SóProvas


ID
1391068
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No caso da armadilha da liquidez, abordado pelo modelo IS-LM, assinale a opção que indica os efeitos das políticas monetária e fiscal expansionistas.

Alternativas
Comentários
  • A armadilha de liquidez é uma situação na qual a taxa de juros é bastante baixa, a demanda por moeda se eleva e as pessoas preferem guardar sua riqueza sob a forma de moeda. Esse cenário faz com que as haja grande quantidade de moeda na economia (grande liquidez). Nessa situação, a política monetária é ineficaz para aumentar a renda, já que toda expansão monetária será absorvida pelos agentes, que guardarão em seu poder o excesso de moeda.


    A) Correta. Na situação de armadilha de liquidez, os agentes guardarão os excessos ocasionados pela oferta de moeda, de forma que os juros não se alterarão. Assim, a política monetária será eficaz. No entanto, a política fiscal continua sendo muito eficaz para aumentar a renda.


    B) Incorreta. A política monetária será ineficaz.


    C) Incorreta. Nesse caso, a política fiscal aumentaria tão somente o investimento público. Não temos elementos para concluir sobre o

    investimento privado.


    D) Incorreta. A política monetária será ineficaz.


    E) Incorreta. A política monetária será ineficaz, enquanto a fiscal será eficaz para aumentar o produto da Economia.

    Gabarito: A

  • Vamos às alternativas:

     

    (A) A expansão da oferta monetária real será totalmente retida pelos agentes, sem alteração da taxa de juros. Mas a política fiscal expansionista terá o máximo de eficácia, semelhante ao que prediz a teoria keynesiana.

     

    Correto. Nesta situação a política monetária não consegue estimular a demanda por moeda para fins de transação. A moeda será retida pelos agentes. Já a política fiscal terá máxima eficácia com aumento do nível de produto sem alterar a taxa de juros.

     

    Alternativa Correta

     

    (B) A política monetária expansionista terá o máximo de eficácia, com elevação do produto real e manutenção da taxa de juros. Por sua vez, a elevação dos gastos públicos teria um efeito crowding-out, expulsando o investimento privado.

     

    É o oposto. Este seria o “caso clássico”, que se dá quando a LM está verticalmente posicionada.

     

    Alternativa Incorreta

     

    (C) A política monetária expansionista teria um efeito nulo sobre a taxa de juros e o produto da economia, enquanto que a política fiscal elevaria o produto, com a ampliação do investimento público e privado.

     

    Errado. É fato que o efeito da política monetária seria nulo e que a política fiscal (expansionista, é claro) elevaria o produto. Ocorre que nesta situação, haveria ampliação apenas do investimento público e o privado se manteria constante.

     

    Alternativa Incorreta

     

    (D) A política monetária contracionista gera um aumento da taxa de juros e a contração do produto, enquanto que a política fiscal também contracionista estimula o aumento do investimento privado, elevando o produto.

     

    Errado. No caso de armadilha da liquidez, a eficácia da política monetária é nula, para contrair ou expandir o produto, já que a demanda por moeda já é infinitamente elástica a variações na taxa de juros. Além disso, a política fiscal contracionista não estimula o aumento do investimento privado nesta situação.

     

    Alternativa Incorreta

     

    (E) As duas políticas são totalmente inócuas, sem efeito sobre o produto e a ampliação da taxa de juros, no caso da política fiscal expansionista e da monetária contracionista.

     

    Errado. Como vimos, nesta situação, apenas a política monetária é inócua. A política fiscal apresenta sua máxima eficácia.

     

    Alternativa Incorreta

     

    Gabarito: Letra A

    Prof Marcus Aurélio

    https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/provas-economia-e-contabilidade-publica-do-isscuiaba

  • a) Aqui já está o gabarito. Como coloca a nomenclatura, na armadilha da liquidez a liquidez é tanta que as pessoas não usarão a oferta de moeda adicional para transacionar, mas apenas vão retê-la. Por outro lado, também por a liquidez ser muito grande, a elevação da demanda por moeda causada pela expansão fiscal não vai provocar alta nos juros, o que é ótimo para a eficácia da política fiscal.

    b) Pelo contrário. Haverá 0 eficácia da expansão monetária. Por outro lado, a expansão fiscal é totalmente eficaz exatamente porque o efeito crowding-out é ZERO.

    c) Que alternativa “casca de banana” Ia tudo muito bem até a última palavra. O legal da política fiscal na armadilha da liquidez é que ela não causa alta dos juros e assim não tem aquela compensação negativa de queda do investimento privado. Mas também não traz alta dele. Se não impacta os juros, o impacto no investimento privado é zero. Nem reduz nem aumenta.

    d) Não faz sentido supor que uma política contracionista eleva o produto. Além do mais, a contração fiscal não reduz a taxa de juros porque a economia já está em armadilha da liquidez. Não há espaço para queda dos juros.

    e) Errado. Ambas teriam efeito. No caso da política fiscal, vimos que seu efeito é máximo quando há armadilha da liquidez. Já no caso da política monetária contracionista, isso impactaria a taxa de juros se a contração fosse forte o suficiente para tirar a economia da armadilha da liquidez.

    Resposta: A