SóProvas


ID
1391176
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                Jovens em movimento

    Jovens protestando nas ruas não são exatamente uma novidade: parece ser próprio da juventude um alto grau de inconformismo. Mas é possível localizar na década de 60 e em parte da de 70 do século passado o marco mais incisivo de muitas contestações. O problema apareceu como sendo o de toda uma geração de jovens ameaçando a ordem social, nos planos político, cultural e moral, por uma atitude de crítica aos valores estabelecidos e pelo desencadear de atos em busca de transformação - movimentos estudantis de oposição aos regimes autoritários, contra a tecnocracia e todas as formas de dominação, movimentos pacifistas, agrupamentos de hippies, etc.

    Muitos jovens estabeleciam para si próprios que jamais viriam a se integrar ao funcionamento normal da sociedade. Alguns entravam em organizações políticas clandestinas, outros se recusavam a assumir um emprego formal, indo viver em comunidades e sobrevivendo por meio de atividades alternativas (arte, artesanato, hortas comunitárias), tudo numa recusa permanente de se adaptar, de se enquadrar numa sociedade convencional.

    No Brasil, é particularmente nesse momento que a questão da juventude ganha maior visibilidade, devido ao engajamento de jovens da classe média, do ensino secundário e universitário, na luta contra o regime autoritário por meio de mobilizações estudantis e atuação nos partidos de esquerda. No campo do comportamento, questionavam os padrões sexuais, morais e o consumismo. De lá para cá, alternaram-se momentos de alguma acomodação e outros de expressão inconformista. As manifestações de meados de 2013 atualizaram o caráter contestador da juventude.

(Adaptado de: ABRAMO, Helena Wendel. “Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil”. Revista Brasileira de Educação, n. 5/6, p. 30 e 31)

Muitos jovens estabeleciam (...) que jamais viriam a se integrar ao funcionamento normal da sociedade.

Para manter o sentido da frase acima numa nova e correta redação, cujo início seja A integração ao funcionamento normal da sociedade, deve seguir-se, como complemento:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar esta questão, já tentei entender, mas infelizmente não consegui. obrigada

  • Desabafo:

    A verdade é que quando o examinador aborda um assunto de relativa facilidade, ele tenta complicar inventando questões confusas... Essa não foi a primeira questão sobre o assunto e foi tão confusa quanto as outras que já foram cobradas nessa prova...


  • Muitos jovens estabeleciam (...) que jamais viriam a se integrar ao funcionamento normal da sociedade. 

    O que muitos jovens estabeleciam? Que jamais viriam a se integrar (isso é o mesmo que recusar)

    D) é algo que muitos jovens estabeleceram recusar.

    O que muitos jovens estabeleceram? Estabeleceram recusar

    Acho que é isso... 


  • Pareceu que era uma questão de transposição para a voz passiva, seguindo este raciocínio eu marquei a letra E, contudo eu estava errado. Acredito que o raciocínio para esta questão seja interpretar da seguinte forma: a não integração é algo que foi estabelecido pelos jovens, ou seja, os jovens exercem a ação de estabelecer a recusa. O problema é que ainda assim, as letras D e E parecem estar corretas. A conclusão que cheguei é que a questão não queria a transposição pra voz passiva, assim a letra E está errada, apesar de, ao meu ver, manter a semântica da oração. Caso haja outras opiniões  ou correções ao meu raciocínio, por favor, comentem.



  • Gastei muito tempo nessa questão. U_U
    Ao tentar inverter a assertiva inicial, percebi que não dava pra fazê-lo sem usar a palavra "algo": Se integrar ao funcionamento normal da sociedade é algo que muitos jovens estabeleciam recusar / que jamais fariam. 
    Alternativa A estaria certa se tivesse sido reescrita: é aquilo que muitos jovens estabeleceram que jamais fariam.

  • Leonardo , tive o mesmo raciocínio que vc, marquei a letra E, a diferença entre as letras D e E é só o tempo verbal, ainda não consegui entender a questão. Se alguém souber explicar....

  • Não entendo porque a letra E está errada. Será pelo fato de ter "por parte" de muitos jovens?


  • Respondi essa questão usando duas técnicas para questões de português: transitividade e impossibilidade de voz passiva (é VTI - quem "vem se integrar", "vem se integrar" A algo). 

  • 10 mins nesta questão.  Estava na E também, fui ver no texto algo e vi "a si próprios", pensei será que é pegadinha ou é esse trecho. Marquei B, mas custo acreditar na D.


  • Questão sacana! Marquei B e errei.

    Gabarito D


    Muitos jovens estabeleciam (verbo bitransitivo) para si próprios que jamais viriam a se integrar (verbo bitransitivo) ao funcionamento normal da sociedade. 

    Quem estabelece, estabelece algo à alguém - que jamais viriam a se integrar ao funcionamento normal da sociedade / para si próprios.


    A integração ao funcionamento normal da sociedade é algo que muitos jovens estabeleceram recusar.

    Quem integra, integra algo à alguém - algo que muitos jovens estabeleceram recusar / ao funcionamento normal da sociedade.

  • Tb marquei letra E, pensei na voz passiva...questão muito difícil... cada vez mais difícil e complicado.


  • Por parte de.... (expressão que restringe 'muitos jovens'). Dos muitos jovens só uma parte estabeleceram recusar quando na verdade foram Os muitos jovens. Ricardo Planeles fez uma boa observação!

    Em questões deste tipo FCC coloca palavras ou expressões que modificam o sentido. Observem o enunciado: Para manter o sentido da frase acima numa nova e correta redação....


  • Pensei igual a você Leonardo Freitas

  • Frase do enunciado: Muitos jovens estabeleciam (...) que jamais viriam a se integrar ao funcionamento normal da sociedade.

    Letra E: A integração ao funcionamento normal da sociedade era estabelecida como recusa por parte de muitos jovens.

    Letra D: A integração ao funcionamento normal da sociedade é algo que muitos jovens estabeleceram recusar.

    Pessoal, acho que na letra E dá a entender que os jovens estabeleceram a integração ao funcionamento normal da sociedade, enquanto na frase do enunciado temos que os jovens estabeleciam que jamais iam se integrar..., logo os jovens estabeleceram a recusa por se integrar ao funcionamento normal da sociedade.

    Questão dificil!

  • Questão difícil! Marquei letra "e". Mas, como disse o professor: "TREINAR TREINAR E TREINAR!!!"

  • tenso qdo o professor fala e fala mas não deixa claro o erro da alternativa que muitos tiveram dúvidas, no caso "E".


  • triste uma questão dessas que nem o professor consegue explicar os erros das alternativas

  • Resolvi pensando da seguinte forma:

    Os jovens estabeleceram o que? que jamais viriam a se integrar ao funcionamento normal da sociedade.

    Os jovens não estabeleceram a integração ao funcionamento normal da sociedade, que é justamente o que diz as alternativas A, B, C e E.

  • Raciocinei que o trecho não demonstra que a integração foi estabelecida pelos jovens, e apenas a D) não apresenta essa ideia. Mas concordo que a questão é bem difícil mesmo

  • Finalmente uma questão que a maioria também errou!

  • Acertei por 60% de sorte e 40% de raciocínio. De fato, questãozinha complicada.

  • NÃO É DE GRANDE CONHECIMENTO PROFISSIONAL MEU COMENTÁRIO (NEM AO MENOS SEI SE ESTÁ CERTO, MAS TALVEZ CLAREIE A MENTE DOS COLEGAS: 

    A integração ao funcionamento normal da sociedade, deve seguir-se, como complemento:

    A

    é aquela que muitos jovens estabeleceram de que jamais fariam -> Acho que aqui o erro está no fato de que Estabelecer é VTD : Quem estabelece, estaelece algo, e não "de algo"

    B

    é estabelecida por muitos jovens que a recusam para si próprios.

    -> Esse uma colega aí(Desculpa não saber o nome, já comentou, "os jovens não estabeleceram a Integração"

    C

    era recusada por muitos jovens que assim a estabeleceram.-> Mais uma vez, eles não estabeleceram nada

    D

    é algo que muitos jovens estabeleceram recusar. -> O que eles estabeleceram nessa assertiva está claro, "estabeleceram recusar"

    E

    era estabelecida como recusa por parte de muitos jovens. -> Mais estranha de todas: foi estabelecida como recusa?" Estranho, e mais uma vez, os jovens não estabeleceram nada!