-
Orçamento Tradicional: O orçamento tradicional ou clássico é aquele em que constam apenas a fixação da despesa e a previsão da receita, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do governo.
Orçamento de Desempenho: O orçamento de desempenho representa um salto na evolução do orçamento clássico/tradicional. Intenções e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários, os custos dos programas propostos para o alcance dos respectivos objetivos e informações quantitativas que possam mensurar as realizações e a efetividade de cada programa.
Orçamento Base-Zero: Justificativa, em cada ano, de todas as atividades. Revisão crítica dos gastos, forma de expurgar do orçamento programas não econômicos.
Orçamento Programa: Atual utilizado. Ênfase no que a instituição realiza e não no que ela gasta, adota como principal critério de classificação o funcional-programático, aloca seus recursos por objetivos e metas.
Gabarito A
-
a) O fato de toda despesa ser considerada despesa nova, sendo que a cada ano é necessário provar as necessidades de orçamento. (orçamento base zero)
b) A modernidade, estreitamente relacionada ao planejamento, como o maior nível de classificação das ações do governo, integrada ao orçamento com objetivos e metas a serem alcançadas. (orçamento programa)
c) A ênfase no desempenho organizacional, avaliando os resultados em termos de eficácia do orçamento, sendo um importante instrumento para o gerenciamento da Administração Pública. (orçamento desempenho)
d) Um processo orçamentário com apenas uma dimensão do orçamento, ou seja, o objeto de gasto, sendo uma forma de controle do Legislativo sobre o Executivo (orçamento tradicional)
e) O fato de ser uma técnica orçamentária em que a alocação de alguns recursos contidos no orçamento público ser decidida com a participação direta da população por meio das organizações da sociedade civil. (orçamento participativo)
-
A) ORÇAMENTO BASE ZERO
B) ORÇAMENTO PROGRAMA
C) ORÇAMENTO DE DESEMPENHO
D) ORÇAMENTO CLÁSSICO/TRADICIONAL
E) ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
-
Só um pequeno adendo com relação à letra D
d) Um processo orçamentário com apenas uma dimensão do orçamento, ou seja, o objeto de gasto, sendo uma forma de controle do Legislativo sobre o Executivo
Sabe-se que se trata do osçamento Tradicional, mas importante destacar que em alguns casos também é chamado de ORÇAMENTO CLÁSSICO.