-
A questão envolve conhecimento sobre orações subordinadas.
"Convém que as partes arquem com os custos processuais". Nesta oração temos sujeito oracional, ou seja, que contém um verbo. A oração principal é "Convém". Ao substituirmos o sujeito oracional "que as partes arquem com os custos processuais" por "isto", percebemos o sujeito: "Isto convém". Temos então uma oração subordinada substantiva subjetiva, pois a oração exerce função de sujeito.
Em "Entendemos que a situação não é fácil para as partes envolvidas no litígio" temos um verbo com complemento: "Entendemos" apresenta o complemento "que a situação não é fácil para as partes envolvidas no litígio. A regência do verbo apresenta um complemento sem preposição, o que torna a oração como subordinada substantiva objetiva direta.
A oração "A razão é que dei a minha palavra ao acusado" apresenta a oração principal "A razão é" e o seu complemento "que dei a minha palavra ao acusado". Percebemos que na oração principal temos um verbo de ligação e que o complemento é ligado a este verbo. Temos, então, uma oração subordinada substantiva predicativa.
Desta forma, as três orações estão corretas.
A resposta correta é a letra (E).
-
Convêm isso (Sujeito)
Entendemos (VTD)= isso (Objeto direto)
A razão é isso ( Predicativo do sujeito)
-
Alternativa: E
Orações Subordinadas (Questões sempre muito capciosas)
I - Convém (oração principal) que as partes arquem com os custos processuais (oração subordinada). O que é que convém? Isto (2ª oração). Trata-se, pois, de oração subordinada substantiva subjetiva (a 2ª oração funciona como sujeito).
II - Entendemos (oração principal) que a situação não é fácil para as partes envolvidas no litígio (oração subordinada). Quem entende, entende algo (VTD). A 2ª oração funciona como objeto direto, pois não há preposição (de, da, para). Trata-se, portanto, de oração subordinada substantiva objetiva direta.
III - A razão é (oração principal + verbo de ligação "é") que dei a minha palavra ao acusado (oração subordinada). Quando houver verbo de ligação e se tratar de oração subordinada, certamente será uma oração subordinada substantiva predicativa.
-
Errei duas vezes essa questão, por não tentar localizar o sujeito primeiro na primeira assertiva.
No período Convém que as partes arquem com os custos processuais, temos duas orações: a primeira é a principal; a segunda é uma oração subordinada substantiva subjetiva.
Reescrita: Às partes convém arcarem com os custos processuais. Convém a quem? Às partes. Partes, portanto, é o sujeito. Logo, a segunda oração é substantiva subjetiva, como bem sinalizou a assertiva.
Respota: E.