SóProvas


ID
1396651
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.

Nesse sentido, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A e B: Os conceitos estão invertidos. Vejamos a norma, NBC TA 330:


    Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:

    (a)   testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e

    (b)   procedimentos analíticos substantivos.


    Teste de controle (ou de observância) é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.


    C: CORRETA!


    D: O erro está no trecho em detrimento”.  O auditor examinará a observância aos Princípios Fundamentais de Contabilidade. E avaliará, quando for o caso, a observância das normas reguladoras a que estiver sujeita a entidade.


    E: A NBC TA 500 traz o rol de procedimentos a disposição do auditor. Não consta verificação e averiguação. Vejamos:

    A2.   A maior parte do trabalho do auditor para formar sua opinião consiste na obtenção e avaliação da evidência de auditoria.

       Os procedimentos de auditoria para obter evidência de auditoria podem incluir:

      > inspeção,

      > observação,

      > confirmação,

      > recálculo,

      > reexecução e

     > procedimentos analíticos, muitas vezes em combinação, além da indagação


    BONS ESTUDOS!!

  •  

    NBCTA 500 - EVIDÊNCIA DE AUDITORIA

    Inspeção
    A14. A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em
    outras mídias
    , ou o exame físico de um ativo. A inspeção de registros e documentos fornece evidência de auditoria com graus variáveis de
    confiabilidade, dependendo de sua natureza e fonte e, no caso de registros internos e documentos, da eficácia dos controles sobre a sua
    produção. Um exemplo de inspeção utilizada como teste é a inspeção de registros em busca de evidência de autorização.

    A16. A inspeção de ativos tangíveis pode fornecer evidência de auditoria confiável quanto à sua existência, mas não necessariamente
    quanto aos direitos e obrigações da entidade ou à avaliação dos ativos
    . A inspeção de itens individuais do estoque pode acompanhar a observação da contagem do estoque.

     

    Observação
    A17. A observação consiste no exame do processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da
    contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle. A observação fornece evidência de auditoria a respeito da execução de processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que a observação ocorre e pelo fato de que o ato de ser observado pode afetar a maneira como o processo ou procedimento é executado.

     

    Confirmação externa
    A18. Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes
    no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos. Contudo, as confirmações externas não precisam se
    restringir apenas a saldos contábeis. Por exemplo, o auditor pode solicitar confirmação de termos de contratos ou transações da entidade
    com terceiros; a solicitação de confirmação pode ser planejada para perguntar se foram efetuadas quaisquer modificações no contrato e,
    em caso afirmativo, quais são os detalhes relevantes. Os procedimentos de confirmação externa também são utilizados para a obtenção de evidência de auditoria a respeito da ausência de certas condições, por exemplo, a ausência de acordo paralelo (side agreement) que possa influenciar o reconhecimento da receita.

     

    Recálculo
    A19. O recálculo consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros. O recálculo pode ser realizado manual ou
    eletronicamente.


    Reexecução
    A20. A reexecução envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados
    como parte do controle interno da entidade
    .


     

  •  

    NBCTA 500 - EVIDÊNCIA DE AUDITORIA

    Procedimentos analíticos
    A21. Os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.

     

    Indagação
    A22. A indagação consiste na busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da
    entidade
    . A indagação é utilizada extensamente em toda a auditoria, além de outros procedimentos de auditoria. As indagações podem
    incluir desde indagações escritas formais até indagações orais informais
    . A avaliação das respostas às indagações é parte integral do processo de indagação.


     

  • E: A NBC TA 500 traz o rol de procedimentos a disposição do auditor.Vejamos:

    A2.   A maior parte do trabalho do auditor para formar sua opinião consiste na obtenção e avaliação da evidência de auditoria.

       Os procedimentos de auditoria para obter evidência de auditoria podem incluir:

      > inspeção,

      > observação, ( A FGV chamou de verificação)

      > confirmação, (A FGV chamou averiguação)

      > recálculo,

      > reexecução e

     > procedimentos analíticos, muitas vezes em combinação, além da indagação

    Na aplicação de testes devem(na verdade, podem!) ser considerados os procedimentos de inspeção, verificação, averiguação e confirmação.

  • Letra A – Errado. Os testes de controle (observância) têm esta finalidade.

    Letra B – Errado. Os testes substantivos têm esta finalidade.

    Letra C – Certo.

    Letra D – Errado. A auditoria interna deve colaborar para o alcance dos objetivos da entidade, tano em fornecer relatórios fidedignos quanto ao cumprimento de normas e regulamentos aplicáveis.

    Letra E – Errado. A “averiguação” não é um procedimento de auditoria.

    Resposta: C

  • Acredito que a questão foi baseada na NBC TI 01, e não na NBC TA 500.

    12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, (erro da A) inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

    a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade. (erro da E - "inspeção, observação, investigação e confirmação")

    12.2.3.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade. (erro da B)

    12.2.3.4 – As informações que fundamentam os resultados da Auditoria Interna são denominadas de “evidências”, que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade. (GABARITO)

    12.2.3.8 – No trabalho da Auditoria Interna, quando aplicável, deve ser examinada a observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, das Normas Brasileiras de Contabilidade e da legislação tributária, trabalhista e societária, bem como o cumprimento das normas reguladoras a que estiver sujeita a entidade. (erro da D)

    Questão bem parecida: Q1756162

    Bons estudos!

  • Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:

    (a) testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e

    (b) procedimentos analíticos substantivos.

    Teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações

    Fonte: Estratégia Concursos

  • A

    Os testes substantivos visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento.

    B

    Os testes de observância visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

    C

    As evidências que fundamentam os resultados da Auditoria Interna devem fornecer base sólida e fidedigna para as conclusões e recomendações à administração da entidade.

    D

    No trabalho da Auditoria Interna, quando aplicável, deve ser examinada a observância aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, em detrimento das normas reguladoras a que estiver sujeita a entidade.

    E

    Na aplicação de testes devem ser considerados os procedimentos de inspeção, verificação, averiguação e confirmação

    Bendito sejas !!