SóProvas


ID
1391578
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A literatura de cordel, hoje
No Brasil, literatura de cordel designa a literatura popular produzida em versos. A expressão se deve ao fato de que os folhetos eram comumente vendidos em feiras, pendurados em cordéis. Nota-se, hoje em dia, uma crescente visibilidade dessa literatura tradicional. Editoras e poetas trabalham intensamente para divulgar os folhetos, professores realizam experiências em sala de aula, pesquisas são realizadas no âmbito acadêmico, muitas delas são apresentadas como teses universitárias. Esse dinamismo pode ser ainda observado na publicação de antologias de folhetos por grandes editoras, ou na edição em livro de obras de escritores populares, e sobretudo no aparecimento de inúmeros poetas e poetisas em diferentes pontos do país.
Todo esse dinamismo precisa ser analisado com cuidado. Fala-se muito na presença da literatura de cordel na escola, várias intervenções vêm sendo realizadas sobretudo em estados do Nordeste. Abrir as portas da escola para o conhecimento da literatura de cordel em particular, ou mesmo da literatura popular em geral, é uma conquista da maior importância. Porém, há que se pensar de que modo efetivar esse processo tendo em vista a melhor contribuição possível para a formação dos alunos.
A literatura de cordel deve ter, sim, um espaço na escola, nos níveis fundamental e médio, levando-se sempre em conta, porém, as especificidades desse tipo de produção artística. Considerá-la tão somente como uma ferramenta ocasional, utilizada para a assimilação de conteúdos disseminados nas mais variadas disciplinas (história, geografia, matemática, língua portuguesa) não parece uma atitude que contribua para uma significativa experiência da leitura dos folhetos. Há que respeitá-los e admirá-los sobretudo pelo que já são: testemunhos do mundo imaginário a que se dedicaram talentosos escritores de extração popular.

(Adaptado de: MARINHO, Ana Cristina e PINHEIRO, Hélder. O cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2012)

Os segmentos I e II constituem, respectivamente, uma CAUSA e seu EFEITO em:

Alternativas
Comentários
  • Causa: Editoras e poetas divulgam o cordel,
    Efeito da causa acima: ampliação do seu interesse (cordel) junto ao público.
    É mais interpretação. O fato de as editoras e poetas divulgarem a literatura de cordel faz com que haja ampliação do seu interesse junto ao público. As outras alternativas não permitem esse tipo relação de causa e efeito.

    a) Qual o efeito da literatura de cordel designar a literatura popular? 
    Resposta: produzidas em versos.
    Dá para perceber que fica claramente sem noção. Assim como as outras:
    b) Qual o efeito de muitos professores realizarem experiências?
    Resposta: em sala de aula. A sala de aula é o local onde o professores realizam experiências e não um efeito disso.
    d) Qual o efeito de muita gente passar a admirar o cordel?
    Resposta: quando teve oportunidade de conhecê-lo melhor. Aqui se a gente inverter:'' Causa= Quando teve oportunidade de conhecê-lo melhor, Efeito: Muita gente passou a admirar o cordel'' Passa a fazer sentido de causa e efeito, ou seja, a partir do momento em que as pessoas conheceram o cordel melhor, começaram a admirá-lo. Mas, de forma original, a questão está errada.
    e) Qual o efeito de o cordel ser bem acolhido?
    Resposta: é necessário ensejar um maior contato entre os poetas e o público. Aqui também se houver a inversão passa a ter sentido em questão de causa e efeito. Ou seja, o ensejamento de maior contato entre os poetas e o público faz com que o cordel seja bem acolhido. ''Causa: maior contato entre os poetas e o público, Efeito: cordel bem acolhido.''

    Gabarito: C.

  • Para causa e efeito eu sempre uso um macete do Cassiano: O fato de... faz com que...