Quando o auditor verifica se o valor do documento que suporta o lançamento contábil foi efetivamente o valor registrado, ele objetiva a conclusão de
Quando o auditor verifica se o valor do documento que suporta o lançamento contábil foi efetivamente o valor registrado, ele objetiva a conclusão de
De acordo com as normas de auditoria em vigor, a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, a relevância e confiabilidade para suportar as conclusões em que se fundamenta o auditor, é conhecida como:
Leis e regulamentos reconhecidos como tendo efeito direto na determinação dos valores e divulgações relevantes nas demonstrações contábeis requerem do auditor a responsabilidade de
Em conformidade com as normas de auditoria vigentes a partir de 2010, em relação aos documentos apresentados pela empresa, o auditor deverá
De acordo com a Instrução Normativa n.º 1-SFC/2001, técnica de auditoria é o conjunto de processos e ferramentas operacionais de que se serve o controle para a obtenção de evidências, as quais devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis para a conclusão dos trabalhos. Acerca das técnicas e procedimentos de auditoria, julgue o item a seguir.
Evidência é toda prova obtida pelo auditor, em decorrência da aplicação de procedimentos de auditoria, para demonstrar se os critérios identificados na fase de planejamento estão sendo ou não atendidos, sendo classificada como analítica, física, documental ou testemunhal.
As evidências consideradas pelo auditor para emissão de seu parecer sobre as demonstrações contábeis, emitido pelo auditor independente que tenha sido precedido,
Tendo em vista o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, e considerando a doutrina, assinale a alternativa correta.
Como orienta o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) acerca do processo de auditoria?
A respeito das evidências de auditoria, assinale a afirmativa incorreta.
A Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC n° 1.217/2009 demonstra que:
De acordo com a Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.203/09, para obter segurança razoável, o Auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para:
Considere a sentença “O Auditor pode decidir que será mais apropriado examinar toda a população de itens que constituem uma classe de transações ou saldo contábil”. Sob a luz da Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.217/09, é correto afirmar que:
Acerca das técnicas de autuação, fiscalização e auditoria, julgue o item abaixo.
Evidência em uma auditoria é a informação que pode ser comprovada com base nos fatos obtidos por meio de observação, medição, ensaios e documentos.
A respeito de conceitos, princípios, origens e classificações de
auditoria, julgue os itens que se seguem.
A confiança na evidência gerada internamente na organização auditada é diretamente proporcional à eficácia dos controles internos.
A respeito de conceitos, princípios, origens e classificações de
auditoria, julgue os itens que se seguem.
Caso desconfie que um documento analisado não seja fidedigno e pretenda caracterizar possível fraude de adulteração desse documento, o auditor deve aplicar um procedimento adicional de auditoria que busque aumentar a quantidade de indícios da irregularidade, o que se relaciona com a adequação da evidência.
Com relação aos testes e procedimentos de auditoria, julgue os itens
subsecutivos.
Quando o auditor detecta inconsistência entre evidências oriundas de fontes diferentes, o julgamento profissional é o parâmetro para decidir qual a fonte mais confiável.
Com relação aos testes e procedimentos de auditoria, julgue os itens
subsecutivos.
Para expressar uma conclusão de forma positiva em trabalho de asseguração razoável, é necessário que o auditor independente obtenha evidência apropriada e suficiente, com aplicação de testes substantivos e de observância.
Evidência em auditoriaéoconjunto de fatos comprovados, competentes e pertinentes, obtidos durante os trabalhos. A qualidade da evidência que se refere ao grau de relação entre a evidência e o objetivo da auditoria denomina- se:
As informações utilizadas pelo auditor para fundamentar as conclusões em que se baseia a sua opinião são denominadas :
Sobre a expressão evidências de auditoria previsto na resolução de nº 1.203/2009, assinale a alternativa CORRETA.
O auditor contábil independente, perante inconsistência ou dúvida quanto à confiabilidade da evidência de auditoria, deve:
De acordo com a NBC TA 200, evidências de auditoria são:
Em relação às evidências de auditoria é correto afirmar que
Evidência de auditoria é um conceito muito importante em trabalhos de auditoria. Trata-se de informação que o auditor precisa obter para dar sustentação às próprias conclusões. Por isso, as evidências devem atender a determinados requisitos de validade. Quanto ao tema, assinale a alternativa que indica esses requisitos.
Mediante inspeção, observações, investigações e confirmações, deve ser obtido material de evidência suficiente e competente para formar base razoável para emissão de opinião acerca das demonstrações contábeis que estão sendo auditadas. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
As informações que fundamentam os resultados da Auditoria Interna, e que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecerem base sólida para as conclusões de recomendações à administração da entidade são denominadas de:
Ao examinar as demonstrações contábeis do ano de 2012 da Companhia “A”, os auditores verificaram que não foram observadas as determinações e orientações das seguintes normas:
NBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos;
NBC TG 06 – Operações de Arrendamento Mercantil;
NBC TG 16 – Estoques; e
NBC TG 30 – Receitas.
Ao obterem evidência de auditoria apropriada e suficiente, concluíram que as distorções, quando consideradas em conjunto, são relevantes e generalizadas.
Assinale a opção que apresenta o parágrafo de opinião apropriado para a situação descrita.
Considerando os procedimentos de confirmação externa para obtenção de evidências de auditoria, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Diante da falta de resposta para um pedido de confirmação positiva, a auditoria deverá executar procedimentos alternativos para obter evidências de auditoria relevante e confiável.
II. Os resultados obtidos com o procedimento de confirmação externa de evidência de auditoria deverão ser avaliados, podendo existir a possibilidade de as respostas serem consideradas não confiáveis.
III. A recusa da administração em permitir o envio de solicitações de confirmação de uma informação que permita a validação de um saldo contábil será desconsiderada em qualquer hipótese.
Estão certos os itens:
Considerando a doutrina em auditoria, assinale a alternativa correta.
Após formuladas as questões de auditoria e os seus desdobramentos (as subquestões), será necessário identificar as informações requeridas para respondê-las e suas respectivas fontes. Para se determinar o tipo de informação que se pretende obter na coleta de dados, os termos-chave empregados na questão de auditoria devem ser definidos, e suas dimensões ou variáveis, identificadas. Por exemplo, ao formular uma questão envolvendo o impacto de uma iniciativa governamental voltada para a melhora do nível de ensino, deve-se definir o que se entende por “melhora do nível de ensino”, identificando-se as dimensões envolvidas nesse conceito. Pode-se considerar, entre outras variáveis, o número de aprovações por série ou a redução da evasão escolar.
A tarefa de traduzir conceitos abstratos em variáveis mensuráveis, definindo indicadores apropriados, é indispensável para que se possa medir o alcance dos objetivos perseguidos pela administração. As informações coletadas e usadas para dar suporte aos achados de auditoria de desempenho operacional ou de avaliação de programa são consideradas evidências e podem assumir as diferentes formas. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que a evidência
Contratado para realizar auditoria nas demonstrações contábeis da empresa Queijos Coalho S/A, o auditor para obter segurança razoável e reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável e possibilitar alcançar conclusões razoáveis e nelas basear a sua opinião deve
Na realização de auditoria das Contas a Receber da Indústria de Tecidos Duradouros S.A., a administração não permitiu que o auditor enviasse solicitações de confirmação externa de saldos, para obtenção de evidência de auditoria. Nestas condições, entre outras medidas previstas nas normas de auditoria, deve o auditor
Ao estabelecer e executar procedimentos de auditoria, o auditor deve considerar a relevância e confiabilidade das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria. Em havendo dúvida a respeito da confiabilidade das informações ou indicações de possível fraude, nos termos das normas de auditoria - NBC TA, exige-se que o auditor
Identifique a alternativa com a denominação dada às informações que são utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que fundamentam sua opinião, incluindo as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis.
Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.
Nesse sentido, assinale a afirmativa correta.
Os procedimentos de avaliação de risco, que procuram obter evidência de auditoria a respeito do desenho e da implementação dos controles relevantes, podem incluir as ações relacionadas nos itens a seguir:
I. indagações junto ao pessoal da entidade.
II. observação da aplicação de controles específicos.
III. inspeção de documentos e relatórios.
IV. acompanhamento das transações por meio de sistema de informação relevante para as demonstrações contábeis.
Assinale:
O auditor independente deve executar os procedimentos exigidos para determinar a natureza e extensão desses procedimentos de auditoria, que devem incluir o seguinte:
No decorrer dos trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis da empresa Distribuidora de Aços Rígidos do Brasil S/A, o auditor independente constatou que o valor do saldo da conta duplicatas a receber, em 31.12.2013, apresentava uma diferença de R$ 150.000,00, referente a três duplicatas, de um mesmo cliente, pagas no mês de novembro de 2013, não baixadas do saldo. Quanto à evidência de auditoria, nos termos da NBC TA 230, o auditor deve registrá-la
As informações obtidas de demonstrações contábeis, pelo auditor independente, para chegar as conclusões em que se baseia sua opinião, para fins de parecer, denominam-se
Para responder à questão, considere as seguintes informações:
O auditor independente, durante a execução dos trabalhos de auditoria nas Demonstrações Contábeis do exercício de 2014 da empresa Abacaxi Doce S/A, constatou que o valor de duas notas fiscais referentes à venda à vista, após o recebimento em dinheiro do valor da venda, foram adulterados, possibilitando ao tesoureiro da empresa desviar R$ 10.000,00 para sua conta bancária. Em consequência, as duas notas fiscais foram contabilizadas por um valor a menor do que o recebido.
Com relação à constatação (evidência de auditoria), deve o Auditor, nos termos da NBC TA 230,
A evidência de auditoria para a obtenção de conclusões para fundamentar a opinião do auditor independente é conseguida, nos termos da NBC TA 500, entre outras, pela
Em relação aos conceitos de evidências e achados de auditoria apresentados no Manual de Auditoria Governamental do TCERJ, é correto afirmar que:
Os elementos de convicção dos trabalhos efetuados pelo profissional de auditoria governamental, devidamente documentados, e que devem ser adequados, relevantes e razoáveis para fundamentar a opinião e as conclusões, segundo as Normas de Auditoria − aplicáveis ao controle externo, são denominados de
A Companhia de Distribuição de Alimentos do Nordeste, por exigências legais, contratou o auditor independente para realizar a auditoria das demonstrações contábeis do exercício de 2014. Com relação à documentação de auditoria, nos termos das NBC TAs, o objetivo do auditor é preparar documentação que forneça
As informações que fundamentam os resultados da auditoria são designadas por “evidências” , que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecer base sólida para as conclusões e as recomendações à administração da entidade. As evidências, baseadas em comparações com expectativas desenvolvidas com base em experiência anterior , orçamentos, dados e conhecimento do auditado, são denominadas:
Uma informação é relevante se sua omissão ou distorção puder influenciar a decisão dos usuários dessa informação no contexto das Demonstrações Contábeis. Existe uma relação inversa entre o risco de auditoria e o nível estabelecido de relevância. O auditor toma essa relação inversa em conta ao determinar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria. Assinale a assertiva correta sobre os aspectos que envolvem a relevância das informações e os riscos de auditoria.
Com relação aos procedimentos necessários para a realização e a correta conclusão da auditoria, julgue o item a seguir.
A evidência de auditoria engloba tanto a informação que
respalda e corrobora as manifestações da administração da
entidade auditada quanto a informação que as contradiz.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade − NBC TAs, a evidência de auditoria para a obtenção de conclusões para fundamentar a opinião do auditor é conseguida, entre outros, pela
No que diz respeito às normas de auditoria interna, julgue o item subsecutivo.
Na estrita observância do processo de obtenção e avaliação das
informações, uma informação adequada é aquela que, sendo
confiável, suporta as conclusões e as recomendações
da auditoria interna, independentemente de qual seja a técnica
de auditoria utilizada para coletá-la.
É a prova, ou o conjunto de provas coletadas que permite formar convicção acerca do objeto auditado e, assim, subsidiar a emissão de opinião:
Com relação a técnicas, procedimentos e relatórios de auditoria,julgue o item a seguir.
Entre as evidências buscadas pelo auditor para chegar a conclusões fundamentadas, é possível citar as indicações financeiras como reveladoras de possíveis riscos à continuidade, como, por exemplo, substituição da prática de pagamentos a vista por transações a crédito com os fornecedores.
De acordo com a NBC TA 620, o especialista é necessário para ajudar o auditor nos assuntos relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
Julgue o item a seguir, a respeito de normas técnicas de auditoria.
Informações encontradas pelo auditor independente em
ambiente externo àquele responsável pelas demonstrações
contábeis não são tecnicamente consideradas evidências
de auditoria.
Durante um trabalho de auditoria, um auditor detectou indícios de incompatibilidade de alguns dados que estavam sendo examinados a partir de duas fontes diferentes da organização. Nessa situação, o auditor deverá executar uma técnica de auditoria que possa verificar a consistência mútua entre diferentes amostras de evidências.
Essa técnica é denominada
Assinale a alternativa que apresenta APENAS formas de evidenciações.
Com relação ao que dispõem as Normas Técnicas de Auditoria (NBC–TA), julgue o próximo item.
A qualidade da evidência de auditoria é medida pela sua
suficiência, que é composta por aspectos como a relevância e
a confiabilidade da informação que dará suporte às conclusões
do auditor.
Com referência aos relatórios de auditoria contábil, julgue o item subsecutivo.
Se a evidência obtida pelo auditor for apropriada e suficiente,
mas as demonstrações contábeis apresentarem distorções
relevantes, o julgamento em relação à disseminação
generalizada dos efeitos ou possíveis efeitos dessas distorções
definirá se a opinião a ser emitida pelo auditor será adversa ou
com ressalva.
As evidências de auditoria, segundo a fonte de obtenção, classificam-se em:
Um dos esforços do trabalho do auditor consiste em buscar evidências que possam fundamentar suas conclusões sobre as demonstrações contábeis. As evidências podem ser relacionadas à finalidade para a qual são colhidas ou à sua natureza.
As evidências relacionadas à natureza correspondem a provas que servem para validar os registros contábeis.
Dos exemplos a seguir, o que NÃO constitui evidência quanto à natureza é:
Um auditor, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.
Diante dessas circunstâncias, deve o auditor:
Quanto à auditoria, julgue o item.
Na análise qualitativa dos dados coletados e produzidos,
pode-se adotar a triangulação, que, quando aplica
diferentes métodos de pesquisa, pode valer-se de
diferentes entrevistados para evitar vieses na coleta de
dados.
A maior parte do trabalho do auditor para formar sua opinião consiste na obtenção e avaliação da evidência de auditoria, que é obtida por meio de procedimentos de auditoria.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre os procedimentos de auditoria e seus objetivos, conforme prescrito pela NBCT TA 500.
COLUNA I
1. Inspeção
2. Indagação
3. Confirmação externa
COLUNA II
( ) Fornecer evidências de auditoria que podem conter informações significativamente divergentes daquelas já obtidas, por exemplo, informações referentes à possibilidade de a administração burlar os controles.
( ) Fornecer evidências de auditoria a respeito da ausência de certas condições, por exemplo, a ausência de acordo paralelo (side agreement) que possa influenciar o reconhecimento da receita.
( ) Fornecer evidências de auditoria com graus variáveis de confiabilidade, dependendo de sua natureza e fonte e, no caso de registros internos e documentos, da eficácia dos controles sobre a sua produção.
Assinale a sequência CORRETA.
A evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião.
A respeito das fontes da evidência de auditoria, é correto afirmar:
A evidência de auditoria quanto à fonte pode ser classificada em:
No que se refere à qualidade de uma evidência de auditoria, assinale a opção correta.