SóProvas


ID
1392391
Banca
FCC
Órgão
MPE-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Visões totalizantes

Volta e meia algum pensador propõe uma teoria em que o sentido completo da história humana se daria a conhecer. Entre esses pensadores ambiciosos, Auguste Comte (1798-1875) propôs sua famosa teoria dos três estados, segundo a qual se teria passado, num primeiro momento, pelo estado religioso, no qual predominam explicações de caráter transcendente, apoiado na ideia da existência de deuses e culminando na concepção de um deus único. No segundo estado, denominado filosófico, as explicações para os fenômenos apoiam-se numa concepção abrangente e metafísica de Natureza. Por fim, o terceiro estado, chamado por ele de científico ou positivo, fundamenta-se em observações e experimentações científicas aplicadas aos próprios fenômenos, a partir das quais se buscaria a síntese da condição humana. Ninguém ainda a conseguiu.

(Adaptado de: Ivanor Luiz Guarnieri e Fábio Lopes Alves. Ver e en- trever a Comunicação. São Paulo: Arte e ciência, 2008, p. 55)

Os três estados propostos por Comte, em sua análise da história humana, supõem como critério

Alternativas
Comentários
  • Não concordo muito com o gabarito. 

    Acredito que o autor não se posicionou alegando que o homem do terceiro estado possui mais conhecimento do que os demais. 

    A alternativa a), dada como correta, indica explicitamente que o houve uma "progressão do conhecimento", muito embora, esta progressão não existe no texto, tanto que, para o autor, poderia o homem do primeiro estado possuir maior conhecimento do que o do terceiro, tendo em vista que conhecimento não se resume a ciência.