SóProvas


ID
1388134
Banca
OBJETIVA
Órgão
EPTC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Nos anos 70, Bob Marley quis convencer o mundo de que a maconha era boa. E 40 anos depois, a Jamaica, ilha que o viu nascer e da qual é o máximo ícone, caminha em direção à _________________ da erva, ao permitir sua posse e consumo em pequenas quantidades.
      Após anos de intenso debate, possuir e consumir maconha na Jamaica não será mais crime em quantidades inferiores a duas onças (56,7 gramas) a partir de setembro de 2014, quando se espera que o Parlamento Nacional dê sinal verde ao Projeto de Lei aprovado pelo Conselho de Ministros em junho desse ano.
      “É uma planta. É boa para tudo. _________ as pessoas do governo que se fazem passar por gente boa nos dizem que não devemos fumar erva?”, disse na década de 70 o “rei do reggae”, como consta no documentário “Bob Marley: Rebel Music” (PBS, 2000).
http://g1.globo.com/mundo/... - adaptado

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

Alternativas
Comentários
  • Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O verbo discriminar se refere ao ato de estabelecer diferenças, de distinguir e diferenciar. Refere-se também ao ato de separar, segregar e marginalizar, tendo por base essas mesmas diferenças. Pode significar ainda o ato de especificar listando, relacionando, descrevendo, precisando. É muito utilizado para referir discriminações raciais, religiosas, sociais,... O verbo descriminar se refere ao ato de inocentar alguém ou alguma coisa, tirando sua culpa ou crime, ou seja, se refere ao ato de descriminalizar, absolver, isentar, inocentar.


    http://duvidas.dicio.com.br/discriminar-ou-descriminar/

  • o uso do por que separado  e sem acento é usado para pergunta.

    Por quê separado e acentuado usado seguido de pontuação
    Porque junto usado para justificar
    Porquê junto e acentuado da ideia de motivo, razão e é seguido de preposição
  • Pra pegar um distraído, na letra D, descriminaliSação.

    Quem responde com pressa, se passa de coisas assim.

  • O por que é utilizado em perguntas interrogativas diretas e indiretas( Quando pudermos substituir por (por qual ou por qual motivo)  e quando se tratar de preposição +pronome relativo (substituiremos por pelo qual).

  • Em relação a preconceito de cor, raça, sexo, religião e etc., use sempre discriminação, com “i”, é só lembrar de distinguir, que também é grafado com “i”. Pois quem distingue, separa, faz seleção, ou seja, discrimina.

    Agora, descriminar tem ligação com meio jurídico e quer dizer inocentar, absolver alguém de um crime. Lembre-se que “des” tem sentido de negação e que “criminar” vem de crime, ou seja, é o “não crime”.


    Fonte: http://www.brasilescola.com

  • Uso do Por que:

    POR QUE - é a sequência de uma preposição "por"  e um pronome interrogativo "que".
                        Equivale a "Por qual razão"; "Por qual motivo"; "Pelo qual".
    POR QUÊ - Final de frase, imediatamente antes de um ponto "final, de interrogação, de exclamação".
    PORQUE - é uma conjunção, que costuma ser utilizada em respostas, para explicação ou causa.
                        Equivale a "Pois, já que, uma vez que, com"
    PORQUÊ - Representa um substantivo, normalmente surge aconpanhada de palavra determinante "artigo"
                        Significa "causa, razão, motivo"


  • Discriminar (do latim "discriminare") significa distinguir, separar, diferenciar, segregar. Segregação racial =discriminação racial. 


    Descriminar (des + criminar – verbo sinónimo de incriminar) significa tirar a culpa a outrem, declarar inocente, absolver.