SóProvas


ID
1393909
Banca
IOBV
Órgão
PM-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque o período em que há ERRO quanto ao estabelecimento da CONCORDÂNCIA:

Alternativas
Comentários
  • a) A concordância de gênero deve ser feita a partir do termo mais próximo. O correto é "...mantinha organizadas sala e arquivo."

    As demais estão perfeitas.

    Ob.: Na letra D, "bastantes" é pronome indefinido, pois pode ser substituído por "muitos". Nesse caso, admite-se o plural.

    Bons estudos!

  • Indefinido não?


  • GABARITO A

    Acho que deveria ser MANTINHAM, pois Organizados pode concordar com sala no feminino ou masculino com arquivo, por isso se torna facutativo um ou outro...

     

     

     

  • Discordo, Rodrigo, veja:

    O verbo manter deve concordar com o sujeito que é o policial, ele é quem mantinha.

    a) O policial sempre mantinha organizados sala e arquivo.

    O erro está na concordância nominal.

    Regra: Quando o adjetivo vier antes de dois ou mais substantivos, ele deve concordar apenas com o mais próximo, portanto, a frase correta é: O policial sempre mantinha organizada sala e arquivo.

    Importante: Se o adjetivo viesse após os substantivos, poderia concordar com o mais próximo ou com o conjunto: 

    O policial sempre mantinha sala e arquivo organizado.

    O policial sempre mantinha sala e arquivo organizados.

  • Se o adjetivo viesse após os sujeitos, teria a possibilidade de concordar com ambos, nesse caso no gênero masculino, ou com o mais próximo, caso contrário, concordará com o mais próximo e deve apresentar-se no singular, salvo é claro se se tratar de parentesco ex.: entusiasmados o tio e a tia. É isso? A forma correta é realmente, "O policial mantinha organizada sala e arquivo".

  • b. "O policial sempre mantinha organizados sala e arquivo."

    O ERRO ocorre porque o adjetivo exercendo função de ADJUNTO ADNOMINAL e antes de dois substantivos deve concordar apenas com o primeiro elemento (no caso, o mais próximo). 

    Assim, o correto seria: “O policial sempre mantinha ORGANIZADA sala e arquivo.


  • Apenas deixando tudo mais completo, vou explicar o porquê das demais estarem corretas: 

    I) "Comandante, os documentos seguem anexos." ( Correto, anexo é amplamente cobrado nas questões por possuir duas maneiras distintas de serem grafadas numa frase, a primeira é flexionando-se. Mas quando isso pode ocorrer? É quando antes do "anexo" não vier nenhuma preposição, ai ele varia.Por exemplo: "Segue anexos os documentos." Viu só? Ele concorda com o substantivo.
    Mas quando ele permanecerá invariável? Quando vier precedido da preposição "em". Veja: Seguem em anexo os documentos. Ainda não se convenceu, que tal mais exemplos para fixar: 

    Em anexo estão as pastas que lhe falei / Anexas estão as pastas que lhe falei. 

    II) O policial disse que é necessária a sua presença. ( Correto! Concordância verbal e nominal são disciplinas que dispensam o uso da lógica, aqui aplica-se apenas as regras, senão você vai errar. Necessária flexiona-se, pois existe uma regra que diz que quando há um artigo posposto (após) a ele ele varia de acordo com o substantivo. E quando não tem artigo? Ai fica invariável! Vejamos: 

    É necessário sua presença / É necessária a sua presença 
    É proibido entrada / É proibida a entrada 

    III) Lemos bastantes boletins de ocorrência. ( Correto! Mas, e agora? É bastantes ou bastante? A frase fica estranha com "bastantes", pois não a utilizamos com frequência em nosso vocabulário, o que de certo modo é um erro. O termo "bastantes" flexionado está mais do que correto, portanto, sempre que exigido utilizem-no. 
    Ela terá duas formas numa frase, numa ele pode ser um adjetivo e numa outra um advérbio. Sabemos pela regra que adjetivos variam,porém advérbios não. Logo, conclui-se que bastantes (flexionado) é adjetivo e bastante ( invariável) é advérbio. Dar-lhe-eis uma regra bem básica para não errarem mais, será a regra do muito.
    Numa frase, quando o termo bastante puder ser permutado por muito então ele fica invariável, mas quando puder ser permutado por muitos, ai ele varia. Vejamos:
    Estamos bastante/ bastantes cansados. E agora? vamos ver se na oração cabe o muito ou muitos....
    Estamos MUITO cansados. Pronto, sabemos que o correto é "bastante". Vamos a outro exemplo:
    Há bastante/bastantes livros na estante. E então? Qual dos dois? Vamos à regra...
    Há MUITOS livros na estante. Ora, então o correto é "bastantes" 

    Espero ter ajudado, bons estudos! 

  • gabarito:a

     Depois de substantivos de gêneros diferentes o adjetivo pode concordar com ambos no masculino ou com o mais próximo,se o adjetivo vier antes dos substantivos concorda com o mais próximo.
  • "organizados (adjetivo) sala(substantivo) e arquivo(substantivo)."

    Quando um adjetivo vem antes de vários substantivos ele deve concordar com o mais próximo, sala é feminino então deveria ser organizada(concorda só com sala) ou organizadas (ambos).

  • organizados nesse caso não é particípio??

  • Quando o adjetivo esta posto antes do substantivo há uma possibilidade de concordância que é a atrativa. Regra do anteposto que é o caso da letra A. Já no caso do posposto é quando o substantivo vem primeiro assim passa haver duas possibilidades de concordância  uma atrativa é outra por soma. Ex: Ela comprou blusa e vestido longos ou Ela comprou blusa e vestido longo.

  • Babi Ferreira, excelente explicação!

  • Muito obrigado Babi ferreira<<<òtima explicação!

  • Pegadinha...

    essa explicação me ajudou, não erro mais:

    Bastante parece invariável, mas há usos em que a flexão plural será obrigatória. Bastante vem do verbo bastar, por isso, o sentido original nos remete a algo como suficiente. Outro uso é como sinônimo de muito. Com isso, estabelecemos as trocas: bastante = suficiente ou bastante = muito.

    A lição prática é: quando as trocas variam, bastante também varia.

    Eles já obtiveram lições bastantes (= suficientes)
    Eles viram o filme bastantes (= muitas) vezes.
    Eles estavam bastante (= muito) alegres.

    Essa riqueza de possibilidades reflete sua extensa classificação:
    – adjetivo: Já há provas bastantes para incriminá-lo (= provas suficientes)
    – advérbio: Compraram coisas bastante bonitas (= muito bonitas).
    – pronome indefinido: Vimos bastantes coisas (= muitas coisas).
    – substantivo: Os animais já comeram o bastante (= o suficiente).

    fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/bastante-ou-bastantes-como-usar

  • Adjunto adnominal anteposto concorda com o substantivo mais próximo, que no caso da letra A é o substantivo feminino sala portanto , o correto seria:

    O policial sempre mantinha organizada sala e arquivo.

  • Lemos muitos(bastantes) boletins de ocorrências .

  • Letra A
    ADJETIVO (ANTEPOSTO)  ( organizado ) antes de dois ou mais SUBSTANTIVOS ( sala e arquivo ) : O adjetivo deve concordar com o substantivo mais próximo ( sala ) ou seja: O policial sempre mantinha organizado sala e arquivo.

    Atentando para algumas exceções:
     Nomes próprios ou substantivos indicadores de parentesco, o adjetivo ficará no plural.   
  • O policial sempre mantinha ORGANIZADA sala e arquivo. 

    # Adjetivo Anteposto ao substantivo é concordância Atrativa
  • Quando o adjetivo vier anteposto a 2 ou mais substantivo, ocorrerá a concordância atrativa, ou seja, concordar-se-á, consoante Agnaldo Martino em Português Esquematizado 7.ed, com o mais próximo admitindo-se; assim, o plural somente se os 2 substantivos forem coletivos ou as ideias deles se opuserem.