SóProvas


ID
1393546
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A relação entre índios e brancos, na América portuguesa, envolveu complexos processos que oscilavam entre violência e cooperação, de acordo com o local, a tribo, o tipo de contato e assim por diante. Em relação à Goiana, o contato dos portugueses deu-se, principalmente, com a tribo

Alternativas
Comentários
  • CAETÉS,QUE FORAM OS QUE MAIS SE REVOTLARAM CONTRA O DOMINIO EUROPEU

  • Quando os primeiros europeus chegaram ao território brasileiro, no início do século XVI, vários grupos indígenas ocupavam a região Nordeste. No litoral, predominavam as tribos do tronco linguístico tupi, como os Tupinambás,Tabajaras e os Caetés, os mais temíveis. No interior, habitavam grupos dos troncos linguísticos , genericamente denominados Tapuias.

    Como em outras regiões brasileiras, a ocupação do território em Pernambuco começou pelo litoral, nas terras apropriadas para a agroindústria do açúcar, onde os indígenas eram utilizados pelos portugueses como mão-de-obra escrava nos engenhos e nas lavouras, especialmente por parte daqueles que não dispunham de capital suficiente para comprar escravos africanos.

    Após um período de paz aparente, os índios reagiram a esse regime de trabalho através de hostilidades, assaltos e devastações de engenhos e propriedades, realizados principalmente pelos Caetés, que ocupavam a costa de Pernambuco.

  • O ocupação portuguesa deu inicio na costa do litoral pernambucano. E nessa região,  litorania  habitavam os índios da grupo tupiguarani. Que entre eles estavam os caetés.

  • VALE LEMBRAR QUE, OS ÍNDIOS CAETÉS FORAM EXTINTOS PELO MOTIVO DA MORTE DO BISPO SARDINHA, QUE FOI DEVORADO VIVO PELOS CAETÉS.