SóProvas


ID
1396135
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A liderança é um fenômeno relacional, cujos atos influenciais geram reações nos liderados, e essas, por sua vez, estimulam respostas nos líderes. O relacionamento entre líder e liderado se dá em uma determinada realidade social, envolvendo situações e contingências muito variadas.
Sendo assim, um líder orientador é aquele que

Alternativas
Comentários
  • E? Alguém pode explicar este gabarito por in box? Grata.

  • a) Liderança Coercitiva - O líder com estilo coercitivo influencia as pessoas através de punição, de comando, de obediência assimétrica

    b) Liderança Controladora - Líderes controladores têm tendência a se considerarem insubstituíveis, envolvendo-se em detalhes, são centralizadores, sonegam informações, estimulam a competição e competem com os subordinados e tendem a ter dificuldades de ver o todo.

    c) Liderança Integradora - O líder é a imagem viva da empresa frente à sua equipe, e também a imagem viva de sua equipe frente à organização.

    d) Não encontrei fundamentos, acho que foi uma opção criada pela banca.

    e) Gabarito!


  •  A liderança Orientadora entende que a melhor forma de lidar com conflitos é ceder ou contemporizar, assim evita que o conflito seja potencializado. É um estilo raramente abordado na literatura especializada por possuir alguma conotação paternalista. Utiliza episodicamente o poder da posição; portanto a autoridade do cargo, de recompensa, de conhecimento e de conexão. Ao contrário dos estilos coercitivos e controlador, que limitam o âmbito de seus atos influenciais no sentido vertical, de cima para baixo, a liderança orientadora os expande também na direção de baixo para cima e horizontalmente, permitindo assim que as barreiras estruturais sejam ultrapassadas, tendendo a incentivas a sinergia organizacional. http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=t2e43aegv

  • Krausz(1999)

    Liderança Coercitiva

    O líder com estilo coercitivo influencia as pessoas através da punição, cria uma relação de dependência simbiótica, de comando, de obediência assimétrica. Conhecida também como liderança opressiva, porque induz a submissão, alienação e passividade.

    Este tipo de liderança não confia nas pessoas que compõe seu quadro. Acreditam que existe um único jeito de se fazer as coisas e os demais são incompetentes.

    Liderança Controladora

    Líderes controladores tem tendência a se considerarem insubstituíveis, envolvem-se em detalhes, são centralizadores, sonegam informações, estimulam a competição e competem com os subordinados e tendem a ter dificuldades de ver o todo. Não oportuniza espaço para posicionamentos e opiniões divergentes e deve prevalecer a hierarquia. Demonstra dificuldade em reconhecer as contribuições do grupo, mas tende a ser tolerante com os “poderosos” e aliados. (KRAUSZ, 1999)

    Liderança Orientadora

    Esse tipo de liderança entende que a melhor forma de lidar com conflitos é ceder ou contemporizar, assim evita que o conflita seja potencializado. Preocupa-se em agradar as pessoas, tende a apresentar dificuldade em dizer não e com isso procura evitar confrontos. Demonstra insegurança na tomada de decisão e resolução de problemas e como consequência pode delegar em excesso, ter preferências por atividades rotineiras, mostrar impulsividade e adiar decisões.

    Liderança Integradora

    O princípio básico deste estilo de liderança é que todo individuo independente de sua posição na estrutura organizacional, é capaz de contribuir para o alcance dos objetivos, mas para que isso aconteça precisa encontrar condições favoráveis para sua identificação e envolvimento com os mesmos e que sua contribuição seja reconhecida não só por recompensas materiais, mas principalmente psicológicas que elevem sua autoestima e estimulem o desenvolvimento de suas potencialidades e de seu livre pensar.

  • Líder Orientador é Contemporizador - Dica

  • LIDERANÇA ORIENTADORA -    a melhor forma de lidar com conflitos é ceder ou contemporizar (comprazer, condescender, transigir, CONTENTAR, tentar agradar), evitando  que o conflito seja potencializado.

     Utiliza o poder da posição do orientador; portanto a autoridade do cargo, de recompensa, de conhecimento e de conexão.

    Ao contrário dos estilos coercitivos e controlador, que limitam o âmbito de seus atos influenciais no sentido vertical, de cima para baixo,

    a liderança orientadora os expande também na direção de baixo para cima e horizontalmente,

    permitindo assim que as barreiras estruturais sejam ultrapassadas, tendendo a incentivas a sinergia organizacional.

    Preocupa-se em agradar pessoas, tende a apresentar dificuldade em dizer não e com isso procura evitar confrontos.

    Demonstra insegurança na tomada de decisão e resolução de problemas e como consequência pode delegar em excesso,

    ter preferências por atividades rotineiras e  adia decisões.

     

     

    Liderança Coercitiva  -  influencia as pessoas através da punição, cria uma relação de dependência simbiótica, de comando, de obediência assimétrica. Conhecida também como liderança opressiva, porque induz a submissão, alienação e passividade.

    Este tipo de liderança não confia nas pessoas que compõe seu quadro. Acreditam que existe um único jeito de se fazer as coisas e os demais são incompetentes.  - estilo 'X" de McGREGOR

     

     

    Liderança Controladora  - tendência a se considerarem insubstituíveis, envolvem-se em detalhes, são centralizadores, sonegam informações, estimulam a competição e competem com os subordinados e tendem a ter dificuldades de ver o todo holístico.

    Não oportuniza espaço para posicionamentos e opiniões divergentes e deve prevalecer a hierarquia - seu controle.

    Demonstra dificuldade em reconhecer as contribuições do grupo, mas tende a ser tolerante com  “poderosos” aliados. 

     

     

     

    Liderança Integradora

    O princípio básico deste estilo de liderança é que todo individuo independente de sua posição na estrutura organizacional, é capaz de contribuir para o alcance dos objetivos, mas para que isso aconteça precisa encontrar condições favoráveis para sua identificação e envolvimento com os mesmos e que sua contribuição seja reconhecida não só por recompensas materiais, mas principalmente psicológicas que elevem sua autoestima e estimulem o desenvolvimento de suas potencialidades e de seu livre pensar -   O líder é a imagem viva da empresa frente à sua equipe, e também a imagem viva de sua equipe frente à organização.

     

  • Tenho cursos do Estratégia (Carlos Xavier, Renno), livro da Andreia Ribas e nenhum fala destes tipos de Liderança...

    Onde vocês localizaram?

     

    Obrigada

  • Gabarito: E

  • Comentário:

    Aqui temos uma teoria não muito cobrada em prova. Para não corrermos o risco de não falarmos dela e algum dia ela ser cobrada de novo e você me xingar, rsrsrs, vou colocá-la aqui dentro, na resolução desta questão. Trata-se da teoria dos 5 (cinco) estilos de liderança de Krausz:

    Liderança Coercitiva: O líder com estilo coercitivo influencia as pessoas através da punição, cria uma relação de dependência simbiótica, de comando, de obediência assimétrica. Conhecida também como liderança opressiva, porque induz a submissão, alienação e passividade. Este tipo de liderança não confia nas pessoas que compõe seu quadro. Acreditam que existe um único jeito de se fazer as coisas e os demais são incompetentes.

    Liderança Controladora: Líderes controladores tem tendência a se considerarem insubstituíveis, envolvem-se em detalhes, são centralizadores, sonegam informações, estimulam a competição e competem com os subordinados e tendem a ter dificuldades de ver o todo. Não oportuniza espaço para posicionamentos e opiniões divergentes e deve prevalecer a hierarquia. Demonstra dificuldade em reconhecer as contribuições do grupo, mas tende a ser tolerante com os “poderosos” e aliados. 

    Liderança Orientadora: Esse tipo de liderança entende que a melhor forma de lidar com conflitos é ceder ou contemporizar, assim evita que o conflita seja potencializado. Preocupa-se em agradar as pessoas, tende a apresentar dificuldade em dizer não e com isso procura evitar confrontos. Demonstra insegurança na tomada de decisão e resolução de problemas e como consequência pode delegar em excesso, ter preferências por atividades rotineiras, mostrar impulsividade e adiar decisões.

    Liderança Integradora: Acredita que todo individuo é capaz de contribuir para a organização, se esta proporcionar condições favoráveis para o envolvimento destes com os objetivos. As contribuições devem ser não somente recompensas materiais, mas principalmente psicológicas que elevem a autoestima e estimulem o desenvolvimento das potencialidades do liderado. Este líder é a imagem do grupo frente à organização e a imagem da organização frente ao grupo, integrando ambos os lados.

    Assim, temos:

    a) Errada. Líder coercitivo.

    b) Errada. Líder controlador.

    c) Errada. Líder integrador.

    d) Errada. O líder apoiador não é ligado à segurança.

    e) Correta. Conforme demonstrador acima, o líder apoiador evita conflitos.

    Gabarito: E

  • Em resumo do maravilhoso comentário da Rachel Silva:

    • Liderança Coercitiva: incentiva atraves da punição,comando;
    • Liderança Controladora: consideram-se insubstituíveis, são centralizadores e estimulam a competição;
    • Liderança Orientadora: evita conflitos e confrontos, não sabe dizer não, quer agradar todo mundo;
    • Liderança Integradora: todo indivíduo da organização contribui para os objetivos, mas precisa ter condições favoráveis e ser reconhecido.

    Espero que sirva.

    Bons estudos :)