SóProvas


ID
1392637
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

O crime de concussão

Alternativas
Comentários
  • Na letra E: O crime de concussão realmente é um crime formal, mas ele se consuma com a EXIGÊNCIA de vantagem indevida, e não com a mera solicitação. SOLICITAÇÃO de vantagem é caso de corrupção passiva.

    A pessoa se prende ao conceito de crime formal, e termina passando batido nesse detalhe...

    Quase caio na casca de banana, mas acertei!!

  • Caí no pega! kkk

  •  Art. 316 - Exigir, para siou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la,mas em razão dela, vantagem indevida.

    O crime material só se consuma com a produção do resultado, já o crime formal, não exige a produção do resultado para a consumação do crime. Portanto, o crime de concussão é de natureza formal, consumando-se com a efetiva exigência, independentemente do recebimento da vantagem.

  • TÍTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 

    CAPÍTULO IDOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL 

    Concussão: Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida: Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa. 

    No delito de concussão, a consumação ocorre no instante que o funcionário público exige a vantagem indevida. O recebimento de tal vantagem é mero exaurimento do crime. 

    é classificado como formal, ou seja, independe de resultado naturalistico. 

    O crime de concussão não admite a modalidade culposa. 

    O particular que cede à exigência financeira praticada pelo funcionário público e entrega-lhe a vantagem indevida não é responsabilizado pelo direito penal brasileiro. 

    No caso de concurso de pessoas, o particular responderá pelo crime de concussão, desde que tenha conhecimento da condição de funcionário público do autor.

  • Letra A) CORRETA

    Letra B e C) ERRADA - crime formal, consuma-se com a EXIGÊNCIA da vantagem indevida, sendo que o recebimento é mero exaurimento do crime

    Letra C) ERRADA - exige-se o elemento subjetivo específico ( DOLO), consistente em destinar a vantagem para si ou para outra pessoa. Não existe forma culposa.

    Letra D) ERRADA - SOLICITAÇÃO é elemento do crime de corrupção. No caso de concussão o verbo é EXIGIR.

  • Pra quem assim como eu, errou a questão porque foi afobado e marcou a E, bate aqui \o. 

    O erro da B é: consuma-se com a exigência
    erro da C: é formal
    erro da D: como tu vai exigir de alguém algo, culposamente?
    erro da E: ... suicídio :), enfim, consuma-se com a mera EXIGÊNCIA (ele trocou os verbos nucleares, falou em solicitação, que seria corrupção passiva, não concussão). 

  • Rogério Sanches:

    "O particular poderá concorrer para a prática delituosa, desde que conhecedor da circunstância subjetiva elementar do tipo, ou seja, de estar colaborando com ação criminosa de autor funcionario público (art. 30)".

  • Concurso de agentes nos crimes funcionais (fundamento do gabarito - letra A).

    O crime é praticado por um funcionário público e um particular - nesse caso, o particular responde como se fosse funcionário público, pratica o mesmo crime funcional, desde que tenha conhecimento de que está agindo como funcionário público.

    Diz o art. 30 CP acerca da comunicação das cirucusntância de caráter pessoal quando elementares do crime. Assim, ser funcionário público é uma circunstância de caráter pessoal elementar do crime e, portanto, se comunica com o particular.


  • FCC Sacana!!! kkkk

  • E)é de natureza formal, consumando-se com a mera solicitação da vantagem indevida.

    Essa foi ÓTIMA para pegar quem faz a prova correndo HAHAHAHA.... famosa "casca de banana" 

    Artigo 316 Concussão

    EXIGIR Para si ou para outrem....


  • S.m.j., este tema não consta do edital.

  • Gente a questão estava no edital sim no tópico 9 :

    DIREITO PENAL 1)Aplicação da Lei Penal. 2)Do crime: relação de causalidade, consumação, tentativa, desistência voluntária, arrependimento eficaz, crime impossível, dolo, culpa, erro, coação irresistível e obediência hierárquica e causas de exclusão da ilicitude. 3)Imputabilidade Penal. 4)Extinção da Punibilidade. 5)Crimes contra a Liberdade individual. 6)Crimes contra a Honra. 7)Crimes contra o Patrimônio. 8)Crimes contra a Organização do Trabalho. 9)Crimes contra a Administração Pública. 10)Crimes contra a Fé Pública. 11)Abuso de Autoridade. 



  • GLU GLU IÉ IÉ 

    quase caio na pegadinha do malandro.
  • Ariane Forte, acho que você se confundiu, o edital de direito penal de magistratura do trabalho é o seguinte (não fala em crimes contra a administração em geral, apenas crimes contra a administração da justiça):


    1) Conceitos penais aplicáveis ao Direito do Trabalho: dolo; culpa; reincidência;  circunstâncias agravantes; circunstâncias atenuantes; majorantes e minorantes.  2) Tipo e tipicidade penal. Exclusão. legítima defesa e estado de necessidade.  3) Crime: conceito, tentativa, consumação, desistência voluntária, arrependimento  eficaz, culpabilidade, co-autoria e comparticipação.  4) Crimes contra a liberdade pessoal.  5) Crimes contra o patrimônio: estelionato, apropriação indébita, furto, roubo  receptação, extorsão e dano.  6) Crimes contra a honra.  7) Crime de abuso de autoridade.  8) Crimes contra a administração da justiça.  9) Direito Penal do Trabalho: crimes contra a organização do trabalho; condutas  criminosas relativas à anotação da Carteira de Trabalho e Previdência Social; retenção  de salário: apropriação indébita e sonegação das contribuições previdenciárias.  10) Crimes de falsidade documental: falsificação de documento público, falsificação de  documento particular, falsidade ideológica, falsidade de atestado médico, uso de  documento falso e supressão de documento. 

  • Em regra, os concursos para a Magistratura do Trabalho não cobram os crimes contra a Administração Pública, mas alguns editais têm cobrado. Foi o que parece ter ocorrido neste concurso. Até então, depende do Tribunal. Com a unificação do concurso, naturalmente isso deverá mudar.

  • Preparem-se para FCC.

    12.000 inscritos no concurso nacional. 

    Vai ser a maior prova casca de banana de todos, eu disse todos, os tempos!

  • Meus caros alternativa correta A. 

    Fundametação: O particular poderá concorrer com a pratica deleituosa, quando conhecedor das circunstâncias subjetivas elementares do tipo. Considerando o art.30 do cpp, este remonta-se a teoria monista ou unitária, sendo o qual classifica bem que o particular pode figurar como sujeito ativo no crime contra a administração publica.

    Malgrado, o crime de concussão inexiste forma culposa, estabelecendo-se somente a responsabilidade civil ou a processo administrativo.

    é um crime formal, perfazendo-se com a mera coação a vitima.

    e tem como o tipo objetivo o verbo exigir explicita ou implicitamente, como dispôe o art.316 do CP 

     

  • Gabarito AAAAAAA CONCUSSÃO - VERBO EXIGIR O FUNCIONÁRIO pode ter alguém que o auxílio direta ou indiretamente na hora de EXIGIR , caso esse alguém saiba que ele é funcionário é exige por conta da função , esse alguém estará CONCORRENDO .
  • Não fica esperto , não ... Em uma prova longa fica fácil errar a questão....

  • Fui de tobogã nessa pegadinha da letra "e"!! :(

  • GABARITO LETRA A

    DECRETO-LEI Nº 2848/1940 (CÓDIGO PENAL - CP)

    Concussão (=ADMITE A CONCORRÊNCIA DE PARTICULAR, DESDE QUE ESTE CONHEÇA A CONDIÇÃO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO DO OUTRO AGENTE)

    ARTIGO 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida:

    Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019)

  • Pegadinha bem fdp hem kkkkkkk