SóProvas


ID
1392538
Banca
FCC
Órgão
MPE-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Com relação ao estágio e à aprendizagem, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: "B"


    Decreto 5.598/2005 (Regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências)

    Art. 2o  Aprendiz é o maior de quatorze anos e menor de vinte e quatro anos que celebra contrato de aprendizagem, nos termos do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

            Parágrafo único.  A idade máxima prevista no caput deste artigo não se aplica a aprendizes portadores de deficiência.


  • Achei que, apesar da questão não colocar os termos como: "somente", "sempre", etc.. de forma a blindar a questão, como há a exceção relacionada à não limitação etária dos deficientes aprendizes, a questão deveria ser anulada, visto ter simplesmente desprezado o teor do parágrafo único do artigo 2o do Decreto 5.598/2005. Concordam?

  • É concurso para analista ministerial do MP do trabalho?


    Não entendi.

  • A questão requer conhecimento sobre o direito à profissionalização e à proteção no trabalho segundo o Estatuto da Criança e do adolescente e a CLT.

    A alternativa A está incorreta porque o Artigo 65, do ECA, diz que  "ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários".

    A alternativa C também está incorreta conforme o expresso no Artigo 428,§ 3º,da CLT, que diz que "o contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de aprendiz portador de deficiência".

    A alternativa D está incorreta de acordo com o Artigo 66, do ECA, que diz que "ao adolescente portador de deficiência é assegurado trabalho protegido".

    A alternativa E está incorreta conforme o Artigo 68, § 2º, do ECA, que diz que " a remuneração que o adolescente recebe pelo trabalho efetuado ou a participação na venda dos produtos de seu trabalho não desfigura o caráter educativo".

    A alternativa B é a única correta conforme o caput, do Artigo 428, da CLT, "contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 (quatorze) e menor de 24 (vinte e quatro) anos inscrito em programa de aprendizagem formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar com zelo e diligência as tarefas necessárias a essa formação".
    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.

  • GAB. B

    Aprendiz: Tem idade entre 14 e aos 24 anos.

    Estagiário: Pode ser qualquer pessoa que ainda no exercicio de algum curso queira estagiar. EX: Estagiários de Direito.