SóProvas


ID
1395388
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um verbo decisivo

Ansiosos por descobrirem mais um “inimigo" político, eleitores, ou melhor, torcedores me criticam por não tomar partido, por estar em cima do muro nessa briga de foice entre os presidenciáveis. E estou mesmo, porque, em meio a paixões desenfreadas, esse é o lugar mais indicado para quem dispõe de um espaço privilegiado e se recusa a transformá-lo em palanque. Proselitismo aqui só contra o uso da violência pelos candidatos, cujas divergências, aliás, são menos ideológicas e mais idiossincráticas. Na verdade, combatem de preferência as pessoas, mais do que as ideias. Quem gosta de baixo nível deve procurar o “território livre" da Internet - livre principalmente para xingamentos e acusações sem provas. Alguém sugeriu que, a exemplo deste jornal, que na seção “Dos leitores" se recusa a publicar cartas com ofensas, as emissoras de TV deveriam criar um código de conduta nos debates, uma espécie de pacto de não agressão pessoal pelas partes em disputa. Se até nas selvagens lutas de vale-tudo do MMA há limites para os golpes, por que não estabelecer restrições éticas na guerra eletrônica? Claro que muitos iam acusar a medida de censura, cerceamento da liberdade de expressão. Mas os que ligam a televisão para ver debates, e não embates, com certeza aplaudiriam.

[....] É possível que vença não quem apresentou o melhor programa de governo, mas quem usou com mais eficácia contra o/a adversário/a o verbo que virou moda nessa campanha: desconstruir.

(Zuenir Ventura)

Analise o fragmento a seguir.

Ansiosos por descobrirem mais um 'inimigo' político, eleitores, ou melhor, torcedores me criticam por não tomar partido, por estar em cima do muro nessa briga de foice entre os presidenciáveis. E estou mesmo, porque, em meio a paixões desenfreadas, esse é o lugar mais indicado para quem dispõe de um espaço privilegiado e se recusa a transformá-lo em palanque."

Assinale a opção que indica o comentário inadequado sobre componentes do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Você perde tempo lendo as opções com calma pra chegar numa opção BIZARRA na última letra. 

  • Alternativa E

     "desenfreiadas" forma incorreta.

  • Acertei essa por causa do Cazuza

  • A FGV com sua interpretação. Para mim, estar em cima do muro significa indeciso, bem diferente de não tomar partido, que se refere à pessoa que não quer se envolver em algo. Então, ao meu ver, a opção b estaria também inadequada por tratar como expressões sinônimas. 

  • Paulo Henrique a expressão "ficar em cima do muro" não quer dizer indeciso, mas sim a pessoa que não quer decidir sobre algo, da mesma forma que não tomar partido. Essa questão é muito fácil, ainda mais quando chegamos na alternativa E), aí fica ainda mais evidente.

    Um exemplo maluco kkkk:

    Dois lutadores marombados de UFC discutindo sobre quem é mais forte.

    Aí um pergunta para você quem é o mais forte.

    Você logo pensa: "Quer saber vou subir nesse muro, assim eles não me pegam.".

    Você não ficou indeciso, só deixou de responder por receio de apanhar.

    Logo, "ficar em cima do muro" é a pessoa deixar de responder para não se comprometer de alguma forma.

  • Não entendi o enunciado.

    Misericórdia as questões de Português da FGV são F****.

  • Acho que a expressão ficar em cima do muro é como se tivesse um muro separando dois grupos antagônicos, que brigam. A pessoa que fica em cima do muro é a que não está de um lado nem do outro, pois não quer se comprometer.