostrar seus metodos, atributos, nivel de acesso e relacionamentos com as outras classes.


ID
1689808
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre os diagramas de classes da UML, considere as seguintes afirmativas:

1. Uma classe é uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações e semântica.

2. O retângulo que representa uma classe pode ser constituído de três partes: a de cima representa o nome, a do meio os atributos e a de baixo as operações.

3. Os diagramas de classes costumam conter os seguintes itens: Classes, Interfaces e Relacionamentos.

4. Os diagramas de classes são utilizados para fazer a modelagem da visão estática de um sistema. Essa visão oferece principalmente suporte para os requisitos funcionais de um sistema – os serviços que o sistema deverá fornecer aos usuários finais.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "O retângulo que representa uma classe"... só eu achei essa frase mal escrita só pra confundir sem medir conhecimento nenhum?

  • Não concordo com o Thiago.

     

    A UML é uma linguagem visual de modelagem. É necessário o conhecimento de que, no diagrama de Classe, a classe é representada por um retângulo.

  • Uma classe é uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações e semântica.

     

    Não vejo porque essa afirmativa está correta, no meu entendimento uma classe descreve as caracteristicas de um objeto e não de vários. 

  • Questão toda mal feita, típico de examinador que usa "artigos" e apostilas da internet para elaborar as afirmativas.

  • Olá Gleiziane.

    Uma mesma classe pode ser instanciada várias vezes e, portanto, a partir dela, ser criados vários objetos.


ID
1703629
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere a opção de utilizar a família de notações gráficas da UML para ajudar a descrever o projeto de um sistema de software.

Os diagramas mais adequados para descrever como grupos de objetos colaboram em algum comportamento, os tipos de objetos com os relacionamentos estáticos existentes entre eles e o comportamento do ciclo de vida de um objeto específico são, respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • Os diagramas mais adequados para descrever:
    1 - como grupos de objetos colaboram em algum comportamento – O diagrama de sequência mostra as
    interações entre diferentes objetos na execução de uma operação, destacando a ordem em que as ações
    ocorrem em um intervalo de tempo.
    2 - os tipos de objetos com os relacionamentos estáticos existentes entre eles – o diagrama de classes
    apresenta o conjunto das classes e o grau de relacionamento entre elas, além de seus atributos e
    métodos. Promovem uma visão estática da estrutura de um sistema, e por isso, são usadas na modelagem
    conceitual.
    3 - o comportamento do ciclo de vida de um objeto específico – o diagrama de máquina de estados (ou
    diagrama de transição de estados) detalha os diferentes estados que um objeto pode passar, tomando
    como base um processo dentro do sistema que se está considerando.
    Resposta: B.

    Curso de Informática do Estratégia Concursos: Fernando Mesquita, Victor Dalton
     

  • b-

    Os Diagramas de Interação são: Diagrama de Sequência, Diagrama de Comunicação, Diagrama de Tempo e Diagrama de Visão Geral.
    Modelam aspectos dinâmicos do sistema -situações de mudanças no tempo.


    DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA- Detalha a sequência com atores e objetos e troca de mensagens. É feito do diagrama de casos de uso. Ordena mensagens no tempo.

     

    DIAGRAMA DE CLASSES- mais utilizado e detalhado, pois mostra classes, interfaces, colaborações e relacionamentos. Sua utilização inícia desde o momento da análise até o detalhamento da especificação.


    É este diagrama que se aproxima mais da realidade de um código de programa, pois mostra conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes, utilizado em aplicações orientadas a objetos

  • Aí fica difícil, objetos com os relacionamentos estáticos existente entre eles?

    Para mim é diagrama de objetos.


ID
1731208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação a UML, julgue o item que se segue.

No diagrama de classe, os símbolos #, + e -, que precedem atributos e métodos para indicar nível de acessibilidade, significam, respectivamente, protegida, pública e privada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


    Atributo: Define características da classe como:

    Visibilidade:

      Pública, representada pelo símbolo: +, onde outras classes podem ter acesso ao atributo;

      Privada, representada pelo símbolo: -, o atributo somente é acessado diretamente pela própria classe e;

      Protegida, representada pelo símbolo: #, ou

      Pacote, representada pelo símbolo: ~, que é acessado pelo relacionamento da classe com a classe externa.

  • Modificadores de Visibilidade nos Diagramas de Classe da UML:

    Público (+)

    O elemento é visível por qualquer classe

    Protegido (#)

    O elemento é visível na própria classe e pelas subclasses da classe

    Pacote (~)

    O elemento é visível apenas pela própria classe ou dentro do pacote onde a classe está localizada

    Privado (-)

    O elemento é visível apenas pela própria classe


ID
1740469
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

As classes na UML são representadas graficamente por retângulos, incluindo: Nome; ... I... , que representam o conjunto de características dos objetos daquela classe; ...II... , que representam o conjunto de operações que a classe fornece.

As lacunas I e II são, correta e respectivamente, preenchidas com 

Alternativas
Comentários
  • ATRIBUTOS (PROPRIEDADES):
    Representa alguma propriedade de interesse que descreve melhor uma entidade, como o nome ou salário.
    A todo objeto podemos relacionar alguns atributos. Por exemplo, em um relógio, a hora e a data são os principais atributos. Na programação orientada a objetos, os atributos são definidos na classe e armazenados de forma individual ou coletiva.

    MÉTODO
    As mensagens são formas de executar métodos.
    São implementações de uma operação.

  • Quem não tem acesso:  - -> D


ID
1785364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de análise, projeto e modelagem orientada a objetos e de linguagem de modelagem unificada (UML), julgue o item que se segue.

O diagrama de classes em UML é constituído pelas classes e pelos relacionamentos existentes entre elas, os quais são definidos por generalizações, associações, dependências e composição.

Alternativas
Comentários
  • É necessario prestar atenção no enunciado da questão. A principio parece esta incompleto, e realmente esta incompleto, mas não errado. A questão não diz "APENAS são definidos por generalizações, associações, dependências e composição" , se assim disse-se a questão estaria errada.

     

  • Os relacionamentos entre classes são: Dependência, Generalização (extends) ou associações (simples, agregação e composição)

    Como dito acima, está incompleto, mas não está errado.

  • 2 Relacionamento entre classes

         2.1 Associação

          2.2 Composição

          2.3 Agregação Regular

          2.4 Especialização ou Generalização

          2.5 Dependência

     

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_classes

     

     

  • Questão incompleta, questão ERRADA.

    Se não são apenas estes os relacionamentos a banca na redação da questão deveria usar... "dentre os quais temos:"

    para que não fique dúvida no candidato ...tendo em vistas que outras questões a banca quando coloca faltando partes e a gente marca certo ela diz que está INCORRETA.


ID
1792534
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à notação do diagrama de classes da UML, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas(F) as afirmativas a seguir:

✓ A parte superior contém o nome da classe.

✓ A parte intermediária contém as operações ou métodos da classe.

✓ A parte inferior contém os atributos da classe.

As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • - A parte superior contém o nome da classe. (VERDADEIRO)

    - A parte intermediária contém as operações ou métodos da classe. (FALSO, contém os atributos)

    - A parte inferior contém os atributos da classe. (FALSO, contém os métodos)

  • Alternativa correta: C. 

     

    Notação das classes na UML:

    - nome;

    - atributos;

    - métodos. 


ID
1839235
Banca
VUNESP
Órgão
CRO-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Nos diagramas de classe da UML 2.0, há um tipo de associação denominada derivada. A notação utilizada, no diagrama de classes para denotar uma associação derivada é

Alternativas
Comentários
  • d-

    Derived property is shown with its name preceded by a forward slash '/'. This notation is used both for attributes and association ends.

    http://www.uml-diagrams.org/derived-property.html

  • A propriedade derivada é propriedade cujo valor (ou valores) é produzido ou calculado a partir de outras informações, por exemplo, usando valores de outras propriedades.

    A propriedade derivada é mostrada com o nome precedido por uma barra invertida '/'. Esta notação é usada tanto para atributos e associação termina .


ID
1888432
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um Técnico Judiciário de TI utiliza herança ao desenvolver programas orientados a objetos e diagramas de classe da UML para representar as relações entre as classes, pois ele sabe que

Alternativas
Comentários
  • HERANÇA conceito basilar de O.O

     

    Uma classe herda todos os atributos e operações da classe da qual deriva e pode sobrescrever ou modificar alguns deles, bem como adicionar mais atributos e operações próprios. 

     

  • a) ERRADA. Dependência é diferente de hierarquia. Hierarquia significa um tipo de. Uma subclasse é um tipo de uma superclasse. A dependência exibe que se algo em uma classe mexer pode refletir em outra classe.
    b) ERRADA. A parte errada está no final. Pode-se ter multiplicidade de valores nulos, opcionais. Além disso, losango ou diamante representa uma agregação, que é diferente de associação.
    c) ERRADA. Diagrama de classe é estrutural, logo não pode mostrar uma estrutura dinâmica
    d) ERRADA. Uma classe pode estar em quantos diagramas ela for necessária.
    e) CORRETA.

  • Uma classe filho pode herdar um atributo privado da classe pai?

  • Uma subclasse não herda os atributos privados da superclasse. Ao meu ver, questão passível de anulação.

  • Concordo com Yandreson. Questão mal formulada.

  • Interpretação pessoal, os atributos privado SÃO EXCEÇÃO!

     A regra na herança é herdar TUDO!

  • QUESTÃO está mais para O.O do que para UML

  • Quem não tem acesso:  - -> E

  • Prezados,


    A alternativa A está errada. A relação é de herança e não de dependência.


    A alternativa B está errada. Losangos nas setas representam agregação (losango vazio) e composição (losango preenchido).


    A alternativa C está errada. Diagrama de classes não é um diagrama dinâmico.


    A alternativa D está errada. Uma classe pode participar de mais de um diagrama de classes.


    Portanto a alternativa correta é a letra E.
  • ⦁ em UML, uma relação de dependência entre duas classes coloca-as em uma hierarquia representando o conceito de herança de uma classe base a partir de uma classe derivada.

    Errado. A relação de herança é diferente de uma relação de dependência. A dependência ocorre quando uma classe tem como tipo de um de seus atributos uma outra classe.

    ⦁ associações são representadas em UML como linhas conectando as classes e devem mostrar a multiplicidade de cada uma. A multiplicidade é exibida como um intervalo [min..máx] de valores não nulos, com um losango representando infinito.

    Errado. As linhas que representam as associações podem mostrar a multiplicidade, mas não devem porque não é mandatório. 

    ⦁ o diagrama mostra a estrutura dinâmica das classes, representadas por um retângulo dividido em 3 compartimentos, nos quais constam as regras de associação, de especialização e de pacotes.

    Errado. O diagrama de classe mostra a estrutura estática das classes e não a dinâmica. No diagrama de classes, a classe é representada por um retângulo dividido em 3 compartimentos. O 1o compartimento é o nome da classe, o 2o são os atributos e o 3o são os métodos.

    ⦁ um sistema normalmente possui alguns diagramas de classes, embora uma certa classe não possa participar de mais de um destes diagramas.

    Errado. Em UML não há impedimento algum para que uma mesma classe participe de mais de um diagrama de classes.

    ⦁ na herança uma classe herda todos os atributos e operações da classe da qual deriva e pode sobrescrever ou modificar alguns deles, bem como adicionar mais atributos e operações próprios.

    Certo! Na herança, a classe filha herda todos os atributos e operações da classe mãe. Além disso, ela pode sobrescrever, isto é, reimplementar os métodos que herda. Ela pode também estender a funcionalidade da classe mãe adicionando mais atributos ou operações.

    Você poderia ter se perguntado aqui a respeito dos atributos e operações privados.  

    Quando o atributo/operação da classe mãe é privado, é visível somente pela classe mãe. As classes filhas não os enxergam. Mas isso não quer dizer que as filhas não herdem os privados. Elas herdam, mas eles ficam inacessíveis pelas subclasses. Muita atenção a isso! 

    Resposta: E

  • Herança HERDA TUDO. Mas os privados simplesmente não são acessíveis pela classe derivada.


ID
1891900
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre os diagramas da UML, avalie as afirmações a seguir e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os diagramas de classes, componentes e atividades são exemplos de diagramas estruturais.

( ) O diagrama de sequência é um diagrama de interação que dá ênfase à ordenação temporal de mensagens.

( ) O diagrama de casos de uso mostra um conjunto de casos de uso e atores e seus relacionamentos.

( ) O diagrama de métodos define os atributos e os métodos pertencentes a uma determinada classe.

( ) O diagrama de pacotes mostra um conjunto de objetos e seus relacionamentos em um ponto no tempo.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • questão com pegadinha nas alternativas.

  • e-

    Diagramas Estruturais

    Classe: mais utilizado. apoio aos outros diagramas. mostra o conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre elas.

    Objeto: visão das variaveis de um Diagrama de Classe em um dado momento do processo.

    Componentes: relacionamentos entre os componentes do software.

    implantação: hardware

    Pacotes: separacao por subsistemas 

    Diagramas Comportamentais

    Caso de Uso (Use Case): levantamento e análise de Requisitos. é o mais abstrato e flexivel e apresenta visoa externa e geral do ponto de vista do usuario

    Estados: mudanças sofridas por um objeto em processo.

    Atividades: Descreve os passos para a conclusão de um processo

    Interação

    Sequência: ordem em que as mensagens são trocadas entre os objetos.

    comunicação: parecido com o de cima; como os objetos estão vinculados.

  • Diagramas comportamentais: USO o ESTADO que está em ATIVIDADE

  • 1 - Diagrama de Atividade não é estrutural

    2 - Correto

    3 - Correto

    4 - Esse é o Diagrama de Classes

    5 - Esse é o Diagrama de Objetos


ID
1894228
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que mostra um relacionamento de agregação nos diagramas de classe a seguir.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    a) Herança/Generalização

    b) Realização

    c) Composição

    d) Dependência


ID
1924558
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Aplicando a notação UML, quais representações ilustram um modelo de domínio, em que nenhuma operação (assinatura de método) é definida, fornecendo uma perspectiva conceitual? 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Não conhecia esse conceito....

    Vou colocar o que eu acho que seja...

    O diagrama de classe é parte central da UML. Ele representa as principais finalidades da UML pois separa os elementos de design da codificação do sistema. A UML foi criada como um modelo padronizado para descrever uma abordagem de programação orientada ao objeto. Como as classes são os componentes básicos dos objetos, diagramas de classe são os componentes básicos da UML. Os componentes de diagramação em um diagrama de classe pode representar as classes que serão realmente programadas, os principais objetos ou a interação entre classe e objeto.

    A forma de classe em si consiste em um retângulo com três linhas. A linha superior contém o nome da classe, a linha do meio, os atributos da classe e a linha inferior expressa os métodos ou operações que a classe pode utilizar. Em um diagrama, classes e subclasses são agrupadas juntas para mostrar a relação estática entre cada objeto. 

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Um diagrama de classes pode oferecer três perspectivas, cada uma para um tipo de observador diferente. São elas:

    Conceitual

    Representa os conceitos do domínio em estudo.

    Perspectiva destinada ao cliente.

    Especificação 

    Tem foco nas principais interfaces da arquitetura, nos principais métodos, e não como eles irão ser implementados.

    Perspectiva destinada as pessoas que não precisam saber detalhes de desenvolvimento, tais como gerentes de projeto.

    Implementação - a mais utilizada de todas 

    Aborda vários detalhes de implementação, tais como navegabilidade, tipo dos atributos, etc.

    Perspectiva destinada ao time de desenvolvimento.


ID
2087335
Banca
IESES
Órgão
TRE-MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma classe associativa é usada em um diagrama de classe em UML quando:

Alternativas
Comentários
  • Classe associativa é aquela quando na ocorrência de associações que tenham multiplicidade muitos em todas as extremidades. Pode-se fazer uma analogia com uma modelagem entidade relacionamento (MER) do banco de dados quando temos duas tabelas com multiplicidade Muitos para Muitos, precisamos criar uma tabela intermediária entre elas na fase de normalização. Da mesma forma no diagrama de classe, cria-se uma classe intermediária que vai se ligar com as duas classes, cada ligação com multiplicidade 1..N.

     

    Por exemplo,  considere a classe FILME e a classe ATOR, uma boa prática seria criar uma classe associativa, ATUA, que armazena por exemplo o papel do ator naquele .filme.


ID
2087338
Banca
IESES
Órgão
TRE-MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML, o relacionamento do tipo agregação compartilhada usado no diagrama de classes serve na situação de:

Alternativas
Comentários
  • Está meio esquisita essa redação da D.

  • Agregação: A parte pode existir sem o todo, represetada por losango em branco

    Compsição: A parte não pode existir sem o todo, representado por losango pintado de preto.


ID
2216599
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal de Caruaru - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Linguagens gráficas de modelagem são úteis para descrever e especificar sistemas computacionais porque oferecem notações próprias para representar conceitos e características estruturais e comportamentais do projeto de software.

Assinale a opção que indica o diagrama da UML recomendado para modelar característica comportamental com ênfase nos vínculos entre os vários objetos de um projeto de software.

Alternativas
Comentários
  • Um Diagrama de comunicação (era conhecido como Diagrama de Colaboração até a versão 1.5 da UML) é definido pelo UML (Unified Modeling Language). O Diagrama de Colaboração exibe uma interação, consistindo de um conjunto de objetos e seus relacionamentos, incluindo as mensagens que podem ser trocadas entre eles.

  • d-

    Diagrama de comunicacao (colaboracao) é parecido com o de sequencia. A diferenca é este destaca organizacao estrutural dos objetos, como eles estao vinculados entre e como trocam mensagens, valorizando como os objetos estao vinculados.

  • A unica assertiva que contém um diagrama comportamental é a letra d) todas as demais são diagramas estruturais.

  • Falou comportamento, descarta tudo que for COCIPE (classe, objeto, componente, implantação, package, estrutura composta).


ID
2216617
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal de Caruaru - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A atividade de análise de requisitos procura descobrir o que os stakeholders de um projeto de sistema de software querem que o sistema faça. Para ajudar na comunicação com os usuários e clientes vários diagramas da UML podem ser utilizados.

Com relação à utilização dos diagramas da UML na atividade de análise de requisitos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Diagrama de classes desenhado a partir da perspectiva conceitual é uma boa maneira de construir um vocabulário rigoroso do domínio.

( ) Um diagrama de atividades é recomendo para exibir o fluxo de trabalho da organização, mostrando como o software e as atividades humanas interagem.

( ) Um diagrama de objetos é indicado para representar um conceito que tenha um ciclo de vida com vários estados e os eventos que mudam esses estados.

As afirmativas são, respectivamente, 


Alternativas
Comentários
  • alguém comenta?

  • (V) Diagrama de classes é desenhado a partir da perspectiva conceitual é uma boa maneira de construir um vocabulário rigoroso do domínio. O diagrama de classes e gerado a partir do mundo real(perspectiva conceitual de como funciona a estrutura do sistema) assim gerando como resultado dessa atividade uma especie de vocabulario estatico(rigoroso) do dominio(Ambiente geral).

    (V) - Um diagrama de atividades é recomendo para exibir o fluxo de trabalho da organização, mostrando como o software e as atividades humanas interagem. O diagrama de atividades é realmente utilizado para modelar os processos de uma organizacao, departamento, setor e etc.

    (F) Um diagrama de objetos é indicado para representar um conceito que tenha um ciclo de vida com vários estados e os eventos que mudam esses estados.  Errado, essa definicao se aplicaria melhor ao diagrama de estados, que como o nome sugere mostra os varios eventos que podem alterar o estado desse objeto. Eh isso gente, vao desculpando os erros de gramatica, fiz essa explicacao as pressas, se houver algum erro

    na minha explicacao, podem me corrigir, estamos aqui para aprender! Vlw.


ID
2229943
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O desenvolvimento de sistemas baseados em computação exige, como todos os projetos técnicos e de engenharia, a documentação de sistemas. Sobre as técnicas de documentação de sistemas baseados em software, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Ah ! Então quer dizer que eu não preciso documentar o sistema por eu usar uma metodogia ágil? Errado 

     

  • A modelagem Ágil tem foco na codificação de artefatos de software e, por este motivo, dispensa completamente a documentação de sistema. Errado.

    Uma das formas de documentação de metodologias ágeis é a documentação no próprio código.

     

  • Gabarito: A.

     

    Valores/Fundamentos do Manifesto Ágil

     

    Indivíduos e interação entre eles > processos e ferramentas.

    Software em funcionamento > documentação abrangente.

    Colaboração com o cliente > negociação de contratos.

    Responder a mudanças > seguir um plano.

     

    Mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.

     

    Ou seja, documentação abrangente não é descartada, só é menos valorizada.

  • a-

    Agile nao gosta de documentação, preferindo mante-la simples, direta e eficiente. Nao significa ausencia total

  • Não pode dispensar a documentação LETRA A


ID
2305957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere às linguagens de modelagem UML, julgue o seguinte item.

Em um gráfico de classes UML, um relacionamento de extensão (extend) é uma relação estrutural na qual um caso de uso maior é estendido por um caso de uso menor, que inclui serviços especiais no caso de uso maior.

Alternativas
Comentários
  • Em um gráfico de classes UML, um relacionamento de extensão (extend) é uma relação estrutural (não devia ser relação comportamental?) na qual um caso de uso maior é estendido por um caso de uso menor, que inclui serviços especiais no caso de uso maior (a inclusão não ocorre no caso de uso menor?).

  • Alguém tem uma fonte que valide esta questão?

  • Pra mim está errada.. Quando diz que inclui serviços especiais no caso de uso maior.. Deveria ser no menor.

  • Um relacionamento extend de um caso de uso B para um caso de uso A indica que o caso de uso B pode ser acrescentado para descrever o comportamento de A (não é essencial). A extensão é inserida em um ponto de extensão do caso de uso A.

    Ponto de extensão em um caso de uso é uma indicação de que outros casos de uso poderão ser adicionados a ele. Quando o caso de uso for invocado, ele verificará se suas extensões devem ou não serem invocadas.

    Você entendeu?! Provavelmente, não. É que extend é unanimemente considerado um conceito obscuro.

    Vamos a novas explicações.

    Quando se especifica B extends A, a semântica é:

    ·        Dois casos de uso são definidos: A e extended by B;

    ·        B é uma variação de A. Contém eventos adicionais, para certas condições;

    ·        Tem que ser especificado onde B é inserido em A.

     

    Fonte: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~sampaio/cursos/2007.1/Graduacao/SI-II/Uml/diagramas/usecases/usecases.htm

     

    Gabarito: Certo

  • [Cabe Recurso] Primeiro, esse nome é esquisito – não é Gráfico de Classes, mas Diagrama de Classes. Segundo, o relacionamento de Extensão se dá em um Diagrama de Casos de Uso. Fora isso, realmente em um relacionamento de extensão, o caso de uso maior (seria melhor dizer “principal”) é estendido por um caso de uso menor (seria melhor dizer “alternativo”).​ Gabarito: C

    Estava na aula: Relacionamento de Extensão: utilizado quando se deseja modelar um relacionamento alternativo. A imagem abaixo apresenta o contexto de um fórum de discussões. Observem que para cadastrar um usuário, há duas opções: moderador ou administrador. Logo, é um relacionamento opcional, representado por uma linha tracejada com uma seta na ponta.

    Explicando de uma forma mais simples de entender: quando o caso de uso B estende o caso de uso A, significa que quando o caso de uso A for executado o caso de uso B poderá (poderá – talvez não seja) ser executado também. A direção do relacionamento é do caso de uso extensor (aqui o caso de uso B) para o caso de uso estendido (aqui o caso de uso A).

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/sedf-2017-comentarios-da-prova-de-engenharia-de-software-ti/

  • queria saber qual a fonte que foi retirada essa questão.

    Da fato um relacionamento de extensão existe no diagrama de classes, por meio da herança em que uma classe estende ou herda características de outra classe.  Porém, a questão cita conceitos relacionados ao diagrama de casos de uso ao mencionar "extensão (extend) é uma relação estrutural na qual um caso de uso maior é estendido por um caso de uso menor"

    Em um gráfico de classes UML, um relacionamento de extensão (extend) é uma relação estrutural na qual um caso de uso maior é estendido por um caso de uso menor, que inclui serviços especiais no caso de uso maior.

    Em um gráfico de casos de uso UML, um relacionamento de extensão (extend) é uma relação estrutural na qual um caso de uso maior é estendido por um caso de uso menor, que inclui serviços especiais no caso de uso maior.

    Gab C.   WTF?

  • o trecho errado é "em um gráfico de classes uml". o resto está correto eliminando o trecho errado, ou substituindo por "em um diagrama de casos de uso".

    se uma parte do enunciando está errada, o enunciado está errado.

  • Está na cara que será anulada. Primeiramente não temos relação de extensão em um diagrama de classes. Os possíveis relacionamentos são: Associação, Generalização, Dependência e Realização. 

    A questão misturou conceitos de diagramas de caso de uso com "gráfico" de classes.

  • O trecho "Em um gráfico de classes UML..." é incoerente com o restante da assertiva. A resposta correta deveria ser ERRADA.

  • A questão foi anulada.

    ITEM / GABARITO PRELIMINAR / GABARITO DEFINITIVO / SITUAÇÃO

    88 - C - Deferido com anulação -

    O uso da expressão “gráfico de classes”, em vez de diagrama de classes , prejudicou o julgamento objetivo do item.

     

    Enfim, ainda responderam errado =D

     

    FONTE: 

    http://www.cespe.unb.br/concursos/SEE_16_DF/arquivos/SEEDF_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF


ID
2358751
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de requisitos define um conjunto completo de classes de análise. Cada uma descreve algum elemento do domínio do problema [...]. Conforme evolui o modelo de projeto, a equipe de software deve definir um conjunto de classes de projeto que refina as classes de análise [...]. Segundo os conceitos de análise e projeto orientado a objeto, são considerados os seguintes tipos específicos de classes de projeto, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe qual foi a bibliografia utilizada?

  • Bibliografia:

    Pressman, Roger S. Engenharia de Software - Uma Abordagem Profissional -  7º Edição, páginas 749 e 749.

     

  • Para Pressman, as classes de projeto são as seguintes:

    1) Classes de interface de usuário

    2) Classes do domínio de negócio

    3) Classes de processo

    4) Classes persistentes

    5) Classes de sistema

     

    O autor diferencia o que são classes de análise e o que são classes de projeto da seguinte forma: classes de análise representam objetos (e métodos associados aplicados a eles) usando o jargão do domínio de negócio, enquanto classes de projeto apresentam um detalhe significativamente mais técnico como um guia para a implementação.

    Ref. Pressman 7ed pp 748 e 749

  • Na versão em inglês do Pressman, achei na página 869, apêndice 2:

    User interface classes define all abstractions that are necessary for humancomputer
    interaction (HCI).


    Business domain classes are often refinements of the analysis classes defined
    earlier. The classes identify the attributes and operations (methods) that are
    required to implement some element of the business domain.


    Process classes implement lower-level business abstractions required to fully
    manage the business domain classes.

     

    Persistent classes represent data stores (e.g., a database) that will persist
    beyond the execution of the software.

     

    System classes implement software management and control functions that
    enable the system to operate and communicate within its computing environment
    and with the outside world.

  • Na questão Q855773 a pergunta é:  a equipe de software deve definir um conjunto de classes de projeto que sejam implementadas e criar um novo conjunto de classes de projeto que implemente uma infraestrutura de software que suporte a solução de negócio. NÃO fazem parte dos tipos de classes de projeto​

    E a resposta é: Classes de processo e classes de atributos.

    Aí nessa questão eles fazem a mesma pergunta "sao consideradas classes de projeto, EXCETO" e Classes de Processo não é a resposta... fiquei confuso

    - bom agora entendi, a parte errada era somente 'e classes de atributos' hehehe :/


ID
2439544
Banca
FEPESE
Órgão
JUCESC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre diagramas de classes UML 2, considere as seguintes afirmativas:
1. No diagrama de classes, uma classe é modelada empregando-se três partes: nome da classe, seus atributos e seus métodos.
2. Além das classes, um diagrama de classes modela também o relacionamento entre classes: um para um; um para muitos; zero para um; etc.
3. O diagrama de classes é tido como um diagrama comportamental, uma vez que contém os métodos que definem o comportamento das classes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de classes comportamental???

    Os diagramas de classe são utilizados para fazer a modelagem da visão estática do projeto de um sistema.

    Os diagramas que são usados para visualizar, especificar, construir e documentar os aspectos estáticos são os estruturais.

    Fonte: UML Guia do Usuário - 2ª edição

  • Nunca havia ouvido falar de Diagrama de classes comportamental.

    Anulada?

  • vou desconsiderar esse gabarito, pois acredito que essa questão deva ser anulada

  • Comportamental nao seria o diagrama de sequencia? Zero para um? Que relacionamento é esse? A única proposição correta é a 1 ao meu ver. Alguém explica?
  • Senhores,

     

    Não sei qual era o gabarito que estava quando vocês resolveram essa questão. Agora está B.

     

    I - Correta.

    II - Não concordo, a princípio, que essa afirmação seja considerada como correta. No diagrama de classes, é possível definir valores mínimos e máximos para os relacionamentos, mas, quando uma multiplicidade é 0..* e outra 1, por exemplo, o relacionamento é n para 1, e não 0 para 1.

    III - Errada. O diagrama de classes é tido como um diagrama estrutural.

     

    Não sei se ainda está em fase de gabarito preliminar, ou se existe mesmo relacionamento 0 para 1.

     

     

  • I-CORRETA
    II-CORRETA. Podemos definir a multiplicidade que quisermos. Como a questão citou, o valor mínimo como 0 e o máximo como um. Ou seja, a classe A vai estar associada a 0 ou no máximo um elemento da classe B. Já vi também em diagramas no mínimo 1 e no máximo 2.  Não há problema nisso.
    III- ERRADA. O diagrama de classes é estrutural e não comportamental.

     

  • Cuidado!!

    Número 1

    No diagrama de classes, uma classe é modelada empregando-se três partes: nome da classe, seus atributos e seus métodos.

    O correto seria: No diagrama de classes, uma classe PODE SER modelada empregando-se três partes: nome da classe, seus atributos e seus métodos.

  • Diagrama de classes é ESTRUTUTAL.

     

    Bons estudos! ;)

  • Essa segunda frase foi mal formulada.  "um para um; um para muitos; zero para um; etc." Não são relacionamentos entre classes, são multiplicidades de relacionamentos. 

    Relacionamentos são: associação, agregação, composição, dependencia, realização, generalização.

  • b-

    A iportancia do diagrama de classes é que cada classe é uma tabela do banco de dados. Uma classe no diagrama possui nome, atributos, metodos e responsabilidade (o que a classe faz). Ja a sua categoria é estutural, assim como os diagramas objeto, componente, implantação, package & estrutura composta

  • NÃO EXISTE relação zero para um. A multiplicidade utiliza os limites superiores.


ID
2439562
Banca
FEPESE
Órgão
JUCESC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre o diagrama de componentes UML 2, considere as seguintes afirmativas:
1. Descreve todos os componentes de um sistema de informação, incluindo os componentes de hardware e software.
2. Os diagramas de componentes possuem um nível de abstração maior que os diagramas de classes.
3. Além de descrever os componentes propriamente ditos, um diagrama de componentes descreve também como os componentes são interligados entre si.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Quem descreve o hardware é o diagrama de implantação. 2 e 3 estão corretas.
  • Alternativa correta: D. 

     

    1 - ERRADA: UML descreve artefatos de software, e não "componentes de HW ou SW";

     

    2 - CORRETA: Diagrama de Classes descreve classes, atributos e métodos das classes. É como se fosse um nível de abstração acima da implementação em linguagem de programação, usado pelo programador na hora de escrever o código. Já o Diagrama de Componentes descreve aspectos lógicos da organização de seus componentes, sem se preocupar com aspectos muito técnicos de desenvolvimento; 

     

    3 - CORRETA: o Diagrama de Componentes mostra como os diversos componentes se relacionam através de suas interfaces (componentes só podem ser acessados pelas suas interfaces). 

  • d-

    Classes sao conjuntos de objetos com caracteristicas e relacionamentos em comum. As classes sao abstracoes parte do dominio do sistema. Uma classe contém seu nome, atributos & metodos, os quais sao funcoes do objeto