SóProvas


ID
1391161
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                           Calma, isso é só um filme...

    O menino estava morrendo de medo, tapando a cara para não ver a cena de terror na TV e o pai acudiu dizendo “Calma, isso é só um filme”. O que equivale a um “é tudo de mentirinha, seu bobo”. Bem que o filho poderia responder: “Mas o meu medo é de verdade!” - e estaria com isso reconhecendo o efeito vivo e material que as simulações, as representações e as simbolizações da arte e dos jogos têm sobre todas as criaturas.

    A convicção de que toda representação artística, por ser uma representação, é contrária a qualquer verdade, mostra-se muito bem, quando queremos escapar do poder real dos “fingimentos” da arte e apelamos para a “realidade do mundo” - como se esta só existisse numa autonomia plena, em si mesma, sem permitir se expressar de modo criativo. Quem se inicia, por exemplo, no universo mágico do escritor Guimarães Rosa, mergulhando no grande sertão cósmico-mineiro a que ele deu nova vida, em nova e surpreendente linguagem, e tem que suspender a leitura para ir ao mercado poderá pensar, na rua, invertendo a equação: “Mas isso é só o mundo...”

     Ao ouvirmos aquela sonata ou aquela canção especial, não deveríamos chorar, pois aquilo “é só música”. A ingênua alegação de que a arte é “só” arte, de que um símbolo é “apenas” um símbolo, pretende trabalhar contra nossa humanidade profunda, contra essa condição em que a disposição emocional se alia à nossa energia afetiva e inteligente, por vezes levando-nos num salto para a plataforma do sublime, esse estágio tão alto de beleza que parece não haver mais nada acima dele. Quando nos comovemos de verdade com qualquer manifestação artística, fica impossível acusar o artista de mentiroso: a linguagem que ele concebeu e que nos encantou passou a fazer parte da nossa verdade.


                                                                                                              (Paulo Carini do Amaral, inédito)

As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:

Alternativas
Comentários
  • a) As reações de uma criança, assustada diante de um filme de terror, não precisa (PRECISAM) ser recriminada (RECIMINADAS), pois o medo dela não é ficcional.


    b) Devem-se (DEVE-SE) aos contos e romances de Guimarães Rosa o reconhecimento pelo universo tão expressivo que oferecem a quem os leia.


    c) Às canções ou sonatas que tão comovido deixam o ouvinte não falta a inspiração de quem as compôs, nem a arte de quem as executa. Ordem direta: A inspiração de quem as compôs, nem a arte de quem as executa não falta às canções ou sonatas que tão comovido deixam o ouvinte.


    d) Os chamados “fingimentos” da arte, palavra tão depreciativa, constitui (CONSTITUEM) de fato o modo pelo qual ela se faz verdadeira.


    e) Carece (CARECEM) de razão, para sermos justos, as acusações que recaem sobre a arte, sob o pretexto de que ela vive “apenas” na nossa imaginação.

  • Por eliminação, marquei C e acertei. Mas ficou uma dúvida em mim. O correto não seria às canções ou às sonatas... ou seja, não haveria o termo grifado ANTES de sonatas?

  • Welder, acredito que sim, em respeito ao paralelismo, mas a questao pede concordancia, e a C eh a unica que nao tem erro de concordancia.

  • Adilson Fernandes

    Na letra b) Devem-se (DEVE-SE) aos contos e romances de Guimarães Rosa o reconhecimento pelo universo tão expressivo que oferecem a quem os leia.

    O verbo "oferecem" não está errado também? O certo não seria "... o reconhecimento pelo universo tão expressivo que oferece a quem os leia."

  • Lilian também notei isso, e na verdade foi por essa parte q eliminei a B. Alguém poderia explicar se  o verbo "oferecem" não está errado também? O certo não seria "... o reconhecimento pelo universo tão expressivo que oferece a quem os leia." 

  • Indiara, "os contos e romances oferecem".

     

    ----

    "Você só será dono de algo se realmente puder pagar pelo preço que ele vale."

  • LETRA C. 

    a) As reações de uma criança, assustada diante de um filme de terror, não precisa ser recriminada, pois o medo dela não é ficcional.  -->As reações (núcleo do sujeito) de uma criança não PRECISAM ser RECRIMINADAS, pois o medo dela (das crianças) não é ficcional. 

      b) Devem-se aos contos e romances de Guimarães Rosa o reconhecimento pelo universo tão expressivo que oferecem a quem os leia. --> O reconhecimento ...DEVE-SE aos contos e romances de Guimarães Rosa (VERBO DEVER- DEVE ALGO A ALGUÉM - VERBO TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO, ASSIM COMO O VERBO VEIO COM A PARTÍCULA "SE" , O QUE ERA OBJETO DIRETO PASSA A SER SUJEITO DA ORAÇÃO)

      c) Às canções ou sonatas que tão comovido deixam o ouvinte não falta a inspiração de quem as compôs, nem a arte de quem as executa. CORRETA - Trata-se de CONCORDÂNCIA ATRATIVA DE SUJEITO COMPOSTO. 

    NÃO FALTA A INSPIRAÇÃO (CONCORDOU COM O MAIS PRÓXIMO) NEM A ARTE... 

    REGRA: quando o verbo vem antes do sujeito composto poderá concordar com o núcleo do sujeito  mais próximo ou com ambos os núcleos do sujeito.

      d) Os chamados “fingimentos” da arte, palavra tão depreciativa, constitui de fato o modo pelo qual ela se faz verdadeira.

    -->OS CHAMADOS "FINGIMENTOS" DA ARTE CONSTITUEM DE FATO O MODO ....

      e) Carece de razão, para sermos justos, as acusações que recaem sobre a arte, sob o pretexto de que ela vive “apenas” na nossa imaginação.

    --> AS ACUSAÇÕES... CARECEM  DE RAZÃO

    --> "QUE" PRONOME RELATIVO E SUJEITO DO VERBO RECAIR, assim: as acusações recaem sobre a arte, sob o pretexto...

    RESPOSTA LETRA E 


  • a) o que não precisa ser recriminado? - as reações - locução verbal "não precisa ser recriminada" no plural
    b) o verbo dever relaciona-se ao nome reconhecimento - verbo dever no singular
    c) o que não falta e a inspiração
    d) o que constituem o fato são os chamados fingimentos - verbo constituir no plural
    e) o que carece de razão são as acusações - verbo carecer no plural

  • Questão muito bem feita, ponto para o examinador. Conseguir colocar a alternativa C na ordem direta, porém pensei que o sujeito da oração tinha dois núcleos: "inspiração e arte" então achei que o verbo "faltar" deveria concordar com esses núcleos. A colega Fabiana mostrou que o verbo parece está subentendido nas duas orações. Peço-a que, por favor, explique novamente isso porque não entendi ainda.

  • letra c- Se o sujeito COMPOSTO estiver posposto, permite-se a concordância por atração com o núcleo mais próximo do verbo.

    Ex.: Irei eu e minhas amigas. 
    Ex.: Seguiria a pé a jovem e a sua amiga.

    (fonte:http://www.portugues.com.br/gramatica/concordancia-verbal-.html)

  • a) As reações de uma criança, assustada diante de um filme de terror, não precisa ser recriminada, pois o medo dela não é ficcional. Oque não precisa ser recriminada? As reações de uma criança (Precisam)

    b) Devem-se aos contos e romances de Guimarães Rosa o reconhecimento pelo universo tão expressivo que oferecem a quem os leia. Aqui foi preciso um pouco mais de atenção pois o verbo. Devem-se concorda com o sujeito da oração que também concorda com o verbo oferecem mas não concorda com o verbo reconhecimento que está no (Singular)

    c) Às canções ou sonatas que tão comovido deixam o ouvinte não falta a inspiração de quem as compôs, nem a arte de quem as executa. Oque deixam? As canções ou sonatas

    d) Os chamados “fingimentos” da arte, palavra tão depreciativa, constitui de fato o modo pelo qual ela se faz verdadeira. Oque constitui? Fingimentos (Constituem)

    e) Carece de razão, para sermos justos, as acusações que recaem sobre a arte, sob o pretexto de que ela vive “apenas” na nossa imaginação. Oque carece de razão? As acusações (Carecem)

    Notem que o verbo precisa concordar com o sujeito da frase correta letra “C”.



  • Questão muito boa, é preciso olho de águia...
    Leiam o comentário do colega abaixo.

  • Alguém pode me explicar a razao do emprego da crase? Ainda nao consegui compreender.

  • Análise do gabarito (C):

    Às canções ou sonatas que tão comovido deixam o ouvinte não falta a inspiração de quem as compôs, nem a arte de quem as executa.



    1º- Temos uma oração subordinada adjetiva restritiva dificultando um pouco o entendimento da concordância :



    "que tão comovido deixam o ouvinte" o verbo deixar (deixam) concorda com o sujeito "canções ou sonatas". Atenção para a regra do "ou", que, se for exclusivo, obriga o uso do singular, o que não se verifica nessa questão.



    2º- Removida a oração subordinada substantiva restritiva, temos:



    Às canções ou sonatas não falta a inspiração de quem as compôs, nem a arte de quem as executa.

    A parte que menos conhecia na questão foi a transitividade do verbo "faltar".

    Aqui o verbo foi VTI. Algo faltar a alguém. 

    A ordem direta(sem o adjunto) fica:

    A inspiração não falta às canções ou sonatas. 



    3º- É preciso lembrar que o verbo faltar pode ser intransitivo, transitivo indireto ou transitivo circunstancial (essa última procura no google). 



    4º- Sujeitos interligados por "nem" ou "ou".



    Quando a ação do verbo pode ser atribuída aos dois núcleos o verbo precisará FICAR NO PLURAL. 

    Então, por que o verbo faltar está no singular? Porque ocorreu um zeugma.



    5º- Zeugma: um caso especial de elipse, quando o termo omitido já tiver sido expresso anteriormente. 



    A inspiração não FALTA falta às canções ou sonatas, nem FALTA a arte de quem as executa. A vírgula pontua um zeugma ( verbo faltar).

    O que o autor quis dizer, utilizando duas orações coordenadas, é que apenas o sujeito "inspiração" (do primeiro verbo faltar) não falta às canções ou sonatas. Já o segundo verbo faltar (que sofreu zeugma) é verbo intransitivo, e tem como sujeito "a arte de quem as executa". 




    Eu aprendi mais escrevendo esse comentário do que em 20 questões de concordâcia. Aconselho aos que já dominam a matéria em certo grau de se dedicarem a escrever comentários mais completos, pois auxilia muito no estudo. Aos que estão começando, todos os aprovados e reprovados começaram a estudar um dia, a diferença está na perseverança e dedicação.

    Bons estudos. Fiquem com Deus.

  • SUJEITOS UNIDOS POR (OU):

    COM IDEIA DE EXCLUSÃO = VERBO NO SINGULAR;

    COM IDEIA DE INCLUSÃO: VERBO NO PLURAL.

     

  • a) As reações de uma criança, assustada diante de um filme de terror, não precisam ser recriminadas, pois o medo dela não é ficcional.

    b) Deve-se aos contos e romances de Guimarães Rosa o reconhecimento pelo universo tão expressivo que oferecem a quem os leia.

    c) Às canções ou sonatas que tão comovido deixam o ouvinte não falta a inspiração de quem as compôs, nem a arte de quem as executa. (CORRETO) ordem direta =  A inspiração não falta às canções ou sonatas que/(as quais) deixam o ouvinte de quem as compôs tão comovido, nem a arte de quem as executa d) Os chamados “fingimentos” da arte, palavra tão depreciativa, constituem de fato o modo pelo qual ela se faz verdadeira. e) Carecem de razão, para sermos justos, as acusações que recaem sobre a arte, sob o pretexto de que ela vive “apenas” na nossa imaginação.

  • Janaína, desistir não é o melhor caminho. Enquanto pensar dessa forma, rejeitando o aprendizado não irá aprender mesmo.

    Tente, insista. Não é fácil para ninguém. Bons estudos.
  • Janaina, com a pratica a pessoa termina aprendendo.Mesmo q por intuicao e n pelas regras gramaticais.faça muitos exercicios.

  • Questão trabalhosa, demorei pra resolver mas deu certo!

    GAB C

     

    Não desistam!

  • Fui por eliminação, mas acertei! Trabalhosa, pra ver quem é o sujeito...
  • TRABALHOSA ,MAS DEU TUDO CERTO.

  • a] As reações de uma criança (...) não PRECISAM ser RECRIMINADAS

    b] DEVE-SE aos contos o e romances de Guimarães Rosas o reconhecimento

    c] gabarito

    d] Os chamados CONSTITUEM

    e] As acusações CARECEM de razão

    ----> VERBO SÓ CONCORDA COM SUJEITO

    ----> NÃO EXISTE SUJEITO PREPOSICIONADO

  • fiquei perdido na

    letra c