SóProvas


ID
1392394
Banca
FCC
Órgão
MPE-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Visões totalizantes

Volta e meia algum pensador propõe uma teoria em que o sentido completo da história humana se daria a conhecer. Entre esses pensadores ambiciosos, Auguste Comte (1798-1875) propôs sua famosa teoria dos três estados, segundo a qual se teria passado, num primeiro momento, pelo estado religioso, no qual predominam explicações de caráter transcendente, apoiado na ideia da existência de deuses e culminando na concepção de um deus único. No segundo estado, denominado filosófico, as explicações para os fenômenos apoiam-se numa concepção abrangente e metafísica de Natureza. Por fim, o terceiro estado, chamado por ele de científico ou positivo, fundamenta-se em observações e experimentações científicas aplicadas aos próprios fenômenos, a partir das quais se buscaria a síntese da condição humana. Ninguém ainda a conseguiu.

(Adaptado de: Ivanor Luiz Guarnieri e Fábio Lopes Alves. Ver e entrever a Comunicação. São Paulo: Arte e ciência, 2008, p. 55)

É preciso corrigir, por falha estrutural de construção, a redação da seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da alternativa b) esteja relacionado ao sentido da frase. A frase possui duas orações que não tem relação uma com a outra.
  • Minha humilde contribuição:
    ''Ao propor três estados em sua totalização da história humana, a síntese que Auguste Comte buscava permanece fora do alcance de nossa compreensão.'' A primeira oração não se relaciona com as outras. 

    Vejamos na ordem inversa, pois ilustra melhor a falta de coesão:

    ''A síntese que Auguste Comte buscava permanece fora do alcance de nossa compreensão, ao propor três estados em sua totalização da história humana.'' ...... ...... sim fera, e aí? ao propor........??

    Caso houvesse uma conjunção no local correto, talvez o período fizesse sentido: 

    I. ''A síntese que Auguste Comte buscava permanece fora do alcance de nossa compreensão, por propor três estados em sua totalização da história humana." 
    II. ''Por propor três estados em sua totalização da história humana, a síntese que Auguste Comte buscava permanece fora do alcance de nossa compreensão."