SóProvas


ID
1395964
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um administrador de redes interligou, inadvertidamente, três switches nível 2, formando uma topologia física em anel. Desta forma, foi criado um loop entre eles, fazendo com que a rede parasse de funcionar. Ao observar o problema, o administrador configurou um protocolo em cada um dos switches e, logo em seguida, a rede voltou a operar normalmente.

Com relação ao caso descrito, assinale a opção que indica o tipo de protocolo configurado.

Alternativas
Comentários
  • Spanning Tree Protocol (referido com o acrónimo STP) é um protocolo para equipamentos de rede que permite resolver problemas de loop em redes comutadas cuja topologia introduza anéis nas ligações, auxiliando na melhor performance da rede.

    O protocolo STP possibilita a inclusão de ligações redundantes entre os computadores, provendo caminhos alternativos no caso de falha de uma dessas ligações. Nesse contexto, ele serve para evitar a formação de loops entre os comutadores e permitir a ativação e desativação automática dos caminhos alternativos.

    Em 2012 IEEE 802.1aq foi aprovado como um padrão para substituir 802.1d mais velho, 802.1w e protocolos 802.1s.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Spanning_Tree_Protocol


  • Protocolos de roteamento:

    RIP

    IGP

    BGP

     

  • Gabarito B

    Spanning Tree Protocol (STP) é um protocolo de Camada 2 executado em pontes e switches. A especificação para o STP é chamada de IEE 802.1D O principal objetivo do STP é garantir que você não crie loops quando tiver caminhos redundantes na rede. Os loops estão inoperantes em uma rede.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A pergunta que não quer calar...switches novos não já vêm com esse recurso ativado de fábrica? Ou o administrador sempre tem que configurar o STP?