-
''...e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles''
-
Senhores, comentar pertinentes.'
"... o nome que homem desse a todos os seres viventes..." aqui abre o precedente para que se o homem quisesse todos os animais poderia ser chamados do mesmo nome. Tipo,animais. Não restringe.
-
A chave para encontrar a resposta da questão é lembrarmo-nos das palavras "homônimas"(palavras com grafia e pronúncia idênticas mas com significados diferentes). Abraço e boa sorte a todos!
-
Continuo sem compreender o motivo do gabarito, algum professor poderia se manifestar ?
-
Esta questão é interessante, pois não solicita que compreendamos o
texto. O examinador solicita que analisemos papel da linguagem no
mundo atual. Com a análise das alternativas é possível perceber que a
alternativa "D" (Duas realidades do mundo físico, em função da
coerência, não podem receber nome idêntico) não condiz com a realidade.
Para comprovar tal afirmação somente é necessário citar os homônimos, como bem citou a outra colega.
-
O texto aborda a relação entre palavras e coisas. E tal relação é arbitrária, dá-se por convenção. Não há relação intrínseca entre a coisa cadeira e a palavra cadeira, de forma que poderia, também, chamar-se ônibus, lápis, etc. Elas só não poderiam receber nomes idênticos se houvesse essa adequação perfeita entre uma coisa e outra. Se bem que a ideia de conotação e denotação baseia-se numa concepção de linguagem platônica. Mas isso é outro papo.
-
Ah, quanto à mutabilidade dos nomes: sim, é isso mesmo. O próprio Saussure (da linguística) prevê algumas características dos signos, dentre as quais encontra-se justamente sua mutabilidade.
-
pq não a letra c? antes do homem dar nomes aos seres, eles já eram adjetivados "aves dos ceus, animais dos campos"... não entendi. Logo, os adjetivos surgiram antes dos nomes
-
Atenção, pessoal! A questão não quer que analisemos o texto, mas o assunto em questão, conforme ordena o enunciado:
"Conhecendo o papel da linguagem no mundo atual, assinale a afirmativa inadequada."
Por isso a correta é letra D, haja vista que, dependendo do contexto, um mesmo nome pode significar várias coisas, por exemplo:
Sujei a manga da minha camisa com manga --- (parte de uma roupa)/(fruta).
Confesso que tive muita dúvida de qual opção escolher, aliás, ainda estou sem compreender as letras "a" e "c", mas o erro da letra D saltou nos meus olhos mais notadamente. Essa é uma técnica que devemos usar para responder algumas questões FGV, se não sabemos o que uma alternativa está querendo dizer, mas tem outra muito clara, marquemos esta.
Obs: Não há nada de mais colocar texto bíblico numa prova, pois a bíblia, para a língua, é somente mais um livro assim como qualquer outro. Isso não fere a laicidade do Estado, não emite juízo de valor e nem impõe crença a ninguém. Inclusive é ótimo livro para fazer questões, tanto pelo alto nível de formalidade quanto pela interpretação mais capciosa.