SóProvas


ID
1390189
Banca
CONED
Órgão
Prefeitura de Goianésia do Pará - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BILHÕES EMBAIXO D’ÁGUA NO FUNDO DO LAGO DE TUCURUÍ

[...] Construído a toque de caixa pelo regime militar, o lago da usina de Tucuruí, no Pará, inundou uma área de 2000 km2 sem que dela se retirasse a floresta. A decomposição orgânica elevou os níveis de emissão de gases a ponto de fazer da represa, nos anos 90, a maior emissora de poluentes do Brasil. Estima-se em mais de 2 bilhões de reais o valor da madeira de lei ainda submersa em Tucuruí. Como não tem contato com o ar, a parte submersa dessas árvores não apodrece. [...]

Após o verbo “estimar”, aparece a palavra se (Estima-se). Essa palavra é classificada como

Alternativas
Comentários
  • Vale ressaltar alguns conceitos relacionados às vozes verbais, que nada mais são do que aqueles comportamentais adquiridos pelo verbo, ou seja:

    Voz ativa - o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo.

    Voz passiva- o sujeito recebe, sofre a ação praticada pelo verbo.

    Voz reflexiva- o sujeito é agente e paciente de forma simultânea.

    Tornando práticas tais noções, constatemos:

    Os alunos realizaram a pesquisa – voz ativa

    A pesquisa foi realizada pelos alunos - voz passiva analítica (formada por um verbo auxiliar + um principal expresso numa das formas nominais – particípio).

    Realizaram-se a pesquisa – voz passiva sintética

    Voltemos nossa atenção para essa última, na qual observamos que o verbo, uma vez se classificando como transitivo direto (realizaram), aparece acompanhado do pronome oblíquo “se”.

    Dessa forma, cabe ressaltar que em se tratando da função sintática, esse pronome assume a função de partícula apassivadora.



  • Estima-se em mais de 2 bilhões de reais o valor da madeira de lei ainda submersa em Tucuruí. 

    Vamos à análise? Primeiro, perguntemos ao verbo quem é o sujeito!  

    Quem estima? Alguém estima algo. 

    Agora, a transitividade. Perguntemos ao verbo o que se estima. Estima-se o quê? Estima-se o o valor da madeira de lei ainda submersa em Tucuruí.  O verbo estimar é um verbo transitivo direto e por isso pede um objeto direto como complemento. Neste caso, "o valor da madeira de lei ainda submersa em Tucuruí" é o OBJETO DIRETO

    Deve-se atentar para a presença do "se". Pelo simples fato da existência do "se", no enunciado, o objeto direto "o valor da madeira de lei ainda submersa em Tucuruí" deixa de ser objeto direto e passa a ser o SUJEITO DA ORAÇÃO. No caso, sujeito paciente. O "se" então é uma PARTÍCULA APASSIVADORA.

     

  • O valor da madeira de lei ainda submersa em Tucuruí foi estimado em mais de 2 milhões de reais. Voz passiva analítica.

    Partícula apassivadora.

  • b) partícula apassivadora, pois o núcleo do sujeito é valor

  • -b

    estima-se o valor -> o valor é estimado