SóProvas


ID
1390720
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • LINDB, art. 1º, § 4o As correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova.

  • a - correta - art 1, § 2o  A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior.


    c- correta - art 6, § 2º Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou alguém por êle, possa exercer, como aquêles cujo comêço do exercício tenha têrmo pré-fixo, ou condição pré-estabelecida inalterável, a arbítrio de outrem.

  • . A alternativa A é corroborada pelo Art. 2º, § 2º, da LINDB:


    Art. 2o  Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue. (...)

                §2º - A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior. (Letra A correta, portanto)


    . A alternativa B é evidenciada pelo Art. 4º, da LINDB:


    Art. 4o  Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito. (Letra B correta, portanto)


    . A alternativa C está explicitada pelo Art. 6º, caput e §2º, da LINDB:


    Art. 6º A Lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.

    (...)

              § 2º Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou alguém por êle, possa exercer, como aquêles cujo comêço do exercício tenha têrmo pré-fixo, ou condição pré-estabelecida inalterável, a arbítrio de outrem. (Letra C também correta)


    . A alternativa D é a resposta, pois diverge do contido no Art. 1º, §4º, da LINDB:


    Art. 1o  Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.

    (...)

                § 4o  As correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova. (Letra D errada, logo, a ser marcada)


    Espero ter contribuído...

    Bons estudos!

  • Letra D é a INCORRETA!


    art. 1o § 4o  As correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova.

  • A) CORRETA. Art. 2º, § 2º DA LINDB. A lei nova que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior.

    B) CORRETA. Art. 4º DA LINDB. Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

    C) CORRETA. Art. 6º DA LINDB. A lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.

    Art.5º, XXXVI, da CF - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.

    D) INCORRETA. Art. 1º,  § 4º ,DA LINDB. As correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova.

  • Art. 1º,  § 4º ,DA LINDB. As correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova.

  • Mentira que pra Promotor de Justiça Substituto cai uma questão dessa, e pra Procurador Municipal, a Banca queira que a gente saiba até o que não existe.

  • Fabiana: o procurador lida muito mais com civil e processo civil que o promotor, mas vá ver a prova de difusos e coletivos, penal e processo penal...

  • Fabiana Godoy já viu as outras Questões deste concurso?  

  •  Art. 1º,  § 4º ,do Decreto-Lei 4.657/1942. As correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova.

    Amigos, lembrando que em um concurso público na seara de qualquer carreira, há sempre questões com um nível de rigor técnico exímio, e outras, entretanto, com um nível técnico mais ínfimo.

  • LINDB, Decreto Lei nº 4.657-42

    A- Art. 2 Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue.

    § 2A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior.

    B- Art. 4 Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

    C- Art. 6º A Lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.

    § 2º Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou alguém por êle, possa exercer, como aquêles cujo comêço do exercício tenha têrmo pré-fixo, ou condição pré-estabelecida inalterável, a arbítrio de outrem.

    D- Art. 1Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.

    § 4 As correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova.

  • A) A questão exige do candidato o conhecimento da LINDB – Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro e a assertiva está em harmonia com o § 2º do art. 2º: “A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior". Portanto, é perfeitamente possível a coexistência de normas de caráter geral e de caráter especial. Correta;

    B) É neste sentido a previsão do art. 4º: “Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito". Estamos diante da proibição do “non liquet", ou seja, não pode o juiz deixar de julgar por não saber como decidir. Caso a lei seja omissa, deverá se socorrer das fontes diretas secundárias. Correta;

    C) Há, pois, duas soluções para tratarmos das relações jurídicas formadas durante a vigência da lei anterior: as disposições transitórias, previstas na própria lei nova, que irão tratar dos eventuais conflitos entre a lei antiga e a lei nova; e o princípio da irretroatividade da lei, de maneira que a nova lei não atinja fatos pretéritos, mas, apenas, os futuros. O fato é que, de acordo com o art. 6º da LINDB, a nova lei produzirá imediatamente os seus efeitos, mas deverá respeitar o ato jurídico perfeito, a coisa julgada e o direito adquirido. É o que dispõe o caput o art. 6º: “A Lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada".

    O conceito legal de direito adquirido encontra-se previsto no § 2º do art. 6º: “Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou alguém por êle, possa exercer, como aqueles cujo começo do exercício tenha termo pré-fixo, ou condição pré-estabelecida inalterável, a arbítrio de outrem". Segundo as lições de Flavio Tartuce, “é o direito material ou imaterial já incorporado ao patrimônio de uma pessoa natural, jurídica ou ente despersonalizado (...). Cite-se, à título de exemplo, um benefício previdenciário já usufruído por alguém" (TARTUCE, Flavio. Lei de Introdução e Parte Geral. 13. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2017. p. 42). Correta;

    D) Pelo contrário. O legislador dispõe, no§ 4º do art. 1º, que “as correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova". Portanto, tendo a lei já entrado em vigor, as correções serão consideradas lei nova, tornando-se obrigatória, após a “vacatio legis". Incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra D .