SóProvas


ID
1391188
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                Jovens em movimento

    Jovens protestando nas ruas não são exatamente uma novidade: parece ser próprio da juventude um alto grau de inconformismo. Mas é possível localizar na década de 60 e em parte da de 70 do século passado o marco mais incisivo de muitas contestações. O problema apareceu como sendo o de toda uma geração de jovens ameaçando a ordem social, nos planos político, cultural e moral, por uma atitude de crítica aos valores estabelecidos e pelo desencadear de atos em busca de transformação - movimentos estudantis de oposição aos regimes autoritários, contra a tecnocracia e todas as formas de dominação, movimentos pacifistas, agrupamentos de hippies, etc.

    Muitos jovens estabeleciam para si próprios que jamais viriam a se integrar ao funcionamento normal da sociedade. Alguns entravam em organizações políticas clandestinas, outros se recusavam a assumir um emprego formal, indo viver em comunidades e sobrevivendo por meio de atividades alternativas (arte, artesanato, hortas comunitárias), tudo numa recusa permanente de se adaptar, de se enquadrar numa sociedade convencional.

    No Brasil, é particularmente nesse momento que a questão da juventude ganha maior visibilidade, devido ao engajamento de jovens da classe média, do ensino secundário e universitário, na luta contra o regime autoritário por meio de mobilizações estudantis e atuação nos partidos de esquerda. No campo do comportamento, questionavam os padrões sexuais, morais e o consumismo. De lá para cá, alternaram-se momentos de alguma acomodação e outros de expressão inconformista. As manifestações de meados de 2013 atualizaram o caráter contestador da juventude.

(Adaptado de: ABRAMO, Helena Wendel. “Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil”. Revista Brasileira de Educação, n. 5/6, p. 30 e 31)

Na frase As lutas ...... os jovens se envolvem costumam ter mais resultados do que aquelas ...... se dedicam manifestantes sem a mesma energia ou o mesmo idealismo, as lacunas serão corretamente preenchidas, respectivamente, com as expressões:

Alternativas
Comentários
  • ... os jovens se envolvem (em que?) ... se dedicam (a que?) ...

  • Gab. D

    Complementando a resposta do Adilson.
    ... os jovens se envolvem, quem se envolve, se envolve EM alguma coisa...
    ... se dedicam, quem se dedica, se dedica A algo...

    Bons estudos!

  • REGÊNCIA É UM DOS ASSUNTOS PILARES DO PORTUGUÊS, VALE A PENA PASSAR MADRUGAS ESTUDANDO-A. QUANDO FOR PREENCHER AS LACUNAS...SEMPRE OLHE PRA FRENTE DA FRASE, E PRESTE ATENÇÃO NO VERBO...LEIA COM ATENÇÃO QUE SEMPRE VEM A RESPOSTA ^^ alfartanoooooooooooooooooo Forçaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!



    GABARITO "D"

  • 1. ENVOLVER = VTI pedindo a preposição EM

    2. DEDICAR= VTI pede a preposição A

     

  • Quem se envolve se envolve EM. Quem se dedica se dedica A

  • pessoal, aprendi com a fcc que para matar esse tipo de questão devemos ter bastante atenção na regência do verbo e consequentemente na preposição que ele exige.

  • Letra D

    Quem se envolve, envolve em alguma coisa.

    Assim, por eliminação, preenche-se as lacuna com: em que - a que

  • Caí nessa questão por pensar que quem se envolve, se envolve com alguma coisa.

    Ledo engano!

    Mas é com erro que aprendemos!

    Sigamos em frente!

  • Quem se envolve, pode se envolver COM ou EM. Eu entendo o mais correto seria a utilização do COM neste caso pois se refere a pessoas ( os jovens), porem o que definiu a questão pra mim, foi a regência do verbo dedicam se, pois quem dedica se , se dedica A alguma coisa.

  • QUEM SE ENVOLVE SE ENVOLVE EM

    QUEM SE DEDICA SE DEDICA A

    PELA PREPOSIÇÃO DO VERBO JÁ CONSEGUIMOS MATAR A QUESTÃO.

    LETRA D