Teoria das Vantagens Absolutas:
A Teoria das Vantagens Absolutas foi criada por Adam Smith no final do século XVIII. As ideias de Adam Smith tinham como fundamento principal o liberalismo comercial (livre comércio).
Segundo ele, para que a sociedade como um todo saísse ganhando, cada país deveria se especializar na produção dos bens em que fosse mais eficiente.
Teoria das Vantagens Comparativas:
Para a sociedade como um todo, é melhor que cada país se especialize na produção do bem em que possua vantagens comparativas, isto é, que cada país se especialize na produção de bens em que represente menor custo de oportunidade
(é relativamente mais eficiente).
Vantagem absoluta avalia a produtividade de um ente/pessoa/empresa/nação em relação a outro == A China tem vantagem absoluta porque produz muitos produtos em menos tempo que outros países, no caso, sapatos.
Vantagem comparativa avalia o custo de oportunidade de um ente/pessoa/empresa/nação; de tudo que essa entidade ou país abre mão para produzir algo. A China teria custos de oportunidade menores, poderia se especializar em produzir determinados produtos, como sapatos, possuindo maior vantagem comparativa que outros países