SóProvas


ID
1391059
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No estudo Elasticidade-Renda dos Produtos Alimentares nas Regiões Metropolitanas Brasileiras: uma aplicação da POF 1995/1996, publicado na revista Estudos Econômicos, v. 37, de abril-junho de 2007, foram estimadas elasticidades-renda para alguns alimentos para os anos da pesquisa no Brasil.

Dentre eles, destacam-se:

· açúcar, em São Paulo: – 0,7756
· queijos, em Porto Alegre: 1,0380
· arroz, no Rio de Janeiro: 0,3642

Nesse caso, o açúcar, o queijo e o arroz, nas regiões mencionadas, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Eu não entendi muito bem essa de "bem necessário"....tem que ser a mesma coisa que "bem normal"; respondi essa questão, corretamente, mas por eliminação;

  • eu também nunca tinha visto essa nomenclatura, mas acredito que a banca tentou se referir que, como o arroz tem elasticidade < 1, as alterações no preço não terão tanta influencia no quantidade demandada do produto exatamente pelo fato  dele ser um bem necessário para a maioria da população (não pode faltar na mesa). Então se o preço aumentar, as pessoas continuarao comprando o arroz.

  • Na verdade o queijo deveria ser considerado bem de luxo, já que os bens que apresentam elasticidade-renda da demanda acima de 1 são considerados desta maneira, correto?

  • Sua renda aumentou. O que você faz com os produtos:

    Compra mais? Normal, acompanhou o aumento da sua renda.

    Deixa de comprar? Inferior, substituiu por produtos melhores.

    Continua comprando na mesma quantidade? Necessário.

  • Na minha opinião essa questão deveria ter sido anulada, uma vez que não tem resposta. De acordo com o material do Professor Heber Carvalho, o bem é classificado em normal, inferior ou superior de acordo com a elasticidade.

    Segundo o professor:

    E > 1 = Bem superior ou de luxo

    0 < E < 1 = Bem normal

    E < 0 = Bem inferior 

    Sendo assim, a resposta para o açúcar, queijo e arroz, seria respectivamente: Bem inferior, superior e normal.

    Essa é minha visão sobre a questão, se alguém quiser ajudar a compreender melhor eu agradeço. 

  • Em Ciências Econômicas: 

    Os bens podem ser classificados de acordo com sua demanda em: 
    Bens Normais: a quantidade do bem aumenta quando a renda aumenta ou diminui quando a renda diminui- roupas, produtos supérfulos; 
    Bens de luxo: se a demanda do bem aumenta em proporção maior ao aumento da renda - bens supérfulos, roupas de grife, joias e bijouterias; 
    Bens necessários: se a demanda de um bem aumenta em proporção menor ao aumento da renda - gêneros alimentícios; 
    Bens Inferiores: a quantidade diminui quando a renda aumenta ou aumenta quando a renda diminui- produtos de qualidade inferior, carne de segunda; 

  • O bem de luxo ou superior (E>1) também é considerado um bem normal, pois um aumento na renda provoca um aumento na demanda. Por isso, o queijo, com elasticidade E= 1,0380, foi considerado um bem normal.

    Mas também desconheço a nomenclatura "bem necessário".

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    Esse tipo de questão permite diversas abordagens. A minha preferida é a eliminação. Vamos nessa!

    O açúcar tem uma elasticidade-renda negativa, segundo o enunciado. Isso significa que quando a renda aumenta, a demanda diminui. Isso é uma característica dos bens inferiores. Já podemos eliminar as alternativas “c”, “d” e “e”.

    Com isso, só precisamos saber se os queijos são bens normais ou necessários. Vimos que bens necessários têm elasticidade baixa, e os queijos estão apresentando elasticidade-renda da demanda de 1,038. Isso significa uma demanda elástica em relação ao preço, por ser maior que 1.

    Logo, queijos não são bens necessários.