SóProvas


ID
1392142
Banca
FCC
Órgão
Câmara Municipal de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                               [Representações da infância

    Para vários escritores, as origens de suas narrativas estão na infância e na juventude, cujo mundo é uma promessa de um futuro livro. A memória incerta e nebulosa do passado acende o fogo de uma ficção no tempo presente. 
    Cada escritor elege seu paraíso. E a infância, um paraíso perdido para sempre, pode ser reinventada pela literatura. Mas há também vestígios de inferno no passado, e isso também interessa ao escritor. Traumas, decepções, desilusões e conflitos alimentam trançados de eventos, tramas sutis ou escabrosas, veladas ou escancaradas. Cenas e conversas que presenciamos - ou que foram narradas por amigos e parentes - permanecem na nossa memória com a força de algo verdadeiro, que nos toca e inquieta. A infância, com seus sonhos e pesadelos, é prato cheio para a psicanálise, mas também para a literatura.

                         (HATOUM, Milton. Um solitário à espreita. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 180) 

Para conferir maior expressão ao texto, o autor recorre

Alternativas
Comentários
  • Ok que colocar apenas o gabarito pode ajudar a quem não é assinante e só pode responder 10 questões por dia. Mas galera, esse espaço para comentários é para esclarecer dúvidas para nos ajudarmos. Por apenas o gabarito não ajuda muita coisa. 

    Só um desabafo pra quem está cançada de ver "comentários" do tipo.


    Foco que chegaremos lá!

  • A alternativa C dá como exemplo o jogo de oposições "tramas sutis ou escabrosas, veladas ou escancaradas", mas na verdade, eu percebi isso claramente no texto quando ele diz sobre as lembranças da infância que  pode levar  "ao paraíso ou ao inferno"... "com seus sonhos e pesadelos".

  • OPOSIÇÃO:


    "E a infância, um paraíso perdido para sempre, pode ser reinventada pela literatura. Mas há também vestígios de inferno no passado,...". PARAÍSO  E INFERNO



    "A infância, com seus sonhos e pesadelos,...".