SóProvas


ID
1387957
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre o Tribunal de Contas da União é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • CF.

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento


  • Gabarito E - Art. 73. O Tribunal de Contas da União, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território nacional, exercendo, no que couber, as atribuições previstas no art. 96. .

    § 1º - Os Ministros do Tribunal de Contas da União serão nomeados dentre brasileiros que satisfaçam os seguintes requisitos:

    I - mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade;

    II - idoneidade moral e reputação ilibada;

    III - notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública;

    IV - mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior.

    § 2º - Os Ministros do Tribunal de Contas da União serão escolhidos:

    I - um terço pelo Presidente da República, com aprovação do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministério Público junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice pelo Tribunal, segundo os critérios de antigüidade e merecimento;

    II - dois terços pelo Congresso Nacional.

    § 3° Os Ministros do Tribunal de Contas da União terão as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça, aplicando-se-lhes, quanto à aposentadoria e pensão, as normas constantes do art. 40.

  • LETRA A: dois terços de seus Ministros serão escolhidos pelo Congresso Nacional e um terço pelo Presidente da República, com aprovação do Senado Federal. (CORRETA)

    R.:Art. 73  § 2º - Os Ministros do Tribunal de Contas da União serão escolhidos:

    I - um terço pelo Presidente da República, com aprovação do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministério Público junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice pelo Tribunal, segundo os critérios de antigüidade e merecimento;

    II - dois terços pelo Congresso Nacional.

    _________________________________________________________________________

    LETRA B:  é integrado por nove Ministros, bem como possui quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território nacional. (CORRETA)

    R.:Art. 73. O Tribunal de Contas da União, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território nacional, exercendo, no que couber, as atribuições previstas no art. 96.

    _____________________________________________________________________

    LETRA C: seus Ministros serão nomeados dentre brasileiros que satisfaçam, dentre outros, o requisito de possuir mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade. (CORRETA)

    R.:Art. 73 § 1º - Os Ministros do Tribunal de Contas da União serão nomeados dentre brasileiros que satisfaçam os seguintes requisitos: I - mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade;

    __________________________________________________________________________

    LETRA D:  seus Ministros serão nomeados dentre brasileiros que possuam mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de Administração pública. (CORRETA)

    R.:Art. 73.IV - mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior.

    III - notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública;

    _____________________________________________________________________

    LETRA E: possui competência para apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em noventa dias a contar de seu recebimento. (ERRADA)

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;


    GABARITO: LETRA E


  • Prazos na Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária


    5 dias -  Prazo para a Autoridade Governamental prestar os esclarecimentos necessários à Comissão Mista Permanente, diante de indícios de despesas não autorizadas 

    30 dias - Pronunciamento conclusivo do TCU, em caso de não serem prestados ou serem insuficientes os esclarecimentos solicitados pela Comissão, conforme acima.

    60 dias - Prazo para elaboração do parecer prévio pelo TCU, a contar do recebimento das contas prestadas anualmente pelo P.Rep

    90 dias - Prazo para o CN ou Poder Executivo efetivar medidas no caso de Contrato. Decorridos os 90 dias, o TCU decidirá a respeito


    Alternativa Incorreta: E

    O Prazo correto seria 60dias.

  • Contas prestadas pelo Presidente daRepública:

    -Sãojulgadas, anualmente, pelo Congresso Nacional (comp. exclusiva – art. 49, IX,CF)

    -O TCUaprecia essas contas (art. 71, inc I, CF) mediante parecer elaborado em 60 diasdo recebimento

    - A Câmarados Deputados cobra se não apresentadas dentro de 60 dias após a abertura dasessão legislativa (comp. privativa da CD – art. 51, inc II, CF)


  • Tribunal de Contas APRECIA as contas do Presidente da República (que é um administrador público) e JULGA as contas de outros administradores públicos (demais). O prazo é 60 dias e não 90!

  • Beleza não cheguei até  a E, mas de fato 60 dias.

    A "a" não ficou ambígua??? Os escolhidos pelo CN não precisam da sabatina do Senado Federal, pensei que a segunda oração se refiria tanto ao CN quanto ao Presidente. 

    Cabe ao SF aprovar o 1/3 escolhido pelo Presidente da República.

    Cabe ao CN na forma do seu regimento interno. 2/3

  • Muito Importante:

    O Congresso Nacional julga as contas do Presidente da República (art. 49 IX);

    A CD procede a tomada de contas do PR, quando não apresentadas ao CN em 60 dias (art. 51 II)

    O TCU aprecia as contas prestadas anualmente pelo PR (art. 71 I) 

  • Parabéns aos comentários da colega Marcinha Azevedo.

  • Na verdade a própria CF apresenta uma atecnia. TCU não exerce jurisdição (uma vez que não é órgão do Poder Judiciário) mas sim atuação em todo território nacional. Mas se cair a letra da CF, infelizmente será correta. 

  • Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.

    o erro da q. E

    CORRETA LETRA  E

    #RumoPosse

  • LETRA E

     

    tCu → apreCia  (as contas do executivo federal) -> prazo Cessenta dias ( meio forçado, todavia me ajuda a lembrar kkk)

    conGresso → julGa (as contas do executivo federal)

     

    Escolha dos membros

    1/3 = Pres. Rep. - (S.F) (o presidente é uma pessoa, então escolhe 1/3)

    2/3 = C.N (o congresso são duas casas, então escolhe 2/3)

  • A incorreção estava na última alternativa e quase no fim da assertiva. E ainda era cobrando prazo. Vida não tá fácil...

  • Atenção!

     

    Prazo de 90 dias --> Não efetivação das medidas previstas = ato de sustação de contratos por parte do CN com solicitação do PE das medidas cabiveis

     

    Art. 71/CF -> 

    § 1º No caso de contrato, o ato de sustação será adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitará, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabíveis.

    § 2º Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de noventa dias, não efetivar as medidas previstas no parágrafo anterior, o Tribunal decidirá a respeito.

  • Erro : LETRA E  90 dias quando o correto é 60 dias.

  • 1/3 dos membros precisa da maioria simples do Senado, mas os 2/3 não. 

  • CN com auxilio do TCU

    Apreciar contas anualmente pelo PR 60 após seu recebimento.

  • GABARITO: E

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;

  • GABARITO LETRA E

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

     

    I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;